Anda di halaman 1dari 29

PROJETO AMIGOS DE DEUS

RCC Brasil

Conforme orienta o Projeto Amigos de Deus, as campanhas para motivar os servos dos Grupos de Orao devero ser realizadas a partir do ms de julho nas reunies de servos. Todas as campanhas tero um subsdio que apresentar as sugestes de aes a serem realizadas para motivar os servos a vivenciar as prticas espirituais de cada campanha. Porm, os responsveis pelo Projeto no Grupo de Orao devem ficar livres para criar outras aes que possam ajudar a motivar os servos. O importante que a motivao seja realizada em todas as semanas durante as Reunies de Servos ou, se o Grupo de Orao no tiver Reunio de Servos semanais, a motivao poder ser realizada no final da Reunio de Orao, mas apenas para os servos. Portanto, para esta motivao dever ser realizada uma breve reunio de servos quando encerrar a Reunio de Orao. Nesta terceira campanha vamos motivar a vivncia das prticas espirituais do Sacramento da Confisso e da Adorao ao Santssimo Sacramento. Esta campanha deve acontecer nas reunies de servos durante os meses de abril a junho de 2011.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

2 CAMPANHA SACRAMENTO DA CONFISSO E ADORAO AO SANTSSIMO SACRAMENTO ABRIL a JUNHO de 2011

1 Semana (03 a 09/04) a) Decorar a sala onde acontecer a Reunio de Servos com cartazes e/ou faixas informando que est iniciando a terceira campanha do Projeto Amigos de Deus. b) Colar cartazes nas paredes com mensagens sobre o Sacramento da Confisso e a Adorao ao Santssimo Sacramento. c) Definir um dia na semana ou pelo no menos no ms para que todos os servos se renam para adorar o Santssimo Sacramento. O horrio para esta adorao deve ser definido de forma que fique melhor para todos e o tempo da adorao deve ser de pelo menos uma hora. Observaes: O ideal que os servos do Grupo de Orao se renam semanalmente para adorar o Senhor. A dinmica da adorao livre, porm, deve-se privilegiar o silncio e a escuta, o louvor e a meditao da Palavra de Deus. No momento da adorao pode-se orar pelas intenes do Grupo de Orao, da RCC e da Igreja. muito importante privilegiar os momentos de adorao e contemplao onde todos os servos possam participar. A adorao pode ser diante do Santssimo Sacramento exposto no ostensrio desde que o proco seja informado e d permisso. Neste caso a exposio do Santssimo Sacramento deve ser conforme orienta a Igreja local. Se no for possvel a exposio do Santssimo Sacramento, a adorao pode ser realizada diante do sacrrio.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

d) Durante a reunio dos servos, nesta primeira semana, sugerimos preparar um altar para expor o Santssimo Sacramento, sugerimos, com a devida anuncia do proco. Conduzir um momento de adorao 30 minutos antes do trmino da reunio de servos. e) Fazer um breve ensino sobre a prtica da Adorao ao Santssimo Sacramento.

Sugerimos o contedo a seguir:

Adorao Eucarstica
A devoo de adorar Jesus Sacramentado , depois dos sacramentos, a primeira de todas as devoes, a mais agradvel a Deus e a mais til para ns. (Santo Afonso Maria de Ligrio)

Na Exortao Apostlica Sacramentum Caritatis, o Santo Padre Bento XVI traduziu de forma concreta o perene ensinamento da Igreja a respeito da centralidade da adorao eucarstica na vida eclesial, dirigindo um apelo prtico adorao perptua a todos os Pastores, Bispos e Sacerdotes, e ao Povo de Deus: Juntamente com a assemblia sinodal, recomendo, pois, vivamente aos pastores da Igreja e ao povo de Deus a prtica da adorao eucarstica tanto pessoal como comunitria. Para isso, ser de grande proveito uma catequese especfica na qual se explique aos fiis a importncia deste ato de culto que permite viver, mais profundamente e com maior fruto, a prpria celebrao litrgica. Depois, na medida do possvel e sobretudo nos centros mais populosos, ser conveniente individuar igrejas ou capelas que se possam reservar propositadamente para a adorao perptua. Alm disso, recomendo que na formao catequtica, particularmente nos itinerrios de preparao para a Primeira Comunho, se iniciem as crianas no sentido e na beleza de demorar-se na companhia de Jesus, cultivando o enlevo pela sua presena na Eucaristia (Sacramentum Caritatis, 67). "Ele, o sumo e eterno Sacerdote, entrando com o sangue da sua cruz no santurio eterno, devolve ao Criador e Pai toda a criao redimida. F-lo atravs do ministrio sacerdotal da Igreja, para glria da Santssima Trindade.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Verdadeiramente este o mysterium fidei que se realiza na Eucaristia: o mundo sado das mos de Deus criador volta a Ele redimido por Cristo". (Papa Joo
Paulo II - Ecclesia de Eucharistia)

De acordo com o Catecismo da Igreja Catlica (2096), a Adorao ao Santssimo Sacramento o primeiro ato da virtude da religio. Adorar a Deus reconhec-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorars o Senhor, teu Deus, e s a Ele prestars culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronmio 6,13. A adorao a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotncia Salvador que nos liberta do mal. prosternao do Esprito diante do "Rei glria" e o silncio respeitoso diante do Deus "sempre maior". A adorao Deus trs vezes santo e sumamente amvel nos enche de humildade e garantia a nossas splicas. de do da do d

Quando estamos em adorao estamos reconhecendo a Jesus como nosso nico Senhor e Salvador. Estar em adorao despojar-se de si e se entregar a Ele. se fazer humilde, como os trs reis magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. dizer sempre "Onde est o Rei? ...viemos ador-lo!" (cf. Mt 2,2). assumir ser pecador e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixo de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericrdia. louvar a Deus por todas as graas que Ele derrama em nossa vida: Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos cus! (Mt 21,9). A adorao a Cristo exprime-se nas diversas formas de devoo eucarstica:
Na missa: no momento da transubstanciao e da elevao; Na exposio do Santssimo Sacramento: quando o corpo de Cristo (Eucaristia)

exposto em um ostensrio;
Na visita ao sacrrio: nos momentos em que a Igreja est aberta, visitar Jesus no

sacrrio para adorao;


Na genuflexo diante do sacrrio: dobrar o joelho at ao cho ao passar em frente ao Santssimo Sacramento quando estiver exposto ou no sacrrio;

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

"Mas vem a hora, e j chegou, em que os verdadeiros adoradores ho de adorar o Pai em esprito e verdade, e so esses adoradores que o Pai deseja." (Jo 4,23). "Visto que Cristo mesmo est presente no Sacramento do altar, preciso honr-lo com um culto de adorao. A visita ao Santssimo Sacramento uma prova de gratido, um sinal de amor e um dever de adorao para com Cristo, nosso Senhor." (CIC 1418) "A Eucaristia um tesouro inestimvel: no s a sua celebrao, mas tambm o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na prpria fonte da graa. Uma comunidade crist que queira contemplar melhor o rosto de Cristo, segundo o esprito que sugere nas cartas apostlicas Novo Millennio Ineunte e Rosarium Virginis Mari, no pode deixar de desenvolver tambm este aspecto do culto eucarstico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da comunho do corpo e sangue do Senhor." (Papa Joo Paulo II - Ecclesia de Eucharistia) A misso que Jesus confiou aos Discpulos e, portanto, a todos os batizados, uma misso espiritual e para exerc-la muitas vezes travamos verdadeiras batalhas espirituais. So Paulo nos ensina esta verdade quando se dirige aos efsios e afirma que ...no contra homens de carne e de sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os prncipes deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal espalhadas nos ares. (cf. Ef. 6, 12). Sabendo desta realidade o prprio So Paulo orienta para no vacilarmos em nossa vida de orao e recomenda: Intensificai as vossas invocaes e splicas. Orai em toda circunstncia, pelo Esprito, no qual perseverai em intensa viglia de splica por todos os cristos. (cf. Ef 6,18). Desta maneira, uma vez que o nosso servio na Renovao Carismtica Catlica o meio que o Senhor nos concede para cumprirmos esta misso, conclumos que para exerc-la plenamente necessrio cultivarmos uma vida de intimidade com o Senhor. Esta vida intima com o Senhor comea a partir do momento que nos disciplinamos a exercer a nossa espiritualidade de forma sria e contnua buscando viver a mstica da orao e da contemplao.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

A espiritualidade algo cultivado na pessoa que se transforma em paixo pela misso. a espiritualidade que mantm viva a fora e a qualidade das opes e compromissos. como a gua que mantm viva a planta. Mas, no se percebe a olho vivo que esta gua est desde a raiz at na ponta das folhas, se deixarmos de irrig-la o seu destino ser secar at morrer. A espiritualidade est no modo de ser, de viver, de falar e de agir das pessoas. Quando perguntamos: qual a espiritualidade de tal santo? A resposta logo vem caracterizando o(a) santo(a) pelo que foi e fez. Por exemplo: Santa Paulina: amor aos pobres, aos doentes, pela sua simplicidade, grande ideal pela misso, amor profundo a Jesus Cristo transformado em ao. A espiritualidade o alimento que sustenta o ser e o agir. Uma das prticas espirituais que devemos exercitar freqentemente a Adorao ao Santssimo Sacramento. A adorao a Jesus Sacramentado uma fonte inesgotvel de bnos, uma riqueza para alma sedenta de Deus e a base de sustentao de todo o trabalho em nossos Grupos de Orao. Permita-me compartilhar com voc um trecho da cartilha Amigos de Deus sobre a prtica da adorao ao Santssimo Sacramento escrita por Dom Celso A. Marchiori, bispo de Apucarana/Pr: Adorar Jesus no Santssimo Sacramento, alm de nos encher de alegria, tambm sentimos amadurecer nossa unio com Ele; somos mais livremente conduzidos celebrao da Eucaristia e saudavelmente crescemos no amor a Deus e ao prximo. Em outras palavras, essa relao pessoal com o Senhor favorece um contnuo crescimento na f e prolonga a graa do Sacrifcio Eucarstico celebrado especialmente no Domingo(Dies Domini). A Eucaristia estimula converso e purifica o corao. Reaviva nosso corao e nos impulsiona celebrao da Missa Dominical. O ato de adorar Jesus no Santssimo Sacramento nos aproxima de Deus Pai, abre nosso corao para a ao do Esprito Santo, faz arder nosso corao quando lemos as Escrituras, especialmente os Santos Evangelhos, impulsiona-nos para irmos ao encontro dos irmos, especialmente os mais necessitados, firma-nos como discpulos e nos faz ardorosos missionrios.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Nosso encontro com o Senhor, presente na Eucaristia, amadurece tambm a misso social, que est encerrada na Eucaristia e deseja romper as barreiras no apenas entre o Senhor e ns mesmos, mas tambm e, sobretudo, as barreiras que nos separam uns dos outros(Bento XVI). A adorao ao Santssimo Sacramento purifica e alimenta a comunho entre os esposos; tonifica o ministrio dos Pastores da Igreja e a docilidade dos fiis ao seu magistrio; os enfermos experimentam a comunho com o sofrimento de Cristo; todos se sentem motivados a buscar a reconciliao sacramental para poderem comungar com proveito; a comunho e a unidade so garantidas entre os mltiplos carismas, funes, servios, grupos e movimentos no seio da Igreja; todas as pessoas empenhadas nas diversas atividades, servios e associaes de uma parquia, so identificadas por atitudes pautadas pelos valores do Evangelho e por uma espiritualidade de comunho; e ainda, a adorao ao Santssimo sustenta as relaes de paz, de entendimento e de concrdia na cidade terrena, entre todos os seres humanos. Prostrando-nos diante da Eucaristia, aprenderemos de maneira certa o que significa comunho, cultura do dilogo, vida solidria, servio aos mais necessitados e respeito dignidade humana. Graas iniciativa do Senhor que quis permanecer conosco podemos aprender dele as melhores lies. A busca incessante de muitos homens de hoje em responder s suas grandes perguntas no pode ser desvinculada da f que nos faz prostrar diante de Jesus simples (DIEGO TALES). Portanto, Permaneamos longamente prostrados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com a nossa f e o nosso amor os descuidos, os esquecimentos e at os ultrajes que nosso Salvador deve sofrer em tantas partes do mundo (Mane Nobiscum Domine, n.18). No Documento para o Ano da Eucaristia, N 6, encontramos este salutar ensinamento: A Eucaristia nos torna santos, e no pode existir santidade que no esteja encarnada na vida eucarstica. Quem come a minha carne viver por mim (Jo 6, 57). Ncleo Nacional do Projeto Amigos de Deus

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

f) Encerrar a reunio com a Adorao ao Santssimo Sacramento pedindo a intercesso de Nossa Senhora por toda a RCC e pelos servos do Grupo de Orao, para que sejamos perseverantes no exerccio das prticas espirituais.

2 Semana (10 a 16/04) a) Motivar os servos a buscarem a o Sacramento da Confisso durante a semana. E manterem uma freqncia maior na prtica deste Sacramento. b) Continuar motivando para a prtica da Adorao ao Santssimo Sacramento e demais prticas espirituais. c) Preparar um ensino para motivar os servos a refletirem sobre a necessidade da prtica freqente do Sacramento da Confisso. Este ensino deve ser breve (15 a 20 minutos) e deve ser ministrado na reunio de servos do Grupo de Orao. Podem utilizar o seguinte contedo: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O SACRAMENTO DA CONFISSO
1. O que o sacramento da Penitncia?

O sacramento da Penitncia, ou Reconciliao, ou Confisso, o sacramento institudo por Nosso Senhor Jesus Cristo para apagar os pecados cometidos depois do Batismo. , por conseguinte, o sacramento de nossa cura espiritual, chamado tambm sacramento da converso, porque realiza sacramentalmente nosso retorno aos braos do pai depois de que nos afastamos com o pecado.
2. possvel obter o perdo dos pecados mortais sem a confisso?

Depois do Batismo no possvel obter o perdo dos pecados mortais sem a Confisso, embora seja possvel antecipar o perdo com a contrio perfeita acompanhada do propsito de confessar-se.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

3. E se depois de feita a constrio a pessoa no se confessa?

Quem se comporta desta maneira comete uma falta grave. Pois todos os pecados mortais cometidos depois do batismo devem ser acusados na Confisso.
4. O que se requer para fazer uma boa confisso?

Para fazer uma boa confisso necessrio: fazer um cuidadoso exame de conscincia, arrepender-se dos pecados cometidos e o firme propsito de no comet-los mais (contrio), dizer os outros pecados ao sacerdote (confisso), e cumprir a penitncia (satisfao).
5. O que o exame de conscincia?

O exame de conscincia a diligente busca dos pecados cometidos depois da ltima Confisso bem feita.
6. No exame de conscincia necessrio ter exato o nmero dos pecados?

Dos pecados graves ou mortais preciso acusar tambm o nmero, porque cada pecado mortal deve ser dito na confisso.
7. O que a dor dos pecados?

A dor dos pecados o sincero pesar e a repulsa dos pecados cometidos.


8. De quantos tipos a dor?

A dor de dois tipos: dor perfeita (ou contrio) e dor imperfeita (ou atrio).
9. Quando se tem dor perfeita ou contrio?

Tem-se a dor perfeita ou contrio quando se arrepende dos prprios pecados porque se ofendeu a Deus, imensamente bom e digno de ser amado: quando a dor nasce do amor desinteressado a Deus, quer dizer, da caridade.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

10. Quando se tem a dor imperfeita ou atrio?

Tem-se a dor imperfeita ou atrio quando o arrependimento, assim que inspirado pela f, tem motivaes menos nobres: por exemplo, quando nasce da considerao da desordem causada pelo pecado, ou pelo temor da condenao eterna (Inferno) e das penas que o pecador pode receber.
11. Pela dor dos pecados obtm-se imediatamente o perdo?

A dor perfeita unida ao propsito de confessar-se obtm imediatamente o perdo; a dor imperfeita s se obtm, pelo contrrio, na confisso sacramental.
12. necessrio arrepender-se de todos os pecados cometidos?

Para a validez da confisso suficiente arrepender-se de todos os pecados mortais, mas para o progresso espiritual necessrio arrepender-se tambm dos pecados veniais.
13. Um verdadeiro arrependimento requer tambm o propsito de abandonar o pecado?

O arrependimento certamente olha para o passado, mas implica necessariamente um empenho para o futuro com a firme vontade de no cometer jamais o pecado.
14. Pode-se ter um verdadeiro arrependimento se a gente prev que antes ou depois tornar a cair em pecado?

A previso do pecado futuro no impede que se tenha o propsito sincero de no comet-lo mais, porque o propsito depende s do conhecimento que ns temos de nossa fraqueza.
15. O que a confisso?

A confisso a manifestao humilde e sincera dos prprios pecados ao sacerdote confessor.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

16. Quais pecados so obrigatrios confessar?

Estamos obrigados a confessar todos e cada um dos pecados graves, ou mortais, cometidos depois da ltima confisso bem feita.
17. Quais so os pecados mortais mais freqentes?

As faltas objetivamente mortais mais freqentes so (seguindo a ordem dos mandamentos): praticar de qualquer modo a magia; blasfemar; perder a Missa dominical ou as festas de preceitos sem um motivo srio; tratar mau aos prprios pais ou superiores; matar ou ferir gravemente a uma pessoa inocente; procurar diretamente o aborto; procurar o prazer sexual solitrio ou com outras pessoas que no sejam o prprio cnjuge; para os cnjuges, impedir a concepo no ato conjugal; roubar alguma soma relevante, inclusive desviando ou subtraindo no trabalho; murmurar gravemente sobre o prximo ou caluni-lo; cultivar voluntariamente pensamentos ou desejos impuros; faltar gravemente com o prprio dever; aproximar-se da Sagrada Comunho em estado de pecado mortal; omitir voluntariamente um pecado grave na confisso.
18. Se a pessoa esquece um pecado mortal, obtm igualmente o perdo na confisso?

Se a pessoa esquecer um pecado mortal, pode obter igualmente o perdo, mas na confisso seguinte deve confessar o pecado esquecido.
19. Se a pessoa omitir voluntariamente um pecado mortal obtm o perdo dos outros pecados?

Se uma pessoa, por vergonha ou por outros motivos, omite um pecado mortal, no s no obtm nenhum perdo, mas tambm comete um novo pecado de sacrilgio, o de profanao de uma coisa sagrada.
20. H obrigao de confessar os pecados veniais?

A confisso dos pecados veniais no necessria, mas muito til para o progresso da vida crist.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

21. O confessor deve dar sempre a absolvio?

O confessor deve dar sempre a absolvio se o penitente estiver bem disposto, quer dizer, se estiver sinceramente arrependido de todos seus pecados mortais. Se pelo contrrio, o penitente no est bem disposto, no tendo a dor ou o propsito de emenda, ento o confessor no pode e no deve dar a absolvio.
22. O que deve fazer o penitente depois da absolvio?

O penitente depois da absolvio deve cumprir a penitncia que lhe foi imposta e reparar os danos que seus pecados eventualmente tiverem causado ao prximo (por exemplo, deve restituir o roubado).
23. Quais so os efeitos do sacramento da Penitncia?

So a reconciliao com Deus e com a Igreja, a recuperao da graa santificante, o aumento das foras espirituais para caminhar para a perfeio, a paz e a serenidade da conscincia com uma viva consolao do esprito.
24. Como se pode superar a dificuldade que se sente para confessar-se?

Quem tem dificuldades para confessar-se deve considerar que o sacramento da Penitncia um dom maravilhoso que o Senhor nos deu. No "tribunal" da Penitncia o culpado jamais condenado, mas sempre absolvido. Pois quem se confessa no se encontra com um simples homem, mas com Jesus, o qual, presente em seu ministro, como fez um tempo com o leproso do Evangelho (Mc 1, 40ss.) tambm hoje nos toca ou nos cura; e, como fez com a menina que jazia morta nos toma pela mo repetindo aquelas palavras: "Talita kumi, menina, eu te digo, levante-te!" (Mc 5, 41).
25. A confisso nos ajuda tambm no caminho da virtude?

A confisso um meio extraordinariamente eficaz para progredir no caminho da perfeio. Com efeito, alm de nos dar a graa "medicinal" prpria do sacramento, faz-nos exercitar as virtudes fundamentais de nossa vida crist. A humildade acima de tudo, que a base de todo o edifcio espiritual, depois a f em Jesus Salvador e em seus mritos infinitos, a esperana do perdo e da vida eterna, o
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

amor para Deus e para o prximo, a abertura de nosso corao reconciliao com quem nos ofendeu. Enfim, a sinceridade, a separao do pecado e o desejo sincero de progredir espiritualmente.
(Fonte: http://www.acidigital.com/sacramentos/penitencia/perguntas.htm)

3 Semana (17 a 23/04) 22 Sexta-feira Santa a) Preparar lembrancinhas que motivem a vivncia da Lectio Divina, do Jejum, da Orao Pessoal do Santo Rosrio, da prtica do Sacramento da Confisso e da Adorao ao Santssimo Sacramento e entregar para os servos no final da Reunio de Servos ou no final da Reunio de Orao. b) Orientar para que todos se preparem nesta semana santa atravs das prticas espirituais para vivenciar com intensidade as celebraes (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Pscoa do Senhor). De forma especial jejuar nesta Sexta-feira Santa e Adorar o Santssimo Sacramento durante a viglia pascal. c) Antes de terminar a reunio de servos (30 minutos antes) convidar a todos para adorar o Senhor diante do Sacrrio.

4 Semana (24 a 30/04) 24 Domingo de Pscoa a) Motivar os servos para procurar realizar momentos de adorao ao Santssimo Sacramento durante esta semana. (Sempre que passar por uma Igreja ou oratrio ir diante do sacrrio adorar o Senhor pelo tempo que for possvel) b) Perguntar se todos conseguiram praticar o Sacramento da Confisso neste ms. c) Motivar os servos a vivenciarem regularmente o Sacramento da Confisso. d) Perguntar se todos esto conseguindo vivenciar as demais prticas espirituais. e) Identificar as dificuldades para encontrar solues.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Sugesto: Se ainda no foi feito, conforme foi sugerido na segunda campanha, entregar para cada servo ou orientar para que adquiram um dirio espiritual para ser utilizado no momento de sua orao pessoal e demais prticas espirituais. f) Antes de terminar a reunio de servos (30 minutos antes) convidar a todos para adorar o Senhor diante do Sacrrio. g) Iniciar a reunio de servos com orao e logo aps fazer uma meditao de uns 20 minutos de um trecho da Sagrada Escritura que se refere ao Sacramento da Confisso e da Ressurreio do Senhor, motivando a todos para realizar a lectio divina desta passagem bblica observando os cinco degraus (leitura, meditao, orao, contemplao e compromisso). Sugerimos a passagem do Evangelho segundo So Joo 20, 1-23:
No primeiro dia que se seguia ao sbado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manh cedo, 2 quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. Correu e foi dizer a Simo Pedro e ao outro discpulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e no sabemos onde o 3 4 puseram! Saiu ento Pedro com aquele outro discpulo, e foram ao sepulcro. Corriam juntos, mas aquele outro discpulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 6 Inclinou-se e viu ali os panos no cho, mas no entrou. Chegou Simo Pedro que o seguia, 7 entrou no sepulcro e viu os panos postos no cho. Viu tambm o sudrio que estivera sobre a 8 cabea de Jesus. No estava, porm, com os panos, mas enrolado num lugar parte. Ento 9 entrou tambm o discpulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. Em verdade, ainda no haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. 10 11 Os discpulos, ento, voltaram para as suas casas. Entretanto, Maria se conservava do lado 12 de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um cabeceira e outro 13 aos ps. Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu 14 Senhor, e no sei onde o puseram. Ditas estas palavras, voltou-se para trs e viu Jesus em p, 15 mas no o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e 16 eu o irei buscar. Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabni! (que 17 quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: No me retenhas, porque ainda no subi a meu Pai, mas vai a meus irmos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18 Maria Madalena correu para anunciar aos discpulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que 19 ele lhe tinha falado. Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discpulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e ps-se no meio 20 deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco! Dito isso, mostrou-lhes as mos e o lado. Os 21 discpulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o 22 Pai me enviou, assim tambm eu vos envio a vs. Depois dessas palavras, soprou sobre eles 23 dizendo-lhes: Recebei o Esprito Santo. queles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-o perdoados; queles a quem os retiverdes, ser-lhes-o retidos.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)
1

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

5 Semana (01 a 07/05) a) Orientar para que se faa uma partilha sobre os resultados da vivncia das prticas espirituais na vida dos servos. Seria interessante selecionar antecipadamente alguns servos que tenham algum testemunho relacionado vivncia das prticas espirituais para partilhar na reunio de servos. b) Preparar lembrancinhas que motivem a vivncia da Lectio Divina, do Jejum, da Orao Pessoal do Santo Rosrio, da prtica do Sacramento da Confisso e da Adorao ao Santssimo Sacramento e entregar para os servos no final da Reunio de Servos ou no final da Reunio de Orao.

6 Semana (08 a 14/05) a) Na reunio de servos ou no final da reunio de orao (Grupo de Orao), o responsvel pelo Projeto Amigos de Deus no Grupo de Orao, deve perguntar aos servos se todos conseguiram praticar nas semanas anteriores o jejum, a Lectio Divina, a Orao Pessoal, a Meditao do Rosrio, o Sacramento da Confisso e a Adorao ao Santssimo Sacramento. Identificar as dificuldades. importante que todos se expressem. b) Motivar os servos a se ajudarem durante a semana para vivenciarem as prticas espirituais. Cada dupla definida na segunda campanha poder, nesta semana, encontrar meios para motivar um ao outro. c) As duplas poderiam enviar mensagem para o celular um do outro durante a semana, lembrando de procurar realizar um momento de adorao nesta semana e incentivando a continuar as demais prticas espirituais.

7 Semana (15 a 21/05) muito importante que todos os servos j tenham iniciado as prticas espirituais do Jejum (com exceo daqueles que tem restrio de sade), da Lectio Divina, da Orao Pessoal, do Rosrio, do Sacramento da Confisso e da Adorao ao Santssimo Sacramento.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Por isso fundamental que continue a ser feito um acompanhamento bastante metdico, de forma que os responsveis pelo Projeto Amigos de Deus no Grupo de Orao possam continuar ajudando aqueles que ainda no conseguiram iniciar. Nesta stima semana da terceira campanha, sugerimos que durante a Reunio de Servos incentivem-se todos a partilhar as suas experincias e testemunhos durante este perodo de vivncia destas prticas espirituais, sobretudo da Adorao e da Confisso. Aps a partilha, pode-se conduzir um momento de orao clamando a ajuda do Esprito Santo para que nos mantenhamos fieis e perseverantes nesta disciplina espiritual. Pode-se sugerir que, em duplas, um servo ore pelo outro clamando o Batismo no Esprito Santo. Aps a reunio pode-se entregar aos servos lembrancinhas com frases motivando a vivncia de todas as prticas espirituais. 8 Semana (22 a 28/05) Nesta semana sugerimos reforar a necessidade da vivncia das prticas espirituais abordadas na segunda campanha. Para isso orientamos que o responsvel pelo Projeto Amigos de Deus ou algum outro servo ministre nestas duas semanas um breve ensino para relembrar os conceitos da Meditao do Santo Rosrio e da Orao Pessoal. Sugerimos o seguinte contedo: PORQUE DEVEMOS REZAR O ROSRIO? A palavra Rosrio significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria como se dssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosrio completo lhe damos uma coroa de rosas. O Santo Rosrio considerado uma orao completa, porque traz em sntese toda a histria da nossa salvao.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Em todas suas aparies, em Ftima, Nossa Senhora pediu aos trs pastorinhos para que rezassem o tero todos os dias. Este pedido de Nossa Senhora confirma o que disseram grandes Santos sobre os benefcios dessa devoo. Mas, qual a razo dessa insistncia? A salvao das almas, a converso dos pecadores e a paz no mundo. Por isso, os insistentes pedidos de recitao do Tero, feitos por Nossa Senhora de Ftima, precisam ser atendidos. E, conforme a prpria Me de Deus indicou, devemos rezar o Tero em reparao s ofensas feitas ao Imaculado Corao de Maria e ao Sagrado Corao de Jesus. Para que nossa orao seja de melhor agrado e de maior peso diante de Deus, se faz necessrio que nos coloquemos em locais e horrios que facilite a concentrao e a ateno, de modo que possamos visualizar em nossa mente, meditar profundamente em cada cena anunciada em cada mistrio, como se estivssemos presentes, vendo, ouvindo, sentindo tudo em volta do local do acontecimento, caminhar junto com Jesus e Sua Me. Se faz necessrio trazer a cena presente, viva, real no pensamento como se estivesse acontecendo no exato momento em que estamos rezando o mistrio do Rosrio. Assim com a mente pensamos, com o corao sentimos as alegrias, as dores, os mau tratos, como se fosse em ns mesmos, sentindo a dor, a tristeza o abandono, coloca-se no lugar, e com a boca e a voz conversamos dizendo a orao, como se quisssemos ajudar, consolar, agradecer, pedir ajuda ao Filho e a Me. Devemos imitar o MESTRE, pois o verdadeiro discpulo imita o Mestre. Lendo as passagens bblicas conhecemos a realidade acontecida. Virtudes, benefcios e mritos do Santo Rosrio 1) O Rosrio eleva-nos insensivelmente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo; 2) Purifica nossas almas do pecado; 3) Torna-nos vitoriosos sobre todos os nossos inimigos; 4) Torna-nos fcil a prtica das virtudes; 5) Abrasa-nos do amor de Jesus Cristo; 6) Enriquece-nos de graas e de mritos; 7) Fornece-nos com que pagar nossas dividas para com Deus e para com os homens; 8) Enfim, faz-nos obter de Deus toda espcie de graas;
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Por que no comear a rezar o Tero do Santo Rosrio hoje mesmo? So apenas 15 a 20 minutos por dia que voc reservar para um contato com Deus, atravs de sua Me Santssima. Um momento especial para pedir pelos problemas que mais nos afligem e coloc-los nas mos de Nossa Senhora. E voc? J reza o Rosrio? Se no reza, experimente as graas e os consolos espirituais que essa devoo lhe trar... Carta Apostlica ROSARIUM VIRGINIS MARIAE Na Carta Apostlica "Rosarium Virginis Marie", de 2002.10.16, o Santo Padre, para alm de instituir os Mistrios Luminosos, estabeleceu ainda o Ano do Rosrio, entre o ms de Outubro de 2002 e o mesmo ms de 2003, com a justificao de que "...recitar o Rosrio nada mais seno contemplar com Maria o rosto de Cristo. Para dar maior relevo a este convite, e tomando como ocasio a prxima efemride dos cento e vinte anos da mencionada Encclica de Leo XIII, desejo que esta orao seja especialmente proposta e valorizada nas vrias comunidades crists durante o ano. Proclamo, portanto, o perodo que vai de Outubro deste ano at Outubro de 2003 Ano do Rosrio".
(Fonte: http://www.cidadaosdoinfinito.com/products/porque-rezar-o-rosario-/)

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

9 Semana (29/05 a 04/06) Continuando com a motivao das prticas espirituais abordadas na segunda campanha, orientamos para a realizao de um breve ensino relembrando alguns conceitos sobre a orao pessoal. Sugerimos o seguinte contedo: A ORAO A CHAVE DE TODAS AS RIQUEZAS

O homem est procura de Deus. Mesmo depois de ter perdido a semelhana com Deus por seu pecado, o homem continua sendo imagem de seu Criador. Conserva o desejo daquele que o chama existncia. Todas as religies testemunham essa procura essencial dos homens. A orao o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que ns tenhamos sede DELE. Deus o primeiro a chamar o homem. Ainda que o homem esquea seu Criador ou se esconda longe de sua Face, ainda que corra atrs dos seus dolos ou acuse a divindade de t-lo abandonado, o Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da orao. (CIC 2566-2567) Como comear e desenvolver nosso momento de orao pessoal? Nossa orao uma resposta ao chamado de Deus. a f que capacita o cristo a orar. A habilidade de crer em Deus, de entregar a Ele nossas vontades, nossos coraes e mentes nos dada pelo poder do Esprito Santo, pela F. Portanto, a orao a flor que brota no jardim da F. Se nos voltamos para Deus em busca de uma f mais profunda, podemos ter completa confiana na Sua grande misericrdia. O Pai nos retirar de onde estamos para colocar-nos onde planejou que estivssemos.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Maneiras prticas de planejar e entrar em orao: 1 ESCOLHER A HORA: Se no estabelecermos uma hora especfica para orar, no seremos capazes de orarmos regularmente. Por isso, escolha um momento em que voc no esteja esgotado, mas alerta e concentrado em Deus no nvel mais profundo do corao. O horrio que voc escolheu deve ser o melhor tempo de orao: horrio nobre. 2 ESCOLHER UM LUGAR: Uma das coisas que deve pesar na escolha de um lugar para a orao o fato de que ele esteja longe de perturbaes, um lugar onde voc possa ficar alerta e concentrado. Pode ser em casa, na igreja, no escritrio, no jardim 3 ENTRAR EM ORAO: a) Pea a presena do Esprito Santo: Ele quem nos ensina a orar. le Ele quem nos leva orao e nos revela como ns devemos orar. b) Examine sua conscincia: Considerando que a comunicao com Deus bloqueada pelo pecado, Deus pode em sua orao lev-lo a enxergar seu prprio interior. O Exame de conscincia pode ser um momento maravilhoso, cheio de graa em que Deus nos ajuda a jogar por terra todos os bloqueios que nos impedem de entrar numa orao profunda. medida que o Senhor for revelando seus pecados, pea a graa de abandon-los. Faa um firme propsito e rejeite o pecado, certo de que ele faz diminuir a sua capacidade de conhecer e servir a Deus. c) Apresente o seu problema a Deus: Muitas vezes nossas oraes tornam-se ineficientes por causa de nossos fardos de ansiedade e temor. Sem dvidas, importante apresentar nossos problemas ao nosso Pai celeste, porm no devemos deixar que todo o nosso tempo de orao seja tomado por tais divagaes. Coloque, portanto, nas mos do Pai, suas ansiedades, problemas, preocupaes e fardos ao comear a sua orao e permita que Deus seja soberano em sua orao.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

d) Louve a Deus: Faa uma orao verbal de louvor a Deus, por tudo que Ele , por tudo o que Ele faz, por toda a Sua obra. No seja tmido; no hesite em repetir os louvores de um cntico, de um salmo, expressando ao Senhor toda a alegria que h no seu corao por Ele, pela Sua presena na sua vida. Louve a Deus pelo bom e tambm por aquilo que no est bom. Se persistir na prtica da orao e do louvor, voc se surpreender ao ver como at o mais grave de seus problemas parecer mnimo. e) Faa perguntas a Deus: Faa perguntas a Deus sobre coisas que esto em seu corao. Traga esses problemas a Deus com total confiana de que ele agir em seu favor. Seja aberto para encontrar uma resposta em sua orao, na Eucaristia, na Palavra de Deus, no Catecismo ou em outros livros, no conselho de um padre ou de outro conselheiro espiritual. Deus nos responder e orientar. f) Interceda com f e confiana. Pea aquilo de que voc precisa. Pea tambm pelas pessoas que esto necessitadas de orao. Deus dar! No precisamos de influncia ou prestgio, precisamos da Palavra de Deus em nossos coraes fornecendo a base para o entendimento de ns mesmos e do mundo que est nossa volta. Pea a Deus os dons e os carismas que ele deseja dar a voc. g) Anote o que Deus mostra: Antes de terminar sua orao, escreva o que Deus lhe disse e mostrou e revise no final de cada dia aquilo que escreveu. Isso torna a orao mais parecida com um dilogo fluente. ASSUMA AQUILO QUE DEUS LHE MOSTROU DURANTE O DIA E SE APOSSE DA VITRIA DE DEUS NA SUA VIDA!
(Fonte: http://www.umnovocaminho.com/index.php/2010/01/12/a-oracao-pessoal/

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

10 Semana (05 a 11/06) a) Reservar um momento da Reunio de Servos para que se faa uma motivao para que todos os servos continuem firmes no exerccio das prticas espirituais. b) Aps a motivao ministrar um ensino sobre a moo da Reconstruo na RCC do Brasil. Sugerimos o texto abaixo: Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa nova, algum que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, Jud, cumpre teus votos! Porque o mpio no passar mais por tua terra; est completamente aniquilado. Um destruidor avana contra ti: guarda a fortaleza vigia o caminho, fortifica os teus rins, rene todo o teu vigor, porque o Senhor restaura o esplendor de Jac, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruram seus sarmentos (Nau 2,1-2). Conforme todos esto acompanhando atravs dos eventos Regionais e Nacionais da RCC e, inclusive atravs dos meios de comunicao, o nosso Movimento est vivendo um tempo de construo e de reconstruo ao mesmo tempo. Construo da nossa to sonhada Sede Nacional e reconstruo espiritual da vida de cada um de ns, membros da RCC. Por isso, precisamos eleger espaos privilegiados para refletir sobre os projetos da RCC em nossos Grupos de Orao. Ouso dizer que importantssimo fomentar a idia de que todos ns precisamos nos deixar usar pelo Senhor a fim de formarmos unidade em torno dos projetos e das moes do Esprito Santo para a RCC. E um dos projetos que devemos nos dedicar o Projeto Amigos de Deus que visa colaborar para a reconstruo da nossa espiritualidade tal como aconteceu com o povo de Deus liderado por Neemias.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Sabemos que todos ns temos vida de orao, mas acreditamos que nestes dias o Senhor tem nos pedido mais. Sentimos que o Senhor nos chama a vivenciar uma espiritualidade mais comprometida e mais disciplinada. No tem como ser Apstolo da Efuso do Esprito Santo sem uma profunda vida espiritual! Por isso, neste tempo de reconstruo espiritual, o Senhor nos convida a cumprir os nossos votos para com Ele, a fim de que aprofundemos a nossa intimidade por meio das prticas espirituais (orao, jejum, confisso, orao do rosrio, adorao e leitura orante da Bblia), tornando-nos autnticos Amigos de Deus, como pedras vivas de um edifcio espiritual, um sacerdcio santo para oferecer vtimas espirituais, agradveis a Deus, por Jesus Cristo (IPe. 2, 5). Devemos cumprir os nossos votos que fizemos no passado na ocasio do nosso primeiro encontro pessoal com o Senhor. E que votos so estes? So votos de compromissos em vivermos prximos do Senhor. Compromissos de santidade e de vivenciar os frutos do Batismo no Esprito Santo. Compromissos de viver Vida no Esprito. Ora, os frutos do Batismo no Esprito Santo, todos ns sabemos que so o gosto pela orao, o gosto pela leitura da Palavra de Deus, o gosto pela Eucaristia, a busca da santidade, etc. mesmo muito simples! E se nos empenharmos em vivenciar em nossa vida estas prticas espirituais que abandonamos, estaremos cumprindo os nossos votos com o Senhor e, conseqentemente experimentando em nossa vida e em nosso Movimento os frutos desta Vida no Esprito. desta maneira que estaremos concretamente colaborando com esta reconstruo que o Senhor deseja iniciar na RCC. Baseando-nos na vida de Neemias, temos razes muito fortes para confiar no Senhor. Sabemos que Deus jamais nos desamparar. Temos a convico, como Neemias, que as promessas divinas no falham. Por isso, podemos dizer como ele: O Deus dos cus far que sejamos bem-sucedidos. Ns, os seus servos, comearemos a reconstruo (cf. Ne. 2, 20a).
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

isso que dar fora para toda a RCC do Brasil! Estamos confiantes nos recursos do Senhor, na vivncia sincera das prticas espirituais que Ele nos deixou. No estamos firmados na fora de cavalos nem de cavaleiros. No estamos confiantes nas capacidades do povo. Apenas estamos confiantes que Deus nos far ser bem-sucedidos. Essa a nossa confiana! Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas foras. Voam alto como guias; correm e no ficam exaustos, andam e no se cansam. (cf. Is 40.31) Rogamos a Nossa Senhora de Pentecostes que nos ajude a levar a termo tudo o que o Esprito nos apresenta para esse tempo da histria da Igreja e da humanidade. Vamos! Reconstruamos as muralhas! Ncleo Nacional do Projeto Amigos de Deus.

11 Semana (12 a 18/06) a) Reservar um tempo na reunio de servos para motiv-los a continuar vivenciando as prticas espirituais. Sugerimos a dinmica a seguir: DEIXAR-SE RECONSTRUIR PELO SENHOR Objetivo: Perceber que precisamos de reconstruo em nossa vida. Que as brechas em nossa espiritualidade, em nossa personalidade e em nosso carter impedem o nosso crescimento espiritual. Participantes: indefinido. Tempo Estimado: 15 minutos. Material: bexigas (bales) para todos os participantes. Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "No sabeis que sois templo do Esprito e que o Esprito de Deus habita em vs?"
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Preparao: Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias, sem que ningum veja, utilizando uma agulha faa um pequeno furo em algumas bexigas e em outras faa dois ou trs furos, deixando outras intactas. Deste modo quando eles forem encher as bexigas acontecer o seguinte: As bexigas sem furo, iro encher normalmente. As bexigas com um furo apenas iro encher, mas iro esvaziar-se. As bexigas com mais de um furo, podem at no encher, porque a pessoa no ter fora para ench-las. Se conseguirem ench-las, percebero que se esvaziam muito mais rpido do que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir para que cada um encha. Quando todos encherem, pedir para que eles soltem as bexigas, deste modo as bexigas iro realizar uma trajetria, podendo ir longe, ou ento ir alto e depois cair perto de quem a lanou, isso no importa. Concluso: Aqueles que esto cheios do Esprito Santo, que se deixam encher pela graa de Deus atravs das prticas espirituais vo mais longe na misso. Os que esto vazios no encontram fora e nem nimo para evangelizar, para lanar as redes, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam. E porque se esvaziam? Porque suas vidas esto cheias de "buracos" de brechas que impedem que Deus entre em sua vida e ali permanea, a falta de disciplina na vida espiritual, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc. so brechas que impedem a ao do Esprito Santo na vida. No podemos ser como as bexigas furadas, necessitamos nos deixar reconstruir para que o Senhor feche estas brechas que impedem o nosso crescimento espiritual.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

12 Semana (19 a 25/06)

23 Corpus Crhisti

Nesta ltima semana da segunda campanha muito importante que se faa um esclarecimento no sentido de que todos os servos compreendam que necessrio continuar a praticar todas as prticas espirituais. Nesta semana celebraremos o dia de Corpus Crhisti, sugerimos preparar frases (em forma de lembrancinhas) motivacionais sobre a Adorao ao Santssimo Sacramento e entregar para os servos no final da reunio. a) Iniciar a reunio de servos com orao e logo aps fazer uma meditao de um trecho da Sagrada Escritura que ensina sobre a Eucaristia, motivando a todos para realizar a lectio divina desta passagem bblica observando os cinco degraus (leitura, meditao, orao, contemplao e compromisso). Sugerimos a passagem do Evangelho segundo So Joo 6, 28-69:
Perguntaram-lhe: Que faremos para praticar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus esta: que creiais naquele que ele enviou. 30 Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual a tua 31 obra? Nossos pais comeram o man no deserto, segundo o que est escrito: Deu-lhes de comer o po vindo do cu (Sl 77,24). 32 Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moiss no vos deu o po do cu, 33 mas o meu Pai quem vos d o verdadeiro po do cu; porque o po de Deus o po que desce do cu e d vida ao mundo. 34 Disseram-lhe: Senhor, d-nos sempre deste po! 35 Jesus replicou: Eu sou o po da vida: aquele que vem a mim no ter fome, e aquele que cr em 36 37 mim jamais ter sede. Mas j vos disse: Vs me vedes e no credes... Todo aquele que o Pai 38 me d vir a mim, e o que vem a mim no o lanarei fora. Pois desci do cu no para fazer a 39 minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta a vontade daquele que me enviou: que eu no deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no ltimo 40 dia. Esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que v o Filho e nele cr, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ltimo dia. 41 Murmuravam ento dele os judeus, porque dissera: Eu sou o po que desceu do cu. 42 E perguntavam: Porventura no ele Jesus, o filho de Jos, cujo pai e me conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do cu? 43 Respondeu-lhes Jesus: No murmureis entre vs. 44 Ningum pode vir a mim se o Pai, que me enviou, no o atrair; e eu hei de ressuscit-lo no ltimo 45 dia. Est escrito nos profetas: Todos sero ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele 46 que ouviu o Pai e foi por ele instrudo vem a mim. No que algum tenha visto o Pai, pois s 47 aquele que vem de Deus, esse que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem cr em 48 mim tem a vida eterna. Eu sou o po da vida.
29 28

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Vossos pais, no deserto, comeram o man e morreram. Este o po que desceu do cu, para que no morra todo aquele que dele comer. 51 Eu sou o po vivo que desceu do cu. Quem comer deste po viver eternamente. E o po, que eu hei de dar, a minha carne para a salvao do mundo. 52 A essas palavras, os judeus comearam a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? 53 Ento Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se no comerdes a carne do Filho do 54 Homem, e no beberdes o seu sangue, no tereis a vida em vs mesmos. Quem come a minha 55 carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ltimo dia. Pois a minha 56 carne verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem 57 come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim tambm aquele que comer a minha carne viver por 58 mim. Este o po que desceu do cu. No como o man que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste po viver eternamente. 59 Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum. 60 Muitos dos seus discpulos, ouvindo-o, disseram: Isto muito duro! Quem o pode admitir? 61 Sabendo Jesus que os discpulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: Isso vos escandaliza? 62 63 Que ser, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?... O esprito 64 que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito so esprito e vida. Mas h alguns entre vs que no crem... Pois desde o princpio Jesus sabia quais eram os que no 65 criam e quem o havia de trair. Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ningum pode vir a mim, se por meu Pai no lho for concedido. 66 Desde ento, muitos dos seus discpulos se retiraram e j no andavam com ele. 67 Ento Jesus perguntou aos Doze: Quereis vs tambm retirar-vos? 68 Respondeu-lhe Simo Pedro: Senhor, a quem iramos ns? Tu tens as palavras da vida eterna. 69 E ns cremos e sabemos que tu s o Santo de Deus!

49

50

b) Antes de terminar a reunio de servos (30 minutos antes) convidar a todos para adorar o Senhor diante do Sacrrio.

Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

PROJETO AMIGOS DE DEUS


RCC Brasil

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmos e irms, a nossa misso como batizados muito sria e impossvel que ela seja executada apenas com as nossas prprias foras. O Senhor sabe desta realidade e, por isso, como um pai que cuida dos seus filhos, Ele deseja nos curar e nos tornar ainda mais fortes, para nos dar condies de exercer o nosso mandato missionrio. Para isso, o Senhor deseja fechar todas as brechas que foram abertas no decorrer da nossa histria em nossa vida espiritual, em nossa personalidade e at mesmo em nosso carter. E as ferramentas que o Senhor deseja utilizar nesta reconstruo so as prticas espirituais, que so elementos eficazes para a reconstruo e manuteno da nossa vida espiritual. Diante desta realidade, queremos motiv-los a continuar com este programa de aprofundamento espiritual que iniciamos em julho de 2010 atravs das campanhas do Projeto Amigos de Deus. No decorrer de 2011 e 2012 vamos ter outras iniciativas com o objetivo de incentivar e ajudar aqueles irmos que ainda no iniciaram este programa em suas vidas. No vamos esmorecer na caminhada, ao contrrio, vamos nos aprofundar dia a dia nesta intimidade com o nosso amado Senhor. O Senhor deseja servos e servas que se deixam reconstruir; que cotidianamente estejam aos ps do Senhor. O Senhor deseja que sejamos seus amigos e tal qual o discpulo amado, sentarse no Seu colo e reclinar a cabea em Seu peito para ouvir a Sua voz. Somente assim saberemos quando, onde e como lanar as redes! Deus os abenoe! Equipe Nacional do Projeto Amigos de Deus. Informaes: rccpr@rccpr.com.br ou pelo fone 41-3222-9211.
Boa coisa a orao acompanhada de jejum... Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presena de Deus. (Tb. 12,8a; 15)

Anda mungkin juga menyukai