Anda di halaman 1dari 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA MG Departamento de Ensino de 2 Grau Departamento de Cincias Humanas e Sociais Fundamentos de Sociologia Poltica Prof.

f. Brulio Silva Chaves Turma: Qumica 3A Aluno: Mariana Gabriela de Oliveira

Os 10 anos dos atentados de 11 de setembro No dia 27 de agosto de 2011 aconteceu, no auditrio do campus I do Centro de Educao Tecnolgica de Minas Gerais as palestras ministradas por: Professor Jorge Mascarenhas Lasmar: Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Relaes Internacionais pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorou-se em Relaes Internacionais na London School of Economics and Political Sciences tendo contado com bolsa da CAPES (1o lugar do Brasil na rea). Atualmente advogado e professor das Faculdades Milton Campos e da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Possui trabalhos publicados em quatro lnguas, tem ampla experincia na mdia e conquistou vrios prmios, bolsas e condecoraes como a Medalha da Inconfidncia e o 1o lugar no concurso nacional de teses do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, IAMG. Atua principalmente nas reas de jurisdies internacionais, poltica internacional, teoria das relaes internacionais, segurana, terrorismo e conflitos internacionais. Professor Mestre Vladimir Pinto Coelho Feij: Graduado em Direito pela UFMG; Graduado em Relaes Internacionais pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais; Mestre em Direito Pblico Internacional pela UFMG; Professor Assistente do IBMEC/MG; Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Direito da FEAD; Membro do Conselho Diretor da Empresa Jnior de Relaes Internacionais (EJRI) Diretor da Editora de Relaes Internacionais (ERIN) Editor-Chefe e Redator do Jornal Observatrio Internacional Editor-Chefe e Redator do Jornal Mirante Cucaracha. Parte I Sntese das idias discutidas no evento: O primeiro significado de terrorismo era atribudo a desastres naturais que causavam ansiedade na populao, como por exemplo, terremotos. Passou, ento, a significar violncia abusiva do Estado; depois, ainda, ato abusivo da populao contra o Estado.

Hoje, a palavra terrorismo pejorativa. Muitos questionam o termo: chamam-se libertadores, revolucionrios, etc. Alex Schmid o sintetiza como modo de ao violenta que inspira ansiedade, sendo empregada clandestinamente e por vrios motivos. O alvo direto da violncia no o alvo principal, ao contrrio da violncia comum. De toda forma, o terrorismo no produto da sociedade atual, ele sempre existiu. So diversos exemplos na histria: os Thugs (sc. XII e XIX), Guy Fawkes (1605), Ku Klux Klan (1865), terrorismo de esquerda (dc. De 50 a 90). Osama Bin Laden era de uma famlia muito grande e sempre foi o tipo de pessoa marginal a tudo, muito tmido, no chamava a ateno. Sua primeira aventura foi ir para a guerra, na poca da Guerra Fria, j que achou que a religio estava em crise, lutar contra os comunistas ateus que estavam atacando a terra islmica. Comea, ento, a se destacar como um homem rico que largou tudo para ajudar na guerra do Afeganisto. Para Bin Laden, o Isl estava em perigo graas ao capitalismo, pela perda da moral e dos bons costumes, sendo os Estados Unidos o inimigo que estava longe. Em 1978 ele funda a Al Qaeda, que hoje est presente em todo o mundo, inclusive no Brasil. A Al Qaeda tem como ideologia: choque entre o oriente e o ocidente; deve-se usar do terrorismo devido menor fora que o inimigo, a economia o ponto fraco do capitalismo (essencialmente dos EUA). A estrutura feita atravs de grupos organizados com movimento ideolgico para uma cadeia global. Dessa forma, a organizao declara guerra aos Estados Unidos em 1998. Os atentados de 11 de setembro so frutos dessa guerra. Os atentados de 11 de setembro expuseram que no existe proteo do Estado ou da sociedade. Dessa forma h um choque entre a questo do progresso do Ocidente e do equilbrio do Oriente. Enquanto o Ocidente defende sua humanizao, ele condena os abusos do Oriente. Isso feito principalmente pelos Direitos Humanos, um conjunto de valores de bem e mal que se chocam com o Oriente. Com os atentados terroristas a sociedade passa a questionar os Direitos Humanos, fazendo com que seu conceito mude. O Estado e a sociedade passam a legitimar aes da sociedade e do Estado contra aqueles que o ferem. Os pases passam a mudar suas leis: a reeducao vira morte. Com o objetivo de combater o terrorismo h criaes de leis que ferem o direito de intimidade de cada um, utilizando escuta telefnica, procura em casas, rastreamentos de emails, etc. At mesmo a tortura passa a ser autorizada para a obteno de informaes.

Dessa forma h uma vitria moral do terrorismo: o Ocidente mostra que no to humano como julgava ser e existem abusos dos quais antes o Oriente era acusado. Parte II Discusso sociolgica: Os atentados de 11 de Setembro so um marco para a histria: uma superpotncia foi atacada por um grupo de pessoas. Em resposta a essa ao foram gastos, estimativamente, 1 trilho de dlares com a Guerra ao Terror, alm da deturpao da lei tendo como desculpa a segurana pblica. A Guerra ao Terror mostra, descaradamente, a face do neoliberalismo: ajuda os detentores de poder enquanto a parcela pobre da populao est em crise. O Estado se mostra vivo apenas para favorecer os arquitetos do capitalismo. Este, apesar de teoricamente no regular a economia, monta a guerra para o desfrute de quem pode. Enquanto a parcela da populao estadunidense pobre cresce, os investimentos na guerra tornam-se valores absurdos. Deixa-se de investir em sade, educao para investir em uma guerra econmica e no de segurana pblica, como sugere. A guerra se torna um investimento econmico, por exemplo, em relao ao petrleo rabe. Ela legitimada e gera lucros: a indstria de guerra que faz diversos setores da economia girarem. Alm disso h uma destituio dos direitos e valores.humanos. Com a desculpa da segurana pblica a tortura passa a ser legal, a humilhao comum. No h quem questione o que est acontecendo e parece que toda a populao se entrega a isso. Mas at que ponto essa aceitao da populao a Guerra ao Terror um consenso ou uma induo? Toda vez que se impe o medo sociedade esta concorda com atitudes do governo para a represso de quem causa o medo. Esse o principal papel da indstria cultural: disseminar o medo. Os meios de comunicao do um enfoque excessivo ao terrorismo e ao perigo que cerca cada um. Utiliza de todos os artifcios possveis para a manipulao da populao para que no haja o pensamento crtico e lgico, para que no haja questionamento. Somente dessa forma possvel que milhes de pessoas comemorem a morte de um homem como se fosse o dia de ano novo.

Anda mungkin juga menyukai