Anda di halaman 1dari 3

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA MG Departamento de Ensino de 2 Grau Departamento de Cincias Fsica Prof.

f. Renato Turma: Qumica 3A Alunos: Ayeska Barbosa, Camila Renata, Maria Luiza Aquino, Mariana Gabriela de Oliveira, Mariana Myriam Fraga.

Espectro Eletromagntico
Grupo 1 - Ondas eletromagnticas Hertzianas ou Ondas de Rdio
A partir da descoberta da induo eletromagntica por Michael Faraday em 1831, iniciou-se o desenvolvimento de pesquisas ligadas s ondas de rdio e sua transmisso. Em 1895 foi inventado por Guglielmo Marconi o primeiro sistema prtico de telegrafia sem fios, baseado nas pesquisas de Faraday, James Maxwel e Heinrich Hertz, entre outros. Em 1897 o Oceano Atlntico j era cruzado por sinas de radiotelegrafia. O padre catlico e inventor brasileiro Roberto Landell de Moura foi o primeiro a transmitir voz humana sem fio (radioemisso e telefonia por rdio) em 1893 em So Paulo, do alto da Avenida Paulista ao morro de SantAnna. No incio, as rdios utilizavam a transmisso AM, que com amplitude modulada, que comeou em 1906. No Brasil, a inaugurao oficial do rdio ocorreu no dia 7 de setembro de 1922.

Faixa de freqncia
Ondas de rdio a denominao dada s ondas desde frequncias muito pequenas at altas frequncias (108Mhz). Portanto, tal definio engloba: micro-ondas, ondas de TV, ondas curtas, ondas longas e bandas de AM e FM. As ondas de rdio propriamente ditas vo de 535Khz 108Mhz. As bandas de freqncia mais comuns so: rdio AM - 535 kilohertz a 1.7 megahertz rdio de ondas curtas - 5.9 megahertz a 26.1 megahertz rdio CB - 26.96 megahertz a 27.41 megahertz rdio FM - 88 megahertz a 108 megahertz

1) Megahertz significa "milhes de ciclos por segundo", ento "91.5 megahertz" significa que o transmissor da estao de rdio oscila numa freqncia de 91.500.000 ciclos por segundo.

Comprimento de onda
Varia de 10 m a 10 km. Por terem freqncias baixas, as ondas de rdio, tm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera). Alm de terem a capacidade de contornar obstculos como rvores, edifcios, de modo que relativamente fcil capt-las num aparelho rdio-receptor.

Transmisso e recepo

Dentro da antena transmissora existe um campo eltrico oscilante que desloca as cargas livres de um lado para o outro. A movimentao dessas cargas d origem a um campo eletromagntico paralelo antena, que se propaga em linha reta, em uma direo perpendicular antena, com a mesma frequncia de oscilao das cargas. A onda transmitida se propaga at ser captada por uma antena receptora. O campo eletromagntico gera na antena uma oscilao das cargas livres, com a mesma frequncia do campo, que decodificada e transformada em sinais sonoros (no caso do rdio) ou visuais (no caso da televiso). Como a onda se propaga em linha reta, somente uma antena posicionada na mesma direo da onda ser capaz de receber o sinal transmitido, pois as ondas emitidas so polarizadas. Para que o campo eletromagntico se propague em vrias direes, basta posicionar diversas antenas em um mesmo ponto, mas em direes diferentes. Como o sinal emitido no seria polarizado, j que se propaga em todas as direes, uma antena em qualquer direo perpendicular direo de propagao seria capaz de capt-lo. Os chamados scanners de rdio so receptores capazes de captar uma grande largura de frequncias. possvel configur-lo para que ele faa uma varredura em uma faixa de freqncia e pare quando captar um sinal ou configur-lo para uma frequncia especfica e ouvir este canal.

Aplicaes e curiosidades
As ondas de rdio tem diversas aplicaes. Sem dvidas, a mais conhecida aquela onde as ondas so utilizadas em rdios AM e FM. Porm, as ondas so utilizadas, tambm, para comunicaes militares, telefones celulares, rdio amador, computadores sem fio dentre outras aplicaes. A faixa de rdio AM reservada para a transmisso das rdios que operam com Amplitude Modulada. Estaes de rdio AM e imagens de um sinal de TV usam amplitude modulada para codificar informaes. Na amplitude modulada, a amplitude da onda senoidal (sua voltagem pico-a-pico) muda. As faixas de freqncia das ondas curtas e rdio so utilizadas por diversos servios tais como rdio-amadorismo, aeronutica, bombeiros, polcia e rdio-taxis: 1.625 a 1.800 kHz radionavegao da Aeronutica; 1.800 a 1.850 kHz - radioamadorismo 160 mts; 2.173,5 a 2.190,5 kHz - socorro martimo; 4.072 kHz - socorro internacional; 4.125 kHz - SOS Atlntico Sul; 26.870 kHz - rdio taxi; 33.480 kHz Bombeiros; 39.020 kHz - Policia Militar; 39.500 kHz - Policia Rodoviria. A faixa de rdio FM operam com Freqncia Modulada e se encontram entre os canais 6 e 7 da televiso. Estaes de rdio FM e centenas de outras tecnologias sem fio (incluindo o som de um sinal de TV, telefones sem fio, telefones celulares, etc.) usam freqncia modulada. A vantagem da FM que ela amplamente imune ao rudo. Um uso interessante das ondas de rdio sua utilizao com o efeito teraputico, onde as ondas de rdio no tm efeito excitomotor (estimula o sistema neuromuscular), mas produz um efeito trmico, onde se tem a termoterapia uniforme em todo o corpo. Para alm do seu efeito trmico, de ondas curtas tem outros efeitos, como o aumento da circulao (hiperemia), aumento de leuccitos e de ao de anti-inflamatrios e analgsicos. Atualmente so muitas as pesquisas sobre o uso de ondas de rdio na medicina. Estas tcnicas so baseadas principalmente na utilizao de ondas de rdio em conjunto com campos magnticos, similar forma como eles combinam campos eltricos e magnticos na ressonncia magntica. Referncias Bibliogrficas:

- BRAIN, M.; Como funcionam as ondas de rdio, traduzido por HowStuffWorks Brasil. Disponvel em: <http://informatica.hsw.uol.com.br/ondas-de-radio2.htm>. Acesso em 16 ago. 2011. BISQUOLO, P. A.; Ondas eletromagnticas Tipos. Disponvel <http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u32.jhtm>. Acesso em 16 ago. 2011. - ALVARENGA, B.; MXIMO, A. Fsica, v. 3. So Paulo: Scipione, 2000. em:

Anda mungkin juga menyukai