Anda di halaman 1dari 3

Resduos de Servios de Sade

Por Dbora Carvalho Meldau


Dentro do grupo dos Resduos de Servios de Sade (RS S ), so encontrados os resduos oriundos de hospitais (lixo hospitalar), drogarias, consultrios mdicos e odontolgicos, laboratrios de anlises clnicas, dentre outros estabelecimentos que prestam servios semelhantes a estes. As pessoas que manipulam os RSS tm sua sade exposta a riscos, sendo que o manejo de forma incorreta destas, pode levar a um aumento do nmero de casos de infeces hospitalares. J em relao questo ambiental, os RSS quando presentes nos lixes poluem lenis freticos e corpos hdricos devido ao chorume formado pelo acumulo do lixo.

Classificao
No Brasil, h alguns anos atrs, os RSS eram manejados da mesma forma que os resduos domiciliares e pblicos, ou seja, sua coleta, transporte, tratamento e local de despejo em ambos as situaes eram iguais. Mas no dia 7 de setembro de 2004 entrou em vigor a Resoluo da Diretoria Colegiada, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria/ANVISA, n 306, onde esto definidas as classificaes dos RSS e qual o devido gerenciamento a ser dado para cada grupo.

Grupo A: dentro deste grupo so encontrados resduos que possivelmente possuem agentes biolgicos, desta maneira, apresentando riscos de causar infeces. Dividese em 5 subgrupos (A1,A2,A3,A4 e A5), baseado nas diferenas entre os tipos de RSS que possuem estes agentes.

Grupo B: nestes resduos esto presentes substncias qumicas que, possivelmente, conferem risco sade pblica ou ao meio ambiente. Grupo C: englobam materiais oriundos de atividades humanas que possuem radionucldeos em quantidades acima dos limites aceitveis segundos as normas do CNEN.

Grupo D: neste grupo esto presentes os resduos que no apresentam risco qumico, biolgico e nem radioativo para a sade dos seres vivos, muito menos ao meio ambiente, como por exemplo, papel de uso sanitrio, fraldas, restos alimentares de paciente, entre outros.

Grupo E: grupo onde esto os materiais perfurocortantes ou escarificantes.

Etapas do recolhimento
A realizao de um devido gerenciamento dos RSS de extrema importncia na neutralizao dos possveis riscos sade dos seres humanos e tambm ao meio ambiente. Este gerenciamento feito atravs de um conjunto de aes que tem seu incio no manejo interno, onde realizada uma segregao adequada dentro das unidades de servios de

sade, visando reduo do volume de resduos infectantes. Dentro deste manejo existem etapas:

Segregao: feita atravs da separao dos resduos no instante e local de sua gerao. Acondicionamento: embalar em sacos impermeveis e resistentes, de maneira adequada, todos os resduos que foram segregados, segundo suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas.

Identificao: esta medida indica os resduos presentes nos recipientes de acondicionamento. Armazenamento temporrio: acondiciona temporariamente os recipientes onde esto contidos os resduos, prximo ao ponto em que eles foram gerados. Esta medida visa agilizar o recolhimento dentro do estabelecimento.

Armazenamento externo: refere-se guarda dos recipientes no qual esto contidos os resduos, at que seja realizada a coleta externa. Coleta e transporte externos: refere-se ao recolhimento dos RSS do armazenamento externo, sendo encaminhado para uma unidade de tratamento e destinao final.

Tratamentos dos Resduos de Servios de Sade


O tratamento dos RSS de extrema importncia, pois consiste na descontaminao dos resduos, atravs de meios qumicos ou fsicos que devem ser feitos em locais seguros. Esta etapa pode ser realizada atravs de diversas maneiras:

Processos trmicos: atravs da realizao da autoclavagem, incinerao, pirlise, ou at mesmo uso de aparelhos de microondas. Processos qumicos: previamente os matrias passarem por este processo devem ser triturados para que haja um aumento na eficincia deste. Em seguida triturao os RSS so imersos em desinfetantes por alguns minutos.

Irradiao: neste caso, h uma excitao da camada externa dos eltrons das molculas, devido radiao ionizante, deixando-as carregadas, sendo assim haver um rompimento do material gentico (DNA ou RNA) dos microrganismos, resultando na morte dos mesmos.

Por fim, aps todos estes processos, o material resultante encaminhado para um aterro sanitrio que possua licenciamento ambiental. Nos casos de municpios que no possuem esta opo, vem sendo muito utilizada a implementao de valas spticas, onde os RSS so depositados nestas valas escavada no solo, que em seguida revestida por uma manta plstica impermevel, protegendo assim contra possveis contaminaes ao meio ambiente. Leia tambm:


Fonte:

Destinao de Resduos Classificao de Resduos Slidos Definio de Resduo Slido

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/gerenciamento-residuos-servicosaude.htm http://www.ibam.org.br/publique/media/Boletim3b.pdf

Anda mungkin juga menyukai