Anda di halaman 1dari 7

Choque eltrico

Acontece quando o corpo e percorrido por corrente eltrica causando conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal. Podendo ser: Choque esttico: e o choque obtido atravs de uma descarga eltrica, ou seja, gerado a partir do acumulo de energia eltrica, presente nos mais diferentes materiais e equipamentos. Choque dinmico: e o choque tradicional, obtido ao tocar um elemento energizado da rede de energia eltrica. Descarga atmosfrica ou raios: so gigantescas descargas eltricas entre nuvens, ou entre nuvens e a terra, que podem produzir choques eltricos como que produzido por enormes capacitores, portanto com altssima corrente.

Efeitos do choque no corpo humano


A corrente eltrica que invade o corpo humano trafega procurando os rgos de menor resistividade eltrica. portanto ,alguns rgos com essas caractersticas ficaro mais susceptveis a danos .outros sintomas ,de difcil analise so os provocados pelo choque eltrico cujos efeitos e danos nos rgos s aparecero mais tarde.estes da nos podem aparecer aps dias ou meses. Como efeitos diretos decorrentes do choque eltricos, podemos ter:

A morte A fibrilacao do corao As queimaduras Contraes violentas dos msculos

Como indiretos As quedas As batidas. etc... Qualquer atividade biolgica seja ela glandular nervosa ou muscular, e originada de impulsos de corrente eltrica. Se a essa corrente fisiolgica interna somar-se uma corrente de origem humano uma alterao das funes vitais normais que dependendo da durao da corrente. pode levar o individuo ate a morte. A morte ocorrer por asfixia, se a intensidade da corrente eltrica for de valor elevado (normalmente acima de 30mA) e circular por um perodo de tempo relativamente pequeno. Dai a necessidade de uma ao rpida ,no sentido de interromper a passagem da corrente eltrica pelo corpo do acidentado. A fibrilacao do corao ocorrera se houver intensidade de corrente da ordem de 75 a 300mA, que circulem por perodos de tempo superiores a um quarto de segundos. Os impulsos peridicos que em condies normais regulam as contraes e as expanses so alteradas ocasionando disritmia. Que, no permitindo circulao de sangue pelo corpo resulta na falta de oxignio nos tecidos do corpo e no crebro.

Queimadura a passagem da corrente eltrica pelo corpo humano e acompanhado de desenvolvimento de calor pelo efeito joule, podendo produzir queimaduras tanto superficiais a pele como profundas, inclusive nos rgos internos. As queimaduras produzidas por corrente eltrica so via de regra as mais profundas e as de curas, mas difcil, podendo mesmo causar a morte por insuficincia renal. Batidas e quedas o choque eltrico poder causar simples contraes musculares que, muito embora no acarretem de uma forma diretas leses, contudo, de uma maneira indireta, a contrao do msculo poder levar a pessoa a, involuntariamente, chocar-se com alguma superfcie, sofrendo assim pancadas, ou mesmo queda quando a vitima estiver em local elevado. Uma grande parcela dos acidentes por choque eltrico conduz a leses provenientes de
batidas quedas. Percurso da corrente eltrica no corpo humano a corrente eltrica entra por uma das mos e sai por um dos ps. Percorrem parte do trax ,centros nervosos,diafragma. Dependendo da intensidade da corrente produzir asfixia e fibrilacao ventricular e, conseqentemente, parada cardaca. A corrente entra por uma das mos e sai pela outra, percorrendo o trax. E onde a corrente pode ocasionar um dos percursos mais perigosos dependendo da intensidade, pode ocorrer parada cardaca. A corrente vai de um pe a outro atravs das coxas, pernas e abdmen. O perigo e menor que nos dois casos anteriores, mas a vitima pode sofrer perturbaes dos rgos abdominais e msculos.

Anda mungkin juga menyukai