Anda di halaman 1dari 6

EDUCAO AMBIENTAL: EVOLUO, CONCEITOS, OBJETIVOS/!!! !

A Educao Ambiental o caminho para uma vida melhor. Precisamos de informaes sobre a importncia da natureza e da vida do planeta...
Principio Dcimo de Protetores da Vida

Histrico
1972 - Estocolmo (Sua): Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente Humano. A Educao Ambiental passa a ser considerada como campo de ao pedaggica, adquirindo relevncia e vigncia internacional. 1974 - Jammi (Finlndia): A Educao Ambiental no um ramo da cincia ou uma matria de estudos separada, seno o marco de uma educao integral permanente. 1975 - Organizao para a Educao, a Cincia e a Cultura das Naes Unidas ( UNESCO) e o programa das Naes Unidas pra o Meio Ambiente (PNUMA): Seminrio Internacional de Educao Ambiental, resultando na Carta de Belgrado. 1977- Tbilisi (URSS): Primeira Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental (UNESCO/PNUMA) Meio Ambiente composto pelo meio fsico-bitico + meio social e cultural. Relaciona os problemas ambientais com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.

1987- Moscou ( URSS): Congresso Internacional sobre a Educao e Formao relativas ao Meio Ambiente - Gerou o documento Estratgia Inernacional em Matria de Educao e Formao Ambiental para a Dcada de 90. 1992- Rio (Brasil): Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentvel e melhoria da qualidade de vida e a criao da Carta Brasileira de Educao Ambiental.

CONCEITO DE EDUCAO AMBIENTAL

A Educao Ambiental uma forma abrangente de educao que se prope a atingir todos os cidados, inserindo a varivel meio ambiente em suas dimenses fsica, qumica, biolgica, econmica, poltica e cultural em todas as disciplinas e em todos os veculos de transmisso de conhecimentos. As diversas definies de EA variam de acordo com o enfoque dado pela rea de conhecimento (biologia, geografia, cincias sociais...). Os processos por meios dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Art. 1/Lei n 9.795/99-Poltica Nacional de EA). O processo pedaggico que tem por objetivo a formao e o desenvolvimento do homem e da coletividade com vistas conservao do meio ambiente equilibrado, abrangendo: a agregao de valores sociais, conhecimentos e habilidades; o estimulo compreenso dos problemas ambientais; a indicao de alternativas e ao emprego adequado das potencialidades (Art. 2/ Lei n 1.374/03- Poltica Estadual de EA do Tocantins).

AS FINALIDADES DA EDUCAO AMBIENTAL

Ajudar a fazer compreender, claramente, a existncia da interdependncia econmica, social, poltica e ecolgica, nas zonas urbanas e rurais; Proporcionar, todas as pessoas, a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, as atitudes, o interesse ativo e as atitudes necessrias para proteger e melhorar o meio ambiente; Induzir novas formas de conduta nos indivduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, a respeito do meio ambiente.

AS CATEGORIAS DE OBJETIVOS DA EDUCAO AMBIENTAL

Conscincia: ajudar os grupos sociais e os indivduos a adquirir conscincia do meio ambiente global e ajudar-lhes a sensibilizar-se por essas questes; Conhecimento: ajudar os grupos sociais e os indivduos a adquirir diversidade de experincias e compreenso fundamental do meio ambiente e dos problemas anexos; Comportamento: ajudar os grupos sociais e os indivduos a comprometerem-se com uma srie de valores, e a sentir interesse e preocupao pelo meio ambiente, motivando-os de tal modo que possa participar ativamente na melhoria e na proteo do meio ambiente; Habilidades: ajudar os grupos sociais e os indivduos a adquirir as habilidades necessrias para determinar e resolver os problemas ambientais; Participao: proporcionar aos grupos sociais e aos indivduos a possibilidade de participar ativamente nas tarefas que tm por objetivo resolver problemas ambientais.

PRINCPIOS BSICOS DA EDUCAO AMBIENTAL


A Educao Ambiental deve:

Considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem, tecnolgicos, sociais, econmico, poltico, tcnico, histrico-cultural, moral e esttico; Construir um processo contnuo e permanente, comeando pelo prescolar, e continuando atravs de todas as fases do ensino formal e no-formal; Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o contedo especfico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada; Examinar as principais questes ambientais, do ponto de vista do local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condies ambientais de outras regies geogrficas; Concentrar-se nas situaes ambientais atuais, tendo em conta tambm a perspectiva histrica; Insistir no valor e na necessidade da cooperao local, nacional e internacional para prevenir e resolver problemas ambientais; Considerar de maneira explcita, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e de crescimento; Ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais; Destacar a complexidade dos problemas ambientais (scio ambientais) e, em conseqncia, a necessidade de desenvolver o senso crtico e as habilidades necessrias para resolver problemas; Utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de mtodos para comunicar e adquirir conhecimento sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades prticas e as experincias pessoais.

FORMAS DE ATUAO DA EDUCAO AMBIENTAL

Educao Ambiental Formal O princpio bsico que dever nortear as atividades de educao formal o de estimular a abordagem interdisciplinar dos contedos ambientais, trabalhando os mesmos de forma transversal ao currculo bsico dentro das diferentes disciplinas j existentes. A Educao Ambiental formal tem como principal instrumento a escola, mas para que o tema Meio Ambiente seja incorporado ao cotidiano escolar, por intermdio das reas do conhecimento, e no apenas se mantenha como um tema excepcional em semanas ou atividades comemorativas, necessrio uma proposta de ao contnua. Para contribuir efetivamente na ampliao e no enriquecimento da questo ambiental na escola, propondo aes no especficas por disciplina, mas abrangendo as diferentes reas do conhecimento e servindo como meio estimulador de algumas aes de Educao Ambiental, fundamental que a escola desenvolva um programa ou projeto de Educao Ambiental. As aes devem ocorrer dentro do sistema formal de ensino, junto a rede escolar pblica (estadual e municipal) e privada, com produo de materiais tcnicos especficos, treinamento de professores e estmulo aos diferentes atores envolvidos na execuo do Programa, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Educao Ambiental No-Formal A Educao Ambiental no-formal direcionada comunidade, onde cabe uma grande diversidade de propostas, como por exemplo, a ao num bairro ou um conjunto de atividades junto aos trabalhadores, ou ainda uma proposta educativa para os moradores ou visitantes de uma rea de proteo ambiental. Os objetivos maiores so melhorar a qualidade de vida da comunidade e fortalecer a cidadania. A implantao de aes de Educao Ambiental junto comunidade fundamental, pois promove a disseminao do conhecimento sobre o ambiente, e essencial para a insero poltica, social e econmica da populao. Deve ser incorporada como parte do aprendizado, contribuindo decisivamente para ampliar a conscincia ambiental e tica consoantes com o desenvolvimento em bases sustentveis, favorecendo inclusive, a participao popular nas tomadas de decises.

Economia de energia e de gua, combate ao desperdcio de matrias-primas, reduo da poluio do ar e sonora, coleta seletiva e reciclagem do lixo so aes simples que podem se tornar hbitos por meio de Educao Ambiental NoFormal. Educao Ambiental Informal Constitui os processos destinados a ampliar a conscientizao pblica sobre as questes ambientais atravs dos meios de comunicao de massa (jornais, revistas, rdios, e televiso) e sistemas de informatizao (Internet), bancos de dados ambientais, alm de bibliotecas, videotecas e filmotecas especializadas. Incluem-se ainda peas grficas utilizadas com finalidade didtica ou informativa, como livretos, cartazes, folders, boletins e informativos destinados a informao e sensibilizao da sociedade sobre as questes ambientais. Outras formas de atuao Outras formas de manifestao e de expresso humana tambm devem ser contempladas em atividades de EA (canes, poesias, esculturas, pinturas, dentre outras). No necessariamente se constituem em objeto da pedagogia ambiental no seu sentido usual, mas so valiosos enquanto instrumentos de sensibilizao por exprimirem no campo das emoes e dos sentimentos as percepes das pessoas em relao ao meio ambiente.

Anda mungkin juga menyukai