Anda di halaman 1dari 15

Cpia no autorizada

SET 1993

NBR 7229

Projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto NBR 7229/1992 CB-02 - Comit Brasileiro de Construo Civil CE-02:009.07 - Comisso de Estudo de Instalao Predial de Fossas Spticas NBR 7229 - Project, construction and operation of septic tank systems - Procedure Descriptor: Septic tank Esta Norma substitui a NBR 7229/1982 Vlida a partir de 01.11.1993 Incorpora as Erratas de JAN 1994 e n 2 de SET 1997 Palavras-chave: Tanque sptico. Fossa sptica 15 pginas

Copyright 1993, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
1 Objetivo 2 Documentos complementares 3 Definies 4 Condies gerais 5 Condies especficas 6 Inspeo ANEXO A - Figuras

3.1 Decantao Processo em que, por gravidade, um lquido se separa dos slidos que continha em suspenso. 3.2 Despejo industrial Resduo lquido de operao industrial. 3.3 Dimetro nominal (DN) Designao numrica de tamanho, que comum a todos os componentes de um sistema de tubulao, exceto os componentes designados pelo dimetro externo ou pelo tamanho da rosca. 3.4 Taxa de acumulao de lodo Nmero de dias de acumulao de lodo fresco equivalente ao volume de lodo digerido a ser armazenado no tanque, considerando reduo de volume de quatro vezes para o lodo digerido. 3.5 Digesto Decomposio da matria orgnica em substncias progressivamente mais simples e estveis. 3.6 Dispositivo de descarga de lodo Instalao tubular para retirada, por presso hidrosttica, do contedo da zona de digesto.

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies exigveis para projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos, incluindo tratamento e disposio de efluentes e lodo sedimentado. Tem por objetivo preservar a sade pblica e ambiental, a higiene, o conforto e a segurana dos habitantes de reas servidas por estes sistemas.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 5626 - Instalaes prediais de gua fria - Procedimento NBR 8160 - Instalaes prediais de esgoto sanitrio - Procedimento NBR 13969 - Tanques spticos - Unidades de tratamento complementar e disposio final dos efluentes lquidos - Projeto, construo e operao

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 a 3.36.

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

3.7 Dispositivo de entrada Dispositivo interno destinado a orientar a entrada do esgoto no tanque sptico, prevenindo sua sada em curtocircuito. 3.8 Dispositivo de sada Dispositivo interno destinado a orientar a sada do efluente do tanque sptico, evitando curto-circuito, e a reter escuma. 3.9 Efluente Parcela lquida que sai de qualquer unidade de tratamento. 3.10 Efluente do tanque sptico Efluente ainda contaminado, originrio do tanque sptico. 3.11 Escuma Matria graxa e slidos em mistura com gases, que flutuam no lquido em tratamento. 3.12 gua residuria Lquido que contm resduo de atividade humana. 3.13 Esgoto afluente gua residuria que chega ao tanque sptico pelo dispositivo de entrada. 3.14 Esgoto domstico gua residuria de atividade higinica e/ou de limpeza. 3.15 Esgoto sanitrio gua residuria composta de esgoto domstico, despejo industrial admissvel a tratamento conjunto com esgoto domstico e gua de infiltrao. 3.16 Filtro anaerbio Unidade destinada ao tratamento de esgoto, mediante afogamento do meio biolgico filtrante. 3.17 Intervalo entre limpezas Perodo de tempo entre duas operaes consecutivas e necessrias de remoo do lodo do tanque sptico. 3.18 Lodo Material acumulado na zona de digesto do tanque sptico, por sedimentao de partculas slidas suspensas no esgoto. 3.19 Lodo desidratado Lodo com baixo teor de umidade. 3.20 Lodo digerido Lodo estabilizado por processo de digesto.

3.21 Lodo fresco Lodo instvel, em incio de processo de digesto. 3.22 Perodo de deteno do esgoto Tempo mdio de permanncia da parcela lquida do esgoto dentro da zona de decantao do tanque sptico. 3.23 Perodo de digesto Tempo necessrio estabilizao da parcela orgnica do lodo. 3.24 Profundidade total Medida entre a face inferior da laje de fechamento e o nvel da base do tanque. 3.25 Profundidade til Medida entre o nvel mnimo de sada do efluente e o nvel da base do tanque. 3.26 Sedimentao Processo em que, por gravidade, slidos em suspenso se separam do lquido que os continha. 3.27 Sistema de esgotamento sanitrio Conjunto de instalaes que rene coleta, tratamento e disposio das guas residurias. 3.28 Sistema de tanque sptico Conjunto de unidades destinadas ao tratamento e disposio de esgotos, mediante utilizao de tanque sptico e unidades complementares de tratamento e/ou disposio final de efluentes e lodo. 3.29 Sumidouro ou poo absorvente Poo seco escavado no cho e no impermeabilizado, que orienta a infiltrao de gua residuria no solo. 3.30 Tanque sptico Unidade cilndrica ou prismtica retangular de fluxo horizontal, para tratamento de esgotos por processos de sedimentao, flotao e digesto (ver Figura 1 do Anexo A). 3.31 Tanque sptico de cmara nica Unidade de apenas um compartimento, em cuja zona superior devem ocorrer processos de sedimentao e de flotao e digesto da escuma, prestando-se a zona inferior ao acmulo e digesto do lodo sedimentado. 3.32 Tanque sptico de cmaras em srie Unidade com dois ou mais compartimentos contnuos, dispostos seqencialmente no sentido do fluxo do lquido e interligados adequadamente, nos quais devem ocorrer, conjunta e decrescentemente, processos de flotao, sedimentao e digesto.

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

3.33 Vala de filtrao Sistema de tratamento biolgico do efluente do tanque sptico, que consiste em um conjunto ordenado de caixa de distribuio, caixas de inspeo, tubulaes perfuradas superiores, para distribuir o efluente sobre leito biolgico filtrante, e tubulaes perfuradas inferiores, para coletar o filtrado e encaminh-lo disposio final. 3.34 Vala de infiltrao Sistema de disposio do efluente do tanque sptico, que orienta sua infiltrao no solo e consiste em um conjunto ordenado de caixa de distribuio, caixas de inspeo e tubulao perfurada assente sobre a camada-suporte de pedra britada. 3.35 Volume total Volume til acrescido de volume correspondente ao espao destinado circulao de gases no interior do tanque, acima do nvel do lquido. 3.36 Volume til Espao interno mnimo necessrio ao correto funcionamento do tanque sptico, correspondente somatria dos volumes destinados digesto, decantao e armazenamento de escuma.

4.3 Restries ao uso do sistema


4.3.1 O sistema em funcionamento deve preservar a quali-

dade das guas superficiais e subterrneas, mediante estrita observncia das restries desta Norma, relativas estanqueidade e distncias.
4.3.2 vedado o encaminhamento ao tanque sptico de:

a) guas pluviais; b) despejos capazes de causar interferncia negativa em qualquer fase do processo de tratamento ou a elevao excessiva da vazo do esgoto afluente, como os provenientes de piscinas e de lavagem de reservatrios de gua. 4.4 Abrangncia do projeto
4.4.1 Os sistemas de tanques spticos devem ser proje-

tados de forma completa, incluindo disposio final para efluente e lodo (ver Figura 2 do Anexo A), bem como, sempre que necessrio, tratamento complementar destes conforme a NBR 13969.
4.4.2 Os projetos dos sistemas de tratamento complementar e disposio final de efluente e de lodo digerido devem atender ao disposto nas NBR 5626 e NBR 8160 e nas normas a elas relacionadas.

4 Condies gerais
4.1 Aplicao do sistema
4.1.1 O sistema de tanques spticos aplica-se primordial-

5 Condies especficas
5.1 Distncias mnimas Os tanques spticos devem observar as seguintes distncias horizontais mnimas: a) 1,50 m de construes, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltrao e ramal predial de gua; b) 3,0 m de rvores e de qualquer ponto de rede pblica de abastecimento de gua; c) 15,0 m de poos freticos e de corpos de gua de qualquer natureza.
Nota: As distncias mnimas so computadas a partir da face externa mais prxima aos elementos considerados.

mente ao tratamento de esgoto domstico e, em casos plenamente justificados, ao esgoto sanitrio.


4.1.2 O emprego de sistemas de tanque sptico para o tra-

tamento de despejos de hospitais, clnicas, laboratrios de anlises clnicas, postos de sade e demais estabelecimentos prestadores de servios de sade deve ser previamente submetido apreciao das autoridades sanitrias e ambiental competentes, para a fixao de eventuais exigncias especficas relativas a pr e ps-tratamento.
4.1.3 Mesmo nos casos em que seja admitido o tratamento

de esgoto sanitrio com presena de substncias txicas, nos termos das sees precedentes, cuidados especiais devem ser tomados na disposio do lodo.
4.1.4 O sistema deve ser dimensionado e implantado de

forma a receber a totalidade dos despejos, com exceo dos despejos especificados em 4.3.2. 4.2 Indicaes do sistema O uso do sistema de tanque sptico somente indicado para: a) rea desprovida de rede pblica coletora de esgoto; b) alternativa de tratamento de esgoto em reas providas de rede coletora local; c) reteno prvia dos slidos sedimentveis, quando da utilizao de rede coletora com dimetro e/ou declividade reduzidos para transporte de efluente livre de slidos sedimentveis.

5.2 Materiais Os materiais empregados na execuo dos tanques spticos, tampes de fechamento e dispositivos internos devem atender s seguintes exigncias: a) resistncia mecnica adequada s solicitaes a que cada componente seja submetido; b) resistncia ao ataque qumico de substncias contidas no esgoto afluente ou geradas no processo de digesto.

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

5.3 Contribuio de despejos No clculo da contribuio de despejos, deve ser considerado o seguinte: a) nmero de pessoas a serem atendidas; b) 80% do consumo local de gua. Em casos plenamente justificados, podem ser adotados percentuais diferentes de 80% e, na falta de dados locais relati-vos ao consumo, so adotadas as vazes e contri-buies constantes na Tabela 1; c) nos prdios em que haja, simultaneamente, ocupan-tes permanentes e temporrios, a vazo total de contribuio resulta da soma das vazes corres-pondentes a cada tipo de ocupante. 5.4 Perodo de deteno dos despejos Os tanques spticos devem ser projetados para perodos mnimos de deteno, conforme a Tabela 2. 5.5 Contribuio de lodo fresco A contribuio de lodo fresco estimada conforme a Tabela 1. Para os casos de esgotos no-domsticos, de acordo com 4.1.2, a contribuio deve ser fixada a partir de observaes de campo ou em laboratrio, pelos indicado-res menos favorveis. 5.6 Taxa de acumulao total de lodo
5.6.1 A taxa de acumulao total de lodo, em dias, obtida

b) faixas de temperatura ambiente (mdia do ms mais frio, em graus Celsius); c) intervalo entre limpezas, em anos.
5.6.2 As taxas resultantes so as da Tabela 3. Para acu-

mulao em perodos superiores a cinco anos, devem ser estudadas as condies particulares de contribuio, acu-mulao e adensamento do lodo em cada caso. 5.7 Dimensionamento do tanque sptico O volume til total do tanque sptico deve ser calculado pela frmula: V = 1000 + N (CT + K Lf) Onde: V = volume til, em litros N = nmero contribuio de pessoas ou unidades de

C = contribuio de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1) T = perodo de deteno, em dias (ver Tabela 2) K = taxa de acumulao de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulao de lodo fresco (ver Tabela 3) Lf = contribuio de lodo fresco, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1)

em funo de: a) volumes de lodo digerido e em digesto, produzidos por cada usurio, em litros;

Tabela 1 - Contribuio diria de esgoto (C) e de lodo fresco (Lf) por tipo de prdio e de ocupante Unid.: L Prdio 1. Ocupantes permanentes - residncia padro alto padro mdio padro baixo - hotel (exceto lavanderia e cozinha) - alojamento provisrio 2. Ocupantes temporrios - fbrica em geral - escritrio - edifcios pblicos ou comerciais - escolas (externatos) e locais de longa permanncia - bares - restaurantes e similares - cinemas, teatros e locais de curta permanncia - sanitrios pblicos(A)
(A)

Unidade

Contribuio de esgotos (C) e lodo fresco (Lf)

pessoa pessoa pessoa pessoa pessoa

160 130 100 100 80

1 1 1 1 1

pessoa pessoa pessoa pessoa pessoa refeio lugar bacia sanitria

70 50 50 50 6 25 2 480

0,30 0,20 0,20 0,20 0,10 0,10 0,02 4,0

Apenas de acesso aberto ao pblico (estao rodoviria, ferroviria, logradouro pblico, estdio esportivo, etc.).

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

Tabela 2 - Perodo de deteno dos despejos, por faixa de contribuio diria Tempo de deteno Contribuio diria (L) Dias At 1500 De 1501 a 3000 De 3001 a 4500 De 4501 a 6000 De 6001 a 7500 De 7501 a 9000 Mais que 9000 1,00 0,92 0,83 0,75 0,67 0,58 0,50 Horas 24 22 20 18 16 14 12

Tabela 4 - Profundidade til mnima e mxima, por faixa de volume til Volume til (m3) At 6,0 De 6,0 a 10,0 Mais que 10,0 5.10 Nmero de cmaras O emprego de cmaras mltiplas em srie recomendado especialmente para os tanques de volumes pequeno a mdio, servindo at 30 pessoas. Para observncia de melhor desempenho quanto qualidade dos efluentes, recomendam-se os seguintes nmeros de cmaras: a) tanques cilndricos: trs cmaras em srie; b) tanques prismticos retangulares: duas cmaras em srie. 5.11 Proporo entre as cmaras (ver Figura 4 do Anexo A) Conforme sua conformao, cilndrica ou prismtica, os tanques tm as seguintes propores entre cmaras: a) tanques cilndricos: 2:1 em volume, da entrada para a sada; b) tanques prismticos retangulares: 2:1 em volume, da entrada para a sada. 5.12 Intercomunicao entre as cmaras Profundidade til mnima (m) 1,20 1,50 1,80 Profundidade til mxima (m) 2,20 2,50 2,80

Tabela 3 - Taxa de acumulao total de lodo (K), em dias, por intervalo entre limpezas e temperatura do ms mais frio Intervalo entre limpezas (anos) Valores de K por faixa de temperatura ambiente (t), em C t 10 1 2 3 4 5 94 134 174 214 254 10 t 20 65 105 145 185 225 t > 20 57 97 137 177 217

5.8 Geometria dos tanques Os tanques spticos podem ser cilndricos ou prismticos retangulares. Os cilndricos so empregados em situaes onde se pretende minimizar a rea til em favor da profundidade; os prismticos retangulares, nos casos em que sejam desejveis maior rea horizontal e menor profundidade. 5.9 Medidas internas mnimas (ver Figuras 3 e 4 do Anexo A) As medidas internas dos tanques devem observar o que segue: a) profundidade til: varia entre os valores mnimos e mximos recomendados na Tabela 4, de acordo com o volume til obtido mediante a frmula de 5.7; b) dimetro interno mnimo: 1,10 m; c) largura interna mnima: 0,80 m; d) relao comprimento/largura (para tanques prismticos retangulares): mnimo 2:1; mximo 4:1.

As cmaras devem comunicar-se mediante aberturas com rea equivalente a 5% da seo vertical til do tanque no plano de separao entre elas. As seguintes relaes de medida devem ser observadas para as aberturas (ver Figura 4 do Anexo A): a) distncia vertical mnima da extremidade ou geratriz superior da abertura ao nvel do lquido: 0,30 m; b) distncia vertical mnima da extremidade inferior da abertura soleira do tanque: metade da altura til para tanques dimensionados para limpeza a intervalos de at trs anos, e dois teros da altura til para tanques dimensionados para limpeza a intervalos superiores a trs anos; c) menor dimenso de cada abertura: 3 cm. 5.13 Dispositivos de entrada e sada Os dispositivos de entrada e sada, constitudos por trs sanitrios ou septos, devem observar as seguintes relaes de medidas (ver Figura 3 do Anexo A): a) dispositivo de entrada: parte emersa, pelo menos 5 cm acima da geratriz superior do tubo de entrada, e parte imersa aprofundada at 5 cm acima do nvel correspondente extremidade inferior do dispositivo de sada;

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

b) dispositivo de sada: parte emersa nivelada, pela extremidade superior, ao dispositivo de entrada, e parte imersa medindo um tero da altura til do tanque a partir da geratriz inferior do tubo de sada; c) as geratrizes inferiores dos tubos de entrada e sada so desniveladas em 5 cm; d) entre a extremidade superior dos dispositivos de entrada e sada e o plano inferior da laje de cobertura do tanque, deve ser preservada uma distncia mnima de 5 cm. 5.14 Aberturas de inspeo (ver Figura 5 do Anexo A) As aberturas de inspeo dos tanques spticos devem ter nmero e disposio tais que permitam a remoo do lodo e da escuma acumulados, assim como a desobstruo dos dispositivos internos. As seguintes relaes de distribuio e medidas devem ser observadas: a) todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimenso igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque; b) o mximo raio de abrangncia horizontal, admissvel para efeito de limpeza, de 1,50 m, a partir do qual nova abertura deve ser necessria; c) a menor dimenso das demais aberturas, que no a primeira, deve ser igual ou superior a 0,20 m; d) os tanques executados com lajes removveis em segmentos no necessitam de aberturas de inspeo, desde que as peas removveis que as substituam tenham rea igual ou inferior a 0,50 m2; e) os tanques prismticos retangulares de cmaras mltiplas devem ter pelo menos uma abertura por cmara; f) os tanques cilndricos podem ter uma nica abertura, independentemente do nmero de cmaras, desde que seja observado o raio de abrangncia disposto em 5.14-b) e que a distncia entre o nvel do lquido e a face inferior do tampo de fechamento seja igual ou superior a 0,50 m. 5.15 Procedimentos construtivos

5.15.2 Para tanques spticos de uso domstico, individuais

e coletivos, na faixa de at, aproximadamente, 6,0 m3, os requisitos de estabilidade so, em geral, atendidos por construes em alvenaria de tijolo inteiro (espessura de 20 cm a 22 cm, fora revestimento) ou por concreto armado, moldado no local, com espessura de 8 cm a 10 cm. admissvel tambm o uso de outros materiais e componentes pr-fabricados, como anis de concreto armado, componentes de polister armado com fibra de vidro e chapas metlicas revestidas. Nestes casos, a resistncia especificada pode ser atingida mediante espessuras inferiores s indicadas para construo convencional.
5.15.3 A laje de fundo deve ser executada antes da construo das paredes, exceto nos casos plenamente justificados. 5.15.4 Os tanques devem ser estanques; os construdos em alvenaria devem ser revestidos, internamente, com material de desempenho equivalente camada de argamassa de cimento e areia no trao 1:3 e espessura de 1,5 cm (ver Figura 6 do Anexo A).

5.16 Identificao Os tanques devem conter uma placa de identificao com as seguintes informaes, gravadas de forma indelvel, em lugar visvel (ver Figura 7 do Anexo A): a) identificao: nome do fabricante ou construtor e data de fabricao; b) tanque dimensionado conforme a NBR 7229; c) temperatura de referncia: conforme o critrio de dimensionamento adotado; indicao da faixa de temperatura ambiente. Para tanques dimensionados para condies mais rigorosas (T 10oC), indicar "todas"; d) condies de utilizao: tabela associando nmeros de usurios e intervalos de limpeza permissveis, conforme os exemplos da Figura 7 do Anexo A.

6 Inspeo
6.1 Verificao de estanqueidade dos tanques
6.1.1 Antes de entrar em funcionamento, o tanque sptico

5.15.1 Os tanques spticos e respectivos tampes devem

ser resistentes a solicitaes de cargas horizontais e verticais, em dimenses suficientes para garantir a estabilidade em face de: a) cargas rodantes (veculos) e reaterro, no caso de os tanques estarem localizados em rea pblica, mesmo que no diretamente na via carrovel; b sobrecargas aplicadas no dimensionamento das respectivas edificaes, no caso de os tanques estarem localizados internamente aos lotes; c)presses horizontais de terra; d) carga hidrulica devida sobrelevao de lenol fretico, em zonas suscetveis a esse tipo de ocorrncia.

deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado aps ele ter sido saturado por no mnimo 24 h.
6.1.2 A estanqueidade medida pela variao do nvel de

gua, aps preenchimento, at a altura da geratriz inferior do tubo de sada, decorridas 12 h. Se a variao for superior a 3% da altura til, a estanqueidade insuficiente, devendo-se proceder correo de trincas, fissuras ou juntas. Aps a correo, novo ensaio deve ser realizado. 6.2 Manuteno
6.2.1 Procedimento de limpeza dos tanques 6.2.1.1 O lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao perodo de limpeza do projeto, conforme a Tabela 3 (ver 5.6.2).

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

6.2.1.2 O intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parmetros de projeto, sempre que se verificarem alteraes nas vazes efetivas de trabalho com relao s estimadas. 6.2.1.3 Quando da remoo do lodo digerido, aproximada-

outros materiais de revestimento pode ser executado sobre as tampas, desde que sejam preservadas as juntas entre estas e o restante do piso.
6.2.3 Disposio de lodo e escuma

mente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque.


6.2.1.4 A remoo peridica de lodo e escuma deve ser feita

6.2.3.1 O lodo e a escuma removidos dos tanques spticos em nenhuma hiptese podem ser lanados em corpos de gua ou galerias de guas pluviais. 6.2.3.2 O lanamento do lodo digerido, em estaes de tratamento de esgotos ou em pontos determinados da rede coletora de esgotos, sujeito aprovao e regulamentao por parte do rgo responsvel pelo esgotamento sanitrio na rea considerada. 6.2.3.3 No caso de tanques spticos para atendimento a comunidades isoladas, deve ser prevista a implantao de leitos de secagem, projetados de acordo com a normalizao especfica. Estes devem estar localizados em cota adequada disposio final ou ao retorno dos efluentes lquidos para os tanques. 6.2.3.4 O lodo seco pode ser disposto em aterro sanitrio, usina de compostagem ou campo agrcola, sendo que, neste ltimo, s quando ele no voltado ao cultivo de hortalias, frutas rasteiras e legumes consumidos crus. 6.2.3.5 Quando a comunidade no dispuser de rede coletora de esgoto, os rgos responsveis pelo meio ambiente, sade e saneamento bsico devem ser consultados sobre o que fazer para os lodos coletados dos tanques spticos poderem ser tratados, desidratados e dispostos sem prejuzos sade e ao meio ambiente.

por profissionais especializados que disponham de equipamentos adequados, para garantir o no-contato direto entre pessoas e lodo. obrigatrio o uso de botas e luvas de borracha. Em caso de remoo manual, obrigatrio o uso de mscara adequada de proteo.
6.2.1.5 No caso de tanques utilizados para o tratamento de

esgotos no exclusivamente domsticos, como em estabelecimentos de sade e hotis, obrigatria a remoo por equipamento mecnico de suco e caminho-tanque.
6.2.1.6 Anteriormente a qualquer operao que venha a ser

realizada no interior dos tanques, as tampas devem ser mantidas abertas por tempo suficiente remoo de gases txicos ou explosivos (mnimo: 5 min).
6.2.2 Acesso limpeza dos tanques 6.2.2.1 Os tampes de fechamento dos tanques devem ser diretamente acessveis para manuteno. 6.2.2.2 O eventual revestimento de piso executado na rea

dos tanques spticos no pode impedir a abertura das tampas. O recobrimento com azulejos, cacos de cermica ou

/ANEXO A

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

ANEXO A - Figuras

Figura 1 - Funcionamento geral de um tanque sptico

Cpia no autorizada

10

Alternativas para tratamento complementar Tanque sptico (circular ou prismtico) disposio final

- Filtro anaerbio - Filtro aerbio - Poo absorvente (sumidouro) - Vala de infiltrao - Corpo de gua - Sistema pblico (simplificado)

Esgoto afluente

Efluente lquido

- Filtro de areia - Vala de filtrao - Escoamento superficial - Desinfeco

Nota: Pode haver combinao de alternativas.

- Digestor - Aterro sanitrio

Figura 2 - Sistema de tanque sptico - Esquema geral

- Leito de secagem - Campo agrcola - Estao de tratamento de esgoto

NBR 7229/1993

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

11

a 5 cm b 5 cm c = 1/3 h h = profundidade til H = altura interna total L = comprimento interno total W = largura interna total ( 80 cm) Relao L/W: entre 2:1 e 4:1

Figura 3 - Detalhes e dimenses de um tanque sptico de cmara nica

Cpia no autorizada

12

Circular de cmara nica

Circular de cmara mltipla

Prismtica de cmara mltipla

NBR 7229/1993

D = dimetro interno ( 1,10 m) e 30 cm n = nmero de abertura em cada parede d = altura da abertura ( 3 cm) f = largura da abertura ( 3 cm) g= 0,5 h para tanques com intervalo de limpeza de at quatro anos 2/3 h para tanques com intervalo de limpeza acima de cinco anos

n.d.f=

0,05 . h . W (prismtica retangular) 0,05 . h . D (cilndrico de cmara dupla) 0,025 . h . D (cilndrico de trs cmaras)

Figura 4 - Dimenses dos tanques spticos

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

13

Prismtica

Circular

a-1 Cmara nica Circular

a-2 Cmaras mltiplas

Figura 5-(a) - Tanque com nica abertura


Prismtica Circular

b-1 Cmara nica Prismtica

b-2 Cmaras mltiplas

Figura 5-(b) - Tanque com mltipla abertura Figura 5 - Disposio das aberturas

Cpia no autorizada

14

NBR 7229/1993

Procedimento inaceitvel (vazamentos inevitveis)

Procedimento aceitvel (vazamentos controlados se o revestimento interno for de boa qualidade)

Procedimento desejvel (vazamentos pela junta quase impossveis) Nota: a = dimenso de acordo com dimensionamento para no-flutuao devido ao empuxo.

Figura 6 - Juno laje de fundo/paredes laterais

Cpia no autorizada

NBR 7229/1993

FABRICANTE/CONSTRUTOR: ENDEREO: Rua VOLUME TOTAL: CAPACIDADE NORMAL: TEMPERATURA AMBIENTE: C a m3 Volume til Pessoas/un. C N Cidade m3 Vazo Data de fabricao: m3/d UF

RECOMENDA-SE A LIMPEZA CONFORME TABELA ABAIXO Pessoa/un. Intervalo (anos)

- Este tanque sptico foi dimensionado e construdo conforme a NBR 7229/1993.

Figura 7 - Placa de identificao

15

Anda mungkin juga menyukai