Anda di halaman 1dari 10

DRI PARA REVISO INDIVDUOS | 207 | REVIEW

Aplicao das Dietary Reference Intakes na avaliao da ingesto de nutrientes para indivduos

Application of Dietary Reference Intakes for assessment of individuals


Dirce Maria Lobo MARCHIONI1 Betzabeth SLATER 2 Regina Mara FISBERG 2

RESUMO
A avaliao do estado nutricional uma das prticas clnicas fundamentais para tomar-se a deciso quanto ao diagnstico nutricional de um indivduo e conduta diettica a ser-lhe prescrita. A adequao da ingesto de nutrientes um dos componentes da avaliao nutricional e feita a partir de valores de referncia que se constituem em estimativas das necessidades fisiolgicas desses nutrientes e metas de ingesto dos mesmos. Colocam-se hoje disposio dos profissionais um novo conjunto de valores de referncia que constituem um avano importante no modo de interpretar a adequao diettica: as Dietary Reference Intakes. Este artigo aborda os mtodos propostos para avaliao da adequao da ingesto de nutriente s necessidades do indivduo, utilizando os novos valores de referncias. Termos de indexao: polticas de nutrio, ingesto de alimentos, avaliao nutricional.

ABSTRACT
The nutritional status assessment is one of the fundamental clinical approaches in making a decision about nutritional diagnosis and dietetic behavior, in order to prescribe an adequate diet therapy. The evaluation of nutrient intakes is a component of the nutritional assessment and it is made from estimates of nutrient physiological needs and goals for good nutrition, known as reference values. A new group of reference values is recently available for health professionals: the Dietary Reference Intakes, which represent an important progress in the field of dietary assessment interpretation. This paper discusses the proposed methods for the individual nutrient intake assessment, using the Dietary Reference Intakes. Index terms: nutrition policy, eating, nutrition assessment.
1 2

Doutoranda, Departamento de Nutrio, Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. Departamento de Nutrio, Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. Av. Dr. Arnaldo 715, 01246-904, Cerqueira Csar, So Paulo, SP, Brasil. Correspondncia para/Correspondence to: R.M. FISBERG. E-mail: rfisberg@usp.br

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Revista de Nutrio

208

D.M.L. MARCHIONI et al.

INTRODUO O estado nutricional reflete o grau no qual as necessidades fisiolgicas dos nutrientes esto sendo alcanadas, ou seja, a relao entre o consumo de alimentos e as necessidades nutricionais do indivduo1. A avaliao nutricional pretende detectar problemas nutricionais, colaborando para a promoo ou recuperao da sade. Na prtica clnica utiliza-se a anlise da histria clnica, diettica e social, dados antropomtricos, dados bioqumicos e interao entre drogas e nutrientes para estabelecer o diagnstico nutricional e servir de base para o planejamento e orientao diettica2. A avaliao da ingesto de nutrientes parte da avaliao nutricional, sendo utilizada para a tomada de deciso quanto adequao do consumo alimentar do indivduo e auxiliar no estabelecimento da conduta dietoterpica, em conjunto com os outros parmetros citados. Este artigo pretende abordar os mtodos propostos para avaliao da adequao da ingesto de nutrientes, por um indivduo, utilizando os valores de referncia Dietary Reference Intakes3.

disponveis para consulta na Internet, no site www.nap.edu.org. A seguir, so definidos os valores de referncia propostos:

Estimated Average Requirement (EAR)


o valor mdio de ingesto diria estimada para atender s necessidades de 50% de indivduos saudveis de um grupo em determinado estgio de vida e gnero. Neste nvel de ingesto, a outra metade do grupo no tem suas necessidades atingidas (Figura 1).

Porcentagem de indivduos

EAR +2 DP

RDA

AI

UL

Distribuio da necessidade mdia do nutriente


( )

* EAR: Necessidade mdia estimada; RDA: Ingesto diettica recomendada; AI: Ingesto adequada; UL Nvel mximo tolervel de ingesto. Figura1. Modelo para os valores de referncia da dieta.

O que so as DRI
Relativamente novas no campo da Nutrio, as DRI definem-se como um conjunto de quatro valores de referncia de ingesto de nutrientes, estabelecidos e usados para o planejamento e avaliao das dietas do indivduo ou grupos de indivduos saudveis, segundo estgio de vida e gnero3. Estes valores incorporam as recomendaes dietticas Recommended Dietary Allowance (RDA) e foram desenvolvidos para a populao americana e canadense. Para sua formulao, foram formados Comits de Especialistas pelo Food and Nutrition Board, pelo Institute of Medicine da National Academy of Sciences dos Estados Unidos e pelo Health Canad. Este rgo tem publicado os relatrios dos Comits, que esto

A EAR baseada em um critrio especfico de adequao e formulada a partir de uma reviso cuidadosa da literatura. Na seleo deste critrio considerada a reduo do risco de doenas por deficincia ou excesso, juntamente com outros parmetros de sade. Aplica-se a EAR, juntamente com a estimativa da variabilidade da necessidade do nutriente, para avaliar a dieta, tanto de indivduos quanto de grupos de indivduos e tambm para calcular a RDA3.

Recommended Dietary Allowance (RDA)


Considerada como o nvel de ingesto diria, a RDA a quantidade do nutriente sufi-

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

DRI PARA INDIVDUOS | 209

ciente para atender necessidade de aproximadamente 97% a 98% dos indivduos saudveis de um grupo em determinado estgio de vida e gnero. A RDA derivada matematicamente a partir da EAR e do desvio-padro da necessidade do nutriente sob a premissa de normalidade da necessidade do nutriente (ou seja, a distribuio simtrica em torno da mdia, e a mdia e mediana so iguais). A RDA definida como o valor correspondente a dois desvios padro acima da necessidade mdia (EAR): RDA = EAR + 2DPnecessidade. Se no houver dados suficientes para estimar o desvio-padro da ingesto, ou se o desvio-padro relatado na literatura for inconsistente, assume-se um coeficiente de variao (CV = desvio-padro da necessidade/necessidade mdia X 100) terico de 10% para a maioria dos nutrientes3. Nessa circunstncia: RDA = 1,2 X EAR.

Tolerable Upper Intake Level (UL)


O UL o mais alto nvel de ingesto habitual do nutriente que provavelmente no coloca em risco de efeitos adversos quase todos os indivduos em um determinado estgio de vida e gnero. medida que a ingesto aumenta acima do UL, aumenta o risco potencial de efeitos prejudiciais sade. um nvel de ingesto com alta probabilidade de ser tolerado biologicamente, mas no um nvel recomendado de ingesto. Na utilizao do UL para averiguar a suspeita de ingesto excessiva do nutriente, os profissionais devem levar em conta vrios parmetros, tais como: fonte do nutriente, estado fisiolgico do indivduo e perodo de tempo de ingesto habitual elevada do nutriente3.

Seleo das DRI para avaliao da adequao da dieta


Quando um valor de EAR para um nutriente estiver disponvel, este o valor que deve ser utilizado para fazer uma estimativa quantitativa da adequao da ingesto habitual do nutriente. Apesar da RDA ser a meta de ingesto individual, no recomendado seu uso para averiguar esta adequao. Quando somente um valor de AI estiver disponvel, possvel to somente determinar quantitativamente se a ingesto habitual est acima da AI, com determinado nvel de confiana. No entanto, nenhuma concluso pode ser feita se a ingesto habitual estiver abaixo da AI. possvel, tambm, determinar se a ingesto do nutriente excede a UL, como veremos adiante2. Deve-se ressaltar que a estimativa de ingesto de nutrientes no pode ser usada isoladamente para avaliar o estado nutricional dos indivduos. Se na avaliao da ingesto habitual do nutriente houver indicaes de inadequao, recomenda-se que sejam feitas avaliaes clnicas ou bioqumicas complementares do estado nutricional do indivduo.

Adequate Intake (AI)


Na situao de insuficincia da informao para estabelecer a necessidade mdia estimada do nutriente (EAR), e portanto, a RDA, foi proposto pelo Comit um valor de AI. A AI baseada em nveis de ingesto derivados experimentalmente ou por aproximaes da mdia de ingesto do nutriente por um grupo (ou grupos) de indivduos aparentemente saudveis, que mantm um estado nutricional definido ou determinado critrio de adequao. Exemplos de estado nutricional definido, so: crescimento normal, manuteno de nveis normais de nutrientes no plasma, e outros aspectos de adequao nutricional ou estado geral de sade. usada, quando no possvel determinar a RDA, como uma meta de ingesto do nutriente para os indivduos. Espera-se que a AI exceda a RDA para um critrio especfico de adequao. Na ausncia de RDA, a AI utilizada como meta de ingesto individual. No entanto, a sua utilizao para a avaliao de dietas limitada3.

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Revista de Nutrio

210

D.M.L. MARCHIONI et al.

Adequao da ingesto alimentar


Para avaliar a ingesto de nutrientes necessrio inicialmente estabelecer a ingesto habitual do indivduo e, em seguida, confront-la com as necessidades deste mesmo indivduo. A ingesto habitual definida como a mdia de ingesto do nutriente por um grande perodo de tempo. De acordo com esta definio, s poder ser avaliada por um grande nmero de dias. Este variar segundo os nutrientes a serem estudados. Uma estimativa correta da dieta habitual do indivduo envolve o conhecimento da variabilidade intrapessoal e a escolha de um mtodo sensvel para estimar o consumo. Assinala-se que no h mtodo de avaliao de ingesto alimentar livre de erro, nem factvel obter estimativas de ingesto de um grande nmero de dias, por problemas de tempo e custo4-6. Por outro lado, a necessidade definida como o menor valor de ingesto continuada do nutriente que ir manter um nvel definido de nutrio em um indivduo, para um dado critrio de adequao nutricional. evidente que a determinao da necessidade de um indivduo exigiria um ambiente de laboratrio, onde o sujeito fosse alimentado com doses variveis do nutriente estudado durante um perodo de tempo, e, concomitantemente, fossem feitas numerosas medidas bioqumicas e fisiolgicas. Dessa forma, podemos concluir que no possvel determinar, com acurcia, nem o verdadeiro consumo habitual nem a verdadeira necessidade do nutriente em um determinado indivduo. Apesar disso, possvel avaliar aproximadamente se a ingesto de um indivduo atinge as necessidades. Esta avaliao pode ser chamada de Adequao Aparente2. Para verificar a adequao aparente da ingesto do nutriente, necessria a obteno das seguintes informaes: a estimativa da ingesto diettica total, incluindo alimentos, suplementos e, eventualmente, teor mineral da gua e a estimativa das necessidades do indivduo.

Estimativa da ingesto diettica


Para estabelecer a ingesto de nutrientes devem ser utilizados mtodos de inqurito alimentar, sendo os mais indicados os registros alimentares e recordatrio de 24 horas. A melhor estimativa da ingesto do nutriente pelo indivduo dada pela mdia de vrios dias de consumo diettico obtido por estes mtodos. Os mtodos como histria diettica e o questionrio de freqncia alimentar, que se utilizam de listas fechadas de alimentos, no so apropriados para esta finalidade. Alm disso, necessrio procurar-se estabelecer o padro habitual de consumo alimentar, reconhecendo-se que este um grande desafio, uma vez que h variabilidade intrapessoal. Deve-se ter especial ateno com o consumo de alimentos que so fontes de determinados nutrientes e que no so consumidos diariamente7. Como pode ser percebido facilmente, a medida da dieta feita por meio do registro de um nico dia, como feito no recordatrio de 24 horas (R24h), no tem esta propriedade. Sugere-se a utilizao do registro de 3 ou mais dias, ou, como alternativa, a aplicao de vrios R24h. Deve-se aplicar quaisquer mtodos selecionados, em dias alternados e abrangendo um dia de final de semana8. No considerar a variao da ingesto de nutrientes devido variabilidade do consumo alimentar pode levar subestimao ou superestimao da ingesto habitual. Dessa forma, fundamental obter-se uma estimativa da variabilidade do consumo intrapessoal, que o componente que explica a variao do consumo de alimentos do indivduo no dia a dia9. Embora, ao avaliarmos dois ou mais dias, tenhamos uma medida de variabilidade intrapessoal, o Subcomit para Uso e Interpretao das DRIs recomenda que seja utilizada a estimativa desta variabilidade obtida em estudos de consumo alimentar em populaes (Tabelas 1 e 2). No Brasil, no temos disponveis dados de base populacional sobre a variabilidade do consumo intrapessoal.

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

DRI PARA INDIVDUOS | 211

Portanto, a nica alternativa, at o presente, a utilizao dos dados americanos2.

Calculando a adequao aparente


De posse das informaes necessrias: as estimativas da ingesto e da variabilidade da ingesto do nutriente; as estimativas da necessidade (EAR) e da variao da necessidade (CV) do nutriente, passa-se a calcular a adequao aparente. Para isso, desenvolveu-se uma abordagem estatstica que permite estimar o grau de confiana com que a ingesto do nutriente alcana a necessidade do indivduo. Esta abordagem compara a diferena entre a ingesto relatada (a melhor estimativa da ingesto habitual) e a EAR. A equao desenvolvida tambm leva em conta a variabilidade da necessidade e a variao intrapessoal (do dia a dia). O resultado um escore-Z, por meio do qual determina-se a probabilidade da dieta estar adequada, ou seja, o grau de confiana que a ingesto alcana as necessidades2.

Estimativa das necessidades do indivduo


A melhor estimativa das necessidades do indivduo dada pela EAR, j que, como foi discutido, no se conhece a necessidade verdadeira do indivduo que se est avaliando. Obviamente, h uma variao da necessidade entre os indivduos, mesmo sendo estes pertencentes ao mesmo estgio de vida e gnero. Assim, importante levar-se em conta esta variabilidade, que dada pelo coeficiente de variao (CV) do nutriente. Para a maioria dos nutrientes, foi assumido uma variao de 10%, com exceo da niacina, cujo CV foi estabelecido como 15%2,10.

Tabela 1. Estimativas de desvio-padro intrapessoal para vitaminas e minerais baseadas no Continuing Survey of Food Intakes by Individuals, 1994-1996 em mulheres de diferentes faixas etrias. Estimativa de desvio-padro intrapessoal (dpintr.) Sexo feminino Crianas 4 a 8 anos Vitamina A* (g) Caroteno (RE)* Vitamina E (mg)* Vitamina C (mg)* Tiamina (mg) Riboflavina (mg) Niacina (mg) Vitamina B6 (mg) Folato (g) Vitamina B12* (g) Clcio (mg) Fsforo (mg) Magnsio (mg) Ferro (mg) Zinco(mg) Cobre (mg) Sdio (mg) Potssio (mg)
( )

Adolescentes 9 a 18 anos 852 549 4 81 0,6 0,7 8 0,7 128 5,5 374 410 86 6 5 0,5 1313 866

Adultos 19 a 50 anos 1300 799 5 73 0,6 0,6 9 0,8 131 12 325 395 86 7 6 0,6 1839 851

Adultos > 51 anos 1255 796 6 61 0,5 0,6 7 0,6 12 10 256 313 74 5 5 0,5 1016 723

808 452 3 61 0,5 0,6 6 0,6 99 9,6 313 321 61 5 3 0,4 930 631

* Nutrientes com CV > 60% a 70%. Fonte: Tabela adaptada do IDM (2000)2.

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Revista de Nutrio

212

D.M.L. MARCHIONI et al.

Tabela 2. Estimativas de desvio-padro intrapessoal para vitaminas e minerais baseadas no Continuing Survey of Food Intakes by Individuals, 1994-1996 em homens de diferentes faixas etrias. Estimativa de desvio-padro intrapessoal (dpintr.) Sexo feminino Crianas 4 a 8 anos Vitamina A* (g) Caroteno (RE)* Vitamina E (mg)* Vitamina C (mg)* Tiamina (mg) Riboflavina (mg) Niacina (mg) Vitamina B6 (mg) Folato (g) Vitamina B12* (g) Clcio (mg) Fsforo (mg) Magnsio (mg) Ferro (mg) Zinco (mg) Cobre (mg) Sdio (mg) Potssio (mg)
( )

Adolescentes 9 a 18 anos 898 681 5 93 0,8 1,0 11 1,0 176 5,0 505 542 109 9 8 0,6 1630 1130

Adultos 19 a 50 anos 1160 875 7 93 0,9 1,0 12 1,0 180 13 492 573 122 9 9 0,7 1819 1147

Adultos > 51 anos 1619 919 9 72 0,7 0,8 9 0,8 150 14 339 408 94 7 8 0,7 1323 922

723 454 3 74 0,5 0,7 7 0,7 117 4,7 353 352 71 6 4 0,4 957 750

* Nutrientes com CV > 60% a 70%. Fonte: Tabela adaptada do IDM (2000)2.

z = D/DPD =

V V Vnec + (Vint / n ) n

EAR y EAR

(equao 1)

alimentar de trs dias, foi de 1,2mg. A EAR para este nutriente de 0,9mg/d. Identificando os termos da equao temos: = 1,2mg EAR = 0,9mg Vnec = (dpnec)2 , temos que o desvio-padro da necessidade corresponde a 10% da EAR, portanto: Vnec = (0,1* 0,9)2 = 0,0081 V int = (dp int) 2, observando que o desvio-padro corresponde variao intrapessoal obtido a partir de estudos populacionais americanos, conforme pode ser observado nas tabelas 1 e 2. Portanto, o desvio-padro para riboflavina de 0,6mg. Assim, temos: Vint = (0,6)2 = 0,36 n = 3, correspondendo a trs dias de registro alimentar.

Onde: a mdia de ingesto de n dias do nutriente pelo indivduo EAR a melhor estimativa da necessidade do nutriente pelo indivduo Vnec a varincia da necessidade Vint a varincia intrapessoal Ambas as varincias so computadas como o quadrado dos desvios-padro correspondentes, sendo que o n corresponde ao nmero de dias em que o indivduo teve sua ingesto avaliada. Para exemplificar, suponhamos uma mulher de 20 anos, cuja ingesto mdia diria de riboflavina, obtida por meio de um registro

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

DRI PARA INDIVDUOS | 213

Substituindo estes termos na equao 1, obtemos:


z = D/DPD =

1,2 0,9 1,2 0,9 0,0,0081+ ((0,36/ /33) 0081 + 0,36

= 0,838

Na tabela de valores de Z, este valor corresponde a uma rea que indica a probabilidade de aproximadamente 85%. Como concluso, podemos dizer que a dieta est adequada, com 85% de confiabilidade2. Devemos notar que a RDA para este nutriente de 1,1mg/dia. Assim, na abordagem convencional diramos que o indivduo ingeriu aproximadamente 110% da RDA, mas, neste nvel de consumo, avaliado em 3 dias, h ainda a probabilidade de 15% deste consumo estar inadequado. Se prefixarmos um determinado nvel de confiabilidade, por exemplo 90%, notaremos que o valor de ingesto para o nutriente diminui medida que aumenta o nmero de dias avaliados.

nova abordagem, estes devero estar disponveis em breve. Enquanto isto no ocorre, pode-se usar alguns recursos para facilitar os profissionais da sade no clculo da adequao da dieta. Pode-se prefixar o nvel de confiana que se acredita desejvel para considerar a dieta adequada, por exemplo, 85%, 90% ou 97,5%. Tambm pode-se padronizar os mtodos de inqurito que sero utilizados na prtica clnica, tais como: registros alimentares de trs dias, ou pelo menos dois recordatrios de 24 horas. Pode-se observar (Tabela 3) quais seriam os valores de ingesto de diversos nutrientes, que atendem s premissas do mtodo, prefixando-se os valores de confiabilidade, considerando-se trs dias de inqurito. Tambm, como uma forma prtica sugerida pelo Comit, se a ingesto do nutriente for menor que a EAR, esta deve ser implementada; se a ingesto estiver entre a EAR e a RDA, h risco de inadequao, e provavelmente a ingesto deva ser aumentada; e se a ingesto estiver acima da RDA, e, ao mesmo tempo, um nmero expressivo de dias tiver sido avaliado, ento pouco provvel que a ingesto seja inadequada.

Consideraes de ordem prtica


Apesar de no haver programas de computador que analisem a dieta utilizando esta

Tabela 3. Valores de ingesto do nutriente segundo nvel de confiana, para homens e mulheres na faixa etria de 19 a 50 anos, com base em trs dias de inqurito alimentar. Mulhres Confiabilidade de adequao 85% Tiamina (mg)* Riboflavina (mg)* Niacina (mg)* Vit B6 (mg)* Folato (mcg)* Fsforo (mg)* Magnsio (mg)** Mangans(mg)***
( )

Homens Confiabilidade de adequao 98% 01,62 01,62 21,90 02,05 484 1050 367 378 85% 01,53 01,69 19,16 01,69 429 916 408 429 90% 01,66 01,83 20,95 01,83 456 1000 427 448 95% 01,87 02,07 23,81 02,07 499 1134 458 480 98% 02,06 02,28 26,32 02,28 537 1252 459 507

90% 01,35 01,35 17,81 1,69 423 874 325 335

95% 01,49 01,49 20,00 01,88 456 968 347 358

01,26 01,26 16,45 01,57 402 815 311 321

* faixa etria: 19 a 50 anos; (**) faixa etria 19 a 30 anos; (***) faixa etria de 31 a 50 anos.

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Revista de Nutrio

214

D.M.L. MARCHIONI et al.

A AI na avaliao de indivduos
A EAR no foi ainda estabelecida para todos os nutrientes. Nestes casos, uma AI o valor de referncia disponvel, e, para estes nutrientes, o mtodo discutido acima para estimar a adequao aparente de ingesto no pode ser utilizado. Chama-se a ateno para a diferena entre os valores de referncia. A EAR representa a mediana da necessidade do nutriente em determinado estgio de vida e gnero e, por definio, uma ingesto neste nvel pode ser inadequada para metade do grupo. Em contraste, a AI representa uma ingesto (no necessidade) que provavelmente excede a verdadeira, mas desconhecida, necessidade de quase todos os indivduos saudveis dentro de um determinado gnero e estgio de vida. Neste sentido, anloga RDA. Quando se compara a ingesto com a AI, o que se pode concluir se a ingesto est acima deste valor ou no. Se a ingesto habitual do nutriente estiver acima da AI, estar certamente adequada. Os valores de ingesto do nutriente abaixo da AI, por outro lado, ainda estaro adequados para um grupo de pessoas. No entanto, nenhuma concluso quantitativa pode ser feita. Apesar destas consideraes, pode-se testar se a ingesto habitual do indivduo excede a AI e, como decorrncia, concluir que o consumo est adequado. O teste similar ao apresentado, considerando-se igualmente a variabilidade intrapessoal, dividida pela raiz quadrada do nmero de dias em que o indivduo foi avaliado2.
AI dp n

n corresponde ao nmero de dias em que o indivduo teve sua ingesto avaliada Este mtodo se mostra inadequado quando a distribuio dos valores de ingesto do nutriente for assimtrica, o que pode ser identificado quando o CV for maior que 60% a 70%.

O UL na avaliao de indivduos
Quando um indivduo esta ingerindo quantidades excessivas do nutriente possvel avaliar a probabilidade de risco da ocorrncia de efeitos adversos. Ressalta-se que a UL para alguns nutrientes refere-se somente ingesto de suplementos, medicamentos e alimentos fortificados, enquanto para outros todas as fontes foram consideradas. No caso da UL, a ingesto crnica objeto de preocupao, j que uma ingesto eventual neste nvel, ou pouco acima, no motivo de alarme. Um clculo similar ao feito para a AI pode ser utilizado para verificar se a ingesto habitual do nutriente excede a UL. O escore-Z comparado com os valores de referncia e pode-se concluir com que grau de confiabilidade a ingesto excessiva ou segura2.

z=

y UL UL dp n dpint / n

(equao 3)

Onde: mdia de ingesto de n dias do nutriente pelo indivduo UL o valor de referncia estabelecido como limite superior de ingesto do nutriente que no causa efeitos adversos dpint a o desvio-padro intrapessoal, obtido em estudos populacionais n corresponde ao nmero de dias em que o indivduo teve sua ingesto avaliada Este mtodo tambm se mostra inadequado quando a distribuio dos valores de

z=

(equao 2)

Onde: a mdia de ingesto de n dias do nutriente pelo indivduo AI o valor de referncia estabelecido na impossibilidade de estabelecer a EAR pelo indivduo dpint a o desvio-padro intrapessoal, obtido em estudos populacionais

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

DRI PARA INDIVDUOS | 215

ingesto do nutriente for assimtrica, o que pode ser identificado quando o CV for maior que 60% a 70%.

Limitaes do mtodo
H situaes em que esta abordagem no apropriada: a) quando a ingesto diria observada no for normal (ou simetricamente distribuda). Neste caso, observa-se que o CV maior que 60% a 70%. Nesta situao esto os seguintes nutrientes: carotenides, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B12, e, b) quando a distribuio das necessidades do nutriente no for normal ou simtrica. Neste caso se encontram as necessidades de ferro de mulheres em idade frtil, devido s perdas de ferro decorrentes da menstruao. Nestes casos, no h alternativa oferecida para avaliao da ingesto do nutriente2.

Consideraes sobre o uso do mtodo


Deve-se lembrar que este mtodo para avaliar a adequao aparente da ingesto de nutrientes pelo indivduo tem as mesmas fontes de erro dos dados dietticos: subestimao ou superstimao do consumo alimentar, erros de memria, acurcia das tabelas de composio de alimentos, entre outros11. Reconhece-se que a utilizao da variao intrapessoal obtida em estudos populacionais, representando a variao intrapessoal de todos os indivduos amostrados no mesmo estgio de vida e gnero, pode trazer vieses para a estimativa da adequao, j que esta variao extremamente pessoal e, portanto, diferente de indivduo para indivduo7,11. Mesmo assim, o Subcomit para Uso e Interpretao das DRIs recomenda utilizar esta medida, j que dificilmente perodos curtos de inqurito diettico poderiam representar toda a gama de valores de ingesto do nutriente2. At o presente momento, no h estudos que permitam ter uma avaliao confivel da varincia intrapessoal, obtida de registros dietticos individuais. No Brasil, no h estudo de base populacional publicado com medidas repetidas de inquritos alimentares. Assim, apesar dos inegveis avanos para corrigir as distores geradas quando se utilizava a RDA, deve-se ser extremamente cauteloso ao interpretar os resultados obtidos. H pouca informao disponvel acerca da verdadeira variabilidade das necessidades dos nutrientes entre os indivduos no mesmo estgio de vida e gnero2. O coeficiente assumido de 10% ou 15% para niacina, por exemplo, pode no ser um estimador confivel da variabilidade da necessidade, resultando na perda de acurcia da estimativa.

CONSIDERAES FINAIS A avaliao de consumo de alimentos importante como indicador indireto do estado nutricional. Mais que isso, avaliar a ingesto de nutrientes de forma qualitativa e quantitativa fundamental para promover-se mudanas no comportamento alimentar, e, com isso, colaborar para diminuir os riscos de adoecer, ou para melhorar a qualidade de vida. Os mtodos propostos para utilizao das DRI devem ser utilizados com bastante cautela. A avaliao diettica deve ser baseada em critrios metodolgicos bem definidos e, principalmente em bom senso, para que, no final, tanto o diagnstico quanto a orientao diettica sejam confiveis.

REFERNCIAS
1. Christakis G. Nutritional assessment in health programs. Am J Publ Health 1973; 63(Suppl): 1-82. 2. Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes: applications in dietary assessment. Washington DC; 2000. 306p.

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Revista de Nutrio

216

D.M.L. MARCHIONI et al.

3. Dietary Reference Intakes. Nutr Rev 1997; 55(9):332-4. 4. Liu K, Stamler J, Dyer A, Mckeever J, Mckeever P. Statistical methods to assess and minimize the role of intra-individual variability in obscuring the relationship between dietary lipids and serum cholesterol. J Chron Dis 1978; 31:399-418. 5. Tarasuk V, Beaton GH. Statistical estimation of dietary parameters: implications of patterns in within-subject variation a case study of sampling strategies. Am J Clin Nutr 1992; 55:22-7. 6. Nusser SM, Carriquiry AL, Dood KW, Fuller WA. A semiparametric transformation approach to estimating usual daily intake distribuitions. J Am Stat Assoc 1996; 91:1440-9. 7. Beaton GH. Approaches to analysis of dietary data: relationship between planned analyses and choice of metodology. Am J Clin Nutr 1994; 59 Suppl:253s-61s.

8. Willet WC. Nutritional epidemiology. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press; 1998. 514p. 9. Sempos CT, Looker AC, Johnson CL, Woteki CE. The importance of withing person variability in estimating prevalence. In: Monitoring Dietary Intakes. New York: Springer-Verlag; 1991. p.99-109. 10. Barr SI, Murphy SP, Poos MI. Interpreting and using the dietary reference Intakes in dietary assessment of individual and groups. J Am Diet Assoc 2002; 102:780-8. 11. Armstrong BK, White E, Saracci R. Principles of exposure measurement in epidemiology. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press; 1995. 351p. 12. Tarasuk VS, Brooker AS. Interpreting epidemiologic studies of diet-disease relationships. J Nutr 1997; 127:1847-52.
Recebido para publicao em 23 de setembro de 2002 e aceito em 24 de abril de 2003.

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 17(2):207-216, abr./jun., 2004

Anda mungkin juga menyukai