Anda di halaman 1dari 26

MANUAL DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR

Dimenso Religiosa do Ser Humano

SUGESTES PRTICAS DE METODOLOGIA

EM DEFESA E VALORIZAO DA VIDA HUMANA

Diocese de So Jos do Rio Preto - SP

Profa. Leonor Maria Bernardes Neves

A vida como uma espiral e no como uma linha reta. Passado e futuro se encontram em um infinito presente. A espiral a essncia do mistrio da vida.
www. terramistica.com.br;

Essa obra poder ser reproduzida, desde que cite a fonte. Material de Ensino Religioso - www.bispado.org.br no link Ensino Religioso Esse trabalho foi produzido na Grfica do Servio Social So Judas Tadeu Rua Jos Bonifcio, 1598 - Jardim Roseiral - Fone (17) 3224-7066 CEP 15070-400 - So Jos do Rio Preto - SP Outubro de 2007.

PAULOII, Joo - Papa: Carta Encclica sobre as Relaes entre F e Razo. Ed. Paulinas 1998. PIAZZA, Waldomiro O. - Religies da Humanidade; Ed. Loyola, 1996. REVISTA DILOGO - Revista de Ensino Religioso n 32: Ed. Paulinas, 2003. RIOS, Terezinha Azeredo - tica e Competncia; Ed. Cortez, 2001. SEM FRONTEIRAS, As Grandes Religies do Mundo. 1972. VELOSO, Dom Eurico dos Santos - Fundamentos filosficos dos valores no ensino religioso (subsdio pedaggico), Ed. Vozes, 2001. VIESSER, Lizete Carmem - Um Paradigma Didtico para o Ensino Religioso. Ed. Vozes, 1995. ANTIDROGAS, Tipos de droga-Resumo, texto capturado em 20/10/2002, http://www.antidrogas.com.br/resumo.asp BALDWIN, Alfred L. Teoria de Desenvolvimento da criana, So Paulo: Livraria Pioneira, 1980. BUZZI, Arcngelo R., A existncia humana no mundo: Editora Vozes: 2001 TIBA, Iami. Disciplina: Limite na medida certa, So Paulo: Editora Gente, 1996, 15 Edio. COSTA, Maria Conceio de Oliveira e SOUZA, Ronald Pagnoncelli de. Avaliao e cuidados primrios da criana e do adolescente :ARTMED (1998) ECA, Estatuto da Criana e Adolescente.(1998) FREUD, S. A general introduction to psychoanalysies. New York: Liveright Publishing corp., 1935 apud BALDWIN, Alfred L. Teoria de Desenvolvimento da criana, So Paulo: Livraria Pioneira, 1980. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia : Editora Florense universitria - 1998 SAITO, M. I., Adolescncia, Famlia, Escola e Drogas in Livro do V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, So Paulo: 2000, Vetor. PIRES, Cristina do Valle G. e GANDRA, Fernanda Rodrigues e LIMA, Regina Clia Villaa. Adolescncia (Afetividade, Sexualidade e Drogas), 5 volume : Editora FAPI - 2002. GUENTHER, Zenita Cunha. Educando o Ser Humano: FAEPE, MG (1997). MOSER, Antnio. O Enigma da Esfinge - A sexualidade : Editora Vozes, 2001. SILVEIRA, Dartiu Xavier, Um guia para a famlia. - Braslia: Presidncia da Repblica, Secretaria Nacional Antidrogas, 2001. 44 - Diocese de So Jos do Rio Preto

APRESENTAO

muito preocupante a qualidade e a eficincia do Ensino Religioso nas Escolas. No basta o ensino de cincias exatas e de todo o caminho na rea da psicologia. A dimenso da pessoa vai muito mais longe. Atinge o sobrenatural, o Transcendente, fundamentado numa adeso de f. Como sugestes prticas de metodologia, apresentamos este material, preparado com muito esforo e carinho pela Prof Leonor Maria Bernardes Neves, Coordenadora Diocesana do Ensino Religioso Escolar da Diocese de So Jos do Rio Preto, SP, com o tema Em defesa e valorizao da vida humana. um material para ajudar os professores de Ensino Religioso nas Escolas Pblicas, com a finalidade de formar as pessoas no contexto da f e vida cidad. Procura estudar a histria das religies, os seus questionamentos, virtudes e definies. O seu objetivo atingir as crianas e os adolescentes levando em conta o valor do corpo humano, sujeito aos vcios que o afetam. Um dos destaques a Campanha da Fraternidade com o tema da Paz, preocupao de todas as pessoas e de todos os segmentos religiosos. A droga, o pansexualismo, a AIDS, a violncia, enfim, a infelicidade, tudo clama por uma Educao com bases slidas. Esperamos que este material contribua para um ensino de referncia e ajude a todos que o usar.

Dom Paulo Mendes Peixoto Bispo diocesano de So Jos do Rio Preto Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 01

SUMRIO
Apresentao ........................................................................................................ 01 Introduo ............................................................................................................ 03 Ensino Religioso o que ....................................................................................... 04 Metodologia para o ensino religioso em escolas pblicas ...................................... 04 O tratamento didtico - PCNER (parmetro curricular nacional ///////////////////////////// para o ensino religioso).......................................................................................... 06 Desenvolvimento Metodolgico /////////////////////////////////////////////////////////////////////// (Projetos disciplinar/interdisciplinares - FAMLIA) ............................................ 07 Observaes para estrutura do projeto ................................................................... 09 Temas de Vida Cidad ........................................................................................... 09 Sugestes: Como trabalhar histria das religies; ///////////////////////////////////////////////// Questionamentos; Projetos pedaggicos (Respeito; Violncia) ............................ 10 Da criana ao adolescente ..................................................................................... 13 Drogas .................................................................................................................. 17 Tipos de drogas ..................................................................................................... 21 Dinmica do corpo ................................................................................................ 26 Doenas sexualmente transmissvel ...................................................................... 32 Projeto: Vamos trabalhar a PAZ ............................................................................. 33 Projeto: Eu e o Outro ............................................................................................. 34

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSINTEC (Associao Interconfessional de Educao). Curitiba/PR, 1999. BALEEIRO, Maria Clarice e Serro Margarida - Aprendendo a Ser e a Conviver: Ed. FTD, 1999. BETTENCOURT, Estevo Tavares - Crenas, Religies, Igrejas & Seitas, (Quem so?). BOWKER, John - Para Entender as Religies Editora tica/1997 BUFFA, ster; Arroyo Miguel; Nosella Paolo - Educao e Cidadania (quem educa o cidado), Cortez Editora, 2001 BUZZI Arcngelo R. - Filosofia Para Principiantes: A existncia humana no mundo, Ed. Vozes, 2001. CAMPOS, Dinah Martins de Souza - Psicologia e Desenvolvimento Humano: Ed. Vozes, 1997. CARON, Lurdes - A Caminhada do Ensino Religioso na CNBB, 1999. CATO, Francisco - A Educao no Mundo Pluralista, Ed. Paulinas, 1993. CATO, Francisco: Em busca do sentido da vida - Ed. Paulina, 1993. CNBB, Ensino Religioso, Doc. 49 - Ed. Paulinas. CRUEN, Walgang Cruen - O ensino religioso na escola, Ed.Vozes, 1995. FIGUEIREDO, Ansia de Paula - O Tema Gerador no Currculo de Educao Religiosa: Ed. Vozes, 2000. FONAPER, Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso - Capacitao para um novo milnio/ Ensino Religioso na Proposta Pedaggica da Escola (Caderno Temtico 1), 2000. FONAPER (Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso) Caderno de Estudos do Curso de Extenso - distncia / 2000 FREIRE, Paulo - Pedagogia do Oprimido; Ed. Paz e Terra, 2002.

Projeto: Conhecer ................................................................................................. 36 Projeto para ser desenvolvido nas escolas: Aprender com a vida ........................... 38 Consideraes Finais ............................................................................................ 42 Referencias Bibliogrficas .................................................................................... 43
GUENTHER, Zenita Cunha, Educando o Ser Humano (uma abordagem da psicologia humanista), Ed. FAEPE (Campus da Universidade Federal de Lavras, MG, 2001) MORENO, Ciriaco Izquierdo - Educar em Valores: Ed. Paulinas 2002. OLENOKI, Marilac Loraine e Daldegan, Viviane Mayer - Encantar: Uma prtica pedaggica no Ensino Relogioso - Ed. Vozes, 2003.

02 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 43

CONSIDERAES FINAIS
A chave capaz de abrir portas de oportunidades, que ir transformar um homem annimo, sem rosto dando a ele condies de escolher, participar, assumir responsabilidades dos seus atos e das mudanas que podero acontecer est na educao. A educao tem que ensinar a relacionar, a refletir em si mesmo e na sua histria, adquirir requisitos para o conhecimento do meio e do mundo em que faz parte e buscar compreender o sentido da vida e da morte, necessidades bsicas do ser humano. E atravs de uma educao transformadora que o ser humano conhecer os princpios de cidadania. Quando falamos de cidadania, estamos falando da conscincia de que possvel transformar e conviver com as diferenas e que o bem-estar individual passa pelo bem-estar social. A construo da cidadania exige qualidade de vida e, para isso, as mudanas tero que partir de uma poltica tica e da conscincia de um povo em busca de dignidade. E foi pensando em tudo isso que estou apresentado esse trabalho para dar criana e adolescente esta viso e orientao para oferecer-lhes condies de vida e que coisa alguma venha destru-la, nem interromper seus planos. Este tambm favorecer a escola, as famlias e comunidades, na certeza de que a transformao e crescimento surgir, como fruto de uma inteno e compromisso de amor e dedicao.

INTRODUO:

O Ensino Religioso de matrcula facultativa parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurando o respeito a diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedada quaisquer formas de proselitismo. L.D.B.E.N. 9394/96, alterada no artigo 33, atravs da Lei 9475/97, O ser humano tem que descobrir o caminho que leva dimenso religiosa. Isto acontece quando este se descobre no mundo e aprende a importncia dos valores essenciais da conduta correta, que o faz crescer em dignidade e sabedoria, capaz de ser feliz onde toda a busca encerra. E para a formao do ser humano, a escola desenvolver, atravs da disciplina Ensino Religioso, temas que despertem na criana e no adolescente o sentido da prpria vida. Tal sentido explorado atravs da descoberta do mundo, de si, do outro e do Criador (Ser Supremo). A partir dessa vivncia, estimular o crescimento de cada um com os valores essenciais como: amor, respeito, limite, fraternidade, compaixo e tolerncia. O ensino religioso, tambm como rea de conhecimento, trabalha a compreenso do fenmeno religioso. Portanto o fenmeno religioso supe fatos religiosos, tendo assim algo de Transcendente que se manifesta, atravs da religio, na espiritualidade humana. Assim, os valores essenciais ligados na dimenso espiritual, faro de cada um autnticos cidados, capazes de viver e conviver consigo, com outro e desenvolver com mais clareza, a religiosidade com o encontro do Divino.

42 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 03

Ensino Religioso - O que ?


O ensino religioso a partir das concepes de religio (religio) e as leis de ensino no Brasil 4024/61 - Reeligere (re-escolher), fazer seguidores (aula de religio, catequese e textos bblicos). 5692/71 - Religare (religar), tornar a pessoa mais religiosa (ligar as pessoas a si mesmas, aos outros, a natureza e a Deus. O ensino religioso caracterizou-se como pastoral. A aula de tica e valores e o conhecimento veiculado foram o da formao antropolgica da religiosidade, pelo saber em relao a si prprio, aos outros, ao mundo, a natureza e a Deus. Esta concepo desenvolveu-se a partir dos anos 80 e est refletida na LDBEN. 9394/96 - Relegere (reler), o FONAPER (Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso), desde 1995 est fazendo a transio, isto a passagem de ensino religioso a partir do entendimento do relegere, que significa reler o fenmeno religioso no contexto da realidade sociocultural. O ensino religioso entendido como rea do Conhecimento, da Base Nacional Comum (com o Parecer 04/98 e Resoluo 02/98 da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao), tem como objeto de estudo o fenmeno religioso e o conhecimento a ele veiculado. o entendimento dos fundamentos desse fenmeno que o educando constata a partir do convvio social. METODOLOGIA PARA O ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PBLICAS Em Educao, a metodologia deve estar de acordo com a cultura e interesses dos alunos, suas pesquisas e aberturas para os fatos sociais. O Ensino escolar proporciona ao aluno experincias, informaes e reflexes que o ajudem a cultivar uma atitude dinmica de abertura ao sentido mais profundo de suas existncias em comunidade e a encaminhar a organizao responsvel do seu projeto de vida. A metodologia estrutura-se em trs momentos: 1 - Observao 2 - Crtica e confronto 3 - Transformao, atravs de pequenas aes concretas, eficazes que se relacionam e avaliadas.
04 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Elaborao do projeto: Prof Leonor Maria Bernardes Neves - Psicopedagoga - Coordenadora Diocesana do Ensino Religioso Escolar - Diocese de So Jos do Rio Preto - SP. Coordenao do projeto: (aqui poder colocar uma ou mais pessoas que se dispe a aplicar o projeto). PELA ESCOLA: Responsveis: 1 - Diretora: 2 - Vice-diretora: 3 - Coordenador(a) pedaggica:

(Cidade e data, .................................................) Cientes:

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 41

IV - Desenvolvimento do projeto.
O projeto ser desenvolvido na prpria escola isto , E. E., ou Municipal, ou outras... por pessoas de boa vontade, que se disponham a trabalhar na preveno e reeducao dessa clientela escolar. O pessoal envolvido para atuar e dinamizar as atividades so da prpria comunidade e unidade escolar. (relao do pessoal em anexo). Estes faro com que os resultados sejam realmente voltados para um despertar para uma vida melhor, tendo com contedo as dificuldades e vivncias do seu dia a dia. Com isso aprendero e crescero em conhecimento humano, relacionado a seu prprio modo de vida. (aprendendo com a vida).

EDUCAO Educao um processo de vida e no uma preparao para a vida futura e que a escola deve representar a vida presente, to real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no ptio (Dewey, 1897) APRENDIZAGEM Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se no s pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experincias proporcionadas, pelos problemas criados, pela ao desencadeada.

V - Sugestes de atividades.
a) Palestras - com abertura para debates (aos alunos, pais, professores e funcionrios). Com assuntos dos seus prprios interesses. b) Bandas - com msicas e reflexes. (as bandas podero ser formadas pela prpria escola ou de outras localidades). c) Vdeos - voltados ao debate que traz conhecimentos de formao biolgica, cultural e preveno, para sua convivncia em sociedade. d) Confraternizao - entre alunos, pais, professores e funcionrios. e) Atendimento individual ou em grupo com profissionais competentes, aos alunos que necessitam de aconselhamento. f) Palestras ou algum trabalho diferenciado as pessoas que esto sempre ao redor da escola. g) Outras atividades podero ser completadas de acordo com as necessidades da escola. PEDAGOGIA X PROJETO A pedagogia de projetos visa re-significao de um espao escolar com seus tempos, rituais, rotinas e processos, de modo a que ele possa, efetivamente estar voltado para a formao de sujeitos ativos reflexivos, cidados atuantes e participativos, como desejam os profissionais da educao. Um espao vivo de interaes, aberto ao real e s suas mltiplas dimenses. O trabalho de projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino - aprendizagem. COMO MONTAR UM PROJETO? I - Cabealho: Tema proposto - Srie atendida - Perodo. a) Abordagem proposta e justificativa do tema escolhido. b) Pblico-alvo do projeto, tipo de aluno. II - Objetivos Gerais e Especficos: Por que trabalhar com projeto? O que se pretende atingir com ele? Qual o propsito do projeto? III - a) Desenvolvimento do Projeto - Discriminar as atividades a realizar, incluindo local, tempo, durao, material utilizado, como repartir as tarefas, etc... b) Cronograma de atividade - Perodo de durao de cada atividade ou do projeto como todo. IV - Avaliao - Finalizao do projeto, atividade de culminncia (excurso, auditoria, exposio, etc...). o produto final de acordo com o que foi proposto.
40 - Diocese de So Jos do Rio Preto Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 05

VI - Consideraes finais.
importante frisar que os projetos pedaggicos, quando elaborados e aplicados dentro de uma dinmica ou didtica com objetivos claros e com responsabilidades um acontecimento de sucesso e com alegria de transmitir ao semelhante uma vida melhor. Toda a atividade relacionada a este projeto ter que anexar a programao e o relatrio das atividades cumpridas.

Todo projeto se organiza: 1 - Detectando junto com os alunos as necessidades e os interesses reais deles. 2 - Elegendo, coletivamente, um objetivo a ser realizado durante as aulas. 3 - Recordando da realidade partes significativas, para evitar que se desgastem ao se estenderem. 4 - Quando se fizer necessrio para a realizao do objetivo, envolver os alunos, escola e comunidade. Num projeto de trabalho, o ambiente dever ser cooperativo, onde as decises so coletivas e comprometidas com os objetivos, s etapas e a avaliao. A escola tem que ter o seu espao de aprendizagem re-significado, numa perspectiva social (escola/professor/aluno/comunidade), transformando-a num ambiente cooperativo, onde sejam consideradas as estruturas estimulantes, exigentes, conflituosas, de valores e responsabilidades. Onde o aluno possa viver suas estratgias de aprendizagem, formando alunos ativos e interagidos num meio e no processo de aprendizagem. Dessa forma, o aluno vai se formando enquanto sujeito da sua aprendizagem, sendo capaz de ter uma percepo global, organiza-se, estar aberto a outras propostas, ser autnomo e exigente, ter confiana em si mesmo e saber avaliar-se.

d) Nmero de Classes por sries: Obs.: Esta escola atende aproximadamente um total de ____________ alunos. Sendo _________ (manh); ___________(tarde); ___________(noite). e) Outras atividades fora do horrio normal de aula: Escola da Famlia (aos sbados e domingos).

II - Introduo.
Este projeto ser desenvolvido com contedos voltados numa dinmica do aprender a ser e a conviver, isto aprendendo com seus prprios modos de vida. Para que isso acontea, os aplicadores precisam estar sempre juntos, e interados dos assuntos de interesse dos envolvidos para dar condies de crescerem como pessoas dignas e como cidados, conhecedores de seus direitos e obrigaes. Para elaborao do projeto, fez-se um levantamento das condies do envolvimento interpessoal dessa comunidade escolar. O levantamento constou de vrias reunies com: a direo, professores e funcionrios, pais e alunos. Conclumos que necessrio trabalhar nesta escola, a no violncia e a preveno. Sabe-se que a violncia est atualmente presente na vida do ser humano, com muita intensidade. Os ndices de violncia e os episdios trgicos que envolvem alunos, profissionais de educao e a prpria escola crescem a cada dia, gerando um clima de insegurana e perplexidade em toda a sociedade, uma vez que a escola j no representa um local seguro para os estudantes, bem como para os que ali trabalham. Assim, a violncia escolar motivo de preocupao no somente a comunidade educativa, mas tambm a sociedade por construir a principal barreira que prejudica a aprendizagem e conseqentemente a cultura que depende do conhecimento, atingindo crianas e adolescentes em fases importantes do seu desenvolvimento. Foi pensando em tudo isso que esta escola abriu suas portas s pessoas de boa vontade para que, voluntariamente colaborem com a educao e o crescimento de seus alunos, para no futuro prspero serem cidados capazes de construir uma sociedade, mais justa na construo de um pas melhor.

O tratamento didtico - PCNER (parmetro curricular nacional para o ensino religioso) Observao - Reflexo - Informao 1 - Observao: Alm da observao visual de experincias, tambm as condies externas e internas, como: idade, formao, histria de vida, conhecimentos prvios, dentre outros. E, no caso do Ensino Religioso, as observaes feitas sero to variadas quantas forem s idias sugeridas pela capacidade de observao dos educando e suas matrizes religiosas. O mesmo fenmeno, tomado como objeto de estudo, ser observado diferentemente por professor e aluno. Isso, porm, no significa que a observao feita pelo professor deva sobrepor-se do aluno, mas devem completarse e enriquecer-se. O professor trabalha os conceitos bsicos e age como orientador do Ensino Religioso.
06 - Diocese de So Jos do Rio Preto

III - Objetivo.
O projeto visa despertar e ajudar os adolescentes e jovens, do ensino fundamental e mdio, a descobrirem o sentido da vida e a valorizar a sua prpria vida no seu dia a dia.

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 39

Toda pessoa fiel a sim mesma, na profundidade do seu corao, busca um sentido para sua vida, percebe que vale a pena viver e o pe em prtica, nas relaes interpessoais de uns com os outros (Cato).

2 - Reflexo: A reflexo um procedimento que acompanha todo o processo, desde a observao, at a informao. O professor encaminha a reflexo com questionamentos, dilogos, problemtica que promovam a conscientizao, o entendimento e a decodificao do objeto de estudo, no caso, o fenmeno religioso. Essa decodificao progressiva permitir ao aluno abrir sua viso, desarmar-se de preconceitos, discernir, perceber a unidade na diversidade das tradies religiosas, como a defesa da vida, a busca de sentido, a necessidade da transcendncia. 3 - Informao

DICAS PARA AS ESCOLAS - Projeto para ser desenvolvidos. PROJETO - APRENDER COM A VIDA.
A violncia no primria no ser humano. Se salvarmos a ternura, podemos salvar a humanidade. (Dalmiro Bustos). I - Apresentao. Nome da Escola_____________________________________________________ Endereo__________________________________________________________ Cidade____________________________________________________________ CEP__________________ Fone_______________________________________ Diretora___________________________________________________________ Vice-Diretora______________________________________________________ Coordenador (a) Pedaggica (o)________________________________________ (verificar se tem mais de um ou uma) b) Perodo de funcionamento. Manh: Tarde: Noite: c) Ensinos: Ensino Fundamental da 5 a 8 sries. Ensino Mdio do 1 ao 3 colegial. (Verificar)
38 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Pela informao, o professor ajuda o aluno a se apropriar do conhecimento sistematizado, organizado, elaborado, para que possa passar de uma viso ingnua, emprica, fechada, dogmatizada, desarticulada e, muitas vezes, incoerente para uma nova viso decodificadora e explcita da realidade. Todos esses procedimentos devem necessariamente possibilitar que o alcance dos objetivos propostos pela disciplina Ensino Religioso sejam atingidos. A intencionalidade e a direo do processo ensino/aprendizagem, no Ensino Religioso, devem conduzir para a realizao de dois aspectos: 1 - De ordem interna, refere-se aquisio do conhecimento religioso como tal. 2 - De ordem externa, gera uma mudana qualitativa, que expressa no 'saber em si', no saber em relao ao saber em si, traduzido em novas posturas de dilogo e reverncia. Em ensino religioso aprender deixar de ser um simples ato de memorizao, mas sim o educando passa a ser um participante, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos escolhendo procedimentos para atingir em determinados objetivos. O ER quer ensinar religiosidade - uma capacidade que vai alm das condies normais de aprender o que nos oferecido ou o que est ao nosso alcance nos acontecimentos, ritos, normas e formulaes para interpretar toda a realidade em profundidade crescente e atuar na sociedade de modo transformador e libertador.

DESENVOLVIMENTO METODOLGICO: PROJETOS PEDAGGICOS - Em seus contedos deve-se induzir a reflexo sobre a cidadania (tudo o que leva a ser cidado - direitos e deveres), bem como as prticas a ela pertinentes, no prprio cotidiano escolar. Sentido para a
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 07

prpria vida e de seus semelhantes (da podemos incluir o ensino religioso que visam direta ou indiretamente o trabalho comunitrio). Ensino religioso como: 1) Estudo da religiosidade - busca de espiritualidade, experincia com Deus (Transcendente). 2) princpio da cidadania (participao na vida da sociedade) - buscar construir um mundo melhor para Si e para Outros. 3) entendimento do outro, isto , aceitao do outro como semelhante, mas que possui caractersticas diferentes (raa, tradies, religio). 4) no evangelizao, catequese, doutrinao. 5) ajuda a compreender o mundo do outro. 6) caminha para o saber sobre a sociedade humana e sobre si mesmo. 7) Projeto disciplinar - trabalhando os temas da disciplina de ensino religioso. Como exemplo vamos trabalhar o tema FAMLIA. Cidadania a) na sociedade (rural, urbana); b) estrutura (como constituda) c) necessidades (moradia, emprego, sade e educao). No Sagrado. a) Como as religies esto ajudando as famlias em suas religiosidades, estruturas e finalidades; b) Com so feitas as cerimnias de unio dos casais nas diversas religies para construo de famlias com as bnos de seu Transcendente (Deus). c) Nos textos sagrados, encontrar citaes sobre famlia. 8) Exemplos de projetos interdisciplinares com o tema: Famlia. a) Cincias: na unio de homem x mulher - reproduo. b) Matemtica: dados estatsticos sobre o nmero de famlias que pertencem a comunidade. c) Educao fsica: a importncia de a famlia praticar atividades fsicas e no ser uma famlia com vida sedentria e as necessidades em cada faixa etria d) Histria: dentro da histria como foram constitudas as famlias at o nosso tempo. e) Geografia: em nosso pas, qual a regio que famlias no vivem como cidados (faltam at o necessrio). f) Educao artstica: desenhar, fotografar representando artisticamente como uma famlia em momentos que esto juntos. g) Ensino religioso: para ser cidado, qual o valor e como estruturar a famlia? Como deve se representar famlia no sagrado como religiosidade, ex: textos sagrados, nos ritos, cultos na aliana em relao ao Transcendente (ou Deus).
08 - Diocese de So Jos do Rio Preto

2 MOMENTO: descobrir em grupo: Que gestos vocs fazem para manifestar amizade a algum? Como que vocs descobrem que algum seu amigo? importante termos amigos? Por qu? Quais as atitudes que so sinais de amizade? Como seria se todo pessoal da escola fosse amigo? Qual a diferena entre colega e amigo? Fazer com que atravs desses dois momentos, os alunos descubram a importncia da amizade e como essencial relaciona-se com o outro na construo da vida com cidadania.

3. CONHECER A SI MESMO
- Conhecer-se a fim de servir melhor aos outros e construir a prpria personalidade. 1 MOMENTO - Conversao orientada: - Quando vocs lem livros e revistas, vem certos filmes, no sentem vontade de viver as mesmas aventuras de seus heris? - Vocs tambm so heris de sua prpria vida. E para serem heris precisam conhecer a si mesmos. - Vo responder a um questionrio para melhor se conhecerem: 01 - Qual seu nome? 02 - Quantos anos voc tem? 03 - Que gosta de estudar? 04 - Que carreira pretende seguir no futuro? 05 - Quais os divertimentos de que mais gosta? 06 - O qu no gosta de fazer? 07 - Quais as qualidades que mais aprecia nos seus amigos? 08 - Cite uma ou mais das suas boas qualidades. 09 - Em que voc acha que precisa melhorar? 10 - As pessoas podem confiar em suas palavras? Voc fala sempre a verdade? H algum que nos conhece melhor do que ns mesmos, do que nossa famlia e amigos? Aqui o professor(a), poder trabalhar o Transcendente de cada um e tambm concluir com a classe se o questionrio ajudou-os a se conhecerem um pouco mais e fazerem novas descobertas sobre si mesmo. 2 MOMENTO: Anotar e discutir em grupo: a) Uma situao da vida em que lutaram pela no violncia e agiram com amor. b) Escrever algumas qualidades que descobriram em si mesmos e ao lado, contar como podero us-la para servir ao prximo.
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 37

c) Por que existem tantos problemas em relao convivncia com o outro, como a inveja, o cime, indiferena, falta de compaixo, inimizade, desinteresse pelo outro...? d) O que os seres humanos tm de diferente dos animais irracionais? e) Vocs concordam que a busca do Transcendente (Deus ou o que elevado e sublime) em nossas vidas nos faz tambm diferentes dos animais irracionais?

CONCLUSO: verificou-se que os projetos podero ser, disciplinar ou interdisciplinar, sendo a responsabilidade do acompanhamento pelo professor do ensino religioso quando o referido projeto parte dele. E tambm poder existir projeto do qual o ensino religioso passar a fazer parte.

Concluso:
O trabalho do EU E O OUTRO deve ser desenvolvido no encontro com a formao de grupos, afim de que os professores possam j ir preparando-se para o desempenho em sala de aula. OBS.: Nas classes com seus alunos, os professores adaptaro os questionamentos de acordo com a srie em que atuam.

Observaes para estrutura do projeto. Os projetos tm como objetivo atender aos temas propostos, abordando as necessidades do seu prprio meio (convvio social, familiar e escolar), dando prioridade o que importante ao aluno dos quais se devem atingir com a finalidade de form-los em viver e conviver com o outro, consigo e com a comunidade e a sociedade. Assim, poder-se- atingir a formao de cidados conscientes de suas responsabilidades em busca do sentido da vida e no encontro com o Transcendente ou Deus (que o alvo da plenitude humana). O Ensino Religioso por ser a Educao da religiosidade tem como meta, desenvolver e promover o ser humano em todas as suas dimenses, em relao a si e ao outro, conseguindo assim integrar-se nos demais grupos sociais. E ter tolerncia para com a diversidade no discriminando raas ou religies, sem negar a sua prpria crena. Os projetos pedaggicos indicam um modo possvel e adequado para o tratamento dos temas transversais. (Deliberao CEE 16, de 27/7/20001Est. SP).

Exemplo 3: PARA SER ADAPTADO NAS 6 S 8 SRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECER


1. OBJETIVO: Descobrir que aquele que conhece: Constri sua personalidade, Realiza o encontro com o outro, Encontra o sentido da vida. Assim cumpre a tarefa de construir um mundo novo com os outros, na Sociedade. Nesse objetivo, trabalhar a questo: CONHEO MEUS COLEGAS? E assim, conhecer-se mutuamente para formar um grupo de amigos.

I - TEMAS PARA PROJETOS DE VIDA CIDAD VIDA CIDAD Os projetos sero desenvolvidos de acordo com as necessidades da comunidade escolar, para que suas crianas, jovens e famlias sejam favorecidas pelos projetos escolares de vida cidad como, por exemplo, poder trabalhar: Amizade (atravs do auto conhecimento e conhecimento do outro - pginas a seguir); Conservao do patrimnio; Famlia (ver projetos: disciplinar e interdisciplinar); Amor; Sexualidade; Drogas (e suas conseqncias) - ver como desenvolver esse trabalho na escola ou outras situaes (pginas a seguir); Violncia (os possveis caminhos que a induz e conseqncias - ver texto para reflexo);
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 09

2. CONHECER AO OUTRO:
Dispor a classe em crculo, para facilitar a conversa. Pode acontecer que seja a primeira vez que muitos se encontram. possvel, tambm, que muitos j se conheam de anos anteriores, na prpria escola. Seja qual for a situao importante perguntar-se: Podemos considerar-nos amigos? 1 MOMENTO: os alunos apresentam-se e dizem quais os colegas que j conhecem.
36 - Diocese de So Jos do Rio Preto

tica (com um respeito capaz de ajud-los a crescer na compreenso amor e cooperao sem ferir a liberdade do outro); Comemoraes cvicas ou sociais (trabalhar a cidadania). Enfim tudo o quanto estiver sendo necessrio no momento e sempre voltados, para o crescimento na formao das crianas e jovens. II - SUGESTES (1) Como trabalhar histria das Religies O professor poder trabalhar do seguinte modo: Cada aluno dever trazer para a sala de aula suas experincias religiosas, isto , falar de sua tradio religiosa de famlia e da sua religio, nos seus aspectos de conhecimento e postura no meio social. O professor dever completar explicando, os restantes das religies que no foram abordadas, somente para que tenham conhecimentos, sem ferir nenhum credo e nem leva-los a negar suas crenas Deliberao CEE 16, de 27/7/2001-Est.SP). A outra opo que o professor poder orientar os seus alunos a pesquisarem em grupos as religies que no foram mencionadas e cada grupo expor sua pesquisa, como: As matrizes Indgenas, Crists, Afro-brasileiras, Judaicas (Judasmo), Islmicas (Islamismo) e Budistas ( Budismo). O professor dever conduzir um trabalho com o sbio controle da situao para no leva-los discriminao, excluso e nem fazer proselitismo (art. 33, LDBEN 9394/96 com nova redao dada pela Lei 9475/97). E Religio caminho para Deus Caminho no casa (H. Halbfas). Isto a religio tem que servir para o homem crescer e aprender a conviver e no somente acolher as pessoas para formar grupos numerosos de seguidores sem que haja transformao e libertao. Entretanto, mesmo que o ensino religioso se d na linha da reao de cada pessoa, onde no h caminhos preestabelecidos pode-se afirmar que h princpios que o realiza como pessoa, sustentando uma nova didtica que a da alegria. A alegria na totalidade, que o ser humano conquista assim que progride em relao vida nos aspectos: sentir, compreender, ter fora de agir. A felicidade e a alegria so o que mais marcam ou tornam presentes na vida do ser humano (VIESSER, Lizete Carmem, Um paradigma Didtico para o Ensino Religioso Ed. Vozes).

Vamos nos conhecer um pouco mais: (parte II) Como minha famlia? a) Desenhar a famlia e seus nomes; b) Contar a histria de cada um, oral ou escrita (caso a criana saiba escrever, faa por escrito); c) Voc acha importante termos famlia? Justifique. d) Qual o seu papel dentro de sua famlia? (suas atividades, obrigaes, relacionamentos, cooperao...). e) A sua famlia est bem estruturada ou precisa melhorar? Em qu? f) Quando voc formar a sua famlia, como ela ser? g) A nossa felicidade tambm depende de termos uma boa famlia? Por qu? Como sou em minha escola? (parte III) a) Como me senti no primeiro dia de aula e hoje como estou? b) Como est sendo o meu relacionamento com os colegas? c) A professora representa qual papel em minha vida? d) Quais conhecimentos a escola est me proporcionando em relao ao meu crescimento?

Quem o outro?
OUTRO: Somos diferentes um dos outros? Objetivo: A criana descobrindo a presena do outro em sua vida, passa a sentir-se mais segura, confiante, perseverante e capaz de amar. Vamos descobrir nossas diferenas? Aps termos descoberto quem somos ns.

Dinmica: (parte I)
a) Na classe, dispor um aluno de frente para o outro. Pedir que anotem o que ele e o seu par tm diferente e igual (Verificar forma fsica, sexo, quais as matrias de preferncia, religio, construo familiar, tipos de passeio, msica). b) Logo aps a concluso da entrevista, cada par pedir que vai frente dos demais e partilha com a classe o que se observam na descoberta do outro. Atividades com a classe: (parte II) a) Vocs acham importante descobrir outro? Por qu? b) Se no houvesse o outro, como seria nossa vida? Justifique.

10 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 35

Na atualidade - Como est a paz nas famlias, nas comunidades e no mundo? Relacionar a paz no somente com as guerras, mas tambm com as necessidades do ser humano (gua, alimentao, moradia, emprego e outras realizaes pessoais).

III - Sugesto (2) - Trabalhar com os alunos questionamentos: Por exemplo: 1 - Por que devemos respeitar nossos semelhantes ou o outro? 2 - Por que devemos respeitar a natureza? 3 - Por que devemos ajudar ao nosso prximo? 4 - Se o mundo pertence a todos, por que tanta fome, misria e analfabetos? 5 - importante vivermos num mundo de paz? Por qu? Obs: Cada questionamento poder ser trabalhado em uma aula ou perodo suficiente para conclu-lo. AVALIAO: Dever ser contnua e procurar aproveitar o mximo os sinais de transformao no crescimento, tanto individual quanto coletiva dos alunos. E como rea de conhecimento o aluno poder fazer trabalhos sobre assuntos propostos pelo professor, voltados a temas atuais, que podero servir de ao transformadora, para um mundo melhor.

Sagrado: Significado nos ritos e celebraes - Neste momento os alunos devero partilhar suas experincias religiosas que acontecem em seus templos religiosos e que apresentem sinais de paz (msica, orao, palavra, testemunho, confraternizao, partilha, compromisso, sacramento...) Nos textos sagrados - Procurar episdios nos livros sagrados, em que tenham relaes com a paz, atravs do Transcendente (Deus). E se possvel fazer uma analogia com a nossa poca. Religies - Como as religies podero ajudar na promoo da paz? Refletir sobre esta responsabilidade e questionar as lacunas.

OBS.: Como esta disciplina rea de conhecimento, o objetivo envolver todos os alunos e lev-los ao aprendizado da pesquisa. Os projetos podero ser disciplinares ou interdisciplinares (envolvendo outras disciplinas). Alm dos contedos propostos, o professor dever trabalhar tambm assuntos que digam respeito realidade e necessidade da classe ou da comunidade escolar.

SUGESTES DE PROJETOS DE AULAS EM ENSINO RELIGIOSO. Exemplo 1: Tema: Respeito.

Exemplo 2: Para ser adaptado de 1 a 5 sries do ensino fundamental. EU E O OUTRO


EU: Quem sou eu? Objetivo: levar a criana a conhecer-se, para relacionar com o outro, com o mundo e descobrir o sentido da vida. Meu mundo: (parte I) O que h em meu mundo? Vamos descobrir? a) Moro na zona rural ou urbana? Qual a diferena entre elas? b) Tenho ou no famlia? c) Estou na escola? Qual a diferena entre a escola da vida e a oficial?
34 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Objetivo: Levar o educando a descobrir o Transcendente, atravs do respeito a si prprio e ao outro. Metodologia: a partir da histria de cada aluno da classe, por meio de redao ou dilogo, conhecer a sua tradio religiosa, religio e vida social. Tambm aconselhvel, para o desenvolvimento do trabalho, aplicar dinmica e dramatizao. OBS.: Com Histria das Religies, o professor poder completar suas aulas, com estudos das Matrizes Religiosas que no foram mencionadas durante a abordagem deste assunto em classe, como forma de conhecimento, sem dar motivo para que neguem suas prprias crenas. Estes estudos podero ser desenvolvidos, como pesquisa, pelos alunos ou sobre textos apresentados pelo professor. Meta: Sensibilizar os alunos do respeito s demais crenas, a pessoa do outro e a si mesmo.
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 11

Avaliao: Para avaliar esta disciplina o professor receber orientaes da diretoria ou secretaria de ensino em que faz parte, de acordo com a srie em que atua. OUTRAS SUGESTES DE CONTEDOS. NOTA 1: Outros temas podero ser trabalhados, como os valores da vida cidad (tica, meio ambientes, sade, sexualidade, cincias e tecnologia, linguagem e famlia). NOTA 2: Ainda mais desenvolver juntamente com os temas propostos (nota 1), os componentes que valorizam a conduta humana como: Paz, No-Violncia, Solidariedade... O desenvolvimento do trabalho poder ser atravs de pesquisas, com objetivo de apresent-lo em: textos (individual ou grupos). As apresentaes em grupos podero ser em forma de teatros, msicas, cartazes, visitas sociais e comunitrias e outras atividades que podero fazer os educando crescerem numa educao que os conduzam plenitude (que alvo da pessoa humana).

O que realmente vale a pena ter vida com qualidade. Termos sade, paz, tranqilidade, amor ao prximo, respeito mtuo e dignidade. Andra Carneiro de Menezes Neves Farmacutica-bioqumica. Responsvel Tcnica pelo Laboratrio Municipal de Sorologia - DST/AIDS. S. J. Rio Preto-SP E-mail: andreacmn@uol.com.br

Vamos Refletir
1 - Para evitar essas doenas, como se deve proceder nos relacionamentos sexuais? Faa nesse questionamento a sua opinio pessoal e tambm o que voc conhece a respeito do assunto. 2 - Como voc gostaria que essas informaes fossem passadas como preveno? Comente. OBS.: O professor poder fazer esse trabalho em grupo, individual ou sob forma de discusso. Para Refletir Violncia A violncia, infelizmente, est to presente na vida do ser humano, que em vez de combat-la, procura aceit-la para conviver em sociedade. Na violncia somos incapazes de sermos o que gostaramos de ser. No entanto, a melhor defesa contra a violncia no aprender a conviver com ela, mas sim aprender a combat-la. Desde a origem do homem a violncia sempre se fez presente. E continua fazendo parte dos bairros sofisticados, de classe mdia e nas favelas. Os espaos so fechados, o exterior abandonado, o espao visual restringido: e a arquitetura de defesa e proteo (muros altos, espaos sombrios e guaritas). Nos bairros pobres, a violncia tambm no pode ser evitada, a nica arma a atmosfera de conformismo, porque no podem ter cerca de protees. O fenmeno do desemprego, m-distribuio de renda, consolida a desigualdade entre os cidados. E tambm em nosso pas, a educao no encarada como fator
12 - Diocese de So Jos do Rio Preto

PROJETOS PARA UMA VIDA MELHOR. Exemplo 1: Vamos trabalhar a: PAZ Como contedo para sala de aula Objetivo: O professor dever envolver toda a classe, ou at a unidade escolar, numa reflexo da compreenso do sentido da palavra paz em toda a sua dimenso, estrutura e no sagrado, para que concretize seu objetivo como: Estrutura Composio - O que necessrio para construirmos a paz? Refletir e pesquisar todas formas possveis para a concluso deste trabalho. Importncia - Em que a paz beneficia o ser humano no seu relacionamento consigo mesmo, com o outro e com o mundo? Cite, aspectos relevantes e necessrios para o crescimento humano.

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 33

Atravs do texto abaixo, vamos conhecer situaes que coloca nossa vida em risco e refletir o que podemos fazer para evit-las e nos preservar.
DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS - DST As doenas sexualmente transmissveis so aquelas transmitidas por relao sexual sem o uso dos preservativos. Dentre elas podemos citar: hepatite, HIV, sfilis, gonorria, candidase, etc. A sfilis congnita resultado da infeco do feto pelo Treponema pallidum, bactria causadora da sfilis. Essa infeco se d atravs da placenta de uma mulher grvida que esteja infectada pela sfilis. uma doena grave, que pode causar m formao do feto, srias conseqncias para a sade da criana, ou at a morte. A sfilis pode se manifestar logo aps o nascimento ou durante os primeiros dois anos de vida da criana. Na maioria dos casos, esto presentes j nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criana infectada pode apresentar problemas muito srios, dentre eles: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas sseos, surdez ou retardamento. A doena pode tambm levar morte. Pode ocorrer tambm que a criana nasa aparentemente normal e que a sfilis se manifeste s mais tarde, aps o segundo ano de vida. O HIV um vrus que pode ser transmitido s pessoas atravs de relao sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada, sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetveis; transfuso de sangue contaminado pelo HIV; reutilizao de objetos perfuro-cortantes com presena de sangue ou fluidos corpreos (sangue, leite materno, secreo vaginal) contaminados pelo HIV, mes gestantes portadoras do vrus que no fazem tratamento podem passar para os recm-nascidos, entre outras. O vrus do HIV pode permanecer no organismo da pessoa por muitos anos sem se manifestar. Existe uma frase que utilizamos com bastante freqncia Quem v cara, no v AIDS. O tempo entre a exposio ao HIV e o incio dos sinais e sintomas, em geral, varia de cinco dias a trs meses. As manifestaes podem resultar em gripe persistente, perda de peso progressiva, diminuio da fora fsica, febre intermitente, dores musculares, suores noturnos, diarria, entre outras reaes. Quando a infeco pelo HIV j est avanada, comeam a aparecer doenas oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, diarria crnica, chegando a evoluir para a morte. uma doena que evolui para a morte caso a pessoa no faa tratamento. Existem vrios medicamentos para esta doena, que so chamados popularmente de coquetel. Mas devemos ter sempre em mente que no tem cura. Diante dessas doenas, devemos valorizar a vida acima de qualquer coisa. Antes de agirmos devemos sempre pensar que uma vez que adquirimos estas doenas, nossa vida passar por mudanas radicais e momentos difceis que faro parte do nosso cotidiano.
32 - Diocese de So Jos do Rio Preto

relevante, na formao do homem. Isto tambm contribui para o crescimento da violncia: professor mal pago; prdios mal planejados e construdos; o lazer no levado a srio. Outros fatores contribuem para o aumento da violncia entre jovens e adolescentes como: abandono familiar, falta de lazer, ociosidade, facilidade de aquisio e uso de armas, de consumo de drogas, falta de policiamento, impunidade, falta de controle e vigilncia, banalizao da violncia, falta de motivao e ausncia de religiosidade. - O que fazer para evitar este fato destruidor que permeia o nosso mundo? - A luta pela no-violncia, numa atitude solidria e fraterna so trilhas para a paz? As atitudes citadas devero ser alvo de uma reflexo coerente e que haja, compreenso e participao e que o professor procure motivar seus alunos, para este objetivo.

SUGESTES PARA TRABALHAR A MAIOR CAUSADORA DA VIOLNCIA, AS DROGAS. Professor, primeiramente conhea a criana e adolescente, atravs das informaes a seguir: Da criana ao adolescente I.1 - Da passagem da infncia adolescncia Ao finalizar o perodo da infncia, a criana est mais ciente dos acontecimentos de mediao e houve considerveis progressos ao reconhecer fatores externos, inclusive a seqncia casual. difcil descrever as adaptaes comportamentais da criana, ao longo do tempo, sem o uso de conhecimento conceitual e intuitivo de muitos princpios abstratos. Existem, para cada fase no desenvolvimento, segundo Piaget, um plano bsico que ocorrem repetidamente. Ficando evidente, que variam de uma idade para outra, mas o esquema bsico suficientemente abrangente para que seja produtivo explicit-lo, antes de passar para as mincias concretas dos desenvolvimentos especficos da infncia. (FREUD apud BALDWIN, 1980)
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 13

A respeito da evoluo comportamental da criana, FREUD descreveu trs estgios, que comenta-se a seguir. O ESTGIO ORAL marcado pelo desenvolvimento da dependncia. O primeiro estgio psicossexual, depois do nascimento denominado oral, pois a fonte primria de prazer e satisfao do beb dada atravs da estimulao das regies orais do corpo. Esse prazer nas atividades orais desenvolve-se atravs da ligao entre mamar e ser alimentado, que o 'oral-dependente'. O ESTGIO ANAL desenvolve o desejo de posse. Depois do estgio oral, ocorre uma mudana na fonte dominante do prazer da criana que passa da boca para a regio anal do corpo. Essa mudana assinala a transcrio do perodo oral para anal. Essa mudana do domnio para a zona ergena anal faz parte do processo de maturao e ocorre universalmente. Muitos outros psicanalistas, que sob outros aspectos seguem Freud muito de perto, discordam da suposio de que a mudana seja inevitvel e devida maturao. Ento, mais inclinados a atribuir a mudana ao fato de que, durante o perodo em que a criana aprende a controlar as fezes, a ateno focaliza-se no funcionamento anal e as regies anais tornam-se o centro de experincias frustadoras ou compensadoras. O ESTGIO FLICO o estgio genital e recebe esse nome porque, por volta dos quatro ou cinco anos, a fonte de prazer libidinosa da criana passa a focalizar principalmente a regio genital. Esta mudana juntamente com a maturidade, gradualmente maior do ego, cria um conjunto inteiramente novo de problemas e potencialidades para relaes interpessoais. O prazer, o interesse e a curiosidade da criana passam da regio anal para a genital. A cada estgio, certa quantidade de acesso a conseqncia libidinosos do indivduo fixada, assim certos temores atitudes, fantasias, defesas e de expectativas se organizam de modo mais ou menos permanente na personalidade. Psicopatologias mais srias ocorrem quando quantidade excessiva de libido fixa-se no estgio inicial do desenvolvimento e o padro de ajustamento que tambm se faz presente, no est adaptado s exigncias da vida adulta. Freud, referindo-se adolescncia acreditava que a estrutura bsica da personalidade estaria formada, por volta do fim do estgio falico, mas com vrias diferenas importantes. Uma diferena que o adolescente estabelece relaes fora da famlia. Enquanto a criana de quatro ou cinco anos no pode encontrar qualquer tipo de relao sexual socialmente aceitvel e por isso precisa realmente renunciar a sexualidade, o adolescente pode encontrar relaes heterossexuais, aceitas e socialmente aprovadas, fora do convvio familiar". O adolescente, segundo a teoria psicanaltica, no visa somente a questo de aprender a amar, mas tambm o trabalho, atividades polticas e moral etc.
14 - Diocese de So Jos do Rio Preto

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO 19


APARELHO REPRODUTOR MASCULINO: COMPOSTO DE TESTCULO, PRSTATAS (ONDE PRODUZ ESPERMA) PNIS E URETRA.

APARELHO REPRODUTOR FEMININO 20


APARELHO REPRODUTOR FEMININO: TEMOS: OVRIO, TROMPAS, TERO, VAGINA.

MEMBROS 21 (PERNAS E PS) MEMBROS 22 (BRAOS E MOS)


23 O SANGUE: O VECULO QUE TRANSPORTA AS SUBSTNCIAS DE QUE NOSSO ORGANISMO NECESSITA. ISTO O SANGUE EST PRESENTE EM TODAS AS PARTES DO NOSSO CORPO.

SANGUE

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 31

13 ESTMAGO: MUITO IMPORTANTE PARA A DIGESTO. ELE COMUNICA COM O ESFAGO E INTESTINO DELGADO

ESTMAGO

Ericsson (1950) disse: "O perigo mais grave para o adolescente a impossibilidade de estabelecer um sentido de identidade no valor prprio". Considerando a viso da teoria psicanaltica, o problema da adolescncia o da conciliao entre vrias exigncias culturais com relao ao adolescente e suas inmeras motivaes sexuais e os padres de adaptao em relaes interpessoais que surgiram no convvio familiar durante a infncia e a criancice. I.2 - Desenvolvimento Psicossocial Piaget (1951) diz que: " na adolescncia que se desenvolve o pensamento formal ou adulto que possibilita ao indivduo situaes hipotticas, registrar efeitos e tirar concluses". E nesta fase so adquiridas tambm a capacidade de introspeco e reflexo que diz respeito aos sentimentos.

14 INTESTINO DELGADO: A TRIPA FINA QUE RECEBE OS ALIMENTOS J MASTIGADOS E SEPARA COMO UMA PENEIRA AS VITAMINAS NECESSRIAS QUE VO PARA O SANGUE E OS BAGAOS VO PARA O INTESTINO GROSSO , TRANSFORMANDO EM FEZES.

INTESTINO DELGADO

15 INTESTINO GROSSO: A TRIPA GROSSA ONDE VO FORMAR AS FEZES.

INTESTINO GROSSO

No perodo da adolescncia se constri a identidade adulta a partir de dois modelos bsicos sendo: vivncia da infncia e modelos de identificao da famlia. I.3 - A Adolescncia Precoce

16 FGADO: A MAIOR GLNDULA DO NOSSO ORGANISMO, NELE SE ENCONTRA A VESCULA BILIAR, IMPORTANTE PARA DIGESTO (PRINCIPALMENTE ALIMENTOS GORDUROSOS QUE DIFICULTA A DIGESTO)

FGADO

Est compreendida entre as idades de 10 a 14 anos, encontrando o adolescente preocupado com as vrias modificaes do seu corpo, que caracterizam a puberdade, assim como, as mudanas nas relaes interpessoais com a famlia, florando a a rebeldia e sentimentos contraditrios, quando se faz necessria a separao dos pais. Nesta etapa de desenvolvimento do adolescente observa-se uma forma muito forte de relao com um grupo com o qual se identificam e tambm a religiosidade mesmo que ainda eles continuam ligados famlia. I.4 - A mdia adolescncia. Compreender o perodo de 14 a 16 anos, d-se incio a separao dos pais e da famlia e a seleo de amigos. Nesta poca, predominam o interesse por estar com seus companheiros e, o interesse pela sexualidade e a elaborao do processo de pensamentos abstratos e filosficos. I.5 - Final da adolescncia Esse perodo acontece entre as idades de 17 a 19 anos 11 meses e 29 dias.

17 RINS: OS RINS SO COMPARADOS A FILTROS. FILTRAM O SANGUE, DEIXANDO PASSAR OS RESDUOS PREJUDICIAIS DO ORGANISMO (URINA QUE VAI PARA BEXIGA) E RETENDO AS SUBSTNCIAS TEIS.

RINS

BEXIGA

18 BEXIGA: SERVE DE DEPSITO PARA A URINA

30 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 15

Iniciam-se os relacionamentos mais estveis e o adolescente envolve-se, mais intensamente, com as pessoas e compromissos. Nesta fase observa-se mais claramente a personalidade, bem como inicia-se a capacidade de planejar o futuro, com atitudes mais concretas e abandono das fantasias da infncia. Da mesma forma, nascem as primeiras manifestaes em relao ao juzo crtico sobre a famlia e a sociedade. I.6 - O adolescente na sociedade O adolescente sofre uma grande e decisiva influncia do meio social, do grupo do qual faz parte e da famlia, estando tudo isso relacionado sua autonomia, participao social mais abrangente (estudos e trabalhos, lazer e outras reivindicaes), que se estabelecem e se destacam como conflitos de gerao. As classes de baixa renda privam seus adolescentes de vivenciar plenamente estas etapas, pois ainda com idades muito precoces, tm que assumir comportamentos de adultos, pela necessidade de lutar pela sobrevivncia. Da mesma forma, o desamparo e a desagregao familiar so determinantes que interferem de forma decisiva no plano de desenvolvimento de crianas e adolescentes, assim como no seu projeto de vida, negando-lhes o direito fundamental s condies bsicas de segurana e impossibilitando o pleno exerccio da cidadania, assegurados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente.

7 OS OLHOS: RESPONSVEL PELA VISO E MANIFESTAO DE EMOO (LGRIMAS)

OLHOS

8 PESCOO: ONDE EST LOCALIZADA AO CORDAS VOCAIS RESPONSVEIS PELA VOZ. A VOZ PRODUZIDA PELA LARINGE AUXILIADA POR OUTROS ORGOS (BOCA, TRAQUIA E BRNQUIOS QUE DO PASSAGEM AO AR; PULMES QUE SAI O AR PRODUTOR DA VOZ). TEM O ESFAGO QUE COMUNICA COM A FARINGE.

PESCOO

9 TEMOS NO TRAX CORAO E PULMES

TRAX

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Captulo 1 - artigo 3 - a criana e adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios e, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. Artigo 4 - dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar com absoluta prioridade a efetivao dos direitos referentes vida, sade e alimentao, educao, a esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, o respeito , liberdade e a convivncia familiar e comunitria. Artigo 5 - Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais.
16 - Diocese de So Jos do Rio Preto

10 DENTRO DO ABDMEN TEMOS ESTMAGO, INTESTINOS, FGADO, RINS, BEXIGA E APARELHO REPRODUTOR (MASCULINO OU FEMININO)

ABDMEN

11 CORAO: UMA ESPCIE DE BOMBA QUE TRABALHA COM MOVIMENTOS QUE RECEBEM O NOME DE PULSAO CARDACA (JUNTO COM OS VASOS SANGUNEOS O CORAO FORMA O APARELHO CIRCULATRIO)

CORAO

12 PULMES: FORMAM O APARELHO RESPIRATRIO COM (FOSSAS NASAIS, BOCA, FARINGE, LARINGE, TRAQUIA E OS BRNQUIOS)
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 29

PULMES

CABEA

NA CABEA TEMOS: CREBRO, ORELHA, NARIZ, LNGUA, BOCA, OLHOS , PELE, PLO, ETC.

Artigo 80 - Os responsveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congnere ou por casas de jogos, assim entendidas as que realizem apostas, ainda que eventualmente, cuidaro para que no seja permitida a entrada e a permanncia de crianas e adolescentes no local, afixando aviso para orientao do pblico. Artigo 81 - proibida a venda criana ou adolescente de:

CREBRO

I - armas, munies e explosivos; II - bebidas alcolicas; III - produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica ainda que por utilizao indevida; IV - fogos de estampido e de artifcio, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano fsico em caso de utilizao indevida; V - revistas e publicaes a que alude o artigo 78 (contendo material imprprio ou inadequado as crianas e adolescentes devero ser comercializados em embalagem lacradas, com a advertncia de seu contedo); VI - bilhetes lotricos e equivalentes. Drogas

O CREBRO RECEBE MENSAGENS DE ALGUMA PARTE DO CORPO E ESSE AS RESPONDEM. COMO UMA CENTRAL TELEFNICA QUE RECEBE MENSAGENS DE DIVERSOS PONTOS DA CIDADE E ENVIA RESPOSTA A ESTAS MENSAGENS.

3 ORELHAS (OUVIDO) - AUDIO: RESPONSVEL PELO SENTIDO DA AUDIO, OUVIR SONS. NO OUVIDO FICA O EQUILBRIO DO NOSSO CORPO DADA PELO LABIRINTO.

ORELHAS

BOCA

BOCA: PODEMOS RESPIRAR, FALAR, ASPIRAR, COMER, CANTAR ETC.

I.1 - Droga o que ?


Pelo relato de Cristina do Valle G. Pires, et. al. (2002), no decorrer do tempo a palavra droga foi tendo outros significados como: qualquer substncia que prejudica o funcionamento da mente e corpo e que poder tambm ser proibida por lei.

5 NARIZ: FILTRA A ENTRADA E SADA DO OXIGNIO, ONDE FICA LOCALIZADO O SENTIDO DO OLFATO (SENTIR CHEIROS)

NARIZ

No entanto, medicamentos tambm so considerados drogas. Consideram-se drogas os psicotrpicos que, introduzidos no organismo, provocam reaes no sistema nervoso central, levando a alteraes na percepo do humor e das sensaes, induzindo, ainda que temporariamente, a sensao de alucinaes, euforia, prazer ou aliviando a dor, o medo, as frustraes e as angstias. As reaes e aes das substncias psicotrpicas no organismo dependem de alguns fatores, dentre os quais a quantidade consumida e a suas propriedades farmacolgicas, as caractersticas particulares de cada pessoa, as expectativas em relao aos efeitos da droga e as condies que envolvem o seu uso.
Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 17

6 LNGUA: A RESPONSVEL PELO PALADAR (O SENTIDO DA GUSTAO)


28 - Diocese de So Jos do Rio Preto

LNGUA

Ento as drogas, em concordncia com seus efeitos no organismo, so classificadas em: 1- Drogas depressoras: so as que agem diminuindo ou deprimindo o sistema nervoso central, levando o usurio ao relaxamento, calma, sedao, diminuio da ansiedade, resultando no desligamento dos problemas. Tambm agem provocando uma desinibio. Como exemplo de drogas depressoras temos: o lcool, os ansiolticos, os sonferos, os hipnticos, os opiceos e os inalantes ou solventes. 2 - Drogas alucingenas: atuam no crebro alterando o seu funcionamento e, modificando as mensagens nervosas, provocando distores em cores e formas. Dentre as mais conhecidas, temos a maconha, o LSD, mescalina, ecstasy e alguns cogumelos. 3 - Drogas estimulantes: so substncias capazes de acelerar a atividade cerebral, aumentando o estado de alerta, a capacidade fsica, a potncia, o rendimento, a sensao de dinamismo, diminuindo o sono e o apetite. Se fizerem isso por um tempo prolongado, poder causar dependncia, irritao, insnia e transformar o usurio numa pessoa agressiva e at a morte. Exemplos: anorexgenos, cafena, nicotina, anfetaminas ou bolinhas, cocana, crack e merla. I.2 - Drogas lcitas ou ilcitas. A) lcitas: seu comrcio legalizado, como o fumo (nicotina) e o lcool. B) semi-lcitas: so os medicamentos de tarja preta, comercializados somente sob prescrio mdica. c) ilcitas: a comercializao dessas drogas no permitida, pois so consideradas ilegais como: maconha, crack, cocana, merla, LSD, mescalina, ecstasy, opiceos, inalantes ou solventes. I.3 - Alunos Usurios de Drogas So graves as alteraes apresentadas pelos alunos usurios de drogas. O estudante quando chega escola drogado, j perdeu o controle do uso das drogas. Se o adolescente chegou a esse estgio porque j se droga em casa.
18 - Diocese de So Jos do Rio Preto

humano. E vocs poderiam responder de onde vem a fora e condies para que tudo isso acontea? Alunos: Sim, sabemos! Vem de Deus Ele quem faz com que a natureza crie tudo que existe. De repente, o dirigente jogou no "Corpo" uma plaquinha escrita "Drogas". Em seguida perguntou:

Dirigente: E agora o que vai acontecer com esse corpo?


Alunos: Com as drogas nesse corpo, ele vai comear a morrer, no ter mais sade.

DINMICA: Conhea seu corpo, valorize sua vida para no torn-la uma droga

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 27

SUGESTO DE DINMICA - VAMOS CONHECER O NOSSO CORPO E NO TORN-LO UMA DROGA.

Dinmica do Corpo Humano


Ao iniciar a dinmica, o dirigente mostrou plaquinhas e distribuiu aos alunos, nas quais constava escrito o nome de rgos do corpo humano e sua funo. O aluno lia a plaquinha e discutia a importncia e funo de cada rgo, os alunos j tinham um pouco de conhecimento sobre o assunto. E assim colocaram-se as plaquinhas no cho em ordem, como formando corpo humano. Dirigente: Est faltando alguma parte para completar o corpo? Alunos: Sim. Dirigente: Qual? Alunos: Precisamos saber se esse corpo de um menino ou de uma menina.

impossvel para um professor no perceber em classe um aluno que esteja alterado, por encontrar-se alcoolizado, drogado, agitado ou com sono, porque o professor, como est sempre em contato com esse aluno, poder notar quaisquer mudanas em seu comportamento. Ao notar, tais transformaes o professor, tem que comunicar aos profissionais responsveis pela direo da escola ou seja: diretor, coordenador ou orientador. Por isso to importante o desenvolvimento de projetos de trabalho para a preveno e recuperao de alunos em relao s drogas, pois os problemas que elas trazem, tanto para as famlias, quanto para a escola desses adolescentes, so gravssimos e os educadores no podem se quedar omissos a essa situao. I.4 - Informaes sobre as drogas mais comuns na sociedade e seus efeitos. Na maioria das vezes, o primeiro contato com as drogas acontece na adolescncia. Este fato ocorre por ser uma fase de mudanas e tambm perodo em que se torna mais independente da famlia, surgindo assim as oportunidades de experimentar cigarro e bebidas alcolicas, ou at mesmo uma droga ilcita. Alm disso, vale asseverar que as drogas que mais viciam e matam so as vendidas livremente nas padarias, bares e supermercados como: cigarro e bebidas alcolicas. (Cristina do Valle G. Pires, et. al., 2002) I.5 - Dependncia. A dependncia faz com que a pessoa use a droga de maneira contnua ou peridica, para sentir prazer ou aliviar tenses, ansiedade, medos, sensaes fsicas desagradveis, etc, no conseguindo controlar o consumo e assim, agindo de forma impulsiva. As dependncias podem ser fsicas e psicolgicas. a) Dependncia fsica: a sndrome de abstinncia, isso quando o indivduo pra de consumir drogas ou diminuiu bruscamente sintomas fsicos so: tremor nas mos, nuseas, vmitos s vezes quadros mais graves como delrio, com risco de morte. Por isso a abstinncia tem que ter acompanhamento mdico. b) Dependncia psicolgica - caracteriza-se por um estado de mal-estar, desconforto que surge quando interrompido o uso da droga. Ento se do sintomas de ansiedade, sensao de vazio, dificuldade de concentrao, mas isto pode variar, dependendo da pessoa. I.6 - Preveno Como difcil acabar com a oferta de drogas, importante realizar um trabalho em forma de projeto para a conscientizao dos danos sociais, fsico e psicolgico que o uso das drogas pode causar.

Da, coloca-se a plaquinha, na qual est escrito rgo reprodutor masculino e logo em seguida faz-se a pergunta:
Dirigente: Em que se transformou esse corpo? Alunos: Em menino.

Dirigente: E se trocarmos a plaquinha para rgo reprodutor feminino?


Alunos: Transforma em menina. Dirigente: Aps a concepo, num perodo de trs meses, forma-se o rgo reprodutor definindo o sexo masculino ou feminino. E dessa forma que somos gerados e transformados dentro da barriga de nossa me. No maravilhoso? como se fosse uma mquina, a mais perfeita, porque ela produz todas as partes que vo formar um produto importante, que o ser
26 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 19

a) Atitudes adequadas dos pais: Para que, um jovem tenha atitudes adequadas em relao s drogas, os pais tm que ser exemplo na questo de valorizao da vida. E principalmente estar presente na vida de seus filhos, ajudando-os a crescer e a vencer suas dificuldades, em todas as fases de seu desenvolvimento. b) Os cuidados que os pais devem ter: As crianas aprendem o que droga quando vem a necessidade dos adultos em relao ao caf, cigarro, uma cervejinha, um remdio para relaxar, ou at mesmo quando fazem compras sem necessidades, s pelo prazer de gastar. muito importante que as crianas e adolescentes compreendam por meio de nossas atitudes qual a atitude correta em relao s drogas. c) Os adultos devem ter cuidados com os exageros em relao s drogas. No se deve entrar em pnico quando se tem ou no certeza que o filho est usando drogas. s vezes, o adolescente s experimentou e isso no quer dizer que j esteja dependente: ento o momento de uma boa conversa e orientao. E sempre os adultos devem ter uma atitude de tranqilidade em relao a tal assunto, porque o exagero dos riscos e perigos pode ser um estmulo ao uso de drogas. A procura do uso das drogas poder estar relacionada com o grupo do qual o adolescente comeou a fazer parte ou tambm uma tentativa de amenizar sentimentos de solido, inadequao, de baixa auto-estima ou falta de confiana. d) A autoridade dos pais: Na maioria das crianas e adolescentes quando vivem num ambiente familiar se faz presente a confiana e a autoridade de seus pais. E medida que vo desenvolvendo, a autoridade, ser menor, at que tornem responsveis por suas prprias aes. Conforme os filhos vo crescendo os pais tm que abrir mo de sua autoridade, para que eles possam se tornar responsveis por si mesmo. muito importante a autoridade dos pais no sentido de impor limites nos deveres escolares, horrios para lazer, etc. Com isso d-se a promoo de organizao do jovem para que eles se sintam um adulto competente e seguro. e) Programao de Preveno Os programas de preveno so de grande importncia aos jovens, principalmente no incio da adolescncia, mas esses devero ser aplicados de forma adequada e com pessoas capacitadas para o trabalho.
20 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: latargia, priso de ventre, perda de peso, esterilidade e impotncia temporria, enjos pela privao Utilizao mdica: na tosse, na diarria, analgsico, combate herona Nicotina Nome: cachimbos, charutos, cigarro, rap Origem: folhas de tabaco Quantidade mdia ingerida: varivel Forma ingesto: inalvel, oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, contrao dos vasos sanguneos Durao: 1/2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): dor de cabea, perda de apetite, nusea Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: respirao prejudicada, doena pulmonar e cardiolgica, cncer, morte Utilizao mdica: nenhuma (usado em inseticida) Tranquilizantes Nome: dienpax, librium, valium Origem: sinttica Quantidade mdia ingerida: 5-30 mg, 5-25 mg, 10-40 mg Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alvio da ansiedade e da tenso. supresso das alucinaes e da agresso, sono Durao: 12-24 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): sonolncia, viso perturbada, discurso "borrado", reao alrgica, estupor Risco de dependncia psicolgica: moderado Risco de dependncia fsica: moderado Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: destruio de clulas sanguneas, ictercia, coma, morte Utilizao mdica: na tenso, ansiedade, psicose, no alcoolismo

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 25

Inalantes Nome: aerossis (ter), colas, nitrato de amido, xido nitroso Origem: sinttica Quantidade mdia ingerida: varivel Forma ingesto: inalvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, euforia, coordenao prejudicada Durao: 1-3 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): estupor, morte Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: possvel Efeitos a longo prazo: alucinaes, danos ao crebro, aos ossos, rins e fgado, morte Utilizao mdica: dilatao dos vasos sanguneos, anestsico leve Cannabis Sativa Nome: haxixe, maconha, thc Origem: cannabis, sinttica Quantidade mdia ingerida: varivel Forma ingesto: inalvel, oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, quebra das inibies, alterao da percepo, euforia, aumento do apetite Durao: 2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): pnico, estupor Risco de dependncia psicolgica: moderado Risco de dependncia fsica: moderado Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: fadiga, psicose Utilizao mdica: na tenso, depresso, dor de cabea, falta de apetite Narcticos Nome: codena, demerol, metadona, morfina, pio, percodan Origem: papoula de pio, papoula de pio sinttica Quantidade mdia ingerida: 15-50 mg, 50-150 mg, 05-15 mg, 10 mg Forma ingesto: oral, injetvel, nasal Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, alvio da dor e da ansiedade, diminuio da conscincia, euforia, alucinaes Durao: 4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): estupor, morte Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto 24 - Diocese de So Jos do Rio Preto

O esclarecimento e orientao devero estar sempre abordando a qualidade de vida entendida como bem-estar fsico, psquico e social, no sentido de lev-los a refletir sobre uma vida saudvel, sem precisar buscar as drogas. (Xavier da Silveira, 2001)

Tipos de drogas - Resumo


lcool Nome: cerveja, destilados e vinhos Origem: gro e frutas Quantidade mdia ingerida: 350 ml, 45 ml, 90 ml Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, quebra das inibies, euforia, depresso, diminuio da conscincia Durao: 2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): estupor, nusea, inconscincia, ressaca, morte Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: moderado Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: obesidade, impotncia, psicose, lceras, subnutrio, danos cerebrais e hepticos, morte Utilizao mdica: nenhuma Alucingenos Nome: DMT, escopolamina, LSD, mescalina, noz-moscada, psilocybina, STP Origem: sinttica, mimendro (planta), cactus, moscadeira, cogumelo Quantidade mdia ingerida: varivel, 5 mg, 150-200 mg, 350 mg, 400 mg, 25 mg Forma ingesto: oral, inalvel, injetvel, nasal Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alterao da percepo, especialmente visual, aumento da energia, alucinaes, pnico Durao: varivel Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): ansiedade, alucinaes, exausto, psicose, tremores, vmito, pnico Risco de dependncia psicolgica: baixo Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: aumento de iluses e de pnico, psicose Utilizao mdica: o LSD e a psilocybina foram testados no tratamento do alcoolismo, drogas, doenas mentais e enxaquecas

Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 21

Anfetaminas Nome: benzedrina, dexedrina, methedrina, preludin Origem: sinttica Quantidade mdia ingerida: 2,5-5 mg Forma ingesto: oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): aumento da ateno, excitao, euforia, diminuio do apetite Durao: 1-8 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): inquietao, discurso apressado, irritabilidade, insnia, desarranjos estomacais, convulses Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: insnia, excitao, problemas dermatolgicos, subnutrio, iluses, alucinaes, psicose Utilizao mdica: na obesidade, depresso, fadiga excessiva, distrbios do comportamento infantil Antidepressivos Nome: tofranil, ritalina, tryptanol Origem: sinttica Quantidade mdia ingerida: 10-25 mg Forma ingesto: oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alvio da ansiedade e da depresso, impotncia temporria Durao: 12-14 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): nusea, hipertenso, perda de peso, insnia Risco de dependncia psicolgica: baixo Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: estupor, coma, convulses, insuficincia cardaca congestiva, danos ao fgado e aos glbulos brancos, morte Utilizao mdica: na ansiedade ou supersedao, distrbios do comportamento infantil Barbitricos Nome: doriden, hidrato de cloral, fenobarbital, nembutal, saconal Origem: sinttica Quantidade mdia ingerida: 400 mg, 500 mg, 50-100 mg Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, euforia, diminuio da conscincia, tontura, coordenao prejudicada, sono 22 - Diocese de So Jos do Rio Preto

Durao: 4-8 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): discurso "borrado", mal articulado, estupor, ressaca, morte Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: sonolncia excessiva, confuso, irritabilidade, graves enjos pela privao Utilizao mdica: na insnia, tenso e ataque epiltico Cafena Nome: caf, ch, refrigerantes Origem: gro de caf, folhas de ch, castanha Quantidade mdia ingerida: 1-2 xcaras, 300 ml Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): agitao, irritabilidade, insnia, perturbaes estomacais Durao: 2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): agitao, insnia, enjo Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: agitao, irritabilidade, insnia, perturbaes estomacais Utilizao mdica: na supersedao e dor de cabea Cocana Nome: cocana Origem: folhas de coca Quantidade mdia ingerida: varivel Forma ingesto: nasal, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): sensao de autoconfiana, vigor intenso Durao: 4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): irritabilidade, depresso, psicose Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: danos ao septo nasal e vasos sanguneos, psicose Utilizao mdica: anestsico local Manual do Professor de Ensino Religioso Escolar - 23

Anda mungkin juga menyukai