Anda di halaman 1dari 3

X - MTODOS DE PREPARAO DA TINTURA-ME

Abreviatura: Tint. me Smbolos: TM, Droga: vegetal ou animal X.1 - Preparao de Tintura-me de Origem Vegetal Relao Resduo slido/volume final da TM 1:10 (p/V) (10%). -Droga. Vegetal fresco ou dessecado -Parte Empregada. Vegetal inteiro, parte ou secreo -Lquido extrator. lcool em diferentes graduaes segundo monografia da droga. Caso no haja especificao em monografias, o teor alcolico durante e ao final da extrao dever ser de 60% (V/V) -Mtodo de extrao. Macerao ou percolao X.1.1 Preparao de Tintura-me a partir de plantas secas Podem ser preparadas por macerao ou percolao: X.1.1.1- Preparao de Tinturas-me a partir de plantas secas por macerao Processo Consiste em deixar o vegetal dessecado, devidamente dividido, por pelo menos 15 dias, em contato com o lquido extrator apropriado descrito na respectiva monografia, em ambiente protegido da ao direta de luz e calor, agitando o recipiente diariamente. A seguir, filtrar e guardar o filtrado. Prensar o resduo, filtrar e juntar o lquido resultante dessa operao quele anteriormente filtrado. Deixar em repouso por 48 horas, filtrar e armazenar adequadamente. Para tinturas-me cujas monografias determinem o teor de marcador especificado, um ajuste de concentrao deste marcador pode ser realizado por adio de lcool de mesmo teor que aquele utilizado para a preparao da tintura-me. Conservao Recipiente de vidro mbar, bem fechado, protegido do calor e da luz direta. Prazo de Validade A ser determinado pelo fabricante, segundo a legislao em vigor. X.1.1.2- Preparao de Tinturas-me a partir de plantas secas por percolao Processo Consiste em colocar a droga vegetal dessecada, finamente dividida e tamisada (tamis 40 ou 60 Anexo 2 FHB 3). Adicionar, em recipiente adequado e bem vedado, o lquido extrator em quantidade correspondente a 20 % do peso da droga para umedecer o p. Deixar em contato por 4 horas. Transferir cuidadosamente para percolador de capacidade ideal, de forma a se evitar a formao de canais preferenciais para o escoamento do solvente. Colocar volume suficiente de lquido extrator para cobrir toda a droga e para a obteno da quantidade almejada de tintura-me. Deixar em contato por 24 horas. Percolar velocidade de oito gotas por minuto para cada 100g da droga at se obter o volume previsto de tintura-me. Deixar em repouso por 48 horas, filtrar e armazenar adequadamente.

Conservao Recipiente de vidro mbar, bem fechado, protegido do calor e da luz direta. Prazo de Validade A ser determinado pelo fabricante, segundo a legislao em vigor. X.1.2- Preparao de Tinturas-me a partir de plantas frescas As tinturas-me obtidas a partir de plantas frescas so preparadas exclusivamente por macerao. Para a preparao da tintura-me, necessria a determinao do resduo slido do vegetal fresco, conforme descrito abaixo ou de acordo com a respectiva monografia. Com esse valor, pode-se calcular o volume total da tintura-me a ser obtido, assim como o volume e o teor de lcool a ser adicionado. Em seguida, pode-se iniciar o processo extrativo. Determinao do Resduo Slido de Vegetal Fresco Tomar uma amostra de peso definido de vegetal fresco, fracion-la em fragmentos suficientemente reduzidos, deixando-a em estufa temperatura entre 100 e 105 C, at peso constante, salvo quando houver outra especificao na monografia. Calcular a porcentagem do resduo slido na amostra. Calcular o peso total do resduo slido contido no vegetal fresco. Para se calcular o volume final de tintura-me a ser obtido, multiplicar o valor do resduo slido contido no vegetal fresco por dez (10). O volume do lquido extrator a ser adicionado ser equivalente ao volume final de tintura-me a ser obtido subtrado do volume de gua contido no vegetal fresco. A graduao alcolica final do lquido extrator deve ser a especificada na monografia e resultante da mistura alcolica adicionada com o teor de gua contido na planta. Caso no haja especificao em monografias, o teor alcolico durante e ao final da extrao dever estar prximo a 60% (55 a 65%), obedecendo a seguinte orientao: - Utilizar lcool 90% (p/p) para resduo slido at 29% (plantas com alto teor de gua). Se o resduo slido for inferior a 20% deve-se consider-lo igual a 20%. - Utilizar lcool 80% (p/p) para resduo slido de 30 a 39% (plantas com mdio teor de gua). - Utilizar lcool 70% (p/p) para resduo slido igual ou acima de 40% (plantas com baixo teor de gua). Exemplo 1: - Vegetal fresco = 1.000 g - Resduo slido = 20% - Resduo slido total do vegetal = 200 g - Quantidade de gua contida no vegetal = 800ml - Teor alcolico do lquido extrator a ser utilizado = 90% (V/V) - Volume de Tintura-me a ser obtida = 2.000 ml (10 vezes o resduo slido total) - Volume de lcool 90% (V/V) a ser adicionado: 2.000ml 800ml = 1200ml - Relao Resduo slido/volume final da TM 1:10 (p/V) (10%). Exemplo 2: - Vegetal fresco = 1.000 g - Resduo slido = 32% - Resduo slido total do vegetal = 320 g - Quantidade de gua contida no vegetal = 680ml

Teor alcolico do lquido extrator a ser utilizado = 80% (V/V) Volume de Tintura-me a ser obtida = 3.200 ml (10 vezes o resduo slido total) Volume de lcool 80% a ser adicionado: 3.200ml 680ml = 2.520ml Relao Resduo slido/volume final da TM 1:10 (p/V) (10%).

X.2 -Preparao de Tintura-me de Origem Animal Droga: animal vivo, recm sacrificado ou dessecado. Parte Empregada: animal inteiro, parte ou secreo. Lquido extrator: lcool (65 a 70% (V/V), mistura de lcool, gua e glicerina (1:1:1), mistura de gua e glicerina (1:1), mistura de lcool e glicerina (1:1) ou outro qualquer especificado na respectiva monografia. -Relao Droga/ Lquido extrator: 1:20 (p/V) (5%) -Processo: macerao Deixar a droga animal convenientemente fragmentada ou no, de acordo com a respectiva monografia, em contato com quantidade suficiente de lquido extrator, em ambiente protegido da ao direta de luz e calor, agitando o recipiente diariamente. Deixar em contato por pelo menos 15 dias quando o lquido extrator for alcolico e por pelo menos 20 dias quando o lquido extrator for glicerinado. Filtrar sem promover a expresso. Deixar em repouso por 48 horas, filtrar e armazenar adequadamente. Conservao Recipiente de vidro mbar, bem fechado, protegido do calor e da luz direta. Prazo de Validade A ser determinado pelo fabricante, segundo a legislao em vigor.

Anda mungkin juga menyukai