Anda di halaman 1dari 3

Ncleo Gerador: Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) Domnio de Referncia: Cultura, Lngua, Comunicao no contexto privado (1) Tema:

Comunicaes Rdio (CR) Cultura Tipo I Identificar diversas funcionalidades dos telemveis adequadas a prticas de lazer e/ou fruio cultural . Tipo II Compreender a integrao dos telemveis nas actividades de lazer (jogos, captao, composio e envio de imagens, por exemplo) relacionando utilizaes preferenciais e atributos sociais dos utilizadores idade, sexo, profisso. Tipo III Analisar vantagens dos telemveis no contexto privado (por exemplo, economia de tempo e custos, evitando deslocaes fsicas) e aspectos menos favorveis (por exemplo, eventual menor capacidade de gesto da interaco com os outros) explorando futuras aplicaes dos telemveis e possveis efeitos nos modos de organizar o quotidiano. Lngua Tipo I Identificar as diferentes formas de uso da lngua e respectivos smbolos e cdigos nas tecnologias de informao e comunicao, reconhecendo os aspectos verbais e no-verbais que as diferenciam em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Tipo II Compreender os marcadores lingusticos (por exemplo, lxico, gramtica, fonologia) num texto oral (conversa telefnica) e num texto escrito em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Tipo III Actuar oralmente e por escrito, atravs das comunicaes rdio (telemvel, telefone fixo, rdio, televiso) em diferentes contextos, compreendendo as formas lingusticas envolvidas na interaco e determinando a relao texto/ imagem/ sons em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Comunicao Tipo I Identificar as funes da imagem relativamente s linguagens usadas atravs de meios tecnolgicos no domnio privado. Tipo II Compreender a intencionalidade comunicativa dos textos transmitidos pelos meios tecnolgicos em contexto privado.

Tipo III Actuar usando as vrias linguagens dos meios tecnolgicos em contexto privado para fruio ou resoluo de problemas, interligando tipo de texto, suporte e funo, como acontece, por exemplo, com os telemveis.

Ficha-Exemplo 18: O computador Ncleo Gerador: Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) Domnio de Referncia: Cultura, Lngua, Comunicao no contexto profissional (2) Tema: Micro e Macro Electrnica (ME) Cultura Tipo I Identificar virtualidades da utilizao do computador nos processos de comunicao, sistematizao e tratamento da informao. Tipo II Compreender as vantagens da organizao da informao em bases de dados para a avaliao dos resultados do trabalho desenvolvido entre outras, permitir a construo de diversos indicadores de actividade. Tipo III Explorar a relao entre novas tecnologias de informao e comunicao e tendncias mais recentes na organizao do trabalho em diversos sectores flexibilidade e polivalncia, entre outras. Lngua Tipo I Identificar os meios lingusticos da utilizao de linguagens especficas de programao, com base nas necessidades do contexto socioprofissional em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Tipo II Compreender os meios lingusticos dos dispositivos tecnolgicos informticos em contextos socioprofissionais em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Tipo III Actuar face s tecnologias de informao e comunicao, manipulando os meios lingusticos dos dispositivos tecnolgicos informticos necessrios ao seu contexto socioprofissional, em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Comunicao Tipo I Identificar recursos tcnico-formais (scripto e audiovisuais) e tecnolgicos em funo da evoluo das tecnologias de informao em contexto profissional.

Tipo II Compreender contedos emanados de diferentes tecnologias de informao e comunicao, relacionando-os entre si. Tipo III Actuar, usando adequadamente as diferentes tecnologias de informao e comunicao no contexto socioprofissional discutindo e argumentando as vantagens, desvantagens das mesmas.

Anda mungkin juga menyukai