Anda di halaman 1dari 37

Centro de Tecnologia Mineral Ministrio da Cincia e Tecnologia

ELABORAO E AVALIAO ECONMICA DE PROJETOS DE MINERAO


Captulo 20

Gilson Ezequiel Ferreira DSc. em Engenharia Mineral Jos Guedes de Andrade Gelogo

Rio de Janeiro Dezembro/2004

CT2004-193-00 Comunicao Tcnica elaborada para a 4a Edio do Livro de Tratramento de Minrios Pg. 817 a 852

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

817

INTRODUO
So apresentadas, neste captulo, as informaes bsicas sobre a elaborao de projetos e as tcnicas mais adequadas s avaliaes econmicas. Pretende-se que o leitor tenha noo das tcnicas empregadas na elaborao e avaliao econmica de projetos de minerao, e perceba a importncia desta fase que precede a implantao de um empreendimento mineral. No que se refere s tcnicas de elaborao de um projeto, sero abordados: aspectos gerais do projeto; engenharia de projeto, mercado; e avaliao de custo e de receita. Essas informaes servem de base montagem do fluxo de caixa e avaliao econmica do empreendimento. necessrio enfatizar que, por mais bem elaborados que tenham sido a pesquisa e os projetos de lavra e beneficiamento, todo esforo da equipe tcnica poder ser desperdiado se no houver uma competente avaliao econmica que assegure, com uma margem de risco aceitvel, a viabilidade econmica do empreendimento. Os investimentos em minerao se caracterizam pela limitao de sua vida til; uma vez extrado todo o minrio economicamente explorvel existente na jazida, foroso o encerramento das operaes. Impe-se, assim, que durante a vida til da mina o investidor receba de volta o capital aplicado, acrescido de remunerao compatvel com os riscos do negcio. No caso da minerao, em particular, essa anlise se reveste da mais alta relevncia, tendo em vista as caractersticas especficas desse tipo de empreendimento: localizao quase sempre prxima ao depsito mineral e, na maioria das vezes, distante dos centros urbanos; uso intensivo de capital e longo prazo de maturao; dimensionamento e processo de beneficiamento especfico para cada depsito mineral; limitao na disponibilidade do bem mineral, face ao carter no renovvel das reservas minerais. Esses aspectos, inerentes ao setor mineral, fazem com que a deciso de investir seja respaldada em anlise econmica detalhada, a partir de projetos bem elaborados, objetivando minimizar os riscos do empreendimento. As conseqncias decorrentes de falhas na elaborao do projeto e em sua avaliao econmica podem acarretar grandes prejuzos financeiros e, em alguns casos, resultam na inviabilidade do empreendimento.

818

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

ASPECTOS GERAIS DO PROJETO


Normalmente um projeto apresentado em uma seqncia que se ajusta maior parte dos casos sendo constitudo de: um resumo, um texto propriamente dito e o apndice com os anexos. O resumo deve conter uma exposio sucinta sobre os principais dados e circunstncias que envolvem o empreendimento. O apndice deve conter, em forma de anexos, as informaes que, por sua natureza, no se incluem no texto. Na elaborao de um projeto de minerao necessrio mencionar, no que se refere empresa, seus dados gerais, tais como, nome, endereo, registros, alm dos dados dos principais acionistas. muito importante caracterizar perfeitamente a capacidade empresarial, tanto do ponto de vista administrativo como tcnico. Devem ser explicadas as relaes com outras empresas ou grupos, assim como as estruturas do capital social. Antes de apresentar questes especficas a respeito dos diversos pontos de um projeto industrial, devem ser comentados os aspectos gerais da iniciativa, que abrangem sua situao na comunidade, pas ou regio beneficiada com o mesmo. Ao mencionar a natureza geral da iniciativa, preciso assinalar a origem e motivos que causaram a deciso de execut-la, assim como uma resenha histrica de seu desenvolvimento. Devem ser apresentados comentrios sobre a atividade em questo no pas, sua relao com outros setores da economia local ou regional e sua importncia para a comunidade. Devem constar, brevemente, os produtos que se fabricaro na indstria e explicada a origem das matrias-primas e outros insumos. Nas novas indstrias, deve ser sublinhada a classe de consumidores que vai utilizar o produto e determinar qual a concorrncia. Na ampliao de indstrias existentes, explicar a produo anterior, a capacidade instalada, a concorrncia e motivos principais pelos quais se julga acertado fazer a ampliao.

MERCADO
Em termos gerais, o objetivo do estudo de mercado relativo a um projeto definir, para um determinado perodo, quem vai comprar o produto, em que quantidade, a qual preo, quais os concorrentes e qual a parcela do mercado que caber a cada concorrente.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

819

Um erro grave, no estudo do mercado e de difcil correo, constitui uma das causas mais freqentes dos fracassos de projetos. O estudo de mercado apresenta caractersticas prprias; tais como: especificaes requeridas pelos consumidores; anlise da oferta, diante dos projetos existentes e em implementao; demanda reprimida pela inexistncia de matria-prima no pas, ou pela sua disponibilidade insuficiente; influncia do local onde se encontra a jazida, seja pela sua posio geogrfica, sejam pelos recursos de infra-estrutura e transporte; influncia da poltica governamental e da legislao, sobre a comercializao (ex. contingenciamento de preos e/ou importao), preos de venda e utilizao dos produtos minerais; meios de transporte e custo de frete; existncia de estoques reguladores. Trata-se, portanto, de atividade bastante especializada que exige para seu desempenho satisfatrio um perfeito conhecimento do assunto e da matria-prima em pauta, bem como a disponibilidade de banco de dados contendo toda a multiplicidade de informaes necessrias. O estudo de mercado deve evidenciar a aceitabilidade dos produtos, quanto sua qualidade (composio qumica e fsica). Se for possvel a prvia assinatura de acordos comerciais ou mesmo de contratos a longo prazo, os preos e quantidades estaro previamente estabelecidos, o que elimina importante parcela de incerteza do projeto.

ENGENHARIA DO PROJETO
Refere-se definio de premissas de projeto, elaborao de projeto conceitual, bsico, detalhamento, implantao e posta em marcha, com a participao de engenheiros de diferentes especialidades. Aqui so feitas referncias fase tcnica do estudo, comentando-se os aspectos bsicos a serem considerados quanto engenharia, tais como: localizao; reservas e capacidade de produo; ensaios e pesquisas preliminares; seleo do processo de produo; especificao dos equipamentos e montagens;

820

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

edificaes; projetos complementares de engenharia; escala de produo e localizao.

Ensaios e Pesquisas Preliminares


Todo projeto de engenharia mineral exige, em maior ou menor grau, uma quantidade de ensaios e pesquisas preliminares que determinam muitas das decises adotadas no curso do estudo. Esses ensaios abrangem questes de natureza vrias: provas de resistncia do terreno para a construo civil; investigaes metalrgicas para o tratamento de minerais e caracterizao tecnolgica dos produtos, entre outras, de acordo com a natureza do projeto.

Seleo e Prescrio do Processo de Produo


Em muitos casos, o projeto no apresenta problemas especiais quanto ao processo ou sistema de produo. Em outros, porm, encerram complexidades e alternativas que conviria explicar com as solues oferecidas e relacionadas s pesquisas feitas previamente. A descrio do processo poder ser facilitada com a ajuda de fluxogramas que contribuiro para uma melhor apresentao e clareza.

Especificao de Equipamentos
Quanto aos equipamentos, necessrio distinguir as duas etapas do processo de seleo: escolha e especificao dos equipamentos; seleo entre os vrios equipamentos dentro do tipo escolhido, a fim de decidir entre as propostas. No estudo do projeto interessa especialmente a seleo do tipo de equipamento, na qual influiro muito a eficincia do processo, a escala de produo e o ndice de mecanizao, fatores estreitamente relacionados entre si. Pode ocorrer que um determinado grau de mecanizao seja aplicvel apenas a um certo volume mnimo de produo.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

821

Edificaes
A distribuio dos equipamentos dentro dos prdios industriais ou em outros pontos da usina suscita a considerao de questes semelhantes quelas j descritas, tanto no que se refere ao rendimento e possibilidade de ampliao da produo como circulao dos materiais. necessrio prever, desde o incio, espaos para a ampliao da fbrica, para a possvel adoo de novas tecnologias. Esta questo deve ser considerada com maior ou menor detalhe, segundo os tipos de projetos.

Projetos Complementares de Engenharia


Referem-se s previses relativas s instalaes adicionais, destinadas a proporcionar determinados servios necessrios produo ou pessoal ocupado no projeto. Os exemplos mais claros seriam as obras complementares de gua potvel e industrial ou destinadas ao escoamento de guas residuais, implantar usinas de energia eltrica, gasodutos ou entroncamentos de transporte, construo de acampamentos e casas, escritrios de administrao e outros prdios para o bem-estar da populao.

Escala de Produo e Localizao


A escala e localizao dos projetos industriais tm ntima relao com os aspectos referentes aos mercados e aos custos de produo. No estudo de projetos industriais, a escala de produo corresponde sua capacidade de produzir durante um determinado perodo de funcionamento. Esta escala, geralmente, se refere capacidade nominal da instalao, levando-se em conta os critrios pr-estabelecidos de eficincia da usina, regime de trabalho, escoamento da produo entre outros. A escala mnima de produo de um projeto aquela em que, abaixo de certos limites, os custos unitrios elevam-se rapidamente, devido participao dos custos fixos. No se deve, pois, adotar uma posio fixa a respeito da escala mnima de um determinado projeto. importante, porm, que esse seja elaborado tendo em vista uma ampliao posterior. O problema da localizao de uma indstria pode constituir uma questo de maior ou menor complexidade, segundo a natureza especfica do projeto, e est intimamente relacionado com o estudo de mercado, com os custos de produo e com outras partes do projeto. A localizao ideal de uma indstria, logicamente, ser a que permita maiores lucros para o investidor. A usina de beneficiamento do minrio seria mais convenientemente localizada em rea de melhor infra-estrutura, por questes relativas disponibilidade de combustvel,

822

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

energia, hospital, escola, moradia etc. Na minerao, no entanto, a localizao do empreendimento fica condicionada ao local da jazida. A poltica de isenes e benefcios fiscais em favor das diversas localizaes em estudo, o clima, a facilidade de servios administrativos, bancrios etc, so fatores que, por maior ou menor importncia, no devem ser esquecidos.

AVALIAO DE CUSTO
Os investimentos e a avaliao de custos na minerao se caracterizam pela limitao da vida til da mina; uma vez extrado todo minrio economicamente explotvel existente, foroso o encerramento das operaes. Impe-se assim, que durante a vida til da mina, o investidor tenha ressarcido o capital aplicado, acrescido de remunerao compatvel com os riscos do empreendimento. Assim, a avaliao de custo de uma jazida se baseia em estimativas de grandezas econmicas, a saber: vida til da mina, obtida com base na reserva de minrio existente; custos iniciais, vida til dos equipamentos, instalaes e substituies dos mesmos; custos anuais de produo, transporte, administrao e comercializao; custos para reabilitao da rea lavrada, ao fim da vida til da mina; capital de giro; condies de financiamentos que possam ser obtidos para a instalao inicial damina; despesas de administrao correspondentes ao ciclo de produo e beneficiamento;

Custos de Administrao
Os custos de administrao incluem todos os salrios do pessoal de engenharia e de administrao, material consumido, aluguis de escritrios, luz, comunicaes, despesas de viagem, treinamento de pessoal e seguros. Incluem, ainda, despesas mdicas e hospitalares, de educao e de recreao do pessoal.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

823

Custos de Comercializao
Os custos de comercializao compreendem os salrios do pessoal de marketing e de vendas, despesas de viagem, despesas com propaganda e comisses de intermedirios; estas ltimas costumam ser expressivas no caso das exportaes.

Capital de Giro
O capital de giro pode ser uma importante parcela do capital total, necessrio para um novo projeto. necessrio estim-lo cuidadosamente, no s calculando sua componente inicial, como os acrscimos necessrios ao longo do tempo, principalmente quando so previstos aumentos futuros no nvel das operaes. O capital de giro deve cobrir as seguintes parcelas: estoque de minrio nas minas, valorizado pelos respectivos custos de produo e beneficiamento, no incluindo depreciao, amortizao ou exausto em tais custos; estoques de minrio em trnsito para os mercados, valorizados pelos custos de produo e beneficiamento, acrescidos dos tributos e do frete, inclusive o estoque regulador no porto de embarque, no caso de exportaes; despesas de administrao correspondentes ao ciclo de produo e beneficiamento, transporte e embarque; almoxarifados de materiais e peas sobressalentes, a preos de aquisio; recursos financeiros disponveis em caixa e em bancos; custo das mercadorias vendidas a prazo; contas a pagar, relativas aos materiais e servios adquiridos para pagamento a prazo.

Custos de Produo
Os custos de produo devem ser detalhadamente estimados e desdobrados em seus principais componentes : pessoal, material, peas sobressalentes, impostos e taxas, energia eltrica, aluguis, servios contratados etc. Devem tambm ser listados separadamente por fase dos servios: extrao, transporte interno, beneficiamento do minrio, estocagem, manuseio e carregamento. Convm ainda separar os custos de operao daqueles de manuteno, constituindo estes ltimos parcela significativa, ao contrrio do que ocorre nas indstrias de transformao, em que tais custos so secundrios. Os custos de pessoal devem incluir os acrscimos decorrentes da legislao trabalhista, de responsabilidade do empregador, bem como previses para substituies de

824

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

empregados em frias, acidentados, doentes, em repouso semanal etc. importante prestabelecer quantos turnos de trabalho sero adotados. O consumo de materiais deve ser previsto por fase dos servios, sendo os principais itens (reagentes, combustveis, lubrificantes, correias transportadoras etc), indicados e especificados

Custos de Transporte
No caso de transportes ferrovirio, um acordo tarifrio especial pode ser obtido com redues substanciais de preo, em relao s tarifas oficiais. Na hiptese de transporte rodovirio, os preos podem ser obtidos mediante entendimentos com os transportadores.

Investimentos Iniciais
Os custos de capital s podem ser estimados aps fixada a taxa de produo anual, bem como, determinada a tecnologia de lavra e beneficiamento dos minrios e elaborado um anteprojeto das instalaes e dos equipamentos a serem utilizados. Uma lista detalhada de custos deve incluir: custos dos estudos tcnicos e econmicos e dos projetos de engenharia; custos pr-operacionais (correspondentes fase inicial de produo, quando a qualidade dos produtos ainda est em testes); transporte e instalao dos equipamentos de minerao; instalaes gerais (oficinas, escritrios, residncias, escolas, hospitais, recreao etc); caminhes e outros materiais gastos, quando o transporte rodovirio da mina ao destino for feito pelo minerador.

Substituies de Equipamentos
Os equipamentos e instalaes de uma empresa de minerao constituem um complexo, cujas partes tm vidas teis diferentes. Normalmente os prdios e instalaes fixas tm vida igual ou superior vida da mina, apresentando ainda boas condies de utilizao quando todo o minrio economicamente explotvel estiver exaurido; assim, no h em geral qualquer substituio de tais parcelas do ativo fixo. J com as mquinas, equipamentos e instalaes mveis ocorre o oposto: em regra necessrio substitu-las ao longo da explotao da jazida, e os custos dessas substituies constituem significativos desembolsos que devem ser includos no fluxo de caixa.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

825

CONSIDERAES SOBRE A AVALIAO ECONMICA


A deciso de implantao de um empreendimento mineral , sem dvida, o momento mais crtico na estrutura de planejamento da empresa de minerao. Outras decises so tomadas durante as fases de explorao (pesquisa mineral) e desenvolvimento (detalhamento da pesquisa mineral visando lavra) do depsito mineral. No entanto, nenhuma requer um volume de investimento financeiro to grande quanto o necessrio ao processo produtivo. Isto no significa que as fases antes da produo no sejam importante. Tanto na explorao como no desenvolvimento, cada momento de deciso sobre a continuidade ou no do projeto deve ser precedido de uma anlise tcnico-econmica. Este procedimento permite que um projeto que no apresente condies de economicidade no momento de sua anlise, em uma das fases preliminares, seja descartado ou interrompido para nova avaliao no futuro, certamente em condies favorveis. A anlise econmica tem a funo de indicar, por meio de tcnicas especficas, os parmetros de economicidade que permitam a deciso de se investir ou no em determinado projeto. Essas tcnicas de avaliao se completam, no havendo um modelo nico que atenda s inmeras questes formuladas para a tomada de decises. Para a anlise dessas tcnicas, se faz necessrio, inicialmente, a montagem de um fluxo de caixa (apresentado na prxima seo) representativo de todo o projeto, abrangendo toda a vida do empreendimento, limitado a cerca de 30 anos, por razes tcnicas a serem esclarecidas adiante. Com base no fluxo de caixa so calculados os indicadores econmicos, mediante a aplicao das vrias tcnicas de avaliao econmica, que do suporte anlise econmica. Se a anlise econmica do projeto apresenta resultados favorveis sua implantao, o minrio lavrado na mina, durante a vida til do empreendimento, deve gerar receitas suficientes para atender as seguintes necessidades: custo de aquisio da propriedade e dos direitos minerrios (quando for o caso) ou o pagamento de dzimos ou royalties ao proprietrio da terra onde se situa a jazida; os custos de desenvolvimento da mina, em sua fase pr-operacional: decapeamento, abertura de frente de lavra, sondagens para detalhamento do corpo mineralizado e abertura de galerias e poos, quando se tratar de lavra subterrnea;

826

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

a aquisio de mquinas e equipamentos de lavra, usina de tratamento de minrio e demais instalaes (depsitos, almoxarifados, escritrios, ptios de estocagem etc); os custos operacionais (suprimentos e materiais para lavra, custos de tratamento, salrios e benefcios, despesas administrativas, impostos e taxas diversas); uma taxa de retorno aceitvel para o capital investido e mais alguma compensao (acima da taxa de atratividade) pelos riscos e incertezas a serem assumidos com a execuo do empreendimento.

FLUXO DE CAIXA DE UM PROJETO


Entende-se como fluxo de caixa a diferena entre as entradas e as sadas de caixa, associada a um projeto ou empreendimento, durante um determinado perodo de tempo. Para efeito de avaliao econmica, normalmente utilizado como unidade de tempo o perodo de um ano. Portanto, a composio e o clculo do fluxo de caixa devero ser procedidos para cada ano da vida til do projeto, de acordo com a seguinte equao: Fluxo De Caixa = Entrada De Caixa - Sada De Caixa

Composio do Fluxo de Caixa


Apesar do fluxo de caixa corresponder, geralmente, ao perodo de um ano do empreendimento, comum se chamar de fluxo de caixa do projeto ao conjunto de fluxos que englobam toda a vida do empreendimento e, ento, aplicar as tcnicas de avaliao econmica. Cada perodo do fluxo de caixa pode apresentar resultados positivos ou negativos. Geralmente nos projetos de implantao, os perodos iniciais podem ser negativos, pois fase de investimentos e maturao. Assim que se iniciam as vendas, os fluxos so geralmente positivos, embora possam ocorrer perodos negativos nos casos de expanso do projeto, modificao e substituio de equipamentos ou instalao de aparelhos para controle ambiental. Esto relacionadas, a seguir, as entradas e sadas de um fluxo de caixa tpico de um empreendimento mineral.
ENTRADAS:

receita pela venda de minrio, concentrado, metal ou outro tipo de produto mineral; valor recuperado pela venda de equipamentos usados;

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

827

retorno do capital de giro no fim da vida til do empreendimento; outras receitas no operacionais.
SADAS:

despesas com aquisio de direitos minerrios, royalties ou arrendamentos; despesas com desenvolvimento da lavra (preparao para incio da produo); investimentos para implantao da mina e usina de tratamento (mquinas, equipamentos, obras de engenharia etc); investimento de capital de giro (recursos para fazer face aos estoques e despesas em geral, principalmente na fase inicial de operao); custos operacionais de lavra e tratamento (matrias-primas, gua, energia, manuteno de mquinas e equipamentos, salrios, encargos sociais, despesas administrativas etc); impostos sobre a renda e circulao de mercadorias, compensao financeira, COFINS, taxas e outros tributos.

Clculo do Fluxo de Caixa


Conforme definido anteriormente, o fluxo de caixa corresponde diferena entre as entradas e sadas de caixa que, de maneira resumida, podem ser relacionadas e calculadas conforme indicado a seguir. 1. Investimentos Capital Fixo Obras de Engenharia Pesquisa e Desenvolvimento Capital de Giro 2. Receitas Operacionais No Operacionais 3. Taxas e Tributos Sobre o Faturamento

828

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

4. Custos Operacionais 5. Renda Lquida (5=2-3-4) 6. Depreciao/Amortizao 7. Renda Tributvel (7=5-6) 8. Contribuio Sobre o Lucro (8=7 x Alquota) 9. Imposto de Renda (9=7 x Alquota) 10. Lucro Aps o Imposto de Renda (10=5-8-9) 11. Fluxo de Caixa (11=10+6-1) Existindo a possibilidade de financiamento devem ser considerados, no clculo do fluxo de caixa, os seguintes pontos: subtrair da Renda Lquida (5) as despesas com os juros incidentes sobre o saldo devedor do financiamento a Renda Tributvel (7), portanto, contempla a diferena referente aos juros; adicionar ao Lucro Aps o Imposto de Renda (10), o valor do financiamento e subtrair as parcelas correspondentes s amortizaes. As estimativas de fluxo de caixa devem incluir todos os dados econmicos associados a um projeto, durante toda sua vida til, iniciando no momento de sua implantao e estendendo-se pelos perodos futuros. Os fluxos de caixa para os anos mais recentes so mais importantes economicamente do que os dos perodos futuros a 10, 15 ou mais anos, devido ao valor do dinheiro no tempo (ver conceito na seo seguinte). Por esta razo, no recomendvel a elaborao de fluxos de caixa para perodos superiores a 30 anos, considerando os valores equivalentes, em relao ao ano de incio da implantao do projeto, passam a ser desprezveis, por se aproximarem de zero. Na Figura 20.1 est sumarizada a lista de dados para apurao do Fluxo de Caixa, cujos itens sero comentados, a seguir, com relao aos aspectos no abordados anteriormente.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

829

PRODUO

PREO

RECEITA

CUSTOS OPERACIONAIS

DEPRECIAO/ AMORTIZAO

RENDA TRIBUTVEL

INVESTIMENTOS

IMPOSTO DE RENDA

FLUXO DE CAIXA

Figura 20.1 - Modelo simplificado de apurao do fluxo de caixa Estimativa de Preo O preo , sem dvida, o dado mais relevante em uma avaliao econmica. , ao mesmo tempo, a varivel mais complexa de ser estimada, salvo raras excees, como nos casos em que a oferta atomizada, o bem mineral abundante e o preo praticado no mercado j alcanou uma relativa estabilidade; exemplo: minrio de ferro. Mesmo assim, a entrada em operao de uma grande mina pode provocar desequilbrio entre a oferta e a demanda e, conseqentemente, alterao no preo. Para a maioria dos minerais metlicos, o que se verifica, com freqncia, a instabilidade de seus preos, o que faz com que a previso dos mesmos se torne muito difcil. Os minerais no metlicos apresentam, em geral, preos mais estveis, mesmo assim sujeitos a flutuaes bruscas, principalmente para aqueles que so comercializados em nvel internacional. Portanto, face ao grande significado do preo do bem mineral na anlise econmica do projeto, essa varivel deve ser objeto de um estudo especfico,

830

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

bastante profundo, sob pena de se obter resultados na anlise econmica no compatveis com a realidade. Qualquer desvio no preo esperado pode mudar consideravelmente o resultado da anlise. Um preo superestimado pode indicar uma taxa de retorno favorvel para um projeto que, na verdade, duvidoso; de forma semelhante, um preo subestimado pode provocar a rejeio de um projeto que, a rigor, um bom investimento e, portanto, est se perdendo uma oportunidade lucrativa. Nos casos em que a produo prevista para um projeto seja pequena e, com certeza, no dever provocar desequilbrio da oferta versus demanda no mercado, a estimativa de preo pode ser projetada com base na tendncia de preos do passado. Essa projeo baseada na expectativa de que as condies do passado persistiro no futuro e, desta forma, esto sendo ignoradas possveis mudanas em tecnologia, gosto, nvel de renda e outras variveis exgenas. Se faz necessrio, portanto, ateno especial a esses fatores, quando da elaborao da estimativa de preos futuros. Outro mtodo para a estimativa de preos a aplicao de anlise de regresso, onde so considerados os fatores que influenciam a oferta e a demanda dos bens minerais. A identificao do volume de reservas e dos correspondentes custos de produo observados em outras empresas, associada projeo de demanda, ajuda a projetar o preo mnimo que poder ocorrer a um determinado bem mineral. Esses mtodos so complexos e requerem a participao de profissionais especializados. O detalhamento de suas metodologias amplo e est fora do mbito deste captulo. Deve ser reafirmado, portanto, que a estimativa de preo um problema de soluo complexa. Muitas empresas possuem especialistas exclusivamente dedicados a esta questo e ainda contratam consultores externos para que possam ser obtidas as estimativas menos tendenciosas possveis. comum trabalhar com um faixa de preos, ao invs de um preo fixo. Definio do Nvel de Produo O nvel de produo de um projeto de minerao est intimamente associado ao mercado e ao volume de reservas recuperveis na jazida. Com relao ao mercado, haver trs hipteses para definio do nvel de produo: o mercado est saturado e no h possibilidade para a entrada de novos fornecedores; o mercado existe, todavia mas limitado a um determinado nvel de produo; o mercado no oferece restrio ao nvel de produo mxima que poder ser ofertado pelo empreendimento.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

831

Neste ltimo caso, dever ser cuidadosamente analisado se a no restrio valida para toda a vida til do empreendimento. No que se refere s reservas recuperveis, ou seja, a frao do depsito mineral que pode ser lavrada economicamente, esta varia em funo da composio fsica e qumica do minrio, do mtodo de lavra a ser usado e da habilidade da empresa em produzir o bem mineral a um custo que possa ser comercializado com lucratividade. Dos fatores assinalados, merece ateno especial aquele que intrnseco ao depsito mineral, que sua composio mineralgica. Neste particular, as reservas recuperveis devem ser apresentadas de forma parametrizada em relao aos teores. A seleo do tamanho timo da mina baseada na combinao entre o nvel de produo (tonelagem de minrio) e o teor de corte (cut off grade). Portanto, mesmo assumindo que o mercado absorver toda a produo da mina, haver, tecnicamente, vrias alternativas do teor de corte e nvel de produo a serem examinadas, para que se possa alcanar a combinao tima para o desenvolvimento da mina. Cada alternativa dever ser avaliada separadamente e a melhor delas deve ser implementada, a menos que haja outra alternativa de investimento, em rea diferente, mais interessante para a empresa. Definido o nvel de produo e o teor de corte do minrio, as instalaes de beneficiamento e processamento podem ser dimensionadas adequadamente. O objetivo principal deste procedimento ter um alto nvel de aproveitamento da capacidade instalada, com o mnimo de capital investido. De outro modo, as instalaes devem permitir alguma flexibilidade a mudanas no mercado, nos custos, nas caractersticas do produto ou nas polticas governamentais (tais como tributao, restries a importao, legislao ambiental, recuperao de reas degradadas etc). Estimativa da Receita Definido o nvel de produo e o preo unitrio de cada bem a ser produzido, a estimativa da receita obtida mediante a simples multiplicao entre a quantidade de venda anual prevista e o preo estimado. No entanto, algumas precaues devem ser tomadas: o preo considerado deve ser f.o.b1 (mina ou usina de tratamento) e a quantidade deve ser a prevista para a venda (e no a previso de produo). Portanto, dever ser diminudo do preo de venda previsto, os custos de transporte at o destino entrega ao comprador, ponto de venda ou local de embarque, conforme o caso.
1 Free on board

832

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

O objetivo do avaliador consiste em fazer a estimativa da receita lquida das vendas, deve-se levar em conta os prmios e as multas devidas s variaes de teor metlico, granulometria etc, em relao aos padres estabelecidos, aos quais correspondem os preos bsicos contratuais. Outras receitas no decorrentes da venda dos produtos, como prestao de servios a terceiros, venda de energia eltrica produzida etc, devem ser tambm estimadas, quando for o caso. Sntese do Fluxo de Caixa Os dados de entradas e sadas do fluxo de caixa (descritos anteriormente), aps calculados para cada ano, representam valores que s sero efetivados no decorrer da vida til do empreendimento. Dessa forma, a avaliao econmica dos resultados alcanados dever levar em considerao essa realidade, mediante a utilizao do conceito de valor do dinheiro no tempo.

VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO


O valor do dinheiro no tempo o conceito segundo o qual uma unidade monetria no momento atual tem um valor superior ao de uma unidade monetria em qualquer momento no futuro. por esse motivo que um investidor s se dispe a adiar o recebimento de um montante que lhe devido hoje se houver uma recompensa por este atraso no pagamento futuro. Esta recompensa que representa o valor do dinheiro no tempo; no havendo a recompensa, o investidor, em condies normais, no aceita adiar o recebimento. A recompensa pelo adiamento de um pagamento medida mediante uma taxa de juros, utilizada para calcular valores futuros ou atualizar valores passados. Esta taxa conhecida como taxa de desconto ou taxa mnima de atratividade (aceita pelo investidor), usada nos fluxos de caixa dos projetos para que se possa calcular o valor equivalente de cada fluxo em uma mesma data e, com isto, permitir a avaliao global do projeto ou, ainda, a comparao entre diferentes projetos. a taxa de desconto que calcula o valor do dinheiro no tempo. Considerando-se uma taxa de desconto fixa, quanto maior for o perodo para se recuperar um determinado valor, maior ser o montante futuro equivalente a este valor. Devido ao fato de uma determinada quantia apresentar valores diferentes ao longo do tempo, no se deve comparar quantias em momentos diferentes sem que seja feito o devido desconto ou a devida capitalizao desses valores, trazendo-se para um mesmo momento no tempo (presente ou futuro). Isto significa dizer que no se deve comparar quantias em momentos diferentes sem que seja levado em considerao o valor do dinheiro no tempo. A aplicao desse conceito ser notada quando forem apresentadas as tcnicas de anlise econmica que se baseiam no fluxo de caixa descontado e, portanto, consideram o valor do dinheiro no tempo.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

833

O valor do dinheiro no tempo no deve ser confundido com a inflao. Mesmo na hiptese de inflao igual a zero, o valor do dinheiro no tempo continua existindo e deve ser avaliado independentemente da inflao, que o aumento no nvel de preos. A inflao deve ser considerada parte, principalmente pelo fato de que suas taxas de crescimento, tanto em termos pretritos como futuros, costumam ser variveis ao longo do tempo. No caso do valor do dinheiro no tempo considerada, em geral, uma taxa fixa.

TCNICAS DE AVALIAO ECONMICA


As tcnicas de avaliao econmica so utilizadas para converter os dados estimados para um projeto em indicadores econmicos que permitam avaliar sua rentabilidade, seu risco e a comparao com outras alternativas de investimento. Com este objetivo se faz necessrio, inicialmente, a montagem do fluxo de caixa do projeto, com base no qual so calculados os indicadores econmicos mais relevantes para a anlise e tomada de deciso pretendidas. Os indicadores econmicos utilizados na avaliao econmica de projetos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro grupo de indicadores engloba os mtodos baseados no fluxo de caixa simples e o segundo grupo trata dos mtodos baseados no fluxo de caixa descontado, ou seja, considera o valor do dinheiro no tempo.

Mtodos Baseados no Fluxo de Caixa Simples


Os mtodos simples do alguns indicadores econmicos sobre o projeto e servem como subsdios avaliao econmica. No entanto, por no usarem o conceito do valor do dinheiro no tempo, seus resultados so deficientes, no devendo servir de base para a tomada de decises econmicas. A seguir so relacionados os mtodos simples. Taxa Mdia de Retorno. Perodo de Recuperao do Investimento. Relao Benefcio-Custo.

Taxa Mdia de Retorno (TMR) Este m Este mtodo obtido pela relao entre a mdia anual das entradas lquidas de caixa e o valor absoluto do investimento na fase pr-operacional.

834

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

Na Tabela 20.1, so apresentados os resultados dos fluxos de caixa de duas alternativas de investimento (A e B), cujos valores esto expressos em unidades monetrias ($u.m.). Tabela 20.1 Resultados dos fluxos de caixa de duas alternativas de investimentos de (A e B) FLUXOS DE CAIXA ($u.m.) Alternativa A Alternativa B -100 +40 +40 +40 +40 +40 +100 -200 +70 +70 +70 +70 +70 +150

Fase Pr-operacional Operacional Total Tem-se, portanto:

Ano 0 1 2 3 4 5 -

TMRA = [(5 x 40) : 5 ] : 100 = 0,40 ou 40% a.a. TMRB = [(5 x 70) : 5 ] : 200 = 0,35 ou 35% a.a. De acordo com os resultados obtidos, a alternativa A se apresenta mais atrativa que a alternativa B, pois : TMRA > TMRB. O mtodo da TMR derivado do mtodo da Taxa de Retorno Contbil (TRC) que, embora seja calculado de forma semelhante, usa a mdia anual dos lucros contbeis, ao invs da mdia anual das entradas lquidas de caixa. A TRC, portanto, despreza o conceito de fluxo de caixa e, por isso, menos significativa que a TMR. A TMR apresenta apenas uma aproximao sobre a lucratividade do projeto, no devendo ser aplicada no processo decisrio de investimentos, por apresentar falhas que sero esclarecidas adiante, quando for feita a comparao entre os mtodos e mostradas as vantagens e desvantagens dos mesmos. A principal razo para seu conhecimento a facilidade de entendimento do mtodo, servindo de introduo ao aprendizado dos demais, que tm metodologias semelhantes.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

835

Perodo de Recuperao do Investimento O Perodo de Recuperao do Investimento (PRI), tambm conhecido como payback, o mtodo utilizado para se calcular o tempo (geralmente em anos) necessrio, a partir do incio da operao de um empreendimento, para que seu investimento seja totalmente recuperado. O clculo do PRI procedido de forma simples, mediante a soma aritmtica dos fluxos de caixa lquidos no perodo operacional, at que o resultado seja igual ou superior ao montante do investimento inicial. Usando-se o exemplo anterior e procedendo-se ao clculo de forma prtica, como indicado na Tabela 20.2. Tabela 20.2 Clculo do PRI para o exemplo da Tabela 21.1 Alternativa A ANO 0 1 2 3 4 5 FCA (100) 40 40 40 40 40 FCA ACUM. (100) (60) (20) 20 60 100 FCB (200) 70 70 70 70 70 Alternativa B FCB ACUM. (200) (130) (60) 10 80 150

FC = Fluxo de Caixa; FCAcum = Fluxo de Caixa Acumulado. (Valores em $u.m.)

Conforme se verifica, no caso da Alternativa A o investimento ser totalmente recuperado durante o terceiro ano de operao do empreendimento; por interpolao, conclui-se que o PRI de 2 anos e 6 meses. Por analogia, a Alternativa B tem um PRI de 2 anos e 10 meses, aproximadamente. Na comparao entre as duas alternativas fica caracterizado que a Alternativa A tem um PRI menor que o da Alternativa B. No entanto, do ponto de vista da empresa, as duas alternativas podem ser consideradas satisfatrias, desde que a organizao se contente com um PRI 3 anos, por exemplo.

semelhana da TMR, o PRI no considera o valor do dinheiro no tempo, embora d nfase ao tempo, no sentido de determinar com que rapidez o investimento pode ser recuperado. Portanto, o PRI bastante til nos casos em que o risco de perda do investimento uma funo do tempo. Nesses casos, quanto menor for o PRI, menor ser o risco de perda do investimento. Este aspecto muito importante na anlise de projetos

836

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

sujeitos a uma rpida obsolescncia e nos casos de risco poltico, onde o grau de incerteza em relao ao futuro muito alto. Relao Benefcio-Custo O mtodo da Relao Benefcio-Custo (RBC), tambm conhecido como Relao Benefcio-Custo No-Descontados, corresponde relao entre as entradas lquidas de caixa (benefcios) e as sadas lquidas de caixa (custos). A RBC mede, portanto, o retorno em relao ao investimento, sem considerar o valor do dinheiro no tempo. Com base no exemplo anterior, tem-se:

RBC A = RBC A =

5 x 40 u.m. = 2,00 u.m. 100 5 x 70 u.m. = 1,75 u.m. 200

Os resultados alcanados indicam que para cada unidade monetria ($ u.m.) investida haver um retorno de 2,0 u.m. na alternativa A e de 1,75 u.m. na alternativa B. Naturalmente, do ponto de vista da RBC a alternativa A mais atraente que a alternativa B. No entanto, ambas as alternativas indicam que o retorno superior ao investimento. De acordo com a RBC, a alternativa pode ser aceita sempre que a RBC 1,0 e deve ser descartada sempre que a RBC < 1,0, caso em que o capital recuperado inferior ao investimento.
Mtodos Baseados no Fluxo de Caixa Descontado

Os mtodos baseados no fluxo de caixa descontado so os que consideram, de forma combinada, o fluxo de caixa e o valor do dinheiro no tempo. Isto faz com que, usando-se esses mtodos, as alternativas de investimentos ou projetos possam ser avaliadas em uma mesma data (presente ou futura) ou, segundo a uniformizao da distribuio dos fluxos de caixa, num mesmo horizonte de tempo. Neste grupo esto sendo apresentados os seguintes mtodos: valor atual lquido; razo do valor atual lquido; relao benefcio-custo descontado; valor anual equivalente;

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

837

taxa interna de retorno. Os mtodos bsicos apresentados, a seguir, so os mais utilizados na obteno de indicadores para as anlises econmicas; no entanto, como esclarecido anteriormente, nenhum deles auto-suficiente, devendo seus resultados serem considerados como parte de um conjunto dos indicadores a serem analisados na avaliao de um empreendimento. Para cada mtodo sero descritos sua finalidade, metodologia de clculo, consistncia, vantagens e desvantagens de sua aplicao. Alm dos mtodos considerados bsicos, existem outros mtodos alternativos (no examinados neste captulo), desenvolvidos como variantes ou como tentativa de eliminar algumas desvantagens dos mtodos bsicos.
Valor Atual Lquido

O Mtodo do Valor Atual Liquido (VAL), tambm conhecido como Valor Atual, Valor Presente ou Valor Presente Lquido, consiste em converter os fluxos de caixa de uma alternativa de empreendimento, distribudos ao longo do tempo, em um valor equivalente no momento atual, ou seja, no tempo zero. O VAL calculado pela seguinte frmula:
VAL = onde: t n i um ponto no tempo, geralmente um ano; a vida total do projeto, normalmente em anos; a taxa de desconto atribuda como sendo atrativa ao projeto;

t=0 FC t / (1+ i) t

t =n

FC o fluxo de caixa em cada ponto no tempo. O VAL representa, portanto, a soma do valor atual de cada fluxo de caixa da oportunidade de investimento, distribudo ao longo da vida til do projeto. Desta forma, o VAL mede a diferena entre os fluxos de caixa positivos e os investimentos (fluxos de caixa negativos), todos descontados a uma determinada taxa. Ainda, com base nos dados do exemplo anterior, a Tabela 20.3 exemplifica o clculo para as alternativas A e B. Considerando-se o exemplo anterior para efeito de clculo, temos: Tabela 20.3 Clculos do VAL para as alternativas A e B
Alternativa A Alternativa B

838

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

Ano 0 1 2 3 4 5 TOTAL

FCA ($ u.m.) -100 40 40 40 40 40 100

FVA (a 10%) 1,0000 0,9091 0,8264 0,7513 0,6830 0,6209 -

VALA ($ u.m.) -100.00 36,36 33,06 30,05 27,32 24,84 51,63

FCB ($ u.m.) -200 70 70 70 70 70 150

FVA (a 10%) 1,0000 0,9091 0,8264 0,7513 0,6830 0,6209 -

VALB ($ u.m.) -200.00 63,63 57,85 52,59 47,81 43,46 65,34

FVA(a10%) = Fator do valor atual a uma taxa de 10% (ver Tabela A.2, no Anexo, ao final do captulo). As notas das tabelas apresentadas no Anexo esclarecem os conceitos de valor atual, valor futuro e sries uniformes, visando a um melhor entendimento.

Conforme se verifica, o VALA (total da alternativa A) de 51,63 u.m. e o VALB (total da alternativa B) de 65,34 u.m. Isto significa que se, a taxa mnima de atratividade para o investidor de 10%, ambas as alternativas apresentam um valor atual positivo, ou seja, so atrativas por terem um retorno superior ao mnimo desejado. Portanto, na hiptese das alternativas serem independentes, ambas podem ser aceitas. Na hiptese das alternativas serem mutuamente excludentes, ou seja, quando apenas uma delas pode ser selecionada, a alternativa B deve ser escolhida por apresentar um VAL superior ao da alternativa A. O mtodo do VAL muito utilizado, com os seguintes objetivos: indefinio da quantia excedente (VAL) que um empreendimento pode gerar, quando relacionado alternativa comparativa do investidor, ou seja, aquela na qual ele pode aplicar qualquer importncia, por qualquer prazo, a uma determinada taxa mnima, que a taxa de atratividade; definio do valor mximo (VAL) que pode ser pago por uma oportunidade de investimento, ou valor mnimo desejvel (VAL) para ser recebido por uma oportunidade de investimento, tendo garantida a rentabilidade mnima, calculada com base na taxa de atratividade. Este o caso da avaliao de uma jazida para ser colocada em negociao: por parte do vendedor, o VAL o valor mnimo desejvel para ceder os direitos minerrios, enquanto da parte do comprador o VAL o valor mximo que pode ser pago pelos direitos minerrios, de forma a ter assegurada a rentabilidade mnima no empreendimento, ou seja, a sua (do comprador) taxa mnima de atratividade.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

839

Razo do Valor Atual Lquido

O Mtodo da Razo do Valor Atual Lquido (RVAL), Relao do Valor Atual Lquido ou Relao do Valor Atual consiste na relao entre o VAL e o valor atual absoluto dos investimentos de uma alternativa na fase pr-operacional, ou seja:

RVAL =

VAL VA I

A RVAL mede, portanto, o valor atual lquido por unidade de investimento ou, em outras palavras, a eficincia ou lucratividade do investimento, representada pela relao entre lucro e investimento. Quando o resultado positivo (RVAL > 0), a alternativa de empreendimento pode ser aceita; caso contrrio, deve ser rejeitada. De acordo com o exemplo anterior e usando a mesma taxa mnima de atratividade ( imin = 10% ), tem-se:
alternativa A

RVAL A =

VAL A 51,63 = = 0,516 VA IA 100

alternativa B

RVAL B =

VAL B 65,34 = = 0,327 VA IB 200

Os resultados alcanados indicam que ambas as alternativas podem ser aceitas pois apresentam um RVAL> 0, ou seja, um retorno adicional alm do mnimo desejado (10%). No entanto, a alternativa A se apresenta mais atrativa que a alternativa B, em termos de rentabilidade do empreendimento, pois, conforme indicado anteriormente, quanto maior o RVAL maior o VAL (ou retorno) por unidade de investimento. Como o RVAL funo da taxa de desconto, o seu resultado varia de acordo com a taxa aplicada. Quanto maior a taxa, menor o RVAL e vice-versa.

A maior importncia do RVAL que este permite ordenar vrias alternativas de projetos independentes, com investimento inicial e vida til desiguais. Nos casos de projetos mutuamente excludentes, em que necessrio optar por uma das alternativas, este mtodo se aplica perfeitamente, desde que haja coerncia com o resultado do VAL; isto , se uma alternativa mutuamente excludente apresenta o melhor resultado, tanto para o VAL como para o RVAL, ela deve ser escolhida, pois tem o maior lucro (indicado pelo VAL) e a melhor

840

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

rentabilidade (indicada pelo RVAL). Nos casos em que esses resultados no acontecem, a deciso deve ser tomada com base na anlise incremental entre os projetos. Realizada a anlise incremental entre duas alternativas L e M, deve ser escolhida a alternativa L se o resultado L-M positivo (apresenta uma taxa maior que a taxa mnima de atratividade). Caso contrrio, deve ser escolhida a Alternativa M.
Relao Benefcio-Custo Descontado

O mtodo da relao Benefcio-Custo Descontado (RBCD), tambm designado Relao Benefcio-Custo, consiste na relao entre o VAE - valor atual das entradas lquidas (benefcios) e o VAI - valor atual dos investimentos (custos), na fase pr-operacional, ou seja: RBCD = VA E VA I

A RBCD mede, portanto, a relao entre o retorno e o investimento, a uma determinada taxa de desconto; ou seja, a RBCD avalia, em termos de valor atual, qual a entrada de caixa para cada u.m. investida. Com base no exemplo anterior e usando a mesma taxa de desconto, tem-se:

RBCD A = RBCDB =

151,63 = 1516; e , 100 265,34 = 1327 , 200

Conforme se verifica, para cada u.m. investida na alternativa A tem-se uma entrada de caixa de 1,516 u.m. e na alternativa B uma entrada de caixa de 1,327 u.m.. A alternativa A se apresenta mais atrativa que a alternativa B, embora ambas as alternativas possam ser aceitas.

Da mesma forma que em RBC, a alternativa pode ser aceita sempre que RBCD 1,0, devendo ser rejeitada quando RBCD < 1,0. A RBCD uma derivao da RVAL e, como tal, a escolha entre alternativas, pelo mtodo RBCD, feita da mesma maneira descrita para o mtodo RVAL.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

841

Valor Anual Equivalente

O Valor Anual Equivalente (VAE) consiste em converter os diversos valores dos fluxos de caixa anuais em uma srie uniforme equivalente, referente ao mesmo perodo de tempo, isto , a vida til do empreendimento. O VAE obtido mediante a aplicao de uma taxa de desconto representativa do custo de capital, tambm conhecida como taxa de atratividade, que servir de base para o clculo das sries de valores equivalentes de cada fluxo de caixa anual. A soma dos valores de cada ano resulta em uma srie uniforme, que corresponde ao VAE. O mtodo prtico para o clculo do VAE a partir do VAL. Tendo-se o VAL referente ao projeto, calcula-se o VAE de maneira bastante simplificada, e evita-se o clculo para cada fluxo de caixa anual. Usando-se o exemplo anterior e considerando-se a taxa de desconto de 10%, tem-se: VAEA = VALA . [FRC(i,n)] onde: FRC(i,n) o fator de recuperao de capital (vide a Tabela A.4) para uma determinada taxa de desconto ( i ) e uma determinada vida til ( n ). Assim, VAEA = 51,63 u.m. X 0,2296 = 11,855 u.m. De forma anloga: VAEB = 65,34 u.m. X 0,2296 = 15,003 u.m. Os resultados acima indicam que ambas as alternativas podem ser aceitas, sendo a alternativa B mais atraente que a alternativa A, por apresentar um maior VAE. No caso exemplificado, ambas as alternativas tinham a mesma vida til, o que resultou, obviamente, em um maior VAE para a alternativa com maior VAL. No entanto, ao se comparar alternativas com vida til desigual, os resultados podero se apresentar de forma no proporcional, entre o VAL e o VAE. Usando-se o VAE como tcnica de avaliao, a alternativa pode ser aceita sempre que o resultado for positivo e deve ser rejeitada quando o resultado for negativo. Dentre as alternativas aceitas, a prioridade deve ser dada s alternativas com maior VAE. O VAE muito til na comparao de alternativas mutuamente excludentes, o que o classifica como o mais adequado nos casos de substituio de equipamentos, nas comparaes entre projetos de minerao - normalmente com vida til desigual -, ou mesmo nas simulaes dentro de um mesmo projeto de minerao, em que so analisadas hipteses bastante diferentes entre s, inclusive com relao vida til.
Taxa Interna de Retorno

A Taxa Interna de Retorno (TIR) definida como a taxa de desconto que iguala o valor atual dos fluxos de caixa positivos ao valor atual dos fluxos de caixa negativos, em

842

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

uma alternativa de investimento. Em outras palavras, a TIR a taxa de desconto que, aplicada ao fluxo de caixa de um projeto, produz um VAL = 0. Enquanto os mtodos descritos anteriormente (VAL, RVAL e VAE) so calculados a partir de uma taxa de desconto pr-determinada, o mtodo da TIR consiste em determinar a taxa de retorno do empreendimento. O clculo da TIR procedido, normalmente, pelo processo de tentativa e erro (iterativo) a partir do clculo do VAL. Se VALi > 0, tem-se: TIR >i Se VALi < 0, tem-se: TIR < i Calculando-se a TIR, para as alternativas do exemplo anterior, tem-se:
Alternativa A
ANO 0 1 2 3 4 5 TOTAL FC ($u.m.) -100 40 40 40 40 40 100 FVA (a 28%) 1,0000 0,7813 0,6104 0,4768 0,3725 0,2910 VAL (a 28%) ($u.m.) -100,00 31,25 24,42 19,07 14,90 11,64 1,28 FVA (a 29%) 1,0000 0,7752 0,6009 0,4658 0,3611 0,2799 VAL (a 29%) ($u.m.) 100,00 31,01 24,04 18,63 14,44 11,20 -0,68

Atravs de interpolao linear, obtm-se o valor percentual da TIR: TIR = 28% + [ 1,28 / ( 1,28 + 0,68 ) ]% = 28,7%

Alternativa B
ANO 0 1 2 3 4 5 TOTAL FC ($u.m.) -200 70 70 70 70 70 150 FVA (a 22%) 1,0000 0,8197 0,6719 0,5507 0, 4514 0,3700 VAL FVA (a 23%) ($u.m.) -200,00 1,0000 57,38 47,03 38,55 31,60 25,90 0,46 0,8130 0,6610 0,5374 0,4369 0,3552 VAL ($u.m.) -200,00 56,91 46,27 37,62 30,58 24.86 -3,76

Por interpolao linear: TIR = 22% + [ 0,46 / ( 0,46 + 3,76 ) ]% = 22,1%

A TIR usada tanto para se conhecer a taxa de retorno esperada para uma alternativa de investimento, como para classificar os projetos em termos de rentabilidade; quanto maior a TIR, mais interessante o projeto, quando analisado exclusivamente por

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

843

este mtodo, que eficiente para a seleo de alternativas independentes. A condio mnima aceitvel que a TIR seja maior que a taxa de atratividade ou custo de capital. No exemplo dado, ambas as alternativas apresentaram resultados que recomendam a aceitao dos projetos, considerando-se uma taxa mnima de atratividade de 10%. No caso, a alternativa A apresentou uma taxa de rentabilidade melhor quer a da alternativa B. Na anlise das alternativas mutuamente excludentes, a eficincia do mtodo fica limitada aos casos em que os resultados da TIR sejam coerentes com os resultados do VAL; ou seja, na comparao entre duas alternativas, se uma delas apresentar o maior VAL e a maior TIR, esta deve ser a escolhida. Quando os resultados forem divergentes e os horizontes diferentes, deve ser procedida a anlise incremental, isto : o clculo da TIR referente diferena entre os fluxos de caixa das duas alternativas analisadas.

Vantagens e Desvantagens dos Mtodos de Avaliao Econmica


Conforme abordado no incio desta seo, os mtodos de avaliao classificados como simples (TMR, PRI e RBC) apresentam como vantagem principal a facilidade de clculo e como maior desvantagem o fato de no considerarem o valor do dinheiro no tempo. Dessa forma, apesar desses mtodos servirem como subsdios para a tomada de deciso em projetos individuais, eles se tornam inadequados nas anlises em que se faz necessria a escolha entre alternativas No exemplo dado neste captulo, foram obtidos os resultados a seguir, que, embora coerentes entre as alternativas, apresentam deficincias inerentes a cada mtodo (Tabela 20.4). Tabela 20.4 Resumo dos resultados obtidos para as alternativas A e B em termos de TMR, PRI e RBC. Mtodo Taxa mdia de Retorno (TMR) Perodo de Recuperao do Investimento (PRI) Relao Benefcio-Custo (RBC) Alternativa A 40% 2 anos e 6 meses 2,00 u.m. Alternativa B 35% 2 anos e 10 meses 1,75 u.m.

No caso do mtodo da Taxa Mdia de Retorno - TMR, o retorno na fase operacional considerado em termos mdios e os investimentos na fase pr-operacional no so relacionados ao tempo decorrido na implantao do projeto. Assim, pode-se ter projetos com o mesmo investimento inicial, mas com diferenas na distribuio do retorno, gerando

844

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

o mesmo resultado. Ou, ainda, projetos com o mesmo investimento inicial, aplicado em perodos de tempo diferentes, apresentando resultados semelhantes. O mtodo do perodo de recuperao do investimento - PRI o mais simples de calcular e de mais fcil entendimento, tendo papel relevante no caso de indstrias que apresentam freqentes mudanas tecnolgicas. Tem como desvantagem, alm de no considerar o valor do dinheiro no tempo, o fato de ignorar o retorno aps o perodo de recuperao do investimento. Por esses motivos, o PRI no apresenta uma indicao de rentabilidade satisfatria. H casos em que o projeto com menor perodo de recuperao o mais rentvel, mas nem sempre ocorre este comportamento. O uso isolado do PRI pode conduzir aceitao de projetos com curto perodo de recuperao e baixa rentabilidade ou rejeio de projetos com perodo de recuperao longo e alta rentabilidade. O mtodo da Relao Benefcio-Custo - RBC pouco usado e tambm no considera o valor do dinheiro no tempo. Apresenta como vantagem, em relao ao PRI, o fato de considerar toda a vida do empreendimento. Os mtodos baseados no fluxo de caixa descontado (VAL, RVAL, RBCD, VAE e TIR), ou seja, os que consideram o valor do dinheiro no tempo, embora superiores aos mtodos simples, tambm no so perfeitos. Na maioria dos casos, eles so usados de forma complementar, principalmente quando se deseja escolher entre alternativas mutuamente excludentes. Esses mtodos tm a vantagem de considerar em seus clculos toda a vida do empreendimento, bem como as variaes nos investimentos e retornos ao longo do tempo. Outras vantagens e desvantagens ocorrem para cada mtodo, conforme apresentadas adiante. So indicados a seguir, os resultados do exemplo apresentado neste captulo.
Mtodo Alternativa A Alternativa B

Valor Atual Liquido (VAL) Raz!o do Valor Atual Lquido (RVAL) Relao Benefcio-Custo Descontado (RBCD) Valor Anual Equivalente (VAE) Taxa Interna de Retorno (TIR)

51,63 u.m. 0,516 1,516 11,855 u.m. 28,7%

65,34 u.m. 0,327 1,327 15,003 u.m. 22,1%

O Valor Atual Lquido - VAL tem a vantagem de ser o mtodo mais apropriado para a avaliao do valor econmico de um projeto e, por conseguinte, permite obter um parmetro relevante para negociao. Seu principal problema a necessidade de determinao prvia de uma taxa de desconto apropriada.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

845

O mtodo da Razo do Valor Atual Lquido - RVAL, embora tambm necessite da taxa de desconto pr-determinada, tem a vantagem de permitir a comparao entre alternativas de projetos com diferentes investimentos iniciais, por meio da medio do VAL por unidade monetria de investimento. A Relao Benefcio-Custo Descontado - RBCD tem as mesmas caractersticas da RBC (mtodo simples), com a vantagem de considerar o valor do dinheiro no tempo. O Valor Anual Equivalente - VAE tem a vantagem de permitir ajustar, uniformemente, os custos ou retornos de um projeto, ao longo de toda a vida do empreendimento. Da o fato de ser o mtodo mais apropriado para a comparao entre alternativas com diferentes perodos de vida til. A exemplo do VAL, necessita de uma taxa de desconto prestabelecida. A Taxa Interna de Retorno - TIR mostra-se como uma das tcnicas de avaliao mais usadas pelas seguintes razes: oferece uma medida de rentabilidade em forma de percentual (preferida pelos empresrios e analistas) ao invs de u.m. como ocorre no caso do VAL e do VAE; e no necessita a definio de uma taxa de desconto pr-determinada para o seu clculo. Os pontos negativos do mtodo so: a necessidade da TIR ser comparada a uma taxa de desconto, como tambm ocorre com o VAL e o VAE; a inconvenincia de apresentar, em alguns casos, mais de uma TIR ou mesmo nenhuma; e a dificuldade na interpretao do sentido econmico financeiro, dando a entender que a TIR a taxa de retorno sobre o capital investido, o que, na maioria das vezes, no verdadeiro. Em sntese, os mtodos que utilizam o fluxo de caixa descontado permitem uma melhor avaliao sobre a atratividade do investimento por considerarem o custo de capital. No entanto, embora complementares aos mtodos simples, essas tcnicas no esgotam o processo de anlise econmica. Nos casos de projetos de minerao que envolvem altos investimentos financeiros, se fazem necessrias as anlises de sensibilidade e de risco, objetivando avaliar as incertezas e seus possveis impactos nos projetos. Essas tcnicas no sero examinadas neste captulo, sendo apresentados apenas seus conceitos bsicos. O objetivo da anlise de sensibilidade identificar os parmetros crticos de um projeto, que, ao sofrerem variaes, podero alterar, significativamente, sua economicidade. A anlise de sensibilidade permite estimar, portanto, os efeitos nas medidas de avaliao econmica (VAL, RVAL, TIR, etc.), ao se alterar, para mais ou para menos, parmetros intrnsecos do projeto de minerao, tais como: teor do minrio, custos operacionais e preo de venda do produto mineral. No momento em que so identificadas as variveis crticas de um projeto, elas passam a ser objeto de ateno especial por parte do responsvel pela deciso de sua implantao. A anlise de risco tem o objetivo de avaliar o risco associado aos resultados econmicos esperados para um determinado projeto e, conseqentemente, a probabilidade de sucesso ou insucesso, se o projeto for implantado. Nos casos dos projetos de minerao, onde o nvel de incerteza elevado, a anlise de risco procedida mediante a

846

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

incorporao da possibilidade de ocorrncia de diferentes valores para cada um dos parmetros identificados como crticos atravs da anlise de sensibilidade. Finalmente, os resultados obtidos com as tcnicas de avaliao econmica, associados uma apreciao dos fatores intangveis, so os ingredientes que permitem decidir sobre a oportunidade de implantao de um determinado projeto. A no utilizao das tcnicas aqui abordadas torna o processo decisrio fique altamente vulnervel com relao ao sucesso econmico do projeto, principalmente quando se trata de empreendimento de minerao, onde o nvel de incerteza , em geral, muito elevado.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

847

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1) ANDRADE, J.G. Diretrizes econmicas para o planejamento da explorao mineral. In: I Encontro de Economia Mineral da Regio Sudeste, 1994, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro, UFRJ. 2) CALDAS, Fernando; PANDO, Flix. Projetos industriais. 2 ed. (s.l.): APEC (s.d.). 3) CHAVES, A. P., CORRA, F. D. Dimensionamento de pequenos e mdios projetos de minerao. Brasil Mineral, So Paulo, v.5, n. 56, p.26-34. 4) HESS, Geraldo et al. Engenharia econmica. 3 ed. Rio de Janeiro: Forum, 1972. 5) HOLLANDA, Nilson. Elaborao e avaliao de projetos. Rio de Janeiro: APEC, 1968. 6) HOPENHAYN, Benjamin; FERNANDEZ, Hector. Anlise de projetos de Integrao. Trad. de Pedro Ayres. Rio de Janeiro: Forum, 1972. 7) MANUAL de Anlise Econmica. Rio de Janeiro: DAMPI/ CNI/SEBRAE, 1974. 8) MACHLINE et al. Manual de projeto de desenvolvimento econmico. Rio de Janeiro: Forum, 1992. 9) MACKENZIE, B. W. Bases econmicas para a explorao mineral e o desenvolvimento de projetos de minerao. (s.l.) ABRAMO, 1990, 423 p. 10) OHARA, T. Alan. Analysis of risk in mining projects. CIM Bulletin, Montreal, v. 75, n. 843, p. 84-90, Jul. 1982. 11) PUCCINI, A. L. Matemtica financeira e anlise de investimentos, Rio de Janeiro. Forum, 1973. 12) RUDAWSKY, Oded. Economic evaluation techniques for mining investment projects. Mineral Industries Bulletin, Golden, Colo, v. 13, n. 6, nov. 1970. 13) RUDAWSKY, Oded. Mineral economics development and magement of natural resources. Golden, Colorado: Elsevier Sciences Publishers B.V., 1986. 14) SLAVICH, D.M. Project evaluation, a key step to implementation. CIM bulletin, Montreal, v. 75, n. 843, p. 91-98, Jul. 1982. 15) STERMOLE, Frank. Economic evaluation of mineral investment alternatives. Mineral Industries Bulletin, Golden, Colo. v. 15, n 3, May, 1972. 16) SOUZA, P. A. Avaliao econmica de projetos de minerao - anlise de sensibilidade e anlise de risco. Belo Horizonte. IETEC, 1995.

848

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

Tabela A.1 Fator de Acumulao de Capital (FAC)


Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 2% 1,02 1,04 1,06 1,08 1,10 1,13 1,15 1,17 1,20 1,22 1,24 1,27 1,29 1,32 1,35 1,37 1,40 1,43 1,46 1,49 1,52 1,55 1,58 1,61 1,64 1,67 1,71 1,74 1,78 1,81 3% 1,03 1,06 1,09 1,13 1,16 1,19 1,23 1,27 1,30 1,34 1,38 1,43 1,47 1,51 1,56 1,60 1,65 1,70 1,75 1,81 1,86 1,92 1,97 2,03 2,09 2,16 2,22 2,29 2,36 2,43 4% 1,04 1,08 1,12 1,17 1,22 1,27 1,32 1,37 1,42 1,48 1,54 1,60 1,67 1,73 1,80 1,87 1,95 2,03 2,11 2,19 2,28 2,37 2,46 2,56 2,67 2,77 2,88 3,00 3,12 3,24 5% 1,05 1,10 1,16 1,22 1,28 1,34 1,41 1,48 1,55 1,63 1,71 1,80 1,89 1,98 2,08 2,18 2,29 2,41 2,53 2,65 2,79 2,93 3,07 3,23 3,39 3,56 3,73 3,92 4,12 4,32 6% 1,06 1,12 1,19 1,26 1,34 1,42 1,50 1,59 1,69 1,79 1,90 2,01 2,13 2,26 2,40 2,54 2,69 2,85 3,03 3,21 3,40 3,60 3,82 4,05 4,29 4,55 4,82 5,11 5,42 5,74 7% 1,07 1,14 1,23 1,31 1,40 1,50 1,61 1,72 1,84 1,97 2,10 2,25 2,41 2,58 2,76 2,95 3,16 3,38 3,62 3,87 4,14 4,43 4,74 5,07 5,43 5,81 6,21 6,65 7,11 7,61 8% 1,08 1,17 1,26 1,36 1,47 1,59 1,71 1,85 2,00 2,16 2,33 2,52 2,72 2,94 3,17 3,43 3,70 4,00 4,32 4,66 5,03 5,44 5,87 6,34 6,85 7,40 7,99 8,63 9,32 10,06 10% 1,10 1,21 1,33 1,46 1,61 1,77 1,95 2,14 2,36 2,59 2,85 3,14 3,45 3,80 4,18 4,59 5,05 5,56 6,12 6,73 7,40 8,14 8,95 9,85 10,83 11,92 13,11 14,42 15,86 17,45 12% 1,12 1,25 1,40 1,57 1,76 1,97 2,21 2,48 2,77 3,11 3,48 3,90 4,36 4,89 5,47 6,13 6,87 7,69 8,61 9,65 10,80 12,10 13,55 15,18 17,00 19,04 21,32 23,88 26,75 29,96 15% 1,15 1,32 1,52 1,75 2,01 2,31 2,66 3,06 3,52 4,05 4,65 5,35 6,15 7,08 8,14 9,36 10,76 12,38 14,23 16,37 18,82 21,64 24,89 28,63 32,92 37,86 43,54 50,07 57,58 66,21 20% 1,20 1,44 1,73 2,07 2,49 2,99 3,58 4,30 5,16 6,19 7,43 8,92 10,70 12,84 15,41 18,49 22,19 26,62 31,95 38,34 46,01 55,21 66,25 79,50 95,40 114,4 8 137,3 7 164,8 4 197,8 1 237,3 8

Nota: Este fator utilizado para o clculo do valor futuro, conhecido um determinado valor atual e a taxa de desconto. Cada coluna da Tabela A-1 relaciona o valor atual de uma unidade monetria investida no momento atual. Por exemplo: R$1,00 investido hoje, para ser recebido daqui h doze anos, considerando-se uma taxa de juros de 10%a.a. ter um valor futuro de R$3,14.

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

849

Se o valor investido for de R$500,00, considerando o mesmo prazo e a mesma taxa de juros, o valor futuro ser de R$1.570,00. Ou seja: 500x3,14 (o montante em reais multiplicado pelo fator encontrado na tabela).

Tabela A.2 Fator do valor Atual (FVA)


Ano
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2%
0,980 0,961 0,942 0,924 0,906 0,888 0,871 0,853 0,837 0,820 0,804 0,788 0,773 0,758 0,743 0,728 0,714 0,700 0,686 0,673 0,660 0,647 0,634 0,622 0,610 0,598 0,586 0,574 0,563 0,552

3%
0,971 0,943 0,915 0,888 0,863 0,837 0,813 0,789 0,766 0,744 0,722 0,701 0,681 0,661 0,642 0,623 0,605 0,587 0,570 0,554 0,538 0,522 0,507 0,492 0,478 0,464 0,450 0,437 0,424 0,412

4%
0,962 0,925 0,889 0,855 0,822 0,790 0,760 0,731 0,703 0,676 0,650 0,625 0,601 0,577 0,555 0,534 0,513 0,494 0,475 0,456 0,439 0,422 0,406 0,390 0,375 0,361 0,347 0,333 0,321 0,308

5%
0,952 0,907 0,864 0,823 0,784 0,746 0,711 0,677 0,645 0,614 0,585 0,557 0,530 0,505 0,481 0,458 0,436 0,416 0,396 0,377 0,359 0,342 0,326 0,310 0,295 0,281 0,268 0,255 0,243 0,231

6%
0,943 0,890 0,840 0,792 0,747 0,705 0,665 0,627 0,592 0,558 0,527 0,497 0,469 0,442 0,417 0,394 0,371 0,350 0,331 0,312 0,294 0,278 0,262 0,247 0,233 0,220 0,207 0,196 0,185 0,174

7%
0,935 0,873 0,816 0,763 0,713 0,666 0,623 0,582 0,544 0,508 0,475 0,444 0,415 0,388 0,362 0,339 0,317 0,296 0,277 0,258 0,242 0,226 0,211 0,197 0,184 0,172 0,161 0,150 0,141 0,131

8%
0,926 0,857 0,794 0,735 0,681 0,630 0,583 0,540 0,500 0,463 0,429 0,397 0,368 0,340 0,315 0,292 0,270 0,250 0,232 0,215 0,199 0,184 0,170 0,158 0,146 0,135 0,125 0,116 0,107 0,099

10%
0,909 0,826 0,751 0,683 0,621 0,564 0,513 0,467 0,424 0,386 0,350 0,319 0,290 0,263 0,239 0,218 0,198 0,180 0,164 0,149 0,135 0,123 0,112 0,102 0,092 0,084 0,076 0,069 0,063 0,057

850

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

Tabela A.2 Fator do valor Atual (FVA)(continuao)


Ano
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

12%
0,893 0,797 0,712 0,636 0,567 0,507 0,452 0,404 0,361 0,322 0,287 0,257 0,229 0,205 0,183 0,163 0,146 0,130 0,116 0,104 0,093 0,083 0,074 0,066 0,059 0,053 0,047 0,042 0,037 0,033

15%
0,870 0,756 0,658 0,572 0,497 0,432 0,376 0,327 0,284 0,247 0,215 0,187 0,163 0,141 0,123 0,107 0,093 0,081 0,070 0,061 0,053 0,046 0,040 0,035 0,030 0,026 0,023 0,020 0,017 0,015

20%
0,833 0,694 0,579 0,482 0,402 0,335 0,279 0,233 0,194 0,162 0,135 0,112 0,093 0,078 0,065 0,054 0,045 0,038 0,031 0,026 0,022 0,018 0,015 0,013 0,010 0,009 0,007 0,006 0,005 0,004

22%
0,820 0,672 0,551 0,451 0,370 0,303 0,249 0,204 0,167 0,137 0,112 0,092 0,075 0,062 0,051 0,042 0,034 0,028 0,023 0,019 0,015 0,013 0,010 0,008 0,007 0,006 0,005 0,004 0,003 0,003

23%
0,813 0,661 0,537 0,437 0,355 0,289 0,235 0,191 0,155 0,126 0,103 0,083 0,068 0,055 0,045 0,036 0,030 0,024 0,020 0,016 0,013 0,011 0,009 0,007 0,006 0,005 0,004 0,003 0,002 0,002

25%
0,800 0,640 0,512 0,410 0,328 0,262 0,210 0,168 0,134 0,107 0,086 0,069 0,055 0,044 0,035 0,028 0,023 0,018 0,014 0,012 0,009 0,007 0,006 0,005 0,004 0,003 0,002 0,002 0,002 0,001

28%
0,781 0,610 0,477 0,373 0,291 0,227 0,178 0,139 0,108 0,085 0,066 0,052 0,040 0,032 0,025 0,019 0,015 0,012 0,009 0,007 0,006 0,004 0,003 0,003 0,002 0,002 0,001 0,001 0,001 0,001

29%
0,775 0,601 0,466 0,361 0,280 0,217 0,168 0,130 0,101 0,078 0,061 0,047 0,037 0,028 0,022 0,017 0,013 0,010 0,008 0,006 0,005 0,004 0,003 0,002 0,002 0,001 0,001 0,001 0,001 0,000

30%
0,769 0,592 0,455 0,350 0,269 0,207 0,159 0,123 0,094 0,073 0,056 0,043 0,033 0,025 0,020 0,015 0,012 0,009 0,007 0,005 0,004 0,003 0,002 0,002 0,001 0,001 0,001 0,001 0,000 0,000

Nota: Este fator utilizado para o clculo do valor atual conhecido um determinado valor futuro e a taxa de desconto. Nota: Cada coluna da Tabela A-2 relaciona o valor atual de uma unidade monetria recebido ao final de um determinado ano. Por exemplo: R$1,00 que ser recebido daqui h dez anos, considerando-se uma taxa de desconto de 6%a.a., tem um valor atual de R$0,558. Se o valor a ser recebido fosse R$200,00, considerando o mesmo prazo e a mesma taxa de desconto, o valor atual seria R$111,60. Ou seja: 200x0,558 (o montante em reais multiplicado pelo fator encontrado na tabela).

Tratamento de Minrios 4a Edio CETEM

851

Tabela A.3 Fator do valor Atual de uma Srie Uniforme (FVA)


Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 2% 0,98 1,94 2,88 3,81 4,71 5,60 6,47 7,33 8,16 8,98 9,79 10,58 11,35 12,11 12,85 13,58 14,29 14,99 15,68 16,35 17,01 17,66 18,29 18,91 19,52 20,12 20,71 21,28 21,84 22,40 3% 0,97 1,91 2,83 3,72 4,58 5,42 6,23 7,02 7,79 8,53 9,25 9,95 10,63 11,30 11,94 12,56 13,17 13,75 14,32 14,88 15,42 15,94 16,44 16,94 17,41 17,88 18,33 18,76 19,19 19,60 4% 0,96 1,89 2,78 3,63 4,45 5,24 6,00 6,73 7,44 8,11 8,76 9,39 9,99 10,56 11,12 11,65 12,17 12,66 13,13 13,59 14,03 14,45 14,86 15,25 15,62 15,98 16,33 16,66 16,98 17,29 5% 0,95 1,86 2,72 3,55 4,33 5,08 5,79 6,46 7,11 7,72 8,31 8,86 9,39 9,90 10,38 10,84 11,27 11,69 12,09 12,46 12,82 13,16 13,49 13,80 14,09 14,38 14,64 14,90 15,14 15,37 6% 0,94 1,83 2,67 3,47 4,21 4,92 5,58 6,21 6,80 7,36 7,89 8,38 8,85 9,29 9,71 10,11 10,48 10,83 11,16 11,47 11,76 12,04 12,30 12,55 12,78 13,00 13,21 13,41 13,59 13,76 7% 0,93 1,81 2,62 3,39 4,10 4,77 5,39 5,97 6,52 7,02 7,50 7,94 8,36 8,75 9,11 9,45 9,76 10,06 10,34 10,59 10,84 11,06 11,27 11,47 11,65 11,83 11,99 12,14 12,28 12,41 8% 0,93 1,78 2,58 3,31 3,99 4,62 5,21 5,75 6,25 6,71 7,14 7,54 7,90 8,24 8,56 8,85 9,12 9,37 9,60 9,82 10,02 10,20 10,37 10,53 10,67 10,81 10,94 11,05 11,16 11,26 10% 0,91 1,74 2,49 3,17 3,79 4,36 4,87 5,33 5,76 6,14 6,50 6,81 7,10 7,37 7,61 7,82 8,02 8,20 8,36 8,51 8,65 8,77 8,88 8,98 9,08 9,16 9,24 9,31 9,37 9,43 12% 0,89 1,69 2,40 3,04 3,60 4,11 4,56 4,97 5,33 5,65 5,94 6,19 6,42 6,63 6,81 6,97 7,12 7,25 7,37 7,47 7,56 7,64 7,72 7,78 7,84 7,90 7,94 7,98 8,02 8,06 15% 0,87 1,63 2,28 2,85 3,35 3,78 4,16 4,49 4,77 5,02 5,23 5,42 5,58 5,72 5,85 5,95 6,05 6,13 6,20 6,26 6,31 6,36 6,40 6,43 6,46 6,49 6,51 6,53 6,55 6,57 20% 0,83 1,53 2,11 2,59 2,99 3,33 3,60 3,84 4,03 4,19 4,33 4,44 4,53 4,61 4,68 4,73 4,77 4,81 4,84 4,87 4,89 4,91 4,92 4,94 4,95 4,96 4,96 4,97 4,97 4,98

Nota: Este fator utilizado para o clculo do valor atual referente a uma srie uniforme de valores futuros, a uma determinada taxa de desconto. Cada coluna da Tabela A-3 relaciona o valor atual de uma srie uniforme de unidades monetrias, aplicada a uma taxa de juros, por um determinado perodo de anos. Por exemplo: O montante de R$1,00 a se recebido durante um perodo de dez anos, considerando-se uma taxa de juros de 60%a.a, tem um valor atual de R$7,36. Se o valor investido for de R$1.200,00, considerando o mesmo prazo e a mesma taxa de juros, o valor futuro ser de R$8.832,00. Ou seja: 1.200,00x7,36 (o montante em reais multiplicado pelo fator encontrado na tabela).

852

Elaborao e Avaliao Econmica de Projetos de Minerao

Tabela A.4 Fator de Recuperao de Capital (FRC)


Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 2% 1,0200 0,5150 0,3468 0,2626 0,2122 0,1785 0,1545 0,1365 0,1225 0,1113 0,1022 0,0946 0,0881 0,0826 0,0778 0,0737 0,0700 0,0667 0,0638 0,0612 0,0588 0,0566 0,0547 0,0529 0,0512 0,0497 0,0483 0,0470 0,0458 0,0446 3% 1,0300 0,5226 0,3535 0,2690 0,2184 0,1846 0,1605 0,1425 0,1284 0,1172 0,1081 0,1005 0,0940 0,0885 0,0838 0,0796 0,0760 0,0727 0,0698 0,0672 0,0649 0,0627 0,0608 0,0590 0,0574 0,0559 0,0546 0,0533 0,0521 0,0510 4% 1,0400 0,5302 0,3603 0,2755 0,2246 0,1908 0,1666 0,1485 0,1345 0,1233 0,1141 0,1066 0,1001 0,0947 0,0899 0,0858 0,0822 0,0790 0,0761 0,0736 0,0713 0,0692 0,0673 0,0656 0,0640 0,0626 0,0612 0,0600 0,0589 0,0578 5% 1,0500 0,5378 0,3672 0,2820 0,2310 0,1970 0,1728 0,1547 0,1407 0,1295 0,1204 0,1128 0,1065 0,1010 0,0963 0,0923 0,0887 0,0855 0,0827 0,0802 0,0780 0,0760 0,0741 0,0725 0,0710 0,0696 0,0683 0,0671 0,0660 0,0651 6% 1,0600 0,5454 0,3741 0,2886 0,2374 0,2034 0,1791 0,1610 0,1470 0,1359 0,1268 0,1193 0,1130 0,1076 0,1030 0,0990 0,0954 0,0924 0,0896 0,0872 0,0850 0,0830 0,0813 0,0797 0,0782 0,0769 0,0757 0,0746 0,0736 0,0726 7% 1,0700 0,5531 0,3811 0,2952 0,2439 0,2098 0,1856 0,1675 0,1535 0,1424 0,1334 0,1259 0,1197 0,1143 0,1098 0,1059 0,1024 0,0994 0,0968 0,0944 0,0923 0,0904 0,0887 0,0872 0,0858 0,0846 0,0834 0,0824 0,0814 0,0806 8% 1,0800 0,5608 0,3880 0,3019 0,2505 0,2163 0,1921 0,1740 0,1601 0,1490 0,1401 0,1327 0,1265 0,1213 0,1168 0,1130 0,1096 0,1067 0,1041 0,1019 0,0998 0,0980 0,0964 0,0950 0,0937 0,0925 0,0914 0,0905 0,0896 0,0888 10% 1,1000 0,5762 0,4021 0,3155 0,2638 0,2296 0,2054 0,1874 0,1736 0,1627 0,1540 0,1468 0,1408 0,1357 0,1315 0,1278 0,1247 0,1219 0,1195 0,1175 0,1156 0,1140 0,1126 0,1113 0,1102 0,1092 0,1083 0,1075 0,1067 0,1061 12% 1,1200 0,5917 0,4163 0,3292 0,2774 0,2432 0,2191 0,2013 0,1877 0,1770 0,1684 0,1614 0,1557 0,1509 0,1468 0,1434 0,1405 0,1379 0,1358 0,1339 0,1322 0,1308 0,1296 0,1285 0,1275 0,1267 0,1259 0,1252 0,1247 0,1241 15% 1,1500 0,6151 0,4380 0,3503 0,2983 0,2642 0,2404 0,2229 0,2096 0,1993 0,1911 0,1845 0,1791 0,1747 0,1710 0,1679 0,1654 0,1632 0,1613 0,1598 0,1584 0,1573 0,1563 0,1554 0,1547 0,1541 0,1535 0,1531 0,1527 0,1523 20% 1,2000 0,6545 0,4747 0,3863 0,3344 0,3007 0,2774 0,2606 0,2481 0,2385 0,2311 0,2253 0,2206 0,2169 0,2139 0,2114 0,2094 0,2078 0,2065 0,2054 0,2044 0,2037 0,2031 0,2025 0,2021 0,2018 0,2015 0,2012 0,2010 0,2008

Nota: Este fator utilizado para o clculo do valor atual referente a uma srie uniforme de valores futuros, a uma determinada taxa de desconto. Cada coluna da Tabela A-4 relaciona o fator de recuperao de capital referente a uma unidade monetria investida no momento atual, a uma taxa de juros definida. Por exemplo: R$1,00 investido hoje, para ser recebido durante seis anos, considerando-se uma taxa de juros de 10%a.a., ter uma anuidade correspondente a R$0,2296. Se o valor investido for de R$100,00, considerando o mesmo prazo e a mesma taxa de juros, o valor da anuidade ser de R$22,96. Ou seja: 100x0,2296 (o montante em reais multiplicado pelo fator encontrado na tabela).

Anda mungkin juga menyukai