Anda di halaman 1dari 17

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

Ergonomia
Para quem passa muito tempo em frente ao computador, importante alguns cuidados com a postura no que se refere a confortos visuais, punho neutro, apoiando os ps, cadeira e iluminao do Ambiente. Dicas: 1 De Olho no Conforto Visual! Para garantir o conforto visual, mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distncia e regule sua altura no mximo, at sua linha de viso (Veja fig.). Isto pode ser feito atravs de um suporte de monitor, ou pela utilizao de mesas dinmicas. Sempre que possvel procure descansar a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aqurios, etc) e paisagens a mais de 6 metros. 2 Punho Neutro fundamental! Assim como a altura do monitor, a do teclado tambm deve poder ser regulvel. Ajuste-a at que fique no nvel da altura dos seus cotovelos. Durante a digitao importante que o punho fique neutro (reto) como na figura acima. Mantenha o teclado sempre na posio mais baixa e digite com os braos suspensos ou use um apoio de punho! 3 Ps bem apoiados! importante que as pessoas possam trabalhar com os ps no cho. As cadeiras devem, portanto, possuir regulagens compatveis com as da populao em questo. Para o Brasil, o ideal seriam cadeiras com regulagem de altura a partir de 36 cm. Quando a cadeira no permite que a pessoa apie os ps no cho, a soluo adotar um apoio para os ps, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulao sangunea nos membros inferiores.

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

4 D um descanso para as costas! Com exceo de algumas atividades, as cadeiras devem possuir espaldar (encosto) de tamanho mdio. Uma maior superfcie de apoio, garante uma melhor distribuio do peso corporal, e um melhor relaxamento da musculatura. recomendvel ainda, que as cadeiras no tenham braos (o apoio deve estar nas mesas, para garantir um apoio correto) e o revestimento deve ser macio e com forrao em tecido rugoso. Dicas Gerais Dicas Gerais: A Iluminao Para evitar reflexos, as superfcies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminrias com proteo adequada. B Cores Equilibre as luminncias usando cores suaves em tons mate. Os coeficientes de reflexo das superfcies do ambiente, devem estar em torno de: 80% para o Teto; 15 a 20% para o Piso; 60% para a Parede (parte alta); 40% para as Divisrias, para a Parede (parte baixa) e para o Mobilirio. C Temperatura Como regra geral, temperaturas confortveis, para ambientes informatizados, so entre 20 e 22 graus centgrados, no inverno e entre 25 e 26 graus centgrados no vero (com nveis de umidade entre 40 a 60%). D Acstica recomendvel para ambientes de trabalho em que exista solicitao intelectual e ateno constantes, ndices de presso sonora inferiores 65 dB(A). Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento do teto e paredes, atravs de materiais acsticos e a adoo de divisrias especiais. E Humanizao do ambiente Sempre que possvel humanize o ambiente (plantas, quadros e quando possvel, som ambiente). Estimule a convivncia social entre os funcionrios. Muitas empresas que esto adotando polticas neste sentido vm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socializao muito importante para a sade psquica de quem ir trabalhar nele. Alguns Exerccios tambm ajudam a aliviar dores ou cansao ocasionados durante longos perodos de digitao.

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

Veja a imagem ao lado.

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

O Teclado

O teclado de computador um tipo de perifrico utilizado pelo usurio para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas letras, nmeros, smbolos e outras funes, baseado no modelo de teclado das antigas mquinas de escrever. Basicamente, os teclados so projetados para a escrita de textos, onde so usadas para esse meio cerca de 50% delas. Alm para o controle das funes de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas so ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informaes. O meio de transporte dessas informaes entre o teclado e o computador pode ser sem fio ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado vem se adaptando com a tecnologia e um dos poucos perifricos que mais se destacam na computao. Existem, no Brasil, trs layouts de teclado: Teclado Portugus (ABNT2) Este curso est baseado no teclado usado pela grande maioria dos computadores do Brasil, conhecido como Teclado Portugus (ABNT2 Associao Brasileira de Normas Tcnicas). O Teclado Portugus (ABNT2 Associao Brasileira de Normas Tcnicas), mais semelhante ao da mquina de escrever por apresentar a tecla cedilha (). Teclado Portugus (Portugual) Ele bem menos usado aqui no Brasil, mas, caso o digitador venha a utiliz-lo, no dever encontrar problemas. A adaptao muito rpida.

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

Teclado Portugus (Padro Internacional) Teclado Portugus (Padro Internacional) bem menos usado que o Teclado Portugus (ABNT2), mas, caso o digitador venha a utiliz-lo, no dever encontrar problemas. A adaptao muito rpida.

As Teclas
Teclas de funes (F1 a F12)

So as teclas para funes operacionais. Servem para agilizar determinadas operaes. Por exemplo, para acessar a ajuda de determinados programas (F1) ou para repetir o ltimo fragmento digitado (F4). Estas teclas so muito usadas em conjunto com Ctrl, Alt e Shift. A Tecla Escape (ESC) muito utilizada para interromper a operao de determinados programas sem a necessidade dos procedimentos normais de finalizao. Tecla Power, Sleep e Wake Up

A Tecla Power utilizada para desligar o sistema operacional para que voc possa desligar o computador com segurana. A Tecla Sleep utilizada para colocar o computador em um estado de baixa energia para que voc possa reiniciar rapidamente sua sesso do sistema operacional com a Tecla Wake. Teclas de digitao

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

So as teclas alfanumricas normais, encontradas em qualquer mquina de escrever. Englobam as 04 fileiras bsicas do teclado, de A a Z e de 0 a 9, alm dos smbolos e caracteres especiais, como o famoso arroba (@), utilizadssimo no ambiente Internet. a tecla usada para avanar marcas de tabulao. Sua funo mais utilizada demarcar o incio do pargrafo. A tecla Tab muito til, tambm, para avanar campos. Por exemplo, saltando para a prxima clula de uma tabela. Para retornar clula anterior, usa-se Shift + Tab. Tecla de acionamento de maisculas. Ateno! A Caps Lock acionada (luz indicadora acesa) mantm todo o texto em maisculo. Novamente, ateno! A Caps Lock acionada no habilita os sinais grficos secundrios (aqueles que ficam em cima dos nmeros na quarta fileira ou em teclas de acentuao e pontuao). Para digit-los, mesmo com a Caps Lock acionada, voc precisar do Shift. Tecla usada, normalmente, para grafarem iniciais em maisculas (mantendo pressionada Shift e apertando a tecla da letra que se deseja em maiscula). Com Shift, como explicamos voc tambm digita os sinais grficos secundrios e de acentuao e pontuao. Embora normalmente se utilize o mouse para selecionar fragmentos de texto, um digitador rpido pode fazer isso muito melhor com o Shift em conjunto com uma das teclas de cursor, aquelas setinhas que ficam entre o teclado numrico e o alfanumrico. Basta levar o cursor com elas at o final da palavra que se deseja selecionar (para negritar, apagar, etc.), pressionar Shift e continuar correndo a tecla de cursor at cobrir a palavra inteira. Com o tempo, se ganha muito mais velocidade do que com o uso do mouse, que obriga o digitador a tirar as mos do teclado. A tecla Ctrl (Control) muito usada para determinadas operaes especiais (teclas de atalho). Para isso, ela combinada com outras teclas. O bom uso da tecla Ctrl aumenta enormemente a velocidade do digitador, que passa dispensar o uso do mouse. A tecla Alt costuma ser pouco usada pelo digitador no ambiente dos editores de texto. Pode servir, por exemplo, para acionar um caractere especial ou terceiro smbolo de uma tecla (observe que algumas tm trs smbolos), como se fosse um Shift secundrio. Saindo do editor de texto, o digitador descobre, por exemplo, que Alt + Tab permite saltar de um aplicativo aberto para o outro alternando as janelas dos programas abertos.
7 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

A tecla Alt Gr usada pelo digitador no ambiente dos editores de texto. Pode servir, por exemplo, para acionar o terceiro caractere de uma tecla (observe que algumas tm trs caracteres), como se fosse um Shift Secundrio. Mantenha pressionada a Tecla Alt Gr e digite o terceiro caractere de uma tecla. Exemplos:

A tecla Backspace retorna o cursor, apagando o que foi digitado letra-a-letra. Se voc continuar pressionando, ela saltar para o pargrafo seguinte e continuar comendo o texto. Muitos digitadores apagam textos inteiros assim, o que no uma soluo muito inteligente. Para isso, existe a tecla Delete.

Usada para marcar o final de um pargrafo. Ou seja: ao concluir um perodo digitado, pressione Enter para saltar para o pargrafo seguinte e, a seguir, Tab para avanar para a primeira tabulao.

Lembre-se de que o editor de textos salta normalmente para a prxima linha. Portanto, no use a tecla Enter como se fosse tecla de retorno de uma mquina de escrever, pois o editor reconhecer este comando como uma quebra de texto, colocando a prxima linha num novo pargrafo. Mas se esquecer e digitar, nenhum problema: use o comando desfazer. Lembra-se do Ctrl + Z? Print Screen SysRq, Scroll Lock e Pause Break

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

A tecla Print Screen serve para capturar integralmente a tela que est sendo visualizada, jogando-a na rea de transferncia. Depois, possvel editar essa tela atravs de programas para edio de imagens, como por exemplo, o GIMP. A tecla Scroll Lock serve para bloquear a barra de rolagem em alguns programas. A tecla Pause Break serve para interromper a rolagem de dados pela tela do computador. Tendo sido pressionada, a tecla Insert provoca a substituio de um texto que j est estrito pelo novo texto. Ou seja, o novo texto ir apagando o texto escrito daquele ponto para frente. Se, por acaso, o texto que voc est digitando for engolindo o que j est escrito, desabilite a tecla Insert, que deve ter sido pressionada por engano. Como j visto, a tecla Delete serve para apagar. Basta selecionar o fragmento que deseja destruir e pressionar Delete. Adeus, texto. No h perigo nenhum, pois, se resolver mudar de idia, nosso conhecido comando Ctrl + Z desfaz a operao. Teclas de cursor

Como o nome j diz, so as teclas que permitem deslocar o cursor pelo documento. Alm das setinhas que esto agrupadas entre o teclado numrico e alfa-numrico, existem ainda as seguintes teclas de cursor:

Home Em conjunto com Ctrl, avana o cursor para o incio do documento. End Em conjunto com Ctrl, avana o cursor para o final do documento. Page Up Desloca o cursor em saltos para um ponto anterior ao que est sendo lido ou digitado. Page Down Desloca o cursor em saltos para um ponto posterior ao que est sendo lido ou digitado. Teclas WinKey e Menu Rpido
9 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

So teclas que correspondem ao menu Iniciar do Windows, e ao menu de Contexto.

Luses indicadoras

Servem para indicar se algumas funes esto ou no ativadas: Caps Lock (maisculas), Num Lock (teclado numrico) e Scroll Lock. Seta para CIMA, seta para BAIXO, seta para ESQUERDA e seta para DIREITA

Teclado numrico

Para usar o teclado numrico utilize os dedos da mo Direita. Quando necessitar de muitos nmeros ou clculos, mantenha os dedos nas teclas 4, 5 e 6 durante a digitao para facilitar o acesso a todo teclado numrico.

o Tecla Diviso, Multiplicao, Subtrao e Adio

10

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

/ * +

Diviso Multiplicao Subtrao Adio

As teclas de operaes bsicas servem para fazer vrios tipos de clculos no programa Calculador.

Memorizao
Teclas de Caracteres

Para facilitar a digitao mantenha os dedos sobre as teclas que indicam o meio do teclado, veja abaixo:

11

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

Teclas: A S D F G H J K L

USO DOS DEDOS DA MO ESQUERDA: 1. Use o dedo MNIMO da mo esquerda para digitar o caractere A 2. Use o dedo ANELAR da mo esquerda para digitar o caractere S 3. Use o dedo MDIO da mo esquerda para digitar o caractere D 4. Use o dedo INDICADOR da mo esquerda para digitar os caracteres F e G USO DOS DEDOS DA MO DIREITA: 1. Use o dedo MNIMO da mo direita para digitar o caractere 2. Use o dedo ANELAR da mo direita para digitar o caractere L
12 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

3. Use o dedo MDIO da mo direita para digitar o caractere K 4. Use o dedo INDICADOR da mo direita para digitar os caracteres J e H Use o dedo POLEGAR para pressionar a tecla Barra de Espao.

Teclas: Q W E R T Y U I O P

USO DOS DEDOS DA MO ESQUERDA: 1. Use o dedo MNIMO da mo esquerda para digitar o caractere Q 2. Use o dedo ANELAR da mo esquerda para digitar o caractere W 3. Use o dedo MDIO da mo esquerda para digitar o caractere E 4. Use o dedo INDICADOR da mo esquerda para digitar os caracteres R e T USO DOS DEDOS DA MO DIREITA: 1. Use o dedo MNIMO da mo direita para digitar o caractere P 2. Use o dedo ANELAR da mo direita para digitar o caractere O
13 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

3. Use o dedo MDIO da mo direita para digitar o caractere I 4. Use o dedo INDICADOR da mo direita para digitar os caracteres U e Y Use o dedo POLEGAR para pressionar a tecla Barra de Espao.

Teclas: Z X C V B N M , . ;

USO DOS DEDOS DA MO ESQUERDA: 1. Use o dedo MNIMO da mo esquerda para digitar o caractere Z 2. Use o dedo ANELAR da mo esquerda para digitar o caractere X 3. Use o dedo MDIO da mo esquerda para digitar o caractere C 4. Use o dedo INDICADOR da mo esquerda para digitar os caracteres V e B USO DOS DEDOS DA MO DIREITA: 1. Use o dedo MNIMO da mo direita para digitar o caractere ; 2. Use o dedo ANELAR da mo direita para digitar o caractere . 3. Use o dedo MDIO da mo direita para digitar o caractere ,
14 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

4. Use o dedo INDICADOR da mo direita para digitar os caracteres M e N Use o dedo POLEGAR para pressionar a tecla Barra de Espao.

Teclas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

USO DOS DEDOS DA MO ESQUERDA: 1. Use o dedo MNIMO da mo esquerda para digitar o caractere 1 2. Use o dedo ANELAR da mo esquerda para digitar o caractere 2 3. Use o dedo MDIO da mo esquerda para digitar o caractere 3 4. Use o dedo INDICADOR da mo esquerda para digitar os caracteres 4 e 5 USO DOS DEDOS DA MO DIREITA: 1. Use o dedo MNIMO da mo direita para digitar o caractere 0 2. Use o dedo ANELAR da mo direita para digitar o caractere 9 3. Use o dedo MDIO da mo direita para digitar o caractere 8 4. Use o dedo INDICADOR da mo direita para digitar os caracteres 7 e 6
15 Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

Use o dedo POLEGAR para pressionar a tecla Barra de Espao.

Anotaes

16

Paullo Tavares

OFICINA

DE

DIGITAO

Telecentro Ass/RN

17

Paullo Tavares

Anda mungkin juga menyukai