Anda di halaman 1dari 9

PROCESSO PENAL IV Material de Apoio - Questes parte I

Prof. Mary Mansoldo 2 semestre/ 2011

QUESTO 1 - APONTAMENTOS

Segundo o Cdigo de Processo Penal, o recurso sempre voluntrio, EXCETO nas hipteses de deciso que: (A) concede reabilitao, habeas corpus na primeira instncia ou habeas corpus de ofcio na segunda instncia; (B) concede habeas corpus de ofcio na primeira ou segunda instncia ou absolve sumariamente o ru no Tribunal do Jri; (C) absolve sumariamente o ru no Tribunal do Jri, concede habeas corpus de oficio na segunda instncia ou concede reabilitao; (D) concede reabilitao, concede habeas corpus na primeira instncia, absolve o acusado em processo por crime contra a economia popular ou contra a sade pblica, ou quando determinarem o arquivamento dos autos do respectivo inqurito policial; (E) concede ou denega habeas corpus em qualquer instncia, concede reabilitao ou absolve sumariamente o ru no Tribunal do Jri. RESPOSTA: D

O que recurso de ofcio?

O recurso de ofcio uma espcie de recurso automtico, obrigatrio, que ocorre mesmo quando a parte se abstm de recorrer.

Em apenas trs situaes, o atual CPP (incluindo a Lei 1521/51) condiciona a validade da deciso judicial ao reexame da matria pelo rgo de hierarquia superior (recurso de ofcio). So as seguintes:

Da deciso concessiva de habeas corpus (574, I); Crimes contra a economia popular art. 7 da Lei n. Os juzes recorrero de ofcio sempre que

1.521/51

absolverem os acusados em processo por crime contra a economia popular ou contra a sade pblica, ou quando determinarem o arquivamento dos autos do respectivo inqurito policial;

Da deciso que conceder a reabilitao (art. 746, CPP -

ao destinada a apagar os antecedentes criminais).

QUESTO 2 APONTAMENTOS

Qual o recurso cabvel deciso que no concede a absolvio sumria ao ru? Esta deciso irrecorrvel. Jurisprudncia:

PENAL PROCESSO PENAL. DECISO DENEGATRIA DE ABSOLVIO SUMRIA. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. CABIMENTO COM EXTENSO RESTRITA. RECURSO NO PROVIDO. I - A deciso denegatria da absolvio sumria no encontra previso no rol taxativo do art. 581 do CPP. Assim como a deciso que recebe a denncia, aquela que fincada no art. 397 do CPP afasta a absolvio sumria ainda em fase embrionria do processamento, depois da defesa preliminar, retrata confirmao do juzo positivo de admissibilidade, ento a par dos argumentos trazidos pela defesa e ostentando natureza jurdica de interlocutria simples, em regra, irrecorrvel, pois no h precluso das vias impugnativas sobre seu objeto, podendo ser reexaminado por ocasio do recurso de apelao, aps a instruo. Processo: RESE 200951150004103 RJ 2009.51.15.000410-3. Relator(a): Desembargador Federal ABEL GOMES. Julgamento: 27/01/2010. rgo Julgador: PRIMEIRA TURMA ESPECIALIZADA. Publicao: E-DJF2R Data::15/03/2010 - Pgina::66/67 1. Primeiramente, sobre a nova sistemtica advinda com a Lei 11.719/08, embora o art. 397 do Cdigo de Processo Penal contenha previso de absolvio sumria do ru sob determinadas condies,

importante frisar que a reforma do rito processual penal comum no produziu, concomitantemente, uma forma de recurso para o caso do no-provimento do citado pedido de absolvio. Em decorrncia, o rol taxativo do art. 581 do Cdigo de Processo Penal, que trata do recurso em sentido estrito, permanece inalterado e no contempla tal hiptese. Portanto, a deciso em exame irrecorrvel e sequer merece conhecimento por parte desta Corte. (...) TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIO. RECURSO CRIMINAL N. 2009.35.00.003868-2/AM.

QUESTO 3 APONTAMENTOS

Qual o recurso cabvel deciso que concede a absolvio sumria ao ru? RECORDANDO 1:

CLASSIFICAO DAS DECISES

As sentenas em sentido amplo (decises) dividem-se em:

interlocutrias simples, so as que solucionam questes

relativas regularidade ou marcha processual, sem que penetrem no mrito da causa ( ex: o recebimento da denncia, a decretao de priso preventiva etc.);

interlocutrias mistas, tambm chamadas de decises com

fora de definitivas, so aquelas que tem fora de deciso definitiva, encerrando uma etapa do procedimento processual ou a prpria relao do processo, sem o julgamento do mrito da causa.Tais decises subdividem-se em:

interlocutrias mistas no terminativas: so aquelas

que encerram uma etapa procedimental ( ex: deciso de pronncia nos processos do jri popular);

interlocutrias mistas terminativas: so aquelas que

culminam com a extino do processo sem julgamento de mrito (ex: nos casos de rejeio da denncia, pois encerram o processo sem a soluo da lide penal).

CONCEITO DE SENTENA EM SENTIDO ESTRITO

Sentena no sentido estrito (ou sentido prprio) a deciso definitiva que o juiz profere solucionando a causa. Melhor dizendo, o ato pelo qual o juiz encerra o processo no primeiro grau de jurisdio, bem como o seu respectivo oficio.

CLASSIFICAO DAS SENTENAS EM SENTIDO ESTRITO

As sentenas em sentido estrito dividem-se em:

condenatrias:

quando

julgam

procedentes,

total

ou

parcialmente, a pretenso punitiva;

absolutrias: quando no acolhem o pedido de condenao.

Subdividem-se em:

prprias, quando no acolhem a pretenso punitiva, no

impondo qualquer sano ao acusado;


o

imprprias, quando no acolhem a pretenso punitiva,

mas reconhecem a prtica da infrao penal e impem ao ru medida de segurana;

As terminativas de mrito (tambm chamadas de definitivas em sentido estrito), quando julgam o mrito, mas no condenam nem absolvem o acusado, como, por exemplo, ocorre na sentena de declarao da extino de punibilidade.

SENTENA (LATO SENSU GERAL) PERGUNTAR: HOUVE ANLISE DE MRITO?

SEM ANLISE DE MRITO DECISES INTERLOCUTRIAS

INTERLOCUTRIA SIMPLES EXEMPLO: RECEBIMENTO DENNCIA INTERLOCUTRIA MISTA

COM ANLISE DE MRITO DECISES DEFINITIVAS (SENTENA STRICTO SENSU ESPECFICA) CONDENATRIAS JULGAM O MRITO E CONDENAM DA O RU. ABSOLUTRIAS JULGAM O MRITO E ABSOLVEM O RU.

NO TERMINATIVA ENCERRAM UMA ETAPA PROCEDIMENTAL. PRPRIAS CASOS NORMAIS. EXEMPLO: DECISO DE PRONNCIA NOS PROCESSOS IMPRPRIAS CASOS DE DO TRIBUNAL DO JRI. MEDIDA DE SEGURANA EXEMPLO: INCAPAZ TERMINATIVAS EXTINO DO PROBLEMAS MENTAIS. PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MRITO. EXEMPLO: REJEIO DA DENNCIA.
TERMINATIVAS DE MRITO JULGAM O MRITO, MAS, NO CONDENAM E NEM ABSOLVEM O RU. EXEMPLO: DECLARAO DE EXTINO DE PUNIBILIDADE.

RECORDANDO 2:

ABSOLVIO SUMRIA A insero da defesa escrita logo no inicio do processo abriu a possibilidade para a consagrao do julgamento antecipado da lide com a absolvio sumria, porque no regime anterior mesmo que o magistrado verificasse fatores para encerrar o processo de modo prematuro somente poderia faz-lo na sentena e no em outro momento processual.

Oferecida resposta escrita, o juiz poder absolver sumariamente o ru quando verificar (art. 397 e incisos):

excludente da ilicitude (I); excludente da culpabilidade (II); excludente da tipicidade (III); extino da punibilidade (IV).

EXCLUDENTE DA ILICITUDE

Acusado agiu de acordo com o Princpio da adequao social ou

em legtima defesa (art. 25);


Estado de necessidade (art. 24); Estrito cumprimento de dever legal ou exerccio regular de um

direito (art. 23).

EXCLUDENTE DE CULPABILIDADE

Erro de proibio (art. 21); Descriminantes putativas (art. 20, 1); Coao moral irresistvel (art. 22); Obedincia hierrquica (art.22).

EXCLUDENTE DA TIPICIDADE

Erro de tipo (art. 20); Desistncia voluntria (art. 15); Bagatela; Arrependimento eficaz (art. 15); Crime impossvel (art. 17).

EXTINO DA PUNIBILIDADE Artigo 107, incisos I a IX do Cdigo Penal Brasileiro:


morte do agente; anistia, graa ou indulto; abolitio criminis; prescrio, decadncia e perempo e perdo judicial.

INIMPUTABILIDADE

A lei processual penal veda a possibilidade de absolvio sumria para os casos de inimputabilidade do agente, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26). A proibio tem sentido porque a arguio de inimputabilidade, nessa fase processual, demandaria incidente de insanidade mental, cuja prova pericial precisa ser realizada. Alm disso, seria indicada a aplicao de medida de segurana, o que configuraria absolvio imprpria.

H de se ponderar sobre a questo da inimputabilidade que ela poderia ser alegada para efeitos de absolvio sumria, na hiptese de embriaguez decorrente de caso fortuito ou fora maior (art. 28, 1), j que nessa situao no se trata de absolvio imprpria, nada obstando ao juiz o reconhecimento.

RESPOSTA QUESTO 3. Recursos possveis acusao no caso de concedida a absolvio sumria ao ru.

APELAO nos casos em que o juiz decide o mrito, portanto:


Excludente de ilicitude; Excludente de culpabilidade; Excludente de tipicidade.

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO nos casos em que o juiz no decide o mrito (terminativa), portanto:

Extino da punibilidade.

QUESTO 4 - APONTAMENTOS

Em relao aos princpios recursais penais: I O Princpio da fungibilidade significa que de cada deciso s cabe um recurso. Logo cada deciso pressupe um recurso especifico; II Pelo Princpio da reformatio in pejus, no caso de recurso interposto somente pela acusao, pressupe-se o pedido de gravame maior ao condenado, portanto, o desembargador pode deferi-lo, independentemente de pedido expresso; III Considera-se uma exceo ao Princpio da personalidade quando no caso de concurso de agentes (Cdigo Penal, art. 25), a deciso do recurso interposto por um dos rus, se fundado em motivos que no sejam de carter exclusivamente pessoal, aproveitar aos outros; IV No caso do acolhimento dos Embargos de Declarao, tem-se um exemplo do Princpio da Complementaridade. a) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III so falsas. c) Somente a afirmativa I falsa. d) Somente as alternativas I e II so verdadeiras. CORREO: RESPOSTA A

I ERRADA - o Princpio da Unirrecorribilidade significa que de cada deciso s cabe um recurso. Logo cada deciso pressupe um recurso especifico. II - ERRADA - se houver recurso interposto somente pela acusao (Parquet, querelante ou assistente de acusao), poder a instncia superior impor gravame maior ao condenado, desde que, exista pedido nesse sentido. III CERTA - com previso no art. 580 do CPP, o Princpio da Personalidade consiste na idia que o recurso penal de natureza pessoal poder favorecer apenas a parte que o interps, no caso do processo com mais de um ru. Enquanto que a parte do recurso que tenha natureza geral pode ser aplicada a todos os rus.

IV CERTA - Conforme pacificado na doutrina e na jurisprudncia, o Principio da Complementaridade prev a possibilidade de

complementao das razes recursais quando houver aclaramento, modificao ou acrscimo deciso proferida anteriormente, como ocorre no caso do acolhimento dos Embargos de Declarao.

QUESTO 5 - APONTAMENTOS

Defina: juzo a quo juzo ad quem JUZO A QUO rgo que prolatou a deciso recorrida. JUZO AD QUEM rgo que ir reexaminar a deciso recorrida para reform-la ou anul-la.

QUESTO 6 - APONTAMENTOS

O que reabilitao? A reabilitao um benefcio que tem como finalidade suspender alguns efeitos secundrios da condenao e retirar anotaes do boletim de antecedentes do condenado.

Art. 743. A reabilitao ser requerida ao juiz da condenao, aps o decurso de quatro ou oito anos, pelo menos, conforme se trate de condenado ou reincidente, contados do dia em que houver terminado a execuo da pena principal ou da medida de segurana detentiva, devendo o requerente indicar as comarcas em que haja residido durante aquele tempo.

Anda mungkin juga menyukai