Anda di halaman 1dari 28

SUGESTO DE PLANO DE APRENDIZAGEM

Curso de Formao Inicial e Continuada em ASSISTENTE FINANCEIRO SAC: 10629006-3

rea: Administrao e Negcios Subrea: Finanas Durao: 160H

Gerncia de Desenvolvimento 2

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Este documento contm uma sugesto de Plano de Aprendizagem, incluindo as indicaes necessrias para o desenvolvimento do curso. O roteiro sugerido tem como intuito no s oferecer uma orientao, mas, principalmente, desencadear um processo de discusso entre o tcnico responsvel pelo curso na Unidade e o(s) docente(s) envolvido(s), para que possam aprimorar esta proposta, criando estratgias que melhor atendam s expectativas e s necessidades do grupo de alunos, assim como realidade local. Deve-se atentar para a adoo de abordagem metodolgica que contribua para a participao ativa do grupo e favorea o processo de construo, pelos participantes, dos conhecimentos, habilidades e valores a serem mobilizados, conforme indicado no Plano de Curso. As situaes de aprendizagem sugeridas foram planejadas de forma intencional, tendo como foco as aes relacionadas com a competncia-alvo. Incluem a vivncia de situaes s quais o profissional do setor financeiro est exposto e requerem a soluo de problemas relacionados com o processo de trabalho desse segmento. As estratgias sugeridas podero ser substitudas por outras, desde que garantam a intencionalidade explicitada. Deve-se garantir a flexibilidade no uso do tempo e do espao educativo. Os tempos indicados so considerados como estimativas e no devem engessar a proposta. Seguem orientaes para a mediao de atividades sugeridas:

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Mestre no quem sempre ensina, mas quem de repente aprende


Guimares Rosa Grande Serto Veredas

Exposio Dialogada com uso do slides/transparncias


Uma exposio, para ser efetivamente dialogada, deve contar com a participao ativa do grupo, no qual se estabelece um processo de discusso em que os participantes so convidados a pensar e opinar. Implica, portanto, numa relao docente-aluno na qual ambos so expositores e receptores. importante lembrar que dialogar pressupe ouvir o outro. Os slides so bem-vindos nessas exposies, desde que no sejam em grande nmero e contenham somente algumas palavras-chave, desenhos, fotos ou outras mensagens que permitam desencadear ou estimular o dilogo. Podem ser utilizados para iniciar, estimular ou sistematizar uma discusso. Textos devem ser evitados, pois os slides no so guias de leitura do docente. Slides tambm no so roteiros de aula, mas material de apoio didtico.

Atividades em Subgrupos com Apresentao em Plenria


Atividades em subgrupos colaboram para a construo coletiva conhecimento e ajudam a exercitar a capacidade de trabalhar em equipe. do

Nessas atividades o docente deve realizar um acompanhamento prximo dos subgrupos, para fomentar a discusso, propor novas questes, estimular o pensamento e a tomada de decises. As plenrias so as sesses abertas de discusso onde os subgrupos apresentam suas produes, colocando-as disposio para novas construes, podendo resultar em conhecimento gerado pelo grupo. Nas apresentaes deve-se estimular a participao dos colegas dos outros subgrupos, visando fomentar a discusso e incentivar as contribuies para o aprimoramento das produes.

Jogos e Vivncias
Jogos e vivncias, quando usados para a promoo de aprendizagem, alm de imprimirem carter ldico ao curso, permitem, ao participante, explorar alternativas mais adequadas para lidar com as situaes, j que o aluno efetivamente se envolve em uma experincia vivencial. Para que seja explorado adequadamente importante que o docente atente para o ciclo de aprendizagem vivencial, que pressupe as seguintes fases: Vivncia o jogo ou vivncia propriamente dito, incluindo simulaes ou dramatizaes. Relato logo aps a vivncia, o docente solicita aos participantes que falem brevemente sobre como se sentiram durante a vivncia. Processamento a fase mais importante do ciclo, quando o grupo, estimulado por questes do docente, passa a analisar o que aconteceu na dinmica do jogo ou vivncia, identificando atitudes, relacionamentos, reaes etc. Generalizao a fase na qual o docente incentiva o grupo a estabelecer relaes entre o que foi processado e a vida real. Aplicao nessa fase os participantes devero planejar aes mais eficazes relacionadas com as situaes reais. Nessa abordagem o docente no usa o jogo ou vivncia para ilustrar ou confirmar suas palavras, mas para propiciar condies para que o grupo possa construir sua aprendizagem. A matria-prima da discusso oferecida pelo prprio grupo. Fonte: GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. So Paulo: Makron Books, 1993.

Apresentao e Discusso de Vdeo


Trechos de filmes de grande circulao, curtas ou filmes produzidos especialmente para treinamentos podem se tornar excelentes recursos didticos, desde que adequadamente utilizados. Podem ser usados para provocar, estimular ou sistematizar uma discusso . Em qualquer caso, antes da apresentao importante que se faa uma contextualizao do filme, fornecendo dados sobre sua produo. Se for um longa metragem, deve-se usar somente um trecho, cujo recorte esteja em consonncia com a inteno, ou seja, deve remeter ao que se pretende discutir. Quando usado para estimular ou provocar uma discusso interessante que se chame a ateno dos participantes para os aspectos mais gerais a serem observados, de modo a garantir o foco, sem, no entanto, induzir os comentrios dos participantes. Finda a exibio o docente deve incentivar os

comentrios dos participantes e elaborar questes que fomentem a reflexo.


Na sistematizao das discusses a exibio deve favorecer as concluses do grupo. Em qualquer caso, a generalizao e aplicao citadas no Ciclo de Aprendizagem Vivencial so bem-vindas.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Assistente Financeiro

Competncia-alvo: 3. Competncia-alvo Prestar assistncia ao departamento financeiro, usando ferramentas de trabalho adequadas, executando as rotinas da rea de acordo com legislao especfica e avaliando as situaes com senso crtico e tico a fim de garantir a organizao de dados e documentos da empresa.

Aes envolvidas: - Organizar e registrar documentos de contas a pagar e contas a receber, verificando a sua conformidade de forma a gerar relatrios financeiros confiveis e que reflitam a realidade da empresa. - Fazer conciliao bancria, conferindo extratos e comparando-os com as atividades de fluxo financeiro no intuito de verificar se pagamentos e recebimentos foram efetivados e encaminhar as discrepncias a quem compete lidar com elas. - Elaborar fluxo de caixa, auxiliando a tesouraria com informaes fidedignas das entradas e sadas do capital para permitir o controle das atividades financeiras.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem Atividade de abertura: O docente prepara o material a ser utilizado na atividade: folha de papel colorido, tesouras e basto de cola em quantidade inferior ao nmero de participantes, barbante para que os participantes possam transpassar seus crachs . O docente coloca o material no meio da sala, no cho e pede que os participantes criem seu prprio Crach .Pede que no coloquem palavras, que tudo seja expresso em forma de smbolos. O crach dever conter 3 tpicos: 1) quem sou? 2 Qual meu desejo maior? O que estou fazendo para realiz-lo? O docente poder escrever as frases no flipchart. Aps todos terminarem, o docente solicita que todos fiquem em circulo, em p. Um a um, cada participante ocupa o centro do crculo para se apresentar explicando a simbologia utilizada. O docente no deve dar feedback aos alunos, trata-se somente de uma atividade de apresentao. O objetivo dessa atividade integrar os participantes e criar ompromisso. (Fonte: Maria Rita Gramigna) Apresentao do curso e alinhamento de expectativas: o docente pede que os alunos registrem em um papel suas expectativas com relao ao curso. Solicita que colem os papis na parede, de modo que todos possam v-los. O docente discute com os alunos suas expectativas, com apoio do programa de curso. importante que fiquem claras quais as expectativas que sero atendidas pelo curso e quais no sero. Pede, ento, que os alunos recolham as folhas e as entreguem, pois elas sero usadas em outros momentos do curso.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos Sala de aula com cadeiras mveis Flipchart ou quadro branco Programa de curso Flipchart Canetas Apropriadas Folhas de sulfite Fita de adesiva Cartolinas coloridas Tesoura Cola

Tempo previsto 1h

Avaliao Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho: - Participa ativamente das atividades propostas. - Comunica-se com os colegas de maneira adequada.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem Ao: Organizar e registrar documentos de contas a pagar e contas a receber, verificando a sua conformidade de forma a gerar relatrios financeiros confiveis e que reflitam a realidade da empresa.

Conhecimentos, habilidades e valores Contas a pagar e contas a receber.

Recursos Didticos Sala de aula com cadeiras mveis Computador com datashow e acesso internet. Quadro branco ou flipchart e canetas apropriadas Laboratrio de Informtica computadores com Excel (para as atividades em que isso sugerido) Folhas de sulfite (nas atividades em que solicitado) TV e aparelho de DVD Filme: Prenda-me se for capaz Cpias dos documentos solicitados (a cargo do docente). Cpias de modelos de notas fiscais impressas (a cargo do docente).

Tempo previsto 112h

Avaliao Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho: - Diferencia documentos de entrada e sada. - Relaciona documentos de entrada e sada com o contas a pagar (entrada) e receber (sada). - Cria formas de organizao proveitosas. - Trabalha em equipe de forma colaborativa, negociando com os colegas diferentes estratgias de trabalho. - Reconhece a legalidade dos documentos. - Recorre aos sites oficiais para dirimir dvidas sobre notas fiscais eletrnicas e guias de recolhimento. - Diferencia o contas a receber e o contas a

Documentos: notas fiscais: em papel, Exposio dialogada reconhecimento de documentos: o eletrnicas, notas docente previamente prepara o material necessrio para a atividade: frias. cpias de documentos variados preenchidos com dados fictcios, que recibos: tipos e so utilizados tanto em contas a pagar quanto de contas a receber. finalidade notas Em seguida, distribui esses documentos entre os alunos e determina promissrias um tempo curto para que eles os analisem, categorizando-os. duplicatas Aps a anlise, convida os alunos a compartilharem com os colegas o boletos que eles acham que o documento que eles tm em mos. Cabe ao formulrios de docente orientar esse compartilhamento, ajudando o aluno a explicar depsitos porque ele acha que o documento aquilo e quais as caractersticas contratos: desse documento. tipos de contrato Aps a apresentao do documento pelo aluno, o docente verifica cupom fiscal com a classe quem mais tem documentos que se assemelham a comprovante esse, explorando rapidamente as semelhanas entre eles. Na de recarga de sequncia, o docente apresenta o conceito formal de cada um dos bilhete nico. documentos. faturas. Feita a conceituao, o docente, junto com os alunos, separa os Organizao, controle, documentos usados no contas a receber e no contas a pagar e registro e arquivo de registra no flipchart a definio de cada um. O docente orienta documentos brevemente os alunos, nesse momento, sobre o que contas a Classificao contbil. pagar e o que contas a receber. Oramento: Esta atividade visa familiarizar os alunos com os diferentes tipos de tipos (categorias) de documentos. oramento; relao com contas a Trabalho em subgrupo Organizao: o docente pede que receber, a

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem cada aluno deposite discretamente sobre a mesa um objeto de uso pessoal (caneta, lpis, celular, molho de chave, culos, etc.). O docente deve garantir que os objetos estejam bem misturados e no tenham nenhum tipo de organizao. Em seguida, pede que um dos alunos (ex: Joo) fique fora do jogo e os colegas tentem localizar o objeto que pertence a ele. Ex: Por favor, localizem nessa mesa a caneta do Joo). Cronometra, ento, o tempo que os alunos levam para encontrar o objeto solicitado. Vale ressaltar que o dono do objeto no pode ajudar. Encontrado o objeto, o docente lana aos alunos o desafio de encontrarem outro objeto, pertencente a outro colega, mais rapidamente (novamente o dono do objeto deve ficar fora do jogo). Para isso, eles tero de criar uma estratgia de organizao que lhes permita reduzir o tempo de busca do objeto. Deve-se dar apenas alguns minutos para que eles negociem essa estratgia. Uma vez escolhida a estratgia de organizao, os alunos a aplicam e, ento devem encontrar o objeto determinado pelo docente. Ex:O celular do Pedro. O docente novamente cronometra o tempo que os alunos levaram para encontrar o objeto solicitado. Uma vez encontrado, o tempo deve ter sido reduzido e o docente explora com os alunos quais os fatores que contriburam para essa reduo, enfatizando a importncia da organizao. Se o objeto no for encontrado, deve-se propor uma nova rodada do jogo, dando dicas de organizao para os alunos (ordem alfabtica, tipo, modelo,por exemplo) at que o tempo de busca do objeto se reduza consideravelmente.

Conhecimentos, Recursos habilidades e valores Didticos pagar e Copias de modelo contabilidade em branco de notas fiscais para Crdito: preenchimento em princpios de sala de aula (a anlise de cargo do docente) crdito modalidades Exemplos de de crdito balano de conceito e tipos empresas de garantias publicado em fontes de jornais (a cargo do consulta de docente) credito Slides cobrana correspondentes negociao. s atividades Conceito de Pessoa Calculadora (a Fsica e Jurdica cargo de cada Introduo a tributos: aluno) guias de recolhimento uso dos sites oficiais (Receita Federal, secretarias de fazenda) Uso bsico de planilhas eletrnicas Dados cadastrais

Tempo previsto

Avaliao pagar das demais reas do departamento financeiro - Os relatrios apresentados trazem informaes claras e completas. - Identifica tipos diferentes de contrato. - D a devida importncia ao correto levantamento de dados. - Utiliza fontes de consulta de crdito seguras e legais. - Segue os procedimentos de concesso de crdito. - Reconhece as funes de cada rea do departamento financeiro.

Fluxo do departamento Esta atividade visa mostrar para o aluno a importncia da financeiro

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem organizao. Exposio dialogada com auxlio de slides Organizao: o docente finaliza a atividade acima, sugerindo que os alunos relacionem como acontece a organizao num departamento financeiro, aplicando o conhecimento da atividade anterior (reconhecimento de documentos A atividade permite que o aluno reconhea os diferentes documentos fiscais e estabelea critrios para organiz-lo adequadamente. Trabalho em grupo - verificar a conformidade do documento fiscal: o docente separa modelos de notas fiscais (tipo 1, tipo 1A, tipo 2, cupom fiscal, entre outras) para ser utilizado em classe. Pede que a turma se organize em 4 grupos e distribui os documentos que sero analisados. O docente estipula um curto tempo para que o grupo identifique no material informaes que julgarem relevantes no documento (Razo Social, CNPJ, etc. ). Aps o final do tempo, o docente pede a cada grupo que faa seus apontamentos e compila as informaes no quadro branco, identificando as semelhanas entre as concluses. Em seguida o docente apresenta o contedo formal classe, ressaltando os diferentes tipos de notas fiscais e suas aplicabilidades. Esta atividade permite ao aluno conhecer os diferentes tipos de notas fiscais Pesquisa: o docente solicita previamente ao aluno que identifique em sua casa a existncia de notas fiscais e traga aula para discusso. Com o material em mos, o docente estimula a classe a relacionar o material trazido com os itens discutidos em classe Esta atividade permitir ao aluno construir a definio de documento fiscal, ou seja, tudo que comprado, adquirido

Conhecimentos, habilidades e valores Introduo contabilidade: relatrios contbeis obrigatrios. Legislao especfica. Introduo matemtica financeira: calculo de multa e juros Liderana tica Negociao Trabalho de equipe Tomada de deciso Trabalho em equipe Capacidade de argumentao.

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem de forma legal, surge a partir de uma transferncia ou venda que assegurada pelo documento fiscal seja para garantir a propriedade ou assegurar-se de outros direitos, como troca, garantia. Aula em laboratrio de informtica: o docente apresenta aos alunos a nota fiscal eletrnica, no site da Secretaria da Fazenda do Estado de SP. Deve permitir que o aluno navegue pelo site da a fim de se familiarizar com a nota fiscal eletrnica. Durante a atividade, o docente d as explicaes necessrias sobre a NFe. O docente deve constantemente propor questionamentos sobre as NFe. (todas as empresas devem emitir a NF e saber como cancelar, substituir, etc.) Esta atividade visa familiarizar o aluno com a NFE. A visita ao site da Fazenda valida a discusso sobre a obrigatoriedade da emisso da nota fiscal e elucida quais os corretos procedimentos para conferencia e controle. O site da fazenda acesso livre, no depende de software para instalao e um meio (obrigatrio por questes legais) para emisso de notas fiscais de empresas de determinados tamanhos e segmento. Trabalho em grupo com apresentao em plenria apresentao do contas a receber: o docente pede que a classe se organize em 4 grupos e prope montar um departamento de contas a receber. Pede aos grupos que construam um relatrio sobre como este departamento deveria ser . Deve ser acordado um tempo especfico para a produo desse relatrio. Findado o tempo, pede ao primeiro grupo que apresente seus pontos e justificativas. Anota no quadro branco os principais itens; logo aps, outro grupo se apresenta e assim sucessivamente at a apresentao do ltimo grupo. Aps todas as apresentaes estimula um debate com o grupo e com as concluses prepara um nico relatrio com o

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

Situaes de aprendizagem que o grupo concordou ser um departamento de contas a receber. O docente apresenta ao grupo o conceito de um departamento de contas a receber, instigando o grupo a refletir sobre ele (o que , para que serve, como fazer). Esta atividade visa apresentar ao aluno o departamento de contas a receber quais suas competncias.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Exposio dialogada com auxlio de slides - aspectos e tipos de um contrato: o docente prepara previamente o material a ser utilizado em classe. Pede classe que se organize em duplas e preparem um contrato. Deve-se estipular um tempo para isso. Logo em seguida, apresenta ao grupo os itens que compe um contrato e como pode ser elaborado. Inicia um debate com a classe sobre o que foi correto ou faltante no contrato firmado e solicita s duplas que refaam o contrato e complementem o que faltou na primeira verso. Esta atividade ajuda o aluno a identificar os itens importantes de um contrato Trabalho em grupo - levantamento de dados cadastrais: o docente pede ao grupo que se rena em 4 subgrupos. O grupo elege um lder que ser responsvel por fazer o levantamento dos dados, atravs de uma ficha cadastral. O docente informa aos lderes que o levantamento ser feito sem que o grupo participe e que somente as perguntas feitas dever ter resposta. Com a informao o docente pede aos lideres que se mantenham fora da atividade. - Ao lder do grupo 1 pede que anote apenas alguns dados do grupo 2: nome endereo completo e RG. - Em seguida pede ao lder do grupo 2 que anote as seguintes informaes do grupo 3: nome, telefone, fax e endereo - Ao lder do grupo 3 pede que no anote o endereo, mas anote os demais dados (nome, rg, e-mail, telefone e cpf).

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

10

Situaes de aprendizagem - Ao lder do grupo 4 pede que anote todos os dados do grupo 1. Este grupo ser o nico que ter todos os dados preenchidos. O docente estipula um curto tempo para este levantamento de dados. Logo aps, pede ao grupo 1 que prepare um tipo qualquer de contrato para enviar por fax ao grupo 2 (note que fax no est na lista do grupo 1), - Ao grupo 2 que prepare um outro contrato e envie pelo email para o grupo 3 pois o cliente imprimir o contrato em seu escritrio Ao grupo 3 pede que envie o contrato via sedex pois o cliente esta em outra cidade. O grupo 4 deve preparar o contrato e enviar da forma que achar mais conveniente (eles possuem o endereo, correio eletrnico, telefone, fax, etc.) O docente estipula um curto tempo para isto. Os alunos dos grupos 1,2 e 3 tero maior dificuldade para entregar a tarefa, uma vez que os dados no esto completos. Quando os quatro grupos terminarem a tarefa o docente discute com os grupos quais as dificuldades e facilidades na execuo da mesma. Anota-as no quadro branco ou flipchart e conclui com a importncia de um bom levantamento de dados cadastrais. Esta atividade visa permitir que o alune vivencie uma situao de levantamento de dados cadastrais e determine quais so adequados. Exposio dialogada com auxlio de slides - Garantias: o docente apresenta ao grupo os tipos de garantias (carta de fiana, penhora, hipoteca, etc.). O docente deve orientar ao aluno que o curso de Cadastro, Crdito e Cobrana contempla com profundidade o assunto. Exposio dialogada com auxlio de slides Pessoa Jurdica X

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

11

Situaes de aprendizagem Pessoa Fsica: o docente apresenta de forma formal o conceito e aspectos de pessoa fsica e jurdica Exposio Dialogada com auxlio de slides Crdito: o docente apresenta de forma formal as diferentes modalidades de crdito para pessoa fsica e jurdica, riscos do crdito, histrico de crdito. Pesquisa Fontes de consulta ao crdito: o docente solicita ao grupo que prepare um relatrio sobre as diferentes formas de consulta ao crdito (Serasa, telecheque, etc.), qual sua utilidade e como proteger o crdito (crdito problemtico). Avisa que a finalidade promover um debate em classe. Com o relatrio abre um debate com a classe sobre os riscos de dar crdito para as pessoas fsicas e jurdicas. O docente, durante o debate, acrescenta as informaes que julgar necessrias Esta atividade visa mostrar ao aluno ferramentas de disponveis no mercado para consultar crdito. Simulao Anlise de Crdito: o docente prope a simulao de uma situao de anlise e concesso de crdito. Pede turma que se organize em 4 grupos: Grupo 1: pessoas fsicas com restries para concesso de crdito. Grupo 2: pessoas fsicas sem restries. Grupo 3: pessoa jurdica concedente de crdito (banco, financeira, loja etc.) Grupo 4: pessoa jurdica necessitada de crdito. Aps a classe se organizar e determinar quem quem, o docente pede a eles que preparem um material com as medidas ou cautelas que tero ao pedir e conceder crdito ao outro. Por exemplo, a pessoa fsica com crdito problemtico deve convencer os demais de porque deve receber mais crditos, apesar de ter dificuldades de

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

12

Situaes de aprendizagem pagar; a pessoa jurdica concedente de crdito deve explicar os critrios que a levariam a conceder ou negar crdito a algum, e assim por diante. Aps a explanao de todos, o docente promove um debate sobre o que se ouviu e estimula os demais a opinar sobre as decises dos colegas. A todo momento o docente insere conceitos formais de anlise de crdito e questiona todos se h possibilidade de aplicar um diferente mtodo. O docente pode abordar a pratica de pendura ou anota na caderneta, etc. Ao final da atividade, o docente compila as concluses dos grupos). Esta atividade permite aos alunos a refletirem que a anlise de crdito pode variar de acordo com o solicitante e cultura. Obs.: aos alunos interessados em conhecer melhor o assunto, podem ser indicados outros cursos do portflio.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Exibio e discusso de filmes: o docente exibe aos alunos trechos previamente selecionados do filme Prenda-me se for capaz, com os atores Tom Anos e Leonardo DiCaprio. Este filme trata de um jovem de cerca de 18anos especialista em aplicar golpes financeiros em bancos nos EUA (fato dado como real). Devido a sua boa conversa e aparncia o jovem consegue descontar cheques em qualquer banco que deseja, ele escolhe a vitima , quase sempre uma moa jovem e emocionalmente carente e a distrai com presentes e uma boa conversa. O docente deve apresentar trechos do filme que mostra o jovem em atividades fraudulentas e questiona os alunos sobre quais os erros a classe entende que foram cometidos pela instituio financeira e quais seriam as medidas corretas a serem tomadas naquela situao. Por exemplo, uma pessoa fsica (o jovem) se dirige ao caixa do banco (pessoa jurdica e concedente de crdito) e simplesmente pede por

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

13

Situaes de aprendizagem dinheiro, isto esta correto? O banco deveria fazer alguma checagem antes de dar o dinheiro? , ser bonito critrio para ter crdito? etc. ? Outras perguntas desse tipo podem ser formuladas pelo docente O docente deve mostrar os trechos do filme e solicitar que os alunos apontem as principais falhas na concesso de crdito Esta atividade visa mostrar ao aluno situaes cotidianas de falha ou falta de cuidado com o crdito

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Pesquisa Cobrana: o docente pede a classe que faa um levantamento identificando diferentes tipos de documentos, como boletos, contas de concessionrias (luz, telefone, tv a cabo) contratos de compra e venda, exemplos de ttulos de protesto. Feito o levantamento, os alunos devem preparar um relatrio mostrando as clusulas que falam de falta ou atraso de pagamento. Por exemplo, nos boletos bancrios, protesto em 5 dias aps o vencimento, corte do sinal da tv a cabo aps 30 dias de inadimplncia, corte no fornecimento de luz aps 2 meses de atrasos, etc. O docente informa ao grupo que este material ser usado aps a apresentao do conceito formal de Cobrana, em outras atividades Exposio dialogada com auxlio de slides: cobrana: o docente apresenta o conceito formal de um departamento de cobrana (pra que serve, quando utilizado e por quem). Fala ainda dos seguintes aspectos: As fases (preventiva, interna, externa.), Protesto Inadimplncia e suas conseqncias (perda do bem) Juros sobre atraso de pagamento Parcelamento de dvida Aps explicao, o docente pede classe que identifique, no relatrio

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

14

Situaes de aprendizagem preparado anteriormente, as situaes apresentadas. Abre discusso com a classe relacionando os casos encontrados com os itens apresentados. Esta atividade mostra ao aluno as funcionalidades do departamento de cobrana Exposio dialogada com auxlio de slides Juros: o docente abre uma discusso com a classe sobre o conceito de juros. Estimula a classe a refletir sobre situaes em que a cobrana de juros seria adequada e situaes em que seria abusiva. Logo em seguida, o docente apresenta o conceito formal de juros (simples, composto) e cobrana de multas. Apresenta tambm frmulas para clculo, com exemplos em planilhas eletrnicas. O docente deve preparar antecipadamente alguns exerccios sobre o tema e propor para a classe a sua resoluo. Tais exerccios podem tanto ser resolvidos em sala de aula, com calculadora, quanto no laboratrio de informtica, em planilha eletrnica. Se for possvel fazer ambas as coisas, melhor. Atividade em grupo - emitindo faturas e notas fiscais: o docente solicita que os alunos se organizem em 4 grupos. Cada grupo simular ser uma empresa, que deve receber um nome. O docente solicita aos grupos que emitam a nota fiscal referente venda de 5 bens quaisquer para diferentes clientes e criem suas respectivas faturas (neste ponto rever brevemente o que so documentos fiscais) a serem encaminhadas aos clientes com vencimentos em 3 parcelas, a partir de 30 dias. O docente questiona os alunos sobre como ser o controle destes recebimentos e sugere que montem seus contas a receber de forma a serem capazes de controlar e garantir o recebimento dos valores. Ao final da atividade o docente informa aos grupos que a ltima parcela ser paga com atraso, multa de 10% e com juros de 2% mora

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

15

Situaes de aprendizagem dia, sobre o valor da parcela. Pede aos grupos que recalculem o novo valor a ser pago. E emitam um relatrio sobre a atividade realizada no contas a receber. Este controle permitir que a conciliao bancria seja realizada de forma precisa (conciliao bancria ser visto em atividades seguintes). O docente informa que esta atividade ser retomada no andamento do curso e recolhe as notas fiscais emitidas para uso na atividade de contas a pagar. Anotar no verso da nota fiscal o nome do grupo. Esta atividade permite ao aluno emitir notas fiscais criando efetivamente o contas a receber. Dar a oportunidade ao aluno de ver os assuntos aprendidos e esclarecer eventuais dvidas. Trabalho em grupo com apresentao em plenria apresentao do contas a pagar: o docente pede que a classe se organize em 4 grupos e prope ao grupo montar um departamento de contas a pagar. Pede aos grupos que construam um relatrio sobre como este departamento deveria ser. Deve ser acordado um tempo especfico para a produo desse relatrio. Findado o tempo, pede ao primeiro grupo que apresente seus pontos e justificativas. Anota no quadro branco os principais itens; logo aps, outro grupo se apresenta e assim sucessivamente at a apresentao do ltimo grupo. Aps todas as apresentaes, estimula um debate com o grupo e com as concluses prepara um nico relatrio com o que o grupo concordou ser um departamento de contas a pagar. O docente apresenta ao grupo o conceito de um departamento de contas a pagar, instigando o grupo a refletir sobre ele (o que , para que serve, como fazer). Esta atividade visa apresentar ao aluno o departamento de contas a pagar Atividade de laboratrio de informtica - recebendo e registrando as notas ficais emitidas: o docente retoma os grupos da atividade

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

16

Situaes de aprendizagem Emitindo faturas e notas fiscais. Informa que atividade ser receber as notas fiscais emitidas anteriormente. Importante: o docente dever distribuir as notas para grupos diferentes (por exemplo o grupo 1 recebe a nota do grupo 2, etc.). Os grupos devero preparar algum tipo de controle para confirmao da entrada e pagamento desta nota no contas a pagar. Isto deve ser feito em uma planilha eletrnica. O docente orienta os grupos sobre o preparo da planilha (como deve ser, quais informaes so importantes, etc.). Aps o trmino da planilha o docente inicia uma explanao sobre a importncia de manter os documentos organizados, questionando os grupos sobre os resultados obtidos: a inteno que os grupos percebam que o trabalho da outra empresa reflete no trabalho deles. E da mesma forma o trabalho do contas a pagar vai refletir no trabalho de algum departamento na empresa (contabilidade, conciliao bancria). Esta atividade permite ao aluno relacionar o trabalho do contas a receber e a pagar.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Pesquisa com apresentao e discusso em plenria identificao dos principais tributos no Brasil: o docente solicita que seja feito um relatrio identificando os principais tributos no Brasil; qual sua utilidade, o que acontece se uma empresa deixa de pag-los. O docente informa que os relatrios sero apresentados e discutidos em classe com os colegas. Na apresentao, o docente pede que alguns alunos se voluntariem para ler seus relatrios e os estimula a um debate sobre o material pesquisado. Permite que os alunos argumentem e insere o contedo formal sobre

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

17

Situaes de aprendizagem os tributos: impostos, taxas e contribuies sociais; incidncia, fator gerador, sonegao (falta de pagamento).. Esta atividade visa que o aluno se familiarize com os tributos Obs.: caso os alunos se mostrem interessados pelo tema, o docente pode orient-los a procurarem outros cursos do portflio. Atividade em laboratrio de informtica - Guias de Recolhimento: o docente leva os alunos ao laboratrio de informtica e orienta-os na navegao pelo site da receita federal, afim de que eles se familiarizem com as guias de recolhimento.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Trabalho em grupo - introduo contabilidade: o docente solicita classe que se organize em 5 grupos e que todos leiam a introduo de contabilidade (apostila) e distribui os captulos por grupo (apostila). Aps a leitura da introduo, distribui as instrues de trabalho para cada grupo: Grupo 1: Plano de contas : o que ? para que serve? Como montar? Grupo 2: Contas de patrimnio e resultado: o que ? para que serve? Grupo 3: Contabilizao de impostos: o que ? para que serve? Grupo 4: Classificao contbil: o que ? para que serve? Grupo 5: Regime de caixa e competncia: o que ? para que serve? Em seguida, distribui uma folha de flipchart pra cada grupo e solicita que cada um relacione os principais aspectos do texto lido, respondendo s perguntas entregues. O docente solicita que cada grupo fale de seus apontamentos esclarecendo as dvidas e explicitando os novos conceitos. Trabalho em grupo - classificao contbil: o docente prepara previamente o material didtico a ser utilizado: exemplo de notas fiscais de compra e venda, servios, aluguel, venda, pagamento de

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

18

Situaes de aprendizagem impostos, etc. Pede que a classe se organize em grupos. Com os casos em mos o docente pede a cada grupo que sugira, em voz alta qual seria a correta classificao do documento. Caso o grupo acerte passa para outro documento, se errar continua no mesmo. O docente deve mostrar aos grupos a importncia da corrreta classificao contbil e o que acontece em caso de erros. No se deve exigir que os alunos saibam nomes de contas contbeis, e sim que consigam dizer em que grupos contbeis se enquadram (ativo, passivo, despesa, custo, receita). Esta atividade visa com que o aluno perceba a importncia da correta classificao contbil

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Exposio dialogada - arquivo de documentos: o docente deve iniciar a atividade questionando os alunos sobre o que seria um arquivo ideal, como montar e organizar o arquivo. Esta atividade visa mostrar a importncia de manter um arquivo organizado Exposio dialogada - conhecendo o oramento da empresa: o docente expe aos alunos os seguintes aspectos do tema: Vantagens e limitaes do sistema de oramentos Tipos de oramentos Como o contas a receber, a pagar e a contabilidade afetam o oramento da empresa Periodicidade da preparao do oramento. O docente estabelece um debate com a classe sobre os temas e permite que o aluno reflita sobre como o trabalho dele afetar o oramento da empresa. Ele deve apresentar aos alunos casos de erros contabilizao de lanamentos do contas a pagar e a receber que afetam o oramento da empresa. Esta atividade visa mostrar ao aluno como os erros cometidos

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

19

Situaes de aprendizagem em outros departamentos afetam negativamente o oramento da empresa. Obs.: A atividade no visa preparar oramentos. Para isto o aluno deve procurar um curso pertinente. Pesquisa - Relatrios Contbeis: o docente solicita previamente aos alunos que pesquisem exemplos de balano, DRE, carta da diretoria e qualquer outro documento que esteja anexo publicao da empresa (a pesquisa pode ser feita em jornais , revistas ou at internet). Solicita que tragam o material a aula para debate. Exposio dialogada - relatrios contbeis: o docente pede que os alunos apresentem os resultados da pesquisa feita e os questiona sobre o que eles entendem por relatrios contbeis, qual a sua utilidade, como so gerados e por quem. Logo em seguida traa um paralelo com o contas a pagar e a receber, mostrando como as decises tomadas nestes departamentos podem afetar positiva ou negativamente a empresa. O docente deve, de forma sucinta, explicar: como estes relatrios so preparados; qual sua periodicidade; por que so publicados em jornais; quem utiliza esta informao. Esta atividade mostra aos alunos o resultado do trabalho executado no contas a pagar e a receber refletido nos relatrios contbeis da empresa e que serviro para tomada de deciso da diretoria da empresa Ao: Fazer conciliao bancria, conferindo extratos e comparando-os com as atividades de fluxo financeiro no intuito de verificar se pagamentos e recebimentos foram efetivados e encaminhar as discrepncias a quem compete lidar com elas.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Extrato bancrio Atividades no extrato bancrio Preparao da conciliao bancria

Sala de aula com cadeiras mveis Flipchart e canetas apropriadas Computador com

17h

Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho: - Realiza os exerccios

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

20

Situaes de aprendizagem Alinhamento de expectativas e auto-avaliao: o docente retoma com os alunos anotaes que cada um fez de suas expectativas no comeo do curso. Promove uma reflexo sobre o aprendizado e realinha as expectativas do curso. interessante que os alunos faam anotaes sobre as modificaes em suas expectativas ou sobre novas expectativas que eventualmente tenham. As folhas so novamente entregues ao docente, pois elas sero usadas em outros momentos do curso. Exposio dialogada: Conhecendo o extrato bancrio: o docente solicita previamente aos alunos que tragam para a aula um extrato bancrio mensal, que pode ser de algum da famlia ( importante recomendar que as informaes pessoais do extrato sejam escondidas de alguma forma). Podem ser obtidos exemplos na internet, revistas ou jornais (sob mesmas condies). Uma vez na aula, e estando os alunos de posse de seus extratos bancrios, o docente solicita que identifiquem as ocorrncias no mesmo (tarifas bancrias, cheques descontados, docs., etc.). Aps este levantamento, os alunos podem apresentar oralmente suas anlises. Enquanto isso, o docente vai tecendo comentrios, fazendo perguntas e apontamentos de forma a fornecer as informaes necessrias para o correto entendimento do extrato. O docente deve questionar os alunos sobre a origem dos lanamentos que eles localizaram. Por exemplo, um cheque compensado: quem emitiu o cheque, para quem foi, qual a data? A idia que o aluno perceba que se um lanamento est no extrato bancrio pessoal, ele afeta diretamente a sade financeira da pessoa. Esta atividade permite que o aluno entenda um extrato bancrio pessoal e estabelea comparaes com o de uma empresa.

Conhecimentos, Recursos habilidades e valores Didticos datashow pessoal Discrepncias nos extratos bancrios Sistemas integrados Relacionamento com as atividades do departamento financeiro. Folha de alinhamento de expectativas preenchida na primeira aula. Exemplo de extrato bancrio com informaes pessoais omitidas (ser solicitado com antecedncia aos alunos) Slides correspondentes s atividades Laboratrio de informtica (nas atividades em que isto est indicado)

Tempo previsto

Avaliao propostos, e, em caso de dvida, busca ajuda para solucion-la. - Comunica-se de forma clara. - Demonstra boa capacidade de anlise. - Identifica os principais sistemas integrados do mercado.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

21

Situaes de aprendizagem Atividade Individual: Fazendo a conciliao bancria: o docente instrui os alunos a prepararem a conciliao bancria de seus extratos. De ser preparado um relatrio para ser discutido em sala de aula, apontando a origem das entradas e sadas e classificando qualquer outra atividade que aparea no extrato (aplicaes financeiras, tarifas bancrias, etc.). Na anlise deve constar a data de todos os lanamentos. Aps finalizao, o docente solicita que algum se candidate a passar as informaes para o flipchart para que sejam discutidas com a classe. (pelo menos 5 alunos / casos diferentes). O voluntrio deve fazer uma breve explicao das informaes apresentadas. O docente deve constantemente interagir com a classe, ressaltando casos de cheques que so compensados em meses diferentes ou at pagamentos feitos com atraso, se possvel, no intuito de mostrar as discrepncias que surgiram naquele ms e que sero corrigidas no ms seguinte. A atividade permitir aos alunos fazer sua prpria conciliao bancria e identificar possveis discrepncias.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Exposio dialogada: Discrepncias nos extratos bancrios: o docente deve propor uma situao problema em que apaream possveis discrepncias de pagamentos no realizados, recebimentos a menor, pagamentos em duplicidade, erro de pagamentos, etc. Em seguida, apresenta os casos aos alunos, questionando-os sobre qual o procedimento para soluo de tais casos. A medida em que os alunos opinam sobre as discrepncias, o docente deve orient-los se a opinio procede e qual a seria forma correta de tratar o problema em questo. Este assunto deve ser explorado exaustivamente para que os alunos percebam que estas discrepncias afetam negativamente a empresa.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

22

Situaes de aprendizagem

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Esta atividade far com que o aluno desperte senso crtico sobre a importncia da conciliao bancria e sobre como tratar discrepncias em extratos bancrios. Atividade de laboratrio: Sistemas Integrados que ajudam a conciliao bancria (software) O docente deve propor ao alunos pesquisarem tipos de sistemas integrados existentes no mercado que ajudam o processo de conciliao bancria. Solicita que eles preparem um relatrio, mostrando o sistema e sua funcionalidade. Esta atividade permitir ao aluno conhecer alguns sistemas integrados disponveis no mercado e relacion-los com as atividades do contas a pagar e receber e tambm da contabilidade. Ao: Elaborar fluxo de caixa, auxiliando a tesouraria com informaes fidedignas das entradas e sadas do capital para permitir o controle das atividades financeiras. Complemento da avaliao inicial do curso: o docente novamente devolve aos alunos as folhas com as anotaes de suas expectativas e promove uma reflexo sobre o aprendizado, realinhando-as com o curso. No final, recolhe novamente as folhas Exposio dialogada - levantamento de conhecimentos: o docente solicita aos participantes que descrevam verbalmente como realizado o controle das finanas domsticas: - quem o responsvel; - como realizada a diviso das despesas; - se h sistema de controle das receitas e despesas (o que entra e o que sai); - se os comprovantes de pagamento so guardados, onde e por

Fluxo de caixa: preparao e anlise Controles financeiros

Sala de aula com cadeiras mveis

29h

Flipchart ou quadro branco Introduo ao ciclo com canetas operacional e financeiro apropriadas da empresa Computador com Problemas no caixa da datashow empresa Discrepncias de relatrios Implicaes em caso de omisso de informao O relatrio como

Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho: - O aluno participa das atividades de forma colaborativa e construtiva. - Os relatrios financeiros preparados so consistentes e fidedigno - Relaciona suas atividades com o restante da empresa

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

23

Situaes de aprendizagem quanto tempo; - se h planejamento para gastos futuros.

Conhecimentos, habilidades e valores ferramenta de controle

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao - Demonstra ter capacidade de anlise e sntese

Cuidados que a empresa pode tomar Logo aps o docente solicita que o aluno apresente, em linhas gerais, para que o relatrio as concluses a que chegaram sobre a administrao financeira de seja o realista suas casas atravs de um breve relatrio. Em seguida o docente promover a reflexo dos participantes para que percebam que at Fatores que podem em casa possvel fazer um fluxo de caixa. representar dificuldade financeira para a Considerando as manifestaes dos participantes na atividade empresa anterior, o docente dever iniciar sua exposio falando o que significa fluxo de caixa e para que utilizado. Em seguida o docente solicita aos participantes que tentem fazer seu o prprio fluxo de caixa, com informaes reais ou fictcias. Esta atividade visa ajudar o aluno a entender o que um fluxo de caixa e mostrar que possvel a utilizao desta ferramenta no somente em empresas, mas tambm em sua vida. Exposio dialogada - quais as finalidades do fluxo de caixa e seus ciclos operacional, financeiro e econmico: o docente inicia estimulando a classe a refletir sobre a importncia do fluxo de caixa e sua finalidade. Como a empresa pode se beneficiar com a utilizao do relatrio. Apoiado pelo slide correspondente, trabalha o conceito de ciclo operacional e financeiro. Exposio dialogada - modelos de fluxo de caixa: o docente apresenta, usando slides, alguns modelos de fluxo de caixa utilizados em empresas. Durante a apresentao o docente constantemente questiona os alunos sobre os itens presentes no relatrio (entradas, sadas, saldo, etc.) retomando os assuntos estudados anteriormente. Esta atividade permite ao aluno visualizar um formato de relatrio de fluxo de caixa e relacionar com os assuntos

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

24

Situaes de aprendizagem previamente vistos. Assim o aluno conseguir perceber o resultado de seu trabalho. Exposio em Plenria com auxilio de slides - mapas, planilhas auxiliares e modelos de fluxo de caixa : o docente apresenta, atravs de slides, alguns mapas e modelos de fluxo de caixa utilizados em empresas. Durante a apresentao, o docente constantemente questiona os alunos sobre os itens presentes no relatrio (entradas, sadas, saldo, etc.) retomando os assuntos estudados anteriormente. Explica como os mapas e planilhas ajudaro na hora de transportar as informaes para a planilha de fluxo de caixa. Esta atividade permite ao aluno visualizar um formato de relatrio de fluxo de caixa e relacionar com os assuntos previamente vistos. Assim o aluno conseguir perceber o resultado de seu trabalho.

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Atividade em grupo com apresentao em plenria- analisando um fluxo de caixa O docente prepara previamente dois modelos de fluxo de caixa de, no mnimo, 1 semana de atividade: 1) relatrio que mostra um saldo positivo (mais entradas do que sadas) (2 cpias) 2) relatrio que mostra um saldo negativo (mais sadas do que entradas) (2 cpias) Pede que a classe se organize em 2 grupos e distribui um dos relatrios para cada grupo. Distribui uma folha de flipchart para cada grupo e solicita que anotem na folha o que possvel identificar por meio do material analisado, por exemplo, recebimentos de venda a vista do dia 1 que no aconteceram at o dia 3, o que isto pode significar? Etc.

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

25

Situaes de aprendizagem Em seguida pede aos alunos que apresentem suas anlises e inicia o debate, questionando a classe e ressaltando provveis itens no percebidos pelos alunos. Ao final da discusso o docente apresenta em slide o seu modelo (positivo e negativo) e faz seus comentrios, comparando-o com o dos alunos. Exposio dialogada - informaes incompletas no fluxo de caixa: o docente apresenta aos alunos um caso fictcio em que as informaes passadas tesouraria para preparao do fluxo de caixa no esto completas ou esto incorretas O docente deve conduzir os alunos percepo de que omisso de informao poder fazer com que o relatrio no reflita a realidade. Por exemplo, recebimentos e pagamentos que no so informados tesouraria, impostos recolhidos com atraso que no so planejados, etc. Atividade individual - Cuidados para elaborao de fluxo de caixa o docente solicita que o aluno prepare um relatrio mostrando alguns cuidados que imagina ser possveis para que o fluxo de caixa da empresa seja fidedigno. Em seguida pede que alguns se candidatem leitura e inicia um debate com a classe sobre estes cuidados, questionando-os, inclusive sua efetividade. Logo aps o docente dever apresentar o slide correspondente ao tema, retomar a discusso e tentar construir um consenso com a classe sobre o assunto. Esta atividade tem por objetivo que o aluno perceba que a empresa deve tomar alguns cuidados para que o relatrio

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

26

Situaes de aprendizagem reflita a realidade da mesma. Estudo de caso 1 - montando fluxo de caixa: o docente dever realizar, juntamente com os alunos, o estudo dos casos 1, 2 e 3 (slides). Exposio dialogada - situaes de dificuldade financeira: usando os fluxos de caixa produzidos nos estudos de caso o docente explora com os alunos as possibilidades de aquelas empresas estarem em dificuldades financeiras. Esta atividade permitir ao aluno conhecer alguns fatores que permitem a identificao de dificuldades financeira da empresa. Exposio dialogada tesouraria: o docente apresenta classe o departamento de tesouraria e suas principais atividades; apresenta o grfico que est no slide, mostrando o sistema da tesouraria. Logo em seguida, traa um paralelo com o setor financeiro mostrando como as atividades do assistente financeiro podem afetar este departamento e a empresa. Atividade de encerramento Auto-avaliao: o docente devolve aos alunos a folha de expectativas preenchida no primeiro dia de aula e pede que rapidamente completem as mesmas, avaliando sua participao no curso e verificando se suas expectativas foram cumpridas. Em seguida, abre espao para o debate, explorando possveis dvidas e dando espao para que os alunos team seus comentrios. Atividade em grupo: Envelope de Carinho Desenvolvimento:

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Folhas expectativas curso

de do

1h

Um envelope branco para cada participante Vrios papeizinhos coloridos para escrever bilhetes, Canetas

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

27

Situaes de aprendizagem Os participantes so convidados a participar de uma vivncia de qualificao e, para tanto, recebero envelopes que devem ser endereados para si mesmos. Em seguida, escrevem um bilhetinho para si mesmos, dizendo aquilo que mais admiram em si e assinando-os. Ex: o que eu mais admiro em voc ... ou o que eu mais gosto em voc ... Assim que tiverem concludo, todos lem seu bilhetinho, seguindo-se um breve perodo para as trocas. A seguir, o docente anuncia que esse um momento de carinho e qualificao, que nem sempre dedicamos para qualificar nossos amigos, colegas, que passam conosco grande parte de nossas vidas. Anuncia que ir citar o nome de um dos participantes e todos iro preencher um bilhetinho, dizendo o que mais gosta nele, com destinatrio e remetente. o momento de elogiar o outro A pessoa que est recebendo os bilhetinhos permanece sentada, com seu envelope aberto, e os demais se levantam para colocar sua mensagem. Esse procedimento se repete com todos os alunos at que todos estejam com seu envelope cheio de qualificaes e carinho. Segue-se um momento de leitura e retornos. As pessoas agradecem, se emocionam, as vezes trocam algum em especial, que no esperava receber. Fonte: Marise Jalowitzki) (

Conhecimentos, habilidades e valores

Recursos Didticos

Tempo previsto

Avaliao

Plano de Aprendizagem Assistente Financeiro

28

Anda mungkin juga menyukai