Anda di halaman 1dari 10

UNIVERSIDADE DE CUIB ENGENHARIA AMBIENTAL PRIMEIRO SEMESTRE

OS XAMNICOS

HEDCLENI ALVES DE FREITAS DO NASCIMENTO CUIAB, MT, 2011

UNIVERSIDADE DE CUIB ENGENHARIA AMBIENTAL PRIMEIRO SEMESTRE

OS XAMNICOS A invocao a ME-TERRA, e aos espritos aqui viventes.

HEDCLENI ALVES DE FREITAS DO NASCIMENTO CUIAB, MT, 2011

SUMRIO Introduo..................................................................................................................................03 Uma viagem xamnica................................................................................................................04

INTRODUO A sabedoria de cada ser vai muito alm de nosso entendimento. A ME-TERRA me chama, o esprito da terra canta minha alma devota, sou ser vivente, vivo por que sou apaixonada por esse paraso. Fui tocada imensamente por essa paixo devotada a cada esprito que vive e que nos traz a fora, a vida, a sensibilidade, a doura. Que paixo o Xamnicos traz na alma. O esprito da gua, do fogo, da terra, do vento. O tigre, o coelho, o lobo, a borboleta. Representa pureza do ser, a busca da santidade, a paz pra alma. A terra alimentao, sustentao e firmeza. Ela a me do seu corpo de carne e dona de seus ossos. Por isso, agradea a ela por estar sustentando a sua viagem carnal. Ela entra pelos seus ps! E acaricia o seu corpo com o calor vital planetrio. Medite nisso. O seu ensinamento sobre o VALOR DA VIDA. A morada da terra na base da coluna. O termo Xamanismo tem sua origem nos povos Tungus da Sibria, ligada ao termo Xam, sendo adotada pelos antroplogos como aqueles homens e mulheres que conhecem e utilizam as energias da Natureza representada por todos os seus reinos: animal, vegetal, mineral e dimenses. Xamanismo a energia que permeia todos os seres e seus elementos em eterno movimento. O Xamanismo to antigo quanto origem do homem nas diversas culturas em todos os continentes. Sempre o homem aprendeu com a Natureza, com seus ciclos de vida e das suas transformaes. Ele conexo do homem com o Grande Esprito, Tup, Deus e a sua criao.

UMA VIAGEM XAMNICA

O esprito da terra trepidou no vale de meu corao. Eu evoquei meu animal sagrado de poder E o tigre surgiu... E na terra eu dancei. Meu chacra cardaco se expandiu e amou. O esprito da gua lavou as entranhas de minha voz. Eu evoquei meu animal sagrado de cura E o lobo surgiu... E na gua eu mergulhei Meu larngeo abenoou e cantou a cano da alma. O esprito do fogo queimou as tolices de meu ego. Eu evoquei meu animal sagrado de sabedoria E o coelho surgiu... E na fogueira eu me aqueci e me consolei Meu chacra frontal se enxergou, me enxergou e questionou. E o esprito do vento soprou no vale de meu corao. Eu evoquei meu animal sagrado espiritual E a borboleta surgiu... E no prana eu meditei Meu chacra coronrio transcendeu, sentiu, descobriu e calou. Uma frao de tempo melanclica se seguiu. Era a reflexo do corao. Circunspectos eles me observavam O tigre, o lobo, o coelho e a borboleta Se posicionavam nos quatro cantos cardeais. Eu me levantei a mirar a abboda celeste. Ergui os braos quais as asas da gua Como quem ameaa alar vo dentro do corao do Grande Esprito Que h milnios sussurra em minha conscincia Eu cantei... Cantei e dancei louvando a natureza. Dancei e sorri dando graas.

O tigre rugia como quem cantava comigo Minha coluna brilhou e um funil de luz me uniu ao cosmos Pelo alto de minha cabea. A natureza me ungiu em cura eterna. E o lobo se aproximou... Ia e voltava em ritmo exaltando a lealdade Meus passos danantes pulsavam com ele E uivvamos juntos. E o coelho me ensinou cautela e discrio. Postei as mos rente a testa de olhos fechados. E a borboleta flutuou pelo alto de minha cabea E ela me ensinou a flexibilidade do aprender a aprender E me disse para cometer apenas erros novos e evitar os antigos. E com respeito natureza e humildade, danando, cantando e orando. Eu, o tigre, o lobo, o coelho e a borboleta evocamos os elementares Antes, pedimos a presena e licena dos Devas Solares. E o tigre evocou os Gnomos da Terra E o lobo evocou as ondinhas da gua E o coelho evocou as salamandras do fogo E a borboleta evocou os silfos do ar E eu evoquei o Grande Esprito, a Presena no cu de nossos coraes. Uma reverncia espontnea e infinita se instalou Os olhares daqueles seres extra fsicos se miravam Com as virtudes e potenciais dos olhares dos seres arquetpicos Plasmados em minha sutil realidade. E nossos olhares serenos se entrecruzaram naquela profunda reverncia. E todos ramos um s no cu e terra do corao do Grande Imanente Que nos enviou um sbio Xam Um nico amor inefvel nos unia E ficamos ali at o anoitecer em volta da fogueira danando e cantando. E o sbio Xam falou: O conhecimento penetra na mente que se abre, Mas s a experincia pousa no corao que sente. O conhecer pode cegar o corao, Mas s a experincia real do corao que sente capaz de abrir as janelas profundas da mente. Assim, a arrogncia serve para quem 'tudo sabe', mas nada sente. E naquele Xam eu via os olhos do mundo e o corao da humanidade Vi nele os pretos velhos, os pais fraternos, os mestres carinhosos, os Avatares, As mes amorosas, os irmos cuidadosos, vi o seio de Gaia, vi o verde das montanhas, o fogo dos vulces e as guas das nascentes. Ele j havia queimado as tolices de seu ego h muito tempo e dedicava sua vida aos viajantes sinceros que se empenham

na autotransformao. Tal qual a lagarta que se transforma em borboleta.

Uma mensagem espiritualista por um ndio Xam extra fsico que inspirou espiritualmente o mdium Dalton Campos Roque com um toque inicitico de sabedoria relativo ao ego em funo do conhecimento humano.

CONCLUSO Nosso entendimento no alcana quo grande sabedoria, como diz Laraia: Cada cultura segue os seus prprios caminhos em funo dos diferentes eventos histricos que enfrentou. Quem somos ns para julgarmos cada modo de vida. A diversidade cultural riqussima e isso nos faz diferentes e a estarmos sempre em busca de conhecimento, de sabedorias, de melhora de vida. O homem por si s esta em constante busca. O homem aos poucos adquiriu conhecimento e desejo de buscar sempre o novo. A cultura desenvolveu-se, pois, simultaneamente com o prprio equipamento biolgico e , por isso mesmo, compreendida como uma das caractersticas da espcie, ao lado do bipedismo e de um adequado volume cerebral. A existncia humana marcada pela cultura dela surgem novos modelos de vida, as criaes de objetos, a aprendizagem, hbitos diferentes. O homem um animal que consegue fabricar ferramentas, falar e criar smbolos. S ele ri; s ele sabe que um dia morrer; s ele tem averso a copular com a sua me ou a sua irm.; s ele consegue imaginar outros mundos em que habitar, chamados religies por Santayana, ou fabricar peas de barro mentais a que Cyril Connolly chamou arte. Considera-se que o homem possui, no s inteligncia, como tambm conscincia; no s tem necessidades, como tambm valores, no s receios, como tambm conscincia moral; no s passado, como tambm histria. Geertz Somos a evoluo certo que sem homens no existiriam manifestaes culturais. Mas igualmente certo que sem manifestaes culturais no haveria homens. Podemos aprender mais e mais e como Geetz diz: A trama simblica formada por crenas, expresso e valores, em cujo interior vivemos,prov-nos dos mecanismos necessrios a uma conduta ordenada; nos animais inferiores, ao contrrio do que acontece conosco, estes mecanismos no se encontram geneticamente instalados no corpo. A unicidade do homem costuma exprimir-se em termos de quantas e quantas coisas diferentes capaz de aprender. E assim , embora o fato de chimpanzs jogarem com objetos imaginrios nos passa pr momentaneamente algumas dvidas. Mas o que tem talvez ainda maior importncia terica saber quanto pode o homem aprender. Sem os padres guias da cultura humana, a vida intelectual do homem no seria mais do que uma confusa barulhenta e estrondosa, como disse William James. O conhecimento no homem, ao contrrio do que acontece com ossmios, depende da existncia de modelos simblicos da realidade, objetivos e externos. Emocionalmente, a situao a mesma. Sem o guia das imagens exteriorizadas, dos sentimentos falados no ritual, os mitos e a arte, no saberamos, de fato, como sentir. Tal como o prprio crebro anterior desenvolvido, as idias e as emoes so artefatos culturais do homem. No podemos deixar de enfatizar que no podemos julgar cada cultura ela tudo a nossa volta.

Anda mungkin juga menyukai