Anda di halaman 1dari 6

Etapa 1 Passo 2 Disponibilidade de gua nos continentes

A gua dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pntanos, rios, zona superficial do solo e biosfera, o que faz pensar que o continente que tem a maior concentrao de gua doce a Antrtida. O continente que tem mais pases com escassez de gua a sia principalmente no Oriente Mdio onde esto a maioria dos pases convivem com a escassez de gua atualmente. Porm em outras regies do continente asitico h abundncia deste lquido em grandes lagos e bacias hidrogrficas. Ento vou citar os pases onde os problemas com recursos hdricos j chegam a nveis crticos como Egito, frica do Sul, Sria, Jordnia, Israel, Lbano, Haiti, Turquia, Paquisto, Iraque e ndia. Como disse a maioria est na sia, mas no todos. A disponibilidade renovvel de gua doce nos continentes pode ser estimada em porcentagens conforme segue: FRICA: 10,00 % AMRICA DO NORTE: 18,00 % AMRICA DO SUL: 23,10 % ASIA: 31,60 % EUROPA: 7,00 % OCEANIA: 5,30 % ANTRTIDA: 5,00 % Em relao a esta disponibilidade da gua do mundo, podemos ver o quanto privilegiada a situao do Brasil; dispomos de 12% de toda gua doce do planeta. No Estado de So Paulo encontra-se 1,6% da gua doce brasileira.

Disponibilidade de gua no Brasil

A proviso de gua doce est diminuindo a nvel mundial. Uma pessoa em cada cinco no ter acesso a gua potvel. A gua cada vez mais um bem escasso no planeta e notadamente em nosso pas. Seu volume total no est se reduzindo, porque no h perdas no ciclo de evaporao e precipitao; o que caracteriza a escassez a poluio. Muito se fala em falta de gua e que, num futuro prximo, teremos uma guerra em busca de gua potvel. O Brasil um pas privilegiado, pois aqui esto 11,6% de toda a gua doce do planeta. Aqui tambm se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e parte do maior reservatrio de gua subterrnea do planeta - o Sistema Aqfero Guarani.

No entanto, essa gua est mal distribuda: 70% das guas doces do Brasil esto na Amaznia, onde vivem apenas 7% da populao. Essa distribuio irregular deixa apenas 3% de gua para o Nordeste. Essa a causa do problema de escassez de gua verificado em alguns pontos do pas. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de gua por ano por habitante e no Distrito Federal essa mdia de 1.700 litros, quando o recomendado so 2.000 litros. Mas, ainda assim, no se chega nem prximo situao de pases como Egito, frica do Sul, Sria, Jordnia, Israel, Lbano, Haiti, Turquia, Paquisto, Iraque e ndia, onde os problemas com recursos hdricos j chegam a nveis crticos. Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdcio de gua, pois ainda se acredita que ela um recurso natural ilimitado. O que se deve saber que apesar de haver 1,3 milho de km\3 livre na Terra, segundo dados do Ministrio Pblico Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa gua se encontra em reas subterrneas, formando os aqferos, ainda inacessveis pelas tecnologias existentes. A gua dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pntanos, rios, zona superficial do solo e biosfera. A gua do subsolo representa cerca de metade da gua doce dos continentes, mas a sua quase totalidade situa-se a profundidade superior a 800 m. A biosfera contm uma frao muito pequena da gua dos continentes: cerca de 1/40.000. A quase totalidade da gua doce dos continentes (contida nas calotas polares, glaciais e reservas subterrneas profundas) apresenta, para alm de dificuldades de utilizao, o inconveniente de s ser anualmente renovvel numa frao muito pequena, tendo-se acumulado ao longo de milhares de anos.. Nos dias 3 a 7 de dezembro de 2002, em Bonn, Alemanha,haver a

Conferncia Internacional sobre gua Doce. O evento tem o objetivo de discutir e definir estratgias sobre o desenvolvimento do manejo da gua doce no planeta, j previsto no capitulo 18 da Agenda 21. Alem disto, sero discutidas as questes relativas a gua doce, sua atual disponibilidade e todos os riscos que a diminuio desta disponibilidade acarretam. Etapa 2

Passo 1

O consumo mdio de gua no Brasil, envolvendo os setores comercial, residencial, pblico e industrial, est estabilizado na faixa de 150 litros por habitante/dia. Em 2007, o consumo per capita foi 149,6 litros dirios, subiu em 2008 para 151,2 litros e baixou em 2009 para 148,5 litros, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sistema Nacional de Informaes sobre o Saneamento (Snis), do Ministrio das Cidades. Para a mdia nacional , um consumo bom. No indica mau uso da gua, disse Agncia Brasil o coordenador do Snis, Ernani Ciraco de Miranda. O resultado no demonstra, entretanto, que o brasileiro, de modo geral, est mais conscientizado em relao necessidade de preservar esse recurso natural. Miranda explicou que vrios fatores contribuem para o consumo per capita mais elevado em alguns estados, como o Rio de Janeiro (189,1 litros/dia), Mato Grosso (168,2 litros) e So Paulo (177,8 litros). Ele citou, entre esses fatores, o excesso de temperatura, o clima mais desfavorvel. Ou pode ser, tambm, uma indicao de consumo perdulrio, acrescentou. No caso do Rio, em especial, onde foi registrada queda de 20% no consumo per capita em 2009, em relao a 2008 (236,3 litros/dia), o coordenador do Snis avaliou que o ndice est se aproximando de um patamar de consumo adequado, mais prximo da mdia nacional. Em 2007, o consumo per capita no estado foi 205 litros dirios. uma boa sinalizao, disse Miranda. Para ele, ainda h situaes preocupantes no pas. Os estados de Alagoas e Pernambuco, por exemplo, mostram consumo muito baixo (86,8 litros/dia e 90,9 litros/dia, respectivamente, em 2009). Consumo abaixo ou na faixa de 100 litros/habitante/dia pode indicar uma demanda reprimida, ou seja, a populao est conectada, mas no est recebendo a gua na quantidade ideal. So solues tcnicas que tm de ser feitas. Outro problema, de acordo com o coordenador do Snis, o consumo mais alto, que pode indicar um consumo perdulrio ou uma situao isolada.

Enquanto a maioria dos pases do planeta vive problemas relativos a escassez da gua, o Brasil est numa situao privilegiada em relao a disponibilidade hdrica do seu territrio: cerca de 17% da gua doce superficial e aproximadamente 80% do aqufero Guaran (maior reserva subterrnea do mundo) encontram-se em seu territrio. Entretanto cerca de 60% da gua superficial brasileira, principal fonte de abastecimento de gua no pas, encontra-se na regio norte, a regio menos habitada do pas, enquanto outras regies convivem com a escassez. o caso da regio semi-rida nordestina que sofre com as condies hidrolgicas desfavorveis e a apropriao desigual dos recursos hdricos, ou o caso da maioria das metrpoles e grandes cidades brasileiras, que preponderantemente situam-se em uma faixa que vai do litoral at 200 quilmetros interior adentro, onde situa-se a maioria da populao brasileira. Essas cidades, em sua grande maioria, convivem com a escassez de recursos hdricos devido ao desperdcio da gua potvel, poluio dos corpos dgua e ao manejo inadequado dos seus mananciais, apesar de disporem de situao hidrolgica confortvel.

O territrio brasileiro dividido politicamente em 27 estados que formam uma federao, sobre a qual se sobrepem 12 grandes regies hidrogrficas, so elas: Amaznica; Tocantins Araguaia; Atlntico NE Ocidental; Parnaba; So Francisco; Atlntico Leste; Atlntico NE Oriental; Atlntico Leste; Atlntico Sudeste; Paran; Paraguai; Uruguai e Atlntico Sul. Abaixo esto as principais ameaas a essas regies, de acordo com a Agncia Nacional de guas (ANA).

Your browser does not support JavaScript or it is disabled.

Para se ter um panorama das reas criticamente poludas no Brasil, extremamente importante somar os dados de poluio obtidos pelo estado a outras fontes bibliogrficas, pois, em muitas regies brasileiras, existem poucas estaes de medio de qualidade da gua. Alm disso, como pode se ver no mapa acima, uma das principais fontes de poluio do Brasil a falta de tratamento de esgoto domstico. E o problema grave, j que, em 2004, apenas 48,8% dos domiclios brasileiros tinham acesso a rede de coleta de esgoto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas, IBGE. Em algumas regies como a Sul, a implantao de rede de esgoto no acompanhou o crescimento da populao, como pode ser visto no grfico abaixo.

A indstria, tambm uma das principais poluidoras das bacias hidrogrficas brasileiras, localiza-se principalmente nessas cidades situadas na faixa prxima ao litoral, adentrando bastante ao interior no sudeste, tendo tambm forte presena nas capitais estaduais localizadas continente adentro. A demanda por gua gerada pela indstria na faixa litornea deve ser um empecilho para o crescimento industrial e econmico, principalmente no nordeste brasileiro, mas tambm no sudeste (seja por motivos naturais ou por uso irracional dos recursos existentes). Entretanto, o crescimento econmico brasileiro deve tornar insustentvel o despejo de resduos industriais no sudeste. A ausncia de nmeros que comprovem diretamente a importncia do esgoto industrial na poluio das guas brasileiras impossibilita uma anlise precisa, porm, as dimenses da poluio industrial so delineadas pela participao da indstria na economia brasileira, que chega a mais de 37% do PIB nacional (CNI 2005). Para se ter algum parmetro do tratamento dos efluentes industriais no Brasil, a variao do tratamento dos resduos industriais da bacia do rio Paraba do Sul varia de 0 a 100% do total despejado conforme os diferentes setores industriais. Apesar das recentes evolues propiciadas pela implementao da administrao de recursos hdricos baseada nos comits de bacias hidrogrficas, a escassez de recursos hdricos em locais onde h boa disponibilidade e a ausncia de dados de tratamento de efluentes industriais, exemplifica a m administrao dos recursos hidricos em territrio brasileiro.

Anda mungkin juga menyukai