Anda di halaman 1dari 3

BENS JURDICOS

Ver material de apoio. Conceito: Bem jurdico toda utilidade fsica ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo. Qual a diferena entre bem e coisa? Orlando Gomes afirma que bem gnero e coisa espcie. Maria Helena Diniz e Silvo Venosa, contrariamente, afirmam que a noo de coisa mais ampla. Washington de Barros Monteiro em sua obra Curso de Direito Civil afirma poder haver uma sinomnia. Razo assiste Orlando Gomes, seguindo a doutrina alem, quando afirma que a noo de coisa mais restrita, limitando-se a objetos corpreos ou materiais. Bem compreende a utilidade imaterial e material (coisa). OBS: o que se entende por patrimnio jurdico? Para os clssicos patrimnio era representao econmica da pessoa. Atualmente afirma-se quanto sua natureza jurdica que patrimnio uma universalidade de direitos e obrigaes. Sob o influxo da dignidade da pessoa humana renomados autores (Carlos Bittar, Wilson Melo da silva e Pamplona Filho) tm admitido o denominado patrimnio moral (conjunto de direitos da personalidade honra, imagem, etc). Ver anotaes j realizadas sobre o estatuto do patrimnio mnimo (Luiz Edson Fachin).

Principais classificaes de bens jurdicos:


A) Imveis por fora de lei: art. 80, CCB:

Art. 80. Consideram-se imveis para os efeitos legais: I - os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram;

II - o direito sucesso aberta.

O inciso II estabelece que o direito de herana imvel. Por conta da natureza imobiliria do direito de herana, no caso de cesso do direito hereditrio, exige-se escritura pblica, bem como forte corrente doutrinria (Francisco Cahali) afirma a necessidade de autorizao conjugal, nos termos do art. 1647, CCB.

Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao.

B) Bens mveis por fora de lei: art. 83, CCB:

Art. 83. Consideram-se mveis para os efeitos legais: I - as energias que tenham valor econmico; II - os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes; III - os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes.

C) Bens acessrios: subdividem-se em:

1) frutos: espcies de bens acessrios, so utilidades renovveis, cuja percepo no exauri a coisa principal (ex: laranja, tecido, juros, aluguel); 2) produtos: diferentemente do fruto, uma utilidade que no se renova esgotando a coisa principal (ex: petrleo, ouro);

3) pertenas: uma categoria que j existia na doutrina e agora vem disciplinada no art. 93, CCB (Art. 93. So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro) a coisa que serve o bem principal sem integr-lo (ex: ar condicionado); 4) benfeitorias: toda obra realizada pelo homem na estrutura de uma coisa com o propsito de conserv-la (benfeitoria necessria), melhor-la (benfeitoria til), proporcionar prazer (benfeitoria volupturia). sempre artificial e realizada na estrutura que j existe (ex: abrir uma porta). Contudo, construo no benfeitoria, mas, sim, acesso. O que so bens imveis por acesso intelectual? So os bens que o proprietrio intencionalmente destina para explorao industrial, aformoseamento ou comodidade (art. 43, III do CC/16 So bens imveis: III - tudo quanto no imvel o proprietrio mantiver intencionalmente empregado em sua explorao industrial, aformoseamento ou comodidade.). O enunciado n. 11 da 1 Jornada de Direito Civil afirmou que essa classificao no existe mais.

11 Art. 79: no persiste no novo sistema legislativo a categoria dos bens imveis por acesso intelectual, no obstante a expresso tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificial, constante da parte final do art. 79 do CC.

Anda mungkin juga menyukai