Anda di halaman 1dari 6

No curso de Licenciatura Plena em Histria da Universidade de Uberaba, na modalidade a distncia, a Prtica de Ensino fundamenta-se nos princpios e conceitos tericos

do projeto poltico pedaggico e na legislao vigente. Abrange, no s a formao comum pedaggica, como tambm os estudos e atividades de formao especfica. Em articulao intrnseca com o estgio supervisionado e com todas as outras atividades de trabalho acadmico, a Prtica concorre conjuntamente para a formao da identidade do professor como educador.

Como, nesta etapa, voc est estudando sobre:

as relaes entre vises de mundo, paradigmas e concepes de educao; a pedagogia liberal e a progressista, as tendncias pedaggicas e o paradigmas e o paradigma educacional emergente; os movimentos sociais, culturais e a educao popular, a partir do dcada de 60, a educao como cultura; a globalizao, tecnologia e as polticas pblicas para a educao; a importncia do ensino e aprendizagem da Histria; as principais tendncias historiogrficas que norteiam a produo do conhecimento histrico; as experincias histricas dos homens na Antiguidade e no mundo medieval; o povoamento e colonizao das Amricas o projeto colonizador europeu no Brasil e seu desenlace.

Apresentamos, a seguir, as orientaes para o desenvolvimento de 70h destinadas Prtica de Ensino da 1 etapa do curso, cujas atividades relacionam-se a esses saberes. Atividade 1

Objetivo:

Fazer uma leitura da escola por fora, buscando caracterizla na comunidade em que est inserida.

Pesquisa:

1 parte - Escolha uma escola de sua cidade ou regio, e faa uma investigao, levantando os seguintes aspectos, redija um texto de no mximo 30 linhas:

1. Nome da escola; data da fundao; nmero de alunos que atende; nveis de ensino que oferece. 2. Localizao: como o entorno da escola, como o prdio. Tipo de bairro, vizinhana (bares, livrarias, espaos de lazer, etc.); infra-estrutura (pontos de nibus, telefones pblicos, luz, gua, asfalto); tipos de moradia. 3. Reflexos da escola na comunidade: suas festas, projetos comunitrios, barulhos, dentre outros. 4. Participao/Influncia da comunidade na escola: grupos religiosos, esportivos, artstico-culturais, eventos de natureza diversa. 5. Histria da escola na comunidade: construo, inaugurao, remodelao, significado.

2 parte Organize as informaes recolhidas e redija um texto de no mximo 30 linhas, registre as suas observaes comentando-as luz dos conhecimentos estudados.

Objetivo:

1- Conhecer os programas/projetos/fundos do Governo em suas trs esferas (Federal, Estadual e Municipal), destinados escola. 2- Identificar a presena desses programas/projetos na escola observada. 3- Refletir sobre os benefcios desses projetos para o ensino de Histria na Escola.

Atividade 2 Registre no quadro, a seguir: O significado da sigla (se houver); Resumo dos objetivos; Presena na escola observada;

Programas/ Projetos/ Fundos FUNDESCOLA FUNDEB SALRIO EDUCAO

Significado da Qual a Proposta? Sigla

Presena na escola observada

FUNDEF PNAE PNATE PNLD PNBE PNSE PAED PDDE Programa de Transferncia Voluntria Programas de Incluso PROINESP TV ESCOLA PROINFO

Cultura Viva Segundo Tempo Outros Programas Oferecidos Pelo seu Estado e/ou Municpio

Como esses projetos podem direta ou indiretamente beneficiar o ensino de Histria na Escola Bsica?

Fontes de Pesquisa:

- Internet - Entrevista com pessoas envolvidas com a educao. (Secretrias, superintendncia, escola)

Ateno:Entregue seu relatrio at a stima quinzena da etapa. Poste-o no seu portflio, pois preciso que o professor

corrija seu trabalho e devolva-o para correo, caso seja necessrio. No se esquea de que para concluir esse componente preciso entregar o relatrio.

Anda mungkin juga menyukai