Anda di halaman 1dari 3

Em nosso organismo, todas as respostas interneuronais, sejam elas excitatrias ou inibitrias, so mediadas por substncias denominadas neurotransmissores.

Os neurotransmissores so liberados na sinapse nervosa, entre o axnio de um neurnio e os dendritos de outro(s), por ocasio da passagem de um estmulo eltrico interneuronal. Os neurotransmissores podem ter carter excitatrio (facilitando a despolarizao ou disparo do neurnio seguinte) ou inibitrio (dificultando esse disparo, mediante hiperpolarizao ou estabilizao do neurnio seguinte). Hoje, so conhecidos mais de 30 destes mediadores bioqumicos. Cada tipo de neurnio e cada regio de nosso crebro tem capacidade de produzir e possui afinidade para um ou mais neurotransmissores. No mesencfalo, tem especial importncia a acetilcolina (Ach). J nas pores hipnognicas pontinas, o principal neurotransmissor o cido gama-aminobutrico (GABA), embora se saiba que, na fase REM do sono, tambm participe significativamente a noradrenalina (NORA).

GABA um neurotransmissor importante, atuando como inibidor neurossinptico, por ligar-se a receptores especficos. Como neurotransmissor peculiar, o cido gama aminobutrico induz a inibio do sistema nervoso central (SNC), causando a sedao. Isso porque as clulas neuronais possuem receptores especficos para o GABA. Quando este se liga aos receptores, abrese um canal por onde entra on cloreto na clula neuronal, fazendo com que a clula fique hiperpolarizada, dificultando a despolarizao e, como conseqncia, d-se a diminuio da conduo neuronal, provocando a inibio do SNC.

Na atualidade so conhecidos 3 tipos de receptores do GABA, a saber:

* GABAA * GABAB * GABAC

Os receptores produzem suas aes inibitrias aumentando a permeabilidade da membrana celular a ons cloreto principalmente o que leva o potencial transmembrana hiperpolarizao, com conseqente diminuio da probabilidade de desencadeamento do potencial de ao.

Alguns aminocidos exercem diferentes efeitos excitantes ou inibidores sobre o sistema nervoso. O g-aminobutirato, tambm chamado de 4-aminobutirato, (GABA) um inibidor da transmisso pr-sinptica do sistema nervoso central e tambm da retina. A formao do GABA deriva da descarboxilao do glutamato, catalizada pela glutamato descarboxilase (GAD). A GAD est presente em muitas terminaes do crebro, assim como as clulas B, do pncreas. Os neurnios que secretam GABA so chamados de GABAergicos.

O GABA tem ao na ligao de dois receptores distintos, GABA-A e GABA-B. Os receptores GABA-A formam um canal Cl-. A ligao do GABA aos receptores GABA-A aumenta a condutncia de Cl- dos neurnios prsinpticos. Os ansiolticos, do grupo diazepnicos, exercem efeito calmante devido potenciao da resposta dos receptores GABA-A ligao do GABA.

Sabe-se hoje que o cido gama-amino-butrico (GABA) o neurotransmissor mais abundante no SNC, atuando de forma inibitria no crebro e no tronco cerebral. E secretado no cerebelo, gnglios da base, e em diversas reas corticais. O GABA capaz de atuar no locus ceruleus - um dos centros-chave do sono. Aps ser sintetizado e liberado nas sinapses nervosas, ele interage com o complexo macromolecular dos receptores GABA, o que resulta na abertura de um canal de on cloro-especfico (cloro-ionforo). A abertura do canal de cloro propicia um influxo aumentado destes ons (de carga negativa) para o interior do neurnio, hiperpolarizando a clula. O que diminui a probabilidade da mesma atingir seu limiar de disparo e, por conseguinte, conduzir algum estmulo (inibio neuronal). O GABA exerce aes semelhantes tambm no hipotlamo e na poro anterior do crebro, regies igualmente envolvidas na gnese do sono. importante destacar que a maior liberao de GABA ocorre justamente durante o sono natural. Mais ainda, estudos de ultra-estrutura e de imuno-histoqumica revelaram que os complexos macromoleculares de receptores GABA apresentam as seguintes particularidades:

1) Existem duas subpopulaes de receptores GABA, a saber, GABA-A e GABA-B. Os receptores GABA-A so bem caracterizados, e desempenham papel importante na gnese do sono.

2) Existem, no complexo, tambm subpopulaes de receptores, aos quais podem ligar-se os indutores de sono; estes receptores, inicialmente chamados benzodiazepnicos, so hoje denominados receptores mega, subdividindo-se

em 1, 2 e 3; cada um tem atividade mais ou menos especfica, resultando em efeitos hipnticos (induo do sono), anticonvulsivantes e miorrelaxantes, respectivamente.

Frmacos GABA-interferentes: * Diazepam, Midazolam, dos Benzodiazepnicos; * Etomidato; * Propofol; * Tiopental, dos Barbitricos

sintetizado por uma enzima descarboxilase a partir do aminocido primrio glutamato. A ao dessa enzima transforma um dos principais neurotransmissores excitatrios (glutamato) em um neurotransmissor inibitrio (GABA).

Anda mungkin juga menyukai