Anda di halaman 1dari 2

CEFET/RJ

Fsica Prof. Wagner Lista de Exerccios 002 - Cinemtica


A velocidade escalar inicial (v0) e a acelerao escalar (a) so, respectivamente, iguais a: a) 6m/s e -2m/s b) 6m/s e -3m/s c) 9m/s e -3m/s d) 6m/s e -6m/s 5. (Unicamp) Um ciclista A inicia uma corrida a partir do 2 repouso, acelerado a 0,50 m/s . Nesse instante passa por ele outro ciclista B, com velocidade constante de 5,0m/s e no mesmo sentido que o ciclista A. a) Depois de quanto tempo aps a largada o ciclista A alcana o B? b) Qual a velocidade do ciclista A ao alcanar o ciclista B? (AFA) Certa me, ao administrar um medicamento para o seu filho, utiliza um conta-gotas pingando em intervalos de tempo iguais. A figura a seguir mostra a situao no instante em que uma das gotas est se soltando.

1.

(ESPCEX) Dois mveis, M e N, deslocam-se numa mesma reta. Suas posies, em funo do tempo, esto registradas no grfico. Com base nele, o encontro dos mveis M e N dse em que instante?

2.

(AFA) Duas partculas A e B desenvolvem movimentos sobre uma mesma trajetria, cujos grficos horrios so dados por:
s(m)

6.

32 28 14

B A

7 8

t(s)

No instante em que A e B se encontram, os mdulos das velocidades de A e de B valem, respectivamente, a) 2 e 12 b) 2 e 16 c) 2,57 e 12 d) 2,57 e 16 3. (IME) O grfico abaixo apresenta a velocidade de um objeto em funo do tempo. A acelerao mdia do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t a) v/t b) 3v/4t c) v/4t d) v/4t e) 3v/4t

Considerando que cada pingo abandone o conta-gotas com velocidade nula e desprezando a resistncia do ar, pode-se afirmar que a razo X/Y, entre as distncias X e Y, mostradas na figura, vale a) b) 4 c) d) 2 7. De um telhado caem gotas de chuva separadas por intervalos de tempo iguais entre si. No instante em que a quinta gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a distncia que separa as duas ltimas gotas consecutivas, nesse instante, se a altura do telhado de 16 m? No considere a resistncia 2 do ar e adote g = 10 m/s . (Fuvest) Dois carros movem-se no mesmo sentido em uma estrada retilnea com velocidades vA = 108 km/h e vB = 72 km/h, respectivamente. Quando a frente do carro A est a 10 m atrs da traseira do carro B, o motorista do carro A freia, 2 causando uma desacelerao a = 5m/s . a) Calcule a distncia percorrida pelo carro A at que ele colida com o carro B; b) Repita o clculo do item anterior, mas agora supondo que a velocidade inicial do carro A de 90 km/h. Interprete seu resultado. (ITA) Dois corpos esto sobre a mesma vertical, a 40 m um do outro. Simultaneamente deixa-se cair o mais alto e lanase o outro para cima com velocidade inicial v0. A velocidade v0 para que ambos se encontrem quando o segundo alcana 2 sua altura mxima, : (g = 10 m/s ) a) 20 m/s. b) 15 m/s. c) 25 m/s. d) 30 m/s. e) 22 m/s.

8.

4.

(AFA) O grfico espao x tempo para uma partcula que descreve uma trajetria retilnea, com acelerao escalar constante, dado na figura a seguir:

9.

10. (IME) Uma pedra cai de um balo, que sobe com velocidade constante de 10 m/s. Se a pedra demora 10 s para atingir o solo, a que altura estava o balo no instante em que se 2 iniciou a queda da pedra? (g = 10 m/s )

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 10s A D A 20s e 10 m/s B 1,0m a) 50 m; b) No haver coliso 9. A 10. 400 m

Anda mungkin juga menyukai