Anda di halaman 1dari 4

Fertilidade do Solo e Nutrio de Mineral de Plantas exerccio 2 1- Como os microrganismos do solo ajudam o nitrognio disponvel para as plantas?

? 2- Sendo todos elementos iguais, um solo rico em argila contm provavelmente mais ou menos nitrognio total do que um solo pobre em argila? 3- O que pode ocorrer de negativo se houver um grande excesso de nitrognio disponvel? 4- Discorra sobre os processos de mineralizao, amonificao e nitrificao. Quais so as bactrias envolvidas em cada processo? O oxignio ser necessrio? 5- Por que a mineralizao algumas vezes retira o nitrognio disponvel do solo, mas em outras vezes libera nitrognio disponvel para o solo? Como algum pode predizer qual e quando ocorre destas situaes ocorrero? 6- Um fazendeiro diz que tem usado, como fonte de N, ureia ou sulfato de amnio com resultados semelhantes entre duas fontes. Um outro diz que toda vez que utilizar uria, os resultados so inferiores queles obtidos com a aplicao de sulfato de amnio . Como voc justificaria a diferena de resultados obtidos pelos fazendeiros? 7- Por que os fertilizantes amoniacais tm poder acidificante do solo? 8- Considerando-se a mesma cultura, a mesma dose e o mesmo manejo da adubao, espera-se maior eficincia no uso de ureia em um solo arenoso ou em um solo argiloso? Justifique. R: A maior eficincia no uso de ureia pode variar grandemente em funo de inmeros fatores inerentes a caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do solo. Como a ureia uma fonte de N um produto voltil. O Solo arenoso muito seco, por que a areia permevel, deixando a gua das chuvas passar com facilidade. Este tipo de solos geralmente composto por areia. Solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relao ao total de partculas slidas. Apresenta poros grandes (macroporos) entre os gros de areia pelos quais a gua e o ar circulam com relativa facilidade. Por isso nos solos arenosos em geral o escoamento de gua atravs dos poros costumam ser rpido e secam rpido aps as chuvas. Nesse escoamento, a gua pode levar consideravelmente sais minerais, contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes. J o solo argiloso no so to arejados como os arenosos mas armazenam mais gua. Como so menos permeveis, a gua passa de uma forma mais lenta, ficando ento armazenada. Alguns solos, mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Comparando esses dois solos entende-se que a ureia vai ter maior rendimento no solo argiloso por armazenar por mais tempo a gua e dispor tambm maior quantidade de soluo do solo para a cultura diferente do solo arenoso.

9- A nitrificao faz parte do processo de mineralizao do N orgnico? R: No. A nitrificao realizada por bactrias Nitrobacter que transformam nitritos em nitratos. Este ento absorvido pelas razes das plantas e depois transformado em amnia, para poder ser usado nas clulas, diferente da mineralizao que a decomposio do N orgnico para transformar N inorgnico para as plantas poderem absorver. 10- Esquematize as reaes os microrganismos envolvidos na nitrificao? Qual o estado de oxidao do N nos produtos formados? R: A 1 etapa na formao de nitrato a oxidao de NH3 para NO2- (nitrito) pelas bactrias do gnero Nitrossomonas e Nitrococus. Em seguida, NO2 oxidado para NO3 (nitrato) pelas bactrias do gnero Nitrobacter. Nitrosomonas 2NH4 + 2O2 Oxidao enzimtica
+

2NO2- (nitrito) + 2H2O + 4H+

2NO2- + 2O2

Nitrobacter Oxidao enzimtica 2NO-3(nitrato) + energia

A primeira transformao e produzidas por Nitrossomonas sp e a segunda por Nitrobacter sp, que so bactrias autrotrficas. 11- Qual o processo reverso da mineralizao? R: sabendo-se que a mineralizao a transformao de matria orgnica em inorgnica para que as plantas possam absorver j no processo reverso se d pela imobilizao em que a inorgnica + microrganismos nutriente orgnico. 12- Como o fsforo se move de solo para as razes? R: Devido ser um mineral com baixa insolubilidade tem dificuldades para se mover, a liberao de P orgnico para a soluo do solo controlada pela taxa de mineralizao da matria orgnica e depende da atividade microbiana, alm disso, O P na soluo do solo mantm-se em equilbrio com o P da fase slida. Devido baixa solubilidade dos compostos fosfatafos presentes e a baixa quantidade de gua que o solo retm, (em geral menor que 30%), a quantidade de P da soluo muito pequena comparada com a de P-slida. As concentraes na soluo do solo, em conjunto com a carga negativa dentro da clula, exige que seja gerado um forte gradiente eletroqumico para que o transporte do fosfato para dentro da clula seja possvel. A fonte de energia livre para este transporte provm da bomba de extruso de prtons atravs da plasmalema, em que ATPases afetuam o transporte de H+ para fora da clula, gerando tanto diferena de potencial eltrico (interior negativo), quanto diferenas de pH (exterior cido). As taxas de absoro de P so maiores entre pH 4,5 e 6,0 na soluo, onde a forma H2PO-4 predominante , indicado que o P preferencialmente absorvido como H2PO-4 . A despolarizao da palsmalema aps a absoro de P indica que o H2PO-4 deve ser absorvido atravs de um simporte com ctions, principalmente H+.

13- Como matria orgnica decomposta aumenta a quantidade de fsforo disponvel no solo? R: Devido baixa solubilidade do P que se encontra nos solos isso se torna bastante dificultoso, por se encontra em maior quantidade em forma solido sendo assim retidos pelas partculas de coloides no solo dessa forma o P ele fica indisponvel, graas mineralizao da matria orgnica no solo, proporciona uma maior quantidade de P disponvel para a soluo do solo. De acordo com as leis do equilbrio qumico, aps a retirada de P na soluo do solo pelas plantas, a quantidade de P liberado soluo pelo P-slido sempre menor que a quantidade previamente retirada da soluo. 14- Como a disponibilidade de fsforo influenciada pelo pH do solo? R: O fsforo por estar imobilizado no interior das estruturas dos xidos de Fe e Al este P dificilmente pode passar para a soluo do solo, mesmo com elevao do pH. Como o on fosfasto tem grande afinidade qumica pelos ctions Fe, Al e Ca, o P Inorgnico do solo quase todo constitudo de compostos que contm ons fosfato ligado a estes ctions. Ento observamos que quanto o solo mais cido a quantidade P disponvel menor assim como solos alcalinos para se obter a mxima quantidade de P disponvel preciso ter um pH entre 6,0 e 7,0. 15- O fsforo orgnico a fonte mais importante de P para plantas cultivadas em solo de semirido. (F ou V) justifique. R: Verdadeiro. Devido os solos do semirido ser constitudos por material mineral ou por material orgnico pouco espesso, que no apresentam alteraes expressivas em relao ao material originrio devido baixa intensidade de atuao dos processos pedogenticos, seja em razo de caractersticas inerentes ao prprio material de origem, como maior resistncia ao intemperismo ou composio qumicomineralgica, ou por influncia dos demais fatores de formao (clima, relevo ou tempo), que podem impedir ou limitar a evoluo desses solos. Solos constitudos por material mineral ou por material orgnico com menos de 20 cm de espessura. E com baixa pluviometria e pouca reteno de gua no solo um dos fatores cruciais para P que tem baixa solubilidade com todas essas dificuldades na formao desses solos faz com que P seja um mineral escasso nesses solos por isso que o fsforo orgnico uma das fontes mais importantes para as cultivares. 16- Descreva o ciclo anual de disponibilidade do potssio no solo e explique por que ele ocorre. R: K (no trocvel) K (trocvel) K (soluo do solo) K (Planta) Potssio no trocvel poder estar disponvel para as plantas a curto, mdio e longo prazos encontra-se disponvel para a planta, de modo geral, somente o K trocvel, que da fase slida passa para a soluo do solo e estar pronto para a planta absorver. Voltando seu ciclo da planta em matria orgnica pelo processo de imobilizao passar para o K no trocvel.

17- Os solos A e B, cujas caractersticas esto no quadro abaixo, requerem para a cultura do milho uma aplicao de 60kg/ha de K2O. Caracterstica Argila (%) Matria orgnica (%) pH H + Al (cmolc/dm3) CTC total (cmolc/dm3) K (cmolc/dm3) Solo A 45 4,9 4,5 6,7 12 21 Solo B 15 1,8 6,0 2,1 3,3 13

Considerando as caractersticas acima, que prticas e estratgias de aplicao do adubo potssio seriam recomendadas para cada solo, visando maior eficincia da fertilizao (menor perdas e maior disponibilidade de K)?

Anda mungkin juga menyukai