Anda di halaman 1dari 16

INSTITUTO DE GEMAS E JOIAS DA AMAZNIA PROGRAMA POLO JOALHEIRO DO PAR

PROJETO MOMENTO - ITLIA BRASIL EXPOSIO DE JOIAS: 24 DESIGNERS POR 24 JOIAS:

O ENCONTRO E DILOGO ENTRE AS ESCOLAS DE JOALHERIA DE ROMA E DO ESTADO DO PAR

EDITAL N 05/2011 IGAMA, 21 DE SETEMBRO DE 2011

O Instituto de Gemas e Joias da Amaznia (IGAMA), com o apoio da Secretaria de Estado de Cincia, Tecnologia e Inovao (SECTI), visando incentivar e promover o design de joias e o crescimento da produo de joias artesanais no Estado do Par; propiciar a visibilidade e a troca de experincias entre os designers das Escolas de Joalheria do Par e de Roma, torna pblica a abertura do edital para seleo de Projetos de Joias inditas e/ou pertencentes s colees oficiais do Programa Polo Joalheiro, a saber: Coleo da Par Expojoia Amaznia Design at a 8 edio e as que decorreram da realizao do 2 e 3 Workshop Internacional de Design e Ourivesaria para efeito de formao do acervo de joias, que iro compor a Mostra 24 Designers por 24 Joias: O Encontro e o Dilogo entre as Escolas de Joalheria Romana e do Estado do Par.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

01.

Das Disposies Preliminares

1.1. A avaliao dos projetos ser executada por uma comisso tcnica, nomeada em portaria do Instituto de Gemas e Joias da Amaznia, conforme normas deste edital. 1.2. Os requisitos para participao na apresentao de projetos de joias encontram-se no item 02. 1.3. Os procedimentos de inscrio dos projetos de joias para seleo encontram-se no item 03. 1.4. Os procedimentos de desenvolvimento das etapas de seleo, apresentao, julgamento, produo das peas e proteo dos direitos encontram-se no item 04. 1.5. O cronograma referente s atividades encontra-se disposto no item 05. 1.6. As disposies gerais sobre esta seleo encontram-se no item 06.

02.

Os Requisitos para Participao

Esta atividade tem como pblico-alvo designers, estudantes de design e profissionais que atuam na rea de design de joias, cadastrados no Programa de Desenvolvimento de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Par Polo Joalheiro. O pblico-alvo precisa ser ativo quanto

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

participao das aes desenvolvidas pelo IGAMA, como capacitaes na rea de gerao de produtos, publicaes de joias nos catlogos do ESJL de forma contnua na categoria designer. 03. Procedimentos para Inscrio de Projetos

Apresentar declarao devidamente assinada pelo autor, afirmando que a joia de sua autoria, em caso de seleo, ser produzida por investimento prprio e/ou por outro produtor participante do Programa. 3.1. A inscrio ser feita em ficha prpria, apresentao e ficha tcnica da jia, disponibilizada no blog www.saojoselibertoigama.blogspot.com . 3.2. A inscrio deve ser efetivada dentro do prazo estabelecido neste edital. 3.3. O no preenchimento de informaes, rasuras ou falta de legibilidade na ficha de inscrio automaticamente inviabilizar a inscrio. 3.4. As inscries sero feitas mediante ficha de inscrio, ficha de

apresentao e ficha tcnica da joia, que devero ser enviadas at o dia 21/10/2011 para o seguinte endereo:
INSTITUTO DE GEMAS E JOIAS DA AMAZNIA / DIRETORIA EXECUTIVA END: Praa Amazonas s/n, bairro Jurunas CEP: 66025-070 Belm - Par 3.4.1. Os envelopes com os desenhos artsticos e tcnicos, fichas, 3.4.1.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

3.4.1. Os envelopes com os desenhos artsticos e tcnicos, fichas, apresentao e declarao de produo de joia devem ser

obrigatoriamente postados at o dia 21/10/2011, sob pena de desclassificao. 3.4.2. O carimbo dos Correios e/ou nota de remessa dos trabalhos ser considerado como comprovante da data de remessa. O IGAMA no se responsabilizar por eventuais danos aos trabalhos, atrasos ou extravios que possam ocorrer no envio ou na devoluo aos destinatrios. 3.4.3. A ficha tcnica apresentada na inscrio dever conter, em

destaque, as seguintes informaes: Nome da pea, inspirao, metal utilizado, nome da gema mineral natural, material alternativo aceitos pelo Programa (quando utilizado), nome do ourives, do autor de design, da lapidao, cravao, empresa e/ou empreendedor individual. 04. Procedimentos de Desenvolvimento das Etapas de Seleo, Apresentao,

Julgamento e Proteo dos Direitos 4.1. Etapas da Seleo: A seleo ser feita em duas (2) etapas de julgamento: 1 Etapa Seleo dos projetos / desenhos 2 Etapa Seleo das peas prontas de at 12 designers classificados na primeira etapa, independentemente da categoria.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

Observao: O autor poder contar com um patrocinador para a produo da pea, que pertena ao Programa na categoria de empresrio ou produtor, cujos nomes sero citados em todas as formas de apresentao das peas selecionadas. 4.1.1. Cada participante, individualmente, poder inscrever trs peas. 4.1.2. Na segunda etapa participaro apenas os desenhos de designers classificados, que devero aps a produo de suas peas dar entrada no Ncleo de Desenvolvimento, Tecnolgico e Organizacional (NDTO/IGAMA) para avaliao das joias, conforme estabelece o cronograma das atividades no item 05 deste edital. 4.1.3. A seleo dos projetos e das joias produzidas ser feita por Comisses Tcnicas de Avaliadores, formada por especialistas e representantes institucionais apoiadores do projeto, totalizando de cinco (05) para cada comisso de profissionais nomeados em portaria do IGAMA. 4.1.4. As joias produzidas de acordo com o projeto selecionado que apresentarem qualquer tipo de problema de processo ou produto no sero aceitas para a exposio. 4.2. Apresentao: 4.2.1. Justificativa do Tema, Desenhos e Fichas. O designer dever compor um texto de at 15 linhas para justificar a escolha do tema, explicando sua inspirao para criao da pea. O ttulo do texto ser o nome da pea desenvolvida. A joia dever ser expressa em

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

desenho artstico (prancha I) e em desenho tcnico (prancha 2), que sero enviados na 1 etapa. O desenho tcnico dever ser apresentado em trs (03) vistas bsicas frontal, lateral e superior. Sero aceitas quaisquer formas de expresso grfica, com exceo de fotografias convencionais ou digitalizadas.

Os desenhos devem ser apresentados em escala 1:1 (tamanho real) e, quando houver necessidade de detalhamento, este poder ser apresentado em escala maior ou menor, no canto inferior direito do prprio desenho. Os desenhos e a justificativa do tema devem ser montados em pranchas rgidas e leves, em formatos A4. O tipo do papel fica a critrio do participante.

Os candidatos devero manter consigo cpias dos projetos apresentados, pois o IGAMA no devolver os originais dos projetos, que passaro a fazer parte do acervo da instituio. Da Ficha Tcnica devem constar descries, informaes dos mecanismos, articulaes e fechos da pea, assim como informaes sobre os processos de fabricao, acabamento, tipos de lapidao e outros julgados necessrios. O nome, a assinatura ou a rubrica do participante no devem constar da justificativa do tema, nos desenhos e na ficha tcnica.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

4.2.2. Material das Joias. As joias inscritas devem, obrigatoriamente, empregar metais preciosos (ouro, prata e/ou platina) no seu processo de fabricao. Ao critrio do designer podero ser utilizadas, alm das matrias primas obrigatrias, gemas coradas brasileiras, diamantes e outro materiais, inclusive os no convencionais (sementes, fibras, madeira, esmalte, chifre de bfalo e borracha natural). No caso de brincos, devem possuir peso mximo de 300 gramas. No sero aceitos trabalhos que utilizem marfim, produtos derivados de tartaruga, peles ou outros materiais oriundos de espcies naturais ameaadas de extino, que contrariem os aspectos ambientais legais vigentes no Pas.

4.2.3. Produo das peas. As peas devem corresponder de maneira fidedigna s representaes dos projetos aprovados. No sero admitidos desmembramentos no processo de produo. As peas devem corresponder s normas e aos procedimentos para produo e comercializao de joias e gemas no Espao So Jos Liberto/Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Par (anexo 2).

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

Devem ser peas constitudas em percentual de metal nobre e/ou com gemas e minerais e orgnicas, as quais devem corresponder aos critrios de avaliao tcnica adotados pelo IGAMA, expostos a seguir: a) Teor de liga metlica Au 18K e Ag 925; b) Polimento e acabamento nas chapas, fios e outras peas (sem marcas, manchas e poros); c) Limpeza (sem resduos de massa e nem sujeira); d) Partes soldadas com bom acabamento (ausncia de poros e m formao da solda); e) Cravao feita corretamente e com bom acabamento (gemas presas, caixas e garras bem formadas, pontas das garras com acabamento, simetria nas grifas e fixao das garras); f) Fixao adequada e limpa das partes coladas (peas em sementes, cascas, fibras fixadas sem cola aparente e nem resduos de massa ou sujeira); g) Peas adequadas ergonomicamente, que no deponham contra a integridade fsica do usurio e a sua usabilidade, tais como: peas sem ponta fina ou cortante, fechos sem dificuldade no fechar e abrir e articulaes que no prendam; h) Peas produzidas no Estado do Par.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

4.3. Julgamento. 4.3.1. Sero considerados os fatores, na primeira etapa, originalidade; design compatvel com as diretrizes da Escola de Joalheria do Par, inovao conceitual viabilidade tcnica e produtiva, adequao anatomia humana e um bom potencial; 4.3.2. Sero considerados fatores da segunda etapa os critrios de avaliao tcnica adotados pelo IGAMA, conforme previsto no item 4.2.3. Produo das peas; 4.3.3. Os trabalhos que no tiverem cumprido os requisitos estabelecidos por este Edital sero desclassificados, a juzo dos jurados.
NOTA: A COMISSO JULGADORA SER SOBERANA, E SUAS DECISES IRRECORRVEIS E INCONTESTVEIS. 4.3.4. Os projetos e as peas selecionados participaro da Mostra

4.3.4. Os projetos e as peas selecionados participaro da Mostra Internacional, objetivo deste Edital, sob a coordenao do Instituto de Gemas e Joias da Amaznia, bem como iro integrar um catlogo bilngue da Mostra, contendo textos da curadoria, feita pelo crtico de arte e mestre ourives Claudio Franchi pelo arquiteto e designer Stefano Ricci. 4.3.5. Ser assegurado tambm certificado aos classificados e vencedores, divulgao das joias em todo o material promocional do evento, em exposies de joias pelo Brasil e em outras mostras internacionais.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

4.4.4. Proteo dos Direitos. As peas classificadas ficaro sob a guarda do IGAMA, por meio de um termo de compromisso, at o perodo de concluso das agendas internacionais e nacionais. Alm da Mostra na Itlia, na cidade de Roma, as joias devero participar de duas (02) exposies em cidades brasileiras. A cada agenda confirmada as peas devero ser disponibilizadas ao IGAMA para execuo da agenda. Ser assinado termo de autorizao de Uso de Imagem entre o IGAMA e o (a) autor (a) / empresa fabricante, estabelecendo os meios em que podero ser veiculadas as fotografias para promoo da mostra e das obras selecionadas. 05.
ITEM

Cronograma
DESCRIO PERODO DE REALIZAO

01 02 03 04 05 06 07 08

Lanamento do Edital Inscries e envio dos projetos /fichas Julgamento 1 Etapa Divulgao Julgamento 1 Etapa Entrega da Joia pronta p/Julgamento 2 Etapa Julgamento - 2 Etapa Divulgao dos classificados Entrega das peas para fotografia

21/09/2011 27/09 a 21/10/2011 26 e 28/10/2011 31/10/2011 30/11/2011 01 a 05/12/2011 06/12/2011 09/12/2011

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

06.

Disposies Gerais

6.1. O no atendimento a quaisquer das condies estabelecidas neste Edital implicar na desclassificao automtica do projeto. 6.2. Informaes atualizadas sobre este Edital podero ser obtidas no blog: www.saojoselibertoigama.blogspot.com 6.3. A comisso de seleo exercer suas funes desde a sua formao, at que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas, quando sero automaticamente extintas. 6.4. As decises das Comisses de Seleo so irretratveis e irrecorrveis. 6.5. Ficar a cargo da Diretoria Executiva do IGAMA qualquer deliberao posterior extino das Comisses de Seleo. 6.6. Os casos omissos neste Regulamento sero resolvidos pela Diretoria do IGAMA. 6.7. Para dirimir eventuais dvidas o contato a Coordenao do Ncleo de Desenvolvimento Tecnolgico e Organizacional (NDTO) do IGAMA Praa Amazonas s/n- bairro Jurunas Belm Fone: (91) 3344-3518. 6.8. A Comisso de Seleo ser designada pela Diretoria Executiva do IGAMA.

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

FICHA DE INSCRIO
DATILOGRAFAR, DIGITAR OU PREENCHER EM LETRA DE FORMA E ENVIAR DENTRO DE ENVELOPE LACRADO NOME: ENDEREO:--------------------------------------------------------------------------------------CIDADE:----------------------------------------------ESTADO:---------------------------------CEP:--------------------------------------FONE/CELULAR:-------------------------------------------------------------------------------FAX:-----------------------------------------------------------------------------------------------E-MAIL: ------------------------------------------------------------------------------------------PROFISSO: -------------------------------------------------------------------------------------ESTUDANTE? SIM NO

CURSO:---------------------------------------------------------------------------Conforme o regulamento, a FICHA DE INSCRIO, a FICHA TCNICA e a APRESENTAO devem ser enviadas juntamente com a joia. Ao preencher esta FICHA DE INSCRIO, o concorrente declara conhecer e concordar com os termos do Edital n 05/2011 IGAMA, bem como se submete deciso do jri.

Local/Data:-----------------------------------------Assinatura----------------------------------------

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

APRESENTAO
INSPIRAO:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FICHA TCNICA

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

DATILOGRAFAR, DIGITAR OU PREENCHER EM LETRA DE FORMA E ENVIAR DENTRO DO ENVELOPE

CATEGORIA
NOME COR PESO TIPO DE LAPIDAO QUANT.

DESCRIO DOS MATERIAIS ORGNICOS


COR PESO TIPO DE LAPIDAO QUANT

MATERIAIS ALTERNATIVOS

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

TIPO

COR

DIMENSO

FORMATO

QUANT.

METAIS PRECIOSOS

TIPO

COR

TEOR DA LIGA

OUTROS MATERIAIS

NOME

DESCRIO

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

Praa Amazonas, s/nJurunasBelm - PaCEP: 66025-070

Anda mungkin juga menyukai