Anda di halaman 1dari 40

Apresentao

este mdulo voc tem uma viso das diversas tecnologias relativas aos sistemas automatizados que so utilizados nas indstrias.

De forma bastante simplificada, abordamos elementos da automao que, aparentemente, parecem complexos e at mesmo assustadores, como robs, mquinas CNC, sistemas CAD/CAM, inteligncia artificial, realidade virtual etc. No entanto, voc ver que so assuntos de fcil entendimento, exigindo, apenas, seu estudo com ateno.

Para favorecer uma aprendizagem rpida do contedo das aulas, o mdulo se inicia com conceitos bsicos da automao, como sistemas de acionamento, lgica digital, atuadores pneumticos e hidrulicos, motores e sensores. Gradativamente, esses conceitos vo sendo ampliados e aprofundados para que voc aprenda o que essencial no uso da automao em processos de produo industrial.

Mais importante do que conhecer as tecnologias, voc saber como e onde utiliz-las, tendo em vista o processo de modernizao das indstrias nacionais.

Ao final de cada unidade, voc tem oportunidade de avaliar sua aprendizagem, fazendo os exerccios apresentados e conferindo suas respostas com as do gabarito, que se encontra no final do livro.

Boa sorte!

Autores Francisco Carlos D'Emlio Borges Augusto Lins de Albuquerque Neto Srgio Luiz Rabelo de Almeida Slvio Luiz Martins de Oliveira Texto Nvia Gordo Colaborao Jse Roberto Nunes do Esprito Santo

A UA U L A L A

Introduo automao
Um problema
oc j reparou que a automao faz parte do dia-a-dia do homem moderno? Pela manh, o rdio-relgio automaticamente dispara o alarme para acord-lo e comea a dar as notcias do dia. Nessa mesma hora, algum esquenta o po para o caf da manh numa torradeira eltrica, ajustando o tempo de aquecimento. Na sala, uma criana liga o videocassete, que havia sido programado para gravar seu programa infantil predileto da semana anterior. Quando a casa esquenta pela incidncia dos raios solares, o ar condicionado insufla mais ar frio, mantendo a temperatura agradvel. Esses simples fatos evidenciam como a automao faz parte da vida cotidiana.

Conceito
Automao um sistema de equipamentos eletrnicos e/ou mecnicos que controlam seu prprio funcionamento, quase sem a interveno do homem. Automao diferente de mecanizao. A mecanizao consiste simplesmente no uso de mquinas para realizar um trabalho, substituindo assim o esforo fsico do homem. J a automao possibilita fazer um trabalho por meio de mquinas controladas automaticamente, capazes de se regularem sozinhas.

Desenvolvimento da automao
As primeiras iniciativas do homem para mecanizar atividades manuais ocorreram na pr-histria. Invenes como a roda, o moinho movido por vento ou fora animal e as rodas dgua demonstram a criatividade do homem para poupar esforo. Porm, a automao s ganhou destaque na sociedade quando o sistema de produo agrrio e artesanal transformou-se em industrial, a partir da segunda metade do sculo XVIII, inicialmente na Inglaterra. Os sistemas inteiramente automticos surgiram no incio do sculo XX. Entretanto, bem antes disso foram inventados dispositivos simples e semiautomticos.

Devido necessidade de aumentar a produo e a produtividade, surgiu uma srie de inovaes tecnolgicas: mquinas modernas, capazes de produzir com maior preciso e rapidez em relao ao trabalho feito mo; utilizao de fontes alternativas de energia, como o vapor, inicialmente aplicado a mquinas em substituio s energias hidrulica e muscular. Por volta de 1788, James Watt desenvolveu um mecanismo de regulagem do fluxo de vapor em mquinas. Isto pode ser considerado um dos primeiros sistemas de controle com realimentao. O regulador consistia num eixo vertical com dois braos prximos ao topo, tendo em cada extremidade uma bola pesada. Com isso, a mquina funcionava de modo a se regular sozinha, automaticamente, por meio de um lao de realimentao.

A U L A

A partir de 1870, tambm a energia eltrica passou a ser utilizada e a estimular indstrias como a do ao, a qumica e a de mquinas-ferramenta. O setor de transportes progrediu bastante graas expanso das estradas de ferro e indstria naval. No sculo XX, a tecnologia da automao passou a contar com computadores, servomecanismos e controladores programveis. Os computadores so o alicerce de toda a tecnologia da automao contempornea. Encontramos exemplos de sua aplicao praticamente em todas as reas do conhecimento e da atividade humana. Por exemplo, ao entrarmos num banco para retirar um simples extrato somos obrigados a interagir com um computador. Passamos o carto magntico, informamos nossa senha e em poucos segundos obtemos a movimentao bancria impressa.

A origem do computador est relacionada necessidade de automatizar clculos, evidenciada inicialmente no uso de bacos pelos babilnios, entre 2000 e 3000 a.C.

A U L A

O marco seguinte foi a inveno da rgua de clculo e, posteriormente, da mquina aritmtica, que efetuava somas e subtraes por transmisses de engrenagens. George Boole desenvolveu a lgebra booleana, que contm os princpios binrios, posteriormente aplicados s operaes internas de computadores. Em 1880, Herman Hollerith criou um novo mtodo, baseado na utilizao de cartes perfurados, para automatizar algumas tarefas de tabulao do censo norte-americano. Os resultados do censo, que antes demoravam mais de dez anos para serem tabulados, foram obtidos em apenas seis semanas! O xito intensificou o uso desta mquina que, por sua vez, norteou a criao da mquina IBM, bastante parecida com o computador. Em 1946, foi desenvolvido o primeiro computador de grande porte, completamente eletrnico. O Eniac, como foi chamado, ocupava mais de 180 m e pesava 30 toneladas. Funcionava com vlvulas e rels que consumiam 150.000 watts de potncia para realizar cerca de 5.000 clculos aritmticos por segundo. Esta inveno caracterizou o que seria a primeira gerao de computadores computadores, que utilizava tecnologia de vlvulas eletrnicas. A segunda gerao de computadores marcada pelo uso de transistores (1952). Estes componentes no precisam se aquecer para funcionar, consomem menos energia e so mais confiveis. Seu tamanho era cem vezes menor que o de uma vlvula, permitindo que os computadores ocupassem muito menos espao. Com o desenvolvimento tecnolgico, foi possvel colocar milhares de transistores numa pastilha de silcio de 1 cm, o que resultou no circuito computadores, integrado (CI). Os CIs deram origem terceira gerao de computadores com reduo significativa de tamanho e aumento da capacidade de processamento. Em 1975, surgiram os circuitos integrados em escala muito grande (VLSI). Os chamados chips constituram a quarta gerao de computadores Foram computadores. ento criados os computadores pessoais, de tamanho reduzido e baixo custo de fabricao. Para se ter idia do nvel de desenvolvimento desses computadores nos ltimos quarenta anos, enquanto o Eniac fazia apenas 5 mil clculos por segundo, um chip atual faz 50 milhes de clculos no mesmo tempo. Voltando a 1948, o americano John T. Parsons desenvolveu um mtodo de emprego de cartes perfurados com informaes para controlar os movimentos de uma mquina-ferramenta. Demonstrado o invento, a Fora Area patrocinou uma srie de projetos de pesquisa, coordenados pelo laboratrio de servomecanismos do Instituto Tecnolgico de Massachusetts (MIT). Poucos anos depois, o MIT desenvolveu um prottipo de uma fresadora com trs eixos dotados de servomecanismos de posio. A partir desta poca, fabricantes de mquinas-ferramenta comearam a desenvolver projetos particulares.

Essa atividade deu origem ao comando numrico que implementou numrico, uma forma programvel de automao com processo controlado por nmeros, letras ou smbolos. Com esse equipamento, o MIT desenvolveu uma linguagem de programao que auxilia a entrada de comandos de trajetrias de ferramentas na mquina. Trata-se da linguagem APT (do ingls, Automatically Programmed Tools , ou Ferramentas Programadas Automaticamente). Os robs (do tcheco robota, que significa escravo, trabalho forado) substituram a mo-de-obra no transporte de materiais e em atividades perigosas. O rob programvel foi projetado em 1954 pelo americano George Devol, que mais tarde fundou a fbrica de robs Unimation. Poucos anos depois, a GM instalou robs em sua linha de produo para soldagem de carrocerias. Ainda nos anos 50, surge a idia da computao grfica interativa forma interativa: de entrada de dados por meio de smbolos grficos com respostas em tempo real. O MIT produziu figuras simples por meio da interface de tubo de raios catdicos (idntico ao tubo de imagem de um televisor) com um computador. Em 1959, a GM comeou a explorar a computao grfica. A dcada de 1960 foi o perodo mais crtico das pesquisas na rea de computao grfica interativa. Na poca, o grande passo da pesquisa foi o desenvolvimento do sistema sketchpad, que tornou possvel criar desenhos e alteraes de objetos de maneira interativa, num tubo de raios catdicos. No incio dos anos 60, o termo CAD (do ingls Computer Aided Design ou Projeto Auxiliado por Computador) comeou a ser utilizado para indicar os sistemas grficos orientados para projetos. Nos anos 70, as pesquisas desenvolvidas na dcada anterior comearam a dar frutos. Setores governamentais e industriais passaram a reconhecer a importncia da computao grfica como forma de aumentar a produtividade. Na dcada de 1980, as pesquisas visaram integrao e/ou automatizao dos diversos elementos de projeto e manufatura com o objetivo de criar a fbrica do futuro. O foco das pesquisas foi expandir os sistemas CAD/CAM (Projeto e Manufatura Auxiliados por Computador). Desenvolveu-se tambm o modelamento geomtrico tridimensional com mais aplicaes de engenharia (CAE Engenharia Auxiliada por Computador). Alguns exemplos dessas CAE aplicaes so a anlise e simulao de mecanismos, o projeto e anlise de injeo de moldes e a aplicao do mtodo dos elementos finitos. Hoje, os conceitos de integrao total do ambiente produtivo com o uso dos sistemas de comunicao de dados e novas tcnicas de gerenciamento esto se disseminando rapidamente. O CIM (Manufatura Integrada por Computador) j uma realidade.

A U L A

A U L A

Componentes da automao
A maioria dos sistemas modernos de automao, como os utilizados nas indstrias automobilstica e petroqumica e nos supermercados, extremamente complexa e requer muitos ciclos de realimentao. Cada sistema de automao compe-se de cinco elementos: acionamento prov o sistema de energia para atingir determinado acionamento: objetivo. o caso dos motores eltricos, pistes hidrulicos etc.; sensoriamento mede o desempenho do sistema de automao ou uma sensoriamento: propriedade particular de algum de seus componentes. Exemplos: termopares para medio de temperatura e encoders para medio de velocidade; controle utiliza a informao dos sensores para regular o acionamento. controle: Por exemplo, para manter o nvel de gua num reservatrio, usamos um controlador de fluxo que abre ou fecha uma vlvula, de acordo com o consumo. Mesmo um rob requer um controlador, para acionar o motor eltrico que o movimenta; comparador ou elemento de deciso compara os valores medidos deciso: com valores preestabelecidos e toma a deciso de quando atuar no sistema. Como exemplos, podemos citar os termostatos e os programas de computadores;

Programas: tambm chamados softwares, so conjuntos de instrues lgicas, seqencialmente organizadas. Indicam ao controlador ou ao computador o que fazer.

programas contm informaes de processo e permitem controlar programas: as interaes entre os diversos componentes.

Classificao
A automao pode ser classificada de acordo com suas diversas reas de aplicao. Por exemplo: automao bancria, comercial, industrial, agrcola, de comunicaes, transportes. A automao industrial pode ser desdobrada em automao de planejamento, de projeto, de produo. Essa automao pode ser classificada tambm quanto ao grau de flexibilidade. A flexibilidade de um sistema de automao depende do tipo e da quantidade do produto desejado. Isto significa que quanto mais variados forem os produtos e menor a sua quantidade, mais flexvel ser o sistema de automao. O quadro a seguir apresenta uma classificao de tipos de processo e de produo e respectivos sistemas de produo.

CATEGORIA

DESCRIO

A U L A

Processo de fluxo contnuo

Produo em massa (seriada)

Produo em lotes

Produo individualizada (ferramentaria)

Sistema de produo contnua de grandes quantidades de produto, normalmente p ou lquido. Exemplo: refinarias e indstrias qumicas. Sistema de produo de um produto com pouca variao. Exemplo: automveis e eletrodomsticos. Sistema de produo de uma quantidade mdia de um produto que pode ser repetido periodicamente. Exemplo: livros e roupas. Sistema de produo freqente de cada tipo de produto, em pouca quantidade. Exemplo: prottipos, ferramentas e dispositivos.

Aplicaes da automao
Para fixar os conceitos at aqui explicados, damos a seguir o exemplo de um sistema automtico de controle de fluxo de pessoas em academias de ginstica. Este sistema tem um leitor ptico laser e um computador digital de alto desempenho. Quando um associado quer utilizar a academia, passa um carto pessoal, com um cdigo de barras, pelo leitor ptico (elemento sensor). O dado de entrada convertido em sinais eltricos e enviado ao computador. O cliente identificado (programa). Caso sua situao esteja em ordem (pagamento de mensalidades, exame mdico etc.), o computador envia um sinal para liberao da catraca (elemento de acionamento) e em seguida registra a ocorrncia num banco de dados, para consultas posteriores.

Outras aplicaes
O desenvolvimento de elementos sensores cada vez mais poderosos e o baixo custo do hardware computacional vm possibilitando aplicar a automao numa vasta gama de equipamentos e sistemas. Por exemplo: Produtos de consumo Eletroeletrnicos, como videocassetes, televisores e microcomputadores. Carros com sistemas de injeo microprocessada, que aumentam o desempenho e reduzem o consumo de combustvel. Indstrias mecnicas Robs controlados por computador. CAD/CAM, que integra ambientes de projeto e manufatura. CNC. Bancos Caixas automticos.

A U L A

Comunicaes Chaveamento de chamadas telefnicas. Comunicaes via satlite. Telefonia celular. Correios. Transportes Controle de trfego de veculos. Sistemas de radar. Pilotos automticos. Sistemas automticos de segurana. Medicina Diagnstico e exames.

O impacto da automao na sociedade


O processo de automao em diversos setores da atividade humana trouxe uma srie de benefcios sociedade. A automao geralmente reduz custos e aumenta a produtividade do trabalho. Este aumento possibilita mais tempo livre e melhor salrio para a maioria dos trabalhadores. Alm disso, a automao pode livrar os trabalhadores de atividades montonas, repetitivas ou mesmo perigosas. O esquadro antibomba da polcia americana, por exemplo, dispe de robs para detectar e desarmar bombas e reduzir riscos de acidentes com exploses inesperadas. Apesar dos benefcios, o aumento da automao vem causando tambm srios problemas para os trabalhadores: aumento do nvel de desemprego, principalmente nas reas em que atuam profissionais de baixo nvel de qualificao; a experincia de um trabalhador se torna rapidamente obsoleta; muitos empregos que eram importantes esto se extinguindo: o que vem ocorrendo com as telefonistas, perfeitamente substituveis por centrais de telefonia automticas; aumento das ausncias no trabalho, falta de coleguismo, alcoolismo ou consumo de drogas, que alteram o comportamento dos indivduos no ambiente de trabalho. De certa forma, esse processo de alienao deriva do sentimento de submisso do trabalhador mquina, da falta de desafios.

Esses problemas, no entanto, podem ser solucionados com programas contnuos de aprendizagem e reciclagem de trabalhadores para novas funes. Alm disso, as indstrias de computadores, mquinas automatizadas e servios vm criando um nmero de empregos igual ou superior queles que foram eliminados no setor produtivo.

Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

A U L A

1
Exerccios

Marque com X a resposta correta. Exerccio 1 A automao permite substituir a mo-de-obra humana por: a) ( ) mquinas; b) ( ) animais; c) ( ) energia; d) ( ) escravos. Exerccio 2 Um dos motivos que levam as empresas a automatizarem seus processos : a) ( ) reduzir a qualidade; b) ( ) aumentar os custos de operao; c) ( ) reduzir a produtividade; d) ( ) satisfazer o cliente. Exerccio 3 A sigla CAD significa: a) ( ) desempenho auxiliado por computador; b) ( ) projeto auxiliado por computador; c) ( ) manufatura auxiliada por computador; d) ( ) desenho auxiliado pela prancheta. Exerccio 4 A primeira tecnologia utilizada na construo de computadores foi: a) ( ) inversores; b) ( ) circuitos integrados; c) ( ) vlvulas; d) ( ) transistores.

A UA U L A L A

Ciclo de um produto
V

Um problema

oc j percebeu, ao andar pelos corredores de um supermercado, a infinidade de produtos industrializados? Desde alimentos a produtos de limpeza e eletrodomsticos, so incontveis as marcas, os tamanhos, os fabricantes, as cores, as funes etc. Como esses produtos chegam ao supermercado para que possamos comprlos? Como o fabricante descobriu que havia necessidade exatamente daquele produto? De que forma ele foi fabricado? E o seu custo? Esta aula visa mostrar como se desenvolve um produto, desde sua concepo at a colocao no mercado, e tambm de que modo as tecnologias de automao podem ser utilizadas.

Introduo
O progresso da automao, conforme foi visto na aula anterior, tem melhorado sensivelmente o padro de vida da populao, principalmente devido ao aumento dos nveis de produtividade do trabalho. Junto com as inovaes tecnolgicas, ocorreram nas ltimas dcadas modificaes na relao da empresa com o mercado consumidor. Hoje, uma televiso custa bem menos do que h uma dcada, mesmo acrescida de todos os recursos tecnolgicos (controle remoto, por exemplo). E ainda pode ser encontrada em diferentes modelos e tamanhos. Seus fabricantes, antes restritos aos pases de origem, hoje competem em nvel mundial. Da mesma forma, muitos produtos que eram fabricados em grandes lotes, hoje se adaptam ao tamanho do mercado.

Ciclo do produto
A figura a seguir ilustra o ciclo de desenvolvimento de um produto, ressaltando as atividades principais.

CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO

A U L A

Analisaremos cada etapa desse ciclo isoladamente.

Projeto
Suponha que voc queira montar seu prprio negcio no ramo industrial e tenha capital para isso. Quais seriam os passos necessrios? Primeiro preciso pensar no produto que a empresa vai vender. Qual o produto? Como ele deve ser? Quanto vai custar? A quem deve atender? Como deve funcionar?

Muitos pesquisadores analisaram estas questes e, a partir delas, definiram um esquema geral que corresponde a um projeto projeto.

Um projeto pode ser entendido como um conjunto de decises que solucionam um dado problema ou atendem a uma necessidade.

Um projeto pode ser caracterizado pelas etapas apresentadas num fluxograma, conforme o modelo ao lado.

A U L A

Reconhecimento
Reconhecer o que necessrio requer observao do meio em que se vive. O telefone, por exemplo, surgiu como resposta necessidade das pessoas de se comunicarem a distncia. Um copo, por sua vez, atende necessidade de conter e reservar lquidos. A necessidade nem sempre evidente, mas pode ser identificada por certos aspectos. Por exemplo, a necessidade de fazer alguma coisa a respeito de uma mquina de lavar roupa pode ser indicada pelo nvel de rudo da mquina, pela qualidade da roupa lavada ou pelo consumo exagerado de energia. Por outro lado, reconhece-se facilmente uma necessidade depois que algum a expe. Assim, atualmente tornou-se importante adotar medidas de proteo da camada de oznio, melhorar os transportes coletivos nas grandes cidades e reduzir a poluio do ar e da gua, a fim de melhorar a qualidade de vida.

Identificao
Identificar a necessidade e a definio do problema so coisas diferentes. A definio do problema bem mais especfica. Por exemplo, se a necessidade a ser atendida melhorar o sistema de transportes coletivos, a definio do problema pode ser aumentar a quantidade de nibus, investir no metr ou mesmo construir corredores especiais para nibus. A definio do problema deve incluir todas as especificaes para o objeto que se deseja projetar. As especificaes indicam os elementos de entrada, as respostas, as caractersticas e as dimenses que o objeto deve ter, o espao ocupado e todas as limitaes dessas quantidades. A definio do problema deve levar em conta os aspectos bsicos de projeto. Por exemplo, se estamos projetando uma estrutura metlica, a resistncia de um elemento um aspecto importante na determinao da geometria e das dimenses desse elemento. J no projeto de um copo plstico, o formato geomtrico deve favorecer boas condies de execuo do projeto.

Sntese e anlise
Depois de definir e especificar o problema, o prximo passo do projeto identificar meios para a sua soluo. Nesta fase, deve-se analisar todas as alternativas de soluo com base em critrios preestabelecidos. Aps definir a melhor forma de soluo, faz-se um modelo do objeto a ser executado. Ou seja, primeiro deve-se fazer a anlise das possveis solues e, depois, a sntese, ou seja, o projeto ou o modelo. Espera-se encontrar um modelo semelhante ao sistema fsico real. Criando-se um modelo matemtico, simplifica-se o sistema fsico de modo que ele possa ser analisado. A simplificao de um modelo pode ser melhor entendida no exemplo da figura ao lado, que mostra um cadinho contendo ferro em estado fundente.

esquema do cadinho

A U L A

modelo simplificado

Podemos determinar a massa aproximada do lquido, simplificando sua geometria original em um cilindro.

Avaliao
A avaliao consta de uma prova final, que visa verificar se um projeto est satisfatrio. Normalmente, a avaliao envolve o teste de um prottipo em laboratrio. O objetivo verificar se o projeto satisfaz realmente s necessidades estabelecidas. Algumas perguntas devem ser respondidas: O produto confivel? Sua fabricao econmica? A manuteno simples? O produto fcil de regular? Um passo final e necessrio no processo do projeto apresent-lo a outras pessoas. A humanidade teria perdido muitos grandes projetos, invenes e trabalhos criativos se os seus criadores no tivessem sido capazes de explic-los a outros. As obras de Bach, por exemplo, no teriam chegado at ns se ele no as tivesse escrito e divulgado. Um projeto de engenharia bem documentado compreende: desenhos de fabricao e de conjunto, lista de materiais e normas para controle de qualidade.

Resumindo:
A identificao de uma necessidade relaciona-se com a identificao de um problema que requer soluo. O problema definido orienta o projeto, nos seguintes aspectos: especificaes tcnicas (funcionais e operacionais), plano de investimentos, padres de qualidade, custos etc. A partir desses dados, procedemos a uma anlise das possveis solues at que se obtenha a que melhor satisfaa a critrios predeterminados. A avaliao consta de testes do produto, que permitam verificar seu desempenho. Por ltimo, elaboram-se os desenhos detalhados de fabricao de todos os componentes.

Fabricao da pea
Vamos supor que temos o projeto de um peo para jogo de xadrez, e o desenho de fabricao correspondente, conforme a figura ao lado. Nosso objetivo agora fabricar o peo. Vejamos as etapas bsicas da fabricao.

A U L A

Planejamento
A primeira tarefa consiste em planejar o processo de fabricao do peo. Vamos selecionar e definir em detalhes os processos a serem executados numa pea, de acordo com as suas especificaes. O planejamento de processo pode ser definido como o ato de preparar instrues de operao detalhadas para transformar um desenho de engenharia em produto final. Dessa forma, a fabricao do produto passa pelas seguintes etapas: determinao do mtodo, dispositivo de fixao e equipamento, levandose em conta as padronizaes existentes; determinao da seqncia das modalidades de processo (torneamento, fresamento, furao etc.) e das respectivas operaes (faceamento, torneamento cilndrico etc.); seleo das ferramentas aplicveis; seleo das condies de processo, velocidade de corte, avano, profundidade etc. Adaptando estes itens ao projeto do peo, obtemos a seguinte tabela:
EQUIPAMENTO: TORNO DISPOSITIVO DE FIXAO: PLACA DE TRS CASTANHAS
SEQNCIA DE OPERAES FERRAMENTAS

- MATERIAL: AO ABNT 1045


CONDIES DE USINAGEM

1. Torneamento de desbaste 2. Acabamento do perfil 3. Sangramento

Desbaste Acabamento Bedame

Vc = 150 m/min f = 0,6 mm/rotao Vc = 250 m/min f = 0,05 mm/rotao Vc = 100 m/min f = 0,4 mm/rotao

Dados de planejamento de processo para o peo: Vc a velocidade de corte e f o avano de corte.

A figura a seguir ilustra cada operao com suas respectivas ferramentas.


Possvel seqncia de fabricao do peo

1. operao de desbaste

2. acabamento do perfil

3. sangramento

O conjunto das decises tomadas em cada uma das etapas anteriores no nico. Por exemplo, se mudarmos a velocidade de corte da operao n 1, de 150 m/min para 180 m/min, estaramos com outra soluo. As solues devem basear-se em critrios que otimizem medidas de custo ou tempo de fabricao. O resultado do planejamento do processo um plano tambm conhecido como roteiro ou folha de processo. Ele orienta, detalhadamente, como fabricar determinado componente.

No s o setor de produo que necessita das informaes contidas nas folhas de processo. Por exemplo, para o Planejamento e Controle da Produo necessria a seqncia de operaes e respectivos tempos das operaes para definir o nvel de utilizao dos equipamentos e a capacidade da empresa para atender a um pedido de cliente. Na contabilidade de custos, o plano de processos facilita uma estimativa dos custos de fabricao de um componente, ainda na fase de projeto, permitindo comparar solues tecnicamente viveis. Planejamento e pedido de material De posse da lista de material feita pelo projetista, o encarregado do processamento verifica se todo o material est disponvel em estoque e, se for o caso, compra os itens que faltam. Programao e controle da produo (PCP) A produo de um componente deve ser programada segundo a capacidade produtiva, levando-se em conta a disponibilidade de material, os dispositivos de fixao, ferramentas, mo-de-obra etc. Manufatura e montagem A pea trabalhada em mquinas especficas que implementam o processo de fabricao. No caso do peo, utilizaramos um torno de comando numrico, dotado de uma placa de trs castanhas. Controle de qualidade Ao final de cada etapa de fabricao, as peas devem ser inspecionadas para se verificar se atendem s especificaes tcnicas do projeto, escritas na documentao do projeto. Para isso, podem ser empregados instrumentos de medio. Entrega ao cliente O produto embalado e entregue ao cliente.

A U L A

Impacto das tecnologias de automao no ciclo do produto


No exagero dizer que em cada etapa seria possvel inserir alguma tecnologia de automao. Com exceo das etapas do projeto que exigem criatividade, as demais etapas podem ser automatizadas. Desde o incio, tudo pode ser automatizado. Basta que as ferramentas do projeto auxiliado por computador (CAD) abranjam as etapas de concepo e projeto propriamente dito. Planejam-se o projeto e o processo com auxlio do computador (CAPP), fabricam-se as peas em mquinas controladas numericamente, com programao feita por meio de ferramentas CAM: manufatura auxiliada por computador. Os sistemas computacionais tornaram-se ferramentas indispensveis aplicao de tcnicas modernas de produtividade nas atividades de projeto e na fabricao. importante que as empresas e seu pessoal conheam bem as ferramentas de automao, principalmente quando os lotes que sero produzidos forem pequenos, pois neste caso os custos relativos ao projeto e planejamento so proporcionalmente maiores. Mesmo as atividades de controle de qualidade e os testes podem ser automatizados.

A U L A

CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO E AS TECNOLOGIAS DE AUTOMAO

O objetivo final obter um ciclo cada vez mais rpido, reduzindo-se o tempo de produo do produto. Alcanando-se esta meta, pode-se aumentar a produtividade e reduzir custos. Mas tudo tem um incio... Todas as tecnologias que hoje se disseminam na sociedade tm seus alicerces em conceitos fundamentais de eletricidade e eletrnica. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios

Marque com X a resposta correta. Exerccio 1 A primeira etapa de um projeto : a) ( ) otimizao; b) ( ) definio do problema; c) ( ) sntese; d) ( ) reconhecimento da necessidade. Exerccio 2 Por sntese, entende-se: a) ( ) otimizao de processos; b) ( ) anlise de resultados; c) ( ) gerao de solues; d) ( ) estabelecimento de necessidade. Exerccio 3 Escreva o significado das siglas abaixo: CAD: ....................................................................................................................... CAM: ...................................................................................................................... CAPP: .....................................................................................................................

A UU AL A L

Eletricidade e automao
operrio desperta com o toque do rdiorelgio. Levanta, acende a luz. Toma um banho quente. Prepara seu lanche com auxlio da torradeira eltrica. Sai de casa, pega um trlebus. Chega fbrica, marca o ponto na mquina leitora de cartes magnticos. Dirige-se ao posto de trabalho e l est o torno CNC dando os ltimos retoques numa pea. Alguma coisa ajuda a vida do operrio desde que ele acorda. a eletricidade. Voc j imaginou o mundo sem eletricidade? No existiria nenhum dos equipamentos de que o operrio precisou. Nem o rdio, nem a televiso. Tampouco existiriam as mquinas comandadas por computador e robs. Certamente, sem a eletricidade a automao no teria alcanado o estgio de desenvolvimento que possui hoje. Para poder imaginar um mundo sem eletricidade, temos de regredir mais de cem anos. Foi somente no ltimo quarto do sculo passado que os primeiros geradores de eletricidade, os dnamos, foram aperfeioados de modo a se tornarem fontes de suprimento. Em 1875, um desses geradores foi implantado em Paris (Frana), para fornecer eletricidade s lmpadas de uma estao. Mas o que a eletricidade? Esta uma questo em parte j respondida na Aula 1 deste mdulo, quando tratamos da automao de forma mais genrica. Nesta aula vamos abordar conceitos tcnicos, que so fundamentais para a aplicao da automao.

Um problema

Eletricidade
Eletricidade uma manifestao de uma forma de energia associada a cargas eltricas, paradas ou em movimento. O que possui cargas eltricas so os eltrons, partculas minsculas que giram em volta do ncleo dos tomos que formam as substncias. A figura a seguir representa um tomo de hidrognio.

A U L A

3
representao do tomo de hidrognio

Na Grcia antiga, j se conhecia a propriedade do mbar de atrair partculas de p ao ser esfregado em outro material. O mbar uma resina amarela, semitransparente e quebradia, e na lngua grega chamada de elektron . Talvez tenha sado da o nome da eletricidade. Ocorre que certos materiais perdem cargas eltricas quando atritados com outros (ou, dependendo do material atritado, ganham cargas eltricas em vez de perd-las). Quando ganham, dizemos que ficam carregados negativamente, pois convencionou-se dizer que os eltrons possuem cargas negativas. Quando perdem eltrons, ficam carregados positivamente. Estando eletricamente carregado, o material capaz de atrair corpos eletricamente neutros e cargas com sinais opostos. Este fato pode ser verificado facilmente. Por exemplo, um pente depois de ser atritado vrias vezes contra o cabelo atrai pedaos pequenos de papel picado. Esta forma de eletricidade chama-se eletrosttica.

Tenso, corrente e resistncia eltricas


No ano 1800, o italiano Alessandro Volta inventou a pilha eltrica. Ele observou que dois metais diferentes, em contato com as pernas de uma r morta, fizeram a perna da r se movimentar. Volta concluiu acertadamente que o movimento da perna da r devia-se passagem de eltrons, a que ele denominou corrente eltrica. Mais tarde, Volta descobriu que os eltrons se movimentavam de um metal para outro, atravs da perna da r, impulsionados por uma diferena de cargas eltricas entre os metais. Essa diferena, capaz de provocar o movimento ordenado dos eltrons de um metal para outro, chamada hoje de tenso eltrica ou diferena de potencial eltrico. A unidade de medida de tenso eltrica o volt, em homenagem a Alessandro Volta. A pilha de Volta, ou pilha voltaica, ou qualquer gerador de tenso eltrica so capazes de manter entre seus plos uma diferena de potencial. H o plo positivo, que tem menos eltrons e o negativo, que tem mais eltrons. Um material condutor (como o fio de cobre, no qual os eltrons se movimentam de um tomo a outro com mais facilidade) quando ligado entre os dois plos

Tenso eltrica: diferena de potencial eltrico entre dois pontos, capaz de gerar movimento ordenado dos eltrons entre um ponto e outro.

do gerador permite a passagem de corrente eltrica no sentido do negativo para o positivo. O corpo que tem menos eltrons tende a atrair os eltrons do corpo que tem mais.

A U L A

pilha gerando corrente em um condutor

As figuras representam um circuito eltrico. Qualquer caminho fechado por onde possa passar a corrente eltrica forma um circuito eltrico. O circuito tambm pode ser desenhado com smbolos:

pilha gerando corrente em um condutor com a pilha substituda pelo seu smbolo

A corrente eltrica provocada por uma pilha chamada corrente contnua contnua, pois sempre percorre o circuito no mesmo sentido. Assim tambm a corrente gerada pelas baterias dos automveis. As mquinas utilizadas na automao necessitam de corrente contnua para movimentar certos tipos de motores e grande parte dos componentes eletrnicos. Em 1831, Michael Faraday observou que ms em movimento dentro de circuitos fechados do origem corrente eltrica.

Corrente contnua: movimento ordenado de cargas eltricas, sempre no mesmo sentido, do plo negativo de uma fonte para o plo positivo. Sua unidade de medida o ampre.

movimento de m gerando corrente

A U L A

Corrente alternada: movimento ordenado de cargas eltricas, porm com sentido que muda de um instante para outro. A freqncia com que a corrente alternada muda de sentido depende do tipo de gerador utilizado.

Outra coisa que Faraday percebeu, usando instrumentos sensveis ao movimento dos eltrons, foi que, afastando-se o m do circuito, o sentido da corrente mudava. Assim, com movimentos de aproximao e afastamento do m, produziu-se pela primeira vez uma corrente eltrica que mudava de sentido. Isto recebeu o nome de corrente alternada alternada.

As usinas geradoras de energia eltrica produzem tenso e corrente alternadas. O smbolo de um gerador de tenso alternada mostrado na figura ao lado. Este o tipo de tenso que encontramos nas tomadas de nossas residncias e fbricas.

smbolo do gerador de tenso alternada

Observe que no existe definio de qual seja o plo positivo ou negativo. O que de fato ocorre que a polaridade da tenso alternada se inverte vrias vezes a cada segundo. No Brasil, graas velocidade com que giram as turbinas das nossas hidreltricas, a polaridade da tenso alternada se inverte 60 vezes a cada segundo.

tomada de tenso alternada

As mquinas que necessitam de corrente contnua devem possuir um dispositivo capaz de converter a tenso alternada recebida da rede eltrica para a tenso contnua necessria, num esquema como o da figura a seguir.

converso de tenso alternada para contnua em mquinas de corrente contnua

Para distribuir a eletricidade, foram inicialmente utilizados condutores de ferro, depois substitudos pelos de cobre, melhor condutor eltrico. Eltrons em movimento chocam-se com os tomos do material condutor. Isto dificulta a corrente eltrica. A esta oposio passagem de corrente eltrica

d-se o nome de resistncia eltrica e seu smbolo mostrado na figura a seguir. eltrica, Sua unidade de medida o ohm.

A U L A

smbolo da resistncia eltrica

Potncia eltrica
A eletricidade, convertida em outra forma de energia, pode ser utilizada em diversas situaes comuns. o caso, por exemplo, da resistncia de um chuveiro, que aquece a gua que passa pela resistncia eltrica. Dizemos que o chuveiro converte energia eltrica em energia trmica. Os motores eltricos, quando recebem tenso, giram seu eixo. Dizemos que os motores convertem energia eltrica em energia mecnica, possibilitando que outros corpos sejam movimentados por meio do giro de seu eixo. Os gases das lmpadas fluorescentes emitem luz ao serem percorridos pela corrente eltrica. Dizemos que as lmpadas convertem energia eltrica em energia luminosa. Voc mesmo capaz de observar vrias situaes em que a energia eltrica convertida em outra forma de energia, a fim de gerar alguma coisa til sociedade. A quantidade de energia que um sistema eltrico capaz de fornecer depende da tenso e da corrente do sistema eltrico. Mais precisamente, chamamos de potncia eltrica, cujo smbolo a letra P, a capacidade de fornecimento de energia num certo intervalo de tempo. A unidade de medida da potncia eltrica o watt, em homenagem ao inventor de motores, o escocs James Watt (1736-1819).
Potncia eltrica: capacidade de fornecimento de energia eltrica num intervalo de tempo. Para o sistema que recebe a energia eltrica e a converte em outra forma de energia, a potncia eltrica representa a capacidade de absoro e converso de energia num dado intervalo de tempo.

Problemas energticos atuais


Atualmente, o desenvolvimento de qualquer nao est associado produo de energia eltrica. As naes andam preocupadas com o elevado consumo de energia eltrica. A construo de usinas hidreltricas, principal fonte de energia eltrica em diversos pases, como o Brasil, requer altos investimentos. As obras de uma usina, alm de caras, produzem alteraes irreversveis no meio ambiente, tais como mudana no curso de rios, inundao de florestas, mudanas climticas e desapropriaes. Por isso, economizar energia um dever de todo cidado. E ns podemos fazer isso em casa e na fbrica. Em casa, ligando apenas o necessrio, nas horas certas. Ligar apenas e somente o necessrio um hbito que podemos levar para o trabalho. Nas fbricas, os tcnicos j se preocupam em especificar mquinas que sejam mais eficientes, isto , que executem mais trabalho com menor consumo de energia.

A U L A

3
Exerccios

Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

Marque com X a resposta correta. Exerccio 1 Eletricidade uma manifestao de uma forma de energia associada ao movimento ordenado dos: a) ( ) planetas; b) ( ) eltrons; c) ( ) prtons; d) ( ) ncleos atmicos. Exerccio 2 O plo negativo de uma fonte de tenso eltrica assim chamado porque, comparado ao seu plo positivo, ele possui: a) ( ) menos eltrons; b) ( ) a mesma quantidade de eltrons; c) ( ) mais eltrons; d) ( ) mais corrente. Exerccio 3 Em um circuito eltrico, a corrente contnua quando os eltrons movimentam-se sempre: a) ( ) no mesmo sentido; b) ( ) mudando de sentido; c) ( ) da direita para a esquerda; d) ( ) em estrutura cristalina. Exerccio 4 Associe a primeira coluna segunda coluna: a) Tenso eltrica b) Corrente eltrica c) Resistncia eltrica d) Potncia eltrica 1. ( 2. ( 3. ( 4. ( ) Oposio passagem de corrente eltrica. ) Diferena de potencial eltrico capaz de gerar corrente eltrica. ) Energia eltrica desenvolvida num intervalo de tempo. ) Movimento ordenado dos eltrons.

A UU AL A L

Eletricidade: acionamento de motores eltricos


omo se pode converter energia eltrica em energia mecnica? Considere a situao descrita a seguir. Tic-tac, blamp-blump, zuuuummmm... So as mquinas em movimento. o movimento automatizado das mquinas que substitui na prtica o trabalho humano. Vamos examinar o trabalho mecnico das mquinas. Quando as lminas de um liquidificador giram para triturar uma fruta, ou quando um rob ergue uma pea, podemos dizer que essas mquinas esto desenvolvendo sua capacidade de trabalho mecnico, isto , sua energia mecnica. Mas energia alguma coisa muito sria para ser produzida por uma mquina. Em geral, as mquinas no produzem energia. Elas apenas convertem a energia que recebem em outra forma de energia. As mquinas eltricas convertem energia eltrica em energia mecnica para poderem trabalhar. Pode reparar: o liquidificador tem l um motorzinho que gira quando ligado na tomada, o rob tem motores eltricos que so acionados para movimentar mecanismos que erguem, giram, agarram e soltam. E outras mquinas tambm possuem motores eltricos que so os responsveis pela converso da energia eltrica em energia mecnica. Nesta aula, vamos estudar o princpio de funcionamento dos motores eltricos, to importantes para a automao de equipamentos e processos de fabricao quanto os motores a combusto para os automveis. Sem eles, simplesmente no haveria automao. Apresentaremos tambm alguns dos modelos de motores eltricos existentes, destacando suas diferenas e aplicaes.

Um problema

Princpio de funcionamento
O funcionamento dos motores se baseia num princpio fsico relativo ao campo magntico gerado ao redor de um condutor quando percorrido por uma corrente eltrica.

A U L A

Campos magnticos de mesma polaridade se repelem e campos magnticos de polaridade diferente se atraem.

A finalidade de um motor eltrico gerar movimento. Assim, sua construo deve prever peas mveis que se movimentem de acordo com o campo magntico gerado pela corrente eltrica que percorre os condutores do motor. Os elementos bsicos de um motor so: Estator - pelo nome, podemos deduzir que se trata de uma parte fixa. Nesta parte do motor normalmente existem campos magnticos fixos, criados por ms permanentes ou eletrom. Rotor - uma parte mvel do motor, ligada ao eixo de transmisso de movimento. Nesta parte do motor normalmente existem bobinas, percorridas por correntes eltricas que geram campos magnticos. Em funo da polaridade, os campos magnticos submetem o rotor a foras de atrao e repulso, produzindo o movimento giratrio do rotor.

Coletor ou comutador - esta parte do motor liga as bobinas rede eltrica, de modo que o rotor se movimenta sem curtos-circuitos nos fios ligados rede eltrica.
Campo magntico: espao localizado ao redor de um m ou de um fio percorrido por corrente eltrica, e no qual ocorrem fenmenos magnticos de atrao e repulso entre corpos.

Bobinas - so enrolamentos de condutores percorridos por corrente eltrica. Devido ao fluxo de eltrons, os enrolamentos ficam submetidos a um campo magntico que interage com o campo magntico do estator, gerando o movimento desejado. Escovas so contatos do comutador. Em resumo, o magnetismo de ms em movimento gera corrente eltrica em circuitos fechados ou bobinas de condutores. Tambm ocorre o efeito contrrio: corrente eltrica num condutor gera magnetismo ao seu redor, formando um campo magntico magntico.

Os motores so construdos para que se possa aproveitar os efeitos magnticos da corrente eltrica.

A U L A

Motores de corrente contnua


Como voc pode ver na figura a seguir, o motor de corrente contnua constitudo de uma parte fixa e outra mvel.

A parte fixa, que chamamos de estator, possui peas fixas (sapatas polares) em torno das quais se enrolam fios de cobre, formando bobinas. Com a passagem da corrente contnua, criam-se plos magnticos ao redor das peas polares, que substituem os ms apresentados na segunda figura do tpico funcionamento. Princpio de funcionamento Duas escovas de grafita tambm ficam presas ao estator e recebem os plos da tenso eltrica contnua que alimenta o motor.

A parte mvel, chamada rotor, pode girar em torno do estator, pois as bobinas do estator so percorridas por uma corrente eltrica que chega at elas pelo comutador. O fio movimenta-se ao ser atravessado pela corrente e faz girar o rotor. Isso acontece devido ao magnetismo dos campos permanentes do estator, que exercem uma fora magntica sobre os eltrons em movimento no interior do condutor, tentando modificar suas trajetrias; o sentido da fora depende do sentido da corrente. Ao girar, o fio perde o contato com as escovas ligadas ao comutador. Entretanto, este movimento logo coloca um novo par de terminais de fio em contato com as escovas, e o rotor continua em movimento. O comutador funciona como uma combinao automtica de chaves que mantm a corrente sempre no mesmo sentido no condutor. Para inverter o sentido de rotao do motor basta inverter a polaridade da tenso eltrica aplicada s escovas. Motores de corrente contnua podem movimentar cargas pesadas, desde que possuam uma construo resistente. So empregados em guindastes, elevadores, locomotivas, prensas, estamparias e mquinas-ferramenta.
Fora magntica: fora de natureza magntica que age sobre corpos que apresentam cargas eltricas (letrons) em movimento no interior de um campo magntico. Qualquer fio sob a ao de um campo magntico movimentado pela fora magntica ao ser percorrido por uma corrente eltrica.

A U L A

Motores universais de corrente alternada


Os motores de corrente alternada podem ser ligados diretamente rede eltrica. Graas maneira como so construdos, aproveitam o efeito da corrente alternada para funcionar. A figura a seguir mostra estator e rotor de um motor de corrente alternada. Ele muito parecido com o motor de corrente contnua, pois pode funcionar tambm com este tipo de corrente. Por isso recebe o nome de motor universal, pois funciona com corrente alternada ou contnua. um motor de baixa potncia (at 500 watts), muito utilizado em mquinas como liquidificadores, enceradeiras, aspiradores de p, serras e lixadeiras.

Quando o motor universal recebe corrente alternada, h uma mudana no sentido da corrente nas bobinas do estator e nos fios, mas essa variao no altera o sentido de giro do motor. S possvel inverter o sentido do movimento de rotao trocando as ligaes das escovas pelas bobinas do estator. Assim, o campo magntico fixo muda de polaridade.

Motores de induo de anel


Existem tambm os motores de corrente alternada sem escovas. So chamados motores de induo. Nestes motores, o magnetismo do estator, ao variar com a corrente alternada que o atravessa, induz correntes no rotor. Essas correntes induzidas no rotor formam ao seu redor um magnetismo que se ope ao magnetismo do estator. Assim, o motor tende a ficar parado! Se o rotor estiver em movimento, por inrcia ele continuar girando, pois, como os campos se anulam, o resultado das foras zero. Desta forma, o motor de induo, para funcionar, necessita de um empurrozinho para sair da inrcia, do estado parado. Como estamos falando de automao, claro que esta mozinha no ser dada por um homem, mas por uma alterao na construo do motor, que permitir a partida automtica. A figura a seguir mostra o esquema de um motor de induo, com um anel de cobre no estator. Este anel afeta o campo magntico; portanto, as foras de atrao e repulso se alteram e o resultado deixa de ser zero, fazendo o rotor se movimentar.

A U L A

Motores de induo de bobina auxiliar


Outros motores utilizam uma bobina auxiliar, que d aquela mozinha no incio. H duas bobinas no estator: uma de fio mais grosso e com grande nmero de voltas ( a bobina principal) e outra de fio mais fino e com poucas voltas, usada somente na partida. Este motor gira porque h uma diferena entre os magnetismos gerados nas bobinas. Enquanto a bobina auxiliar est operando, o magnetismo decorrente da diferena entre as duas bobinas vai mudando de posio e fazendo o rotor girar. Depois da partida, um interruptor automtico existente no motor corta a corrente da bobina auxiliar e o motor continua funcionando normalmente, apenas com o magnetismo da bobina principal. Motores de induo de anel tm potncia mxima na faixa dos 300 watts, e so usados para acionar cargas leves. Os de bobina auxiliar chegam a 600 watts. E, por encomenda, pode-se obter motores de potncia ainda maior.

Mquinas trifsicas
Os motores de corrente alternada, de que tratamos at aqui, funcionam com uma s tenso eltrica: 110 V, 220 V ou outras. Estas tenses so aplicadas por meio de dois fios, um deles chamado fase e o outro neutro Motores que neutro. funcionam assim so chamados monofsicos. As turbinas das hidreltricas produzem trs tenses, porque tm trs bobinas com seus centros distanciados cerca de 120 graus um do outro. As tenses se apresentam em trs fases e suas variaes so descompassadas (atrasadas umas em relao s outras), embora variem sempre no mesmo ritmo (60 vezes por segundo). Esse sistema chamado trifsico, e muito usado em instalaes industriais.

A U L A

As mquinas eltricas se dividem em: alternadores, que geram energia eltrica a partir do movimento mecnico rotor; motores, que empregam energia eltrica para realizar um movimento (energia mecnica).

Motor eltrico trifsico


O estator do motor trifsico possui trs enrolamentos, distantes 120 um do outro. So preparados para receber as tenses do sistema trifsico. Quando as tenses eltricas do trifsico, atrasadas entre si, so aplicadas s trs fases do estator, forma-se um magnetismo que vai mudando de posio e gira conforme o tempo vai passando. Esse magnetismo giratrio induz correntes no rotor. A partir da, j sabemos o que acontece: o magnetismo fora o rotor, sustentado por mancais que acompanham seu movimento. Nos fios do rotor bobinado pode-se ligar resistncias externas que permitem controlar a corrente no rotor. Altas correntes significam altas velocidades. Os motores trifsicos so utilizados em aplicaes que requerem acionamento de cargas pesadas, como guindastes, pontes rolantes e equipamentos transportadores. Podem ser ligados em tenses eltricas de 220 V, 380 V, 440 V e 760 V.

Posio e velocidade dos motores eltricos


Os motores eltricos usados em sistemas de automao geralmente requerem algum controle. Pense num rob que retira uma pea usinada de um torno CNC e a coloca sobre a bandeja de um veculo de transporte. Seus movimentos seriam: saindo de uma posio conhecida, partir e acelerar; ao aproximar-se de uma posio favorvel de ataque pea, desacelerar at parar; aproximar-se da pea a baixa velocidade; parar e agarrar a pea; partir de volta e acelerar; desacelerar at parar numa posio favorvel para soltar a pea no veculo; soltar a pea. Os motores eltricos envolvidos neste movimento devem ter controle de velocidade (para acelerao e desacelerao) e de posicionamento. So controles crticos porque se o rob se aproximar da pea numa trajetria errada, dependendo da velocidade de aproximao poder colidir com algum acessrio ou quebrar a pea. O mesmo poderia acontecer na hora de soltar a pea. Em outras situaes, esses controles so determinantes para a qualidade e confiabilidade do trabalho produzido pelas mquinas. Para fresar uma pea numa mquina CNC, costuma-se utilizar trs motores eltricos: um para movimentos horizontais, outro para movimentos verticais e um terceiro para movimentos em profundidade. O controle de velocidade e de posicionamento dos trs motores mantm as peas dentro de especificaes quanto posio de furos, profundidade de cavidades etc.

O controle de velocidade e de posicionamento feito em ciclos de realimentao (feedback), nos quais a posio e a velocidade de deslocamento constituem informaes importantes para o controle do motor. Motores eltricos utilizados em ciclos de realimentao normalmente j vm com sensoriamento acoplado ao seu eixo. Neste caso, o motor passa a receber a designao de servomotor, pois torna-se um escravo total do ciclo de realimentao. Existem servomotores de corrente contnua e de corrente alternada. Ao receber os sinais eltricos dos sensores, o mdulo de controle opera de modo a variar a potncia eltrica do motor. Isto costuma ser feito alterando-se os valores das tenses eltricas entregues ao motor ou, ainda, controlando-se o tempo durante o qual o motor recebe essas tenses. Hoje, o elemento de comparao construdo por meio de computador ou, no mnimo, com dispositivo eletrnico com caractersticas de computador. O computador deve estar preparado com um programa capaz de receber sinais (na forma de tenses eltricas), compar-los com valores preestabelecidos e devolver sinais para o controle assumir as aes necessrias em relao ao motor: partir, acelerar, desacelerar, parar, conforme o caso.

A U L A

Motor de passos
Os ciclos de realimentao, que incluem sensores para indicar a posio e a velocidade do motor, tornam complicado aquilo que parecia simples. Para girar um motor at uma determinada posio, com velocidade controlada, so necessrios equipamentos sofisticados. Entretanto, existe um tipo de motor que, como veremos, no requer sensoriamento, pois se comporta muito bem: o motor de passos passos. Este motor, como diz o nome, gira a partir de combinaes de tenses que so aplicadas em suas bobinas. Na realidade, para que eles funcionem, necessria a informao de quantos passos o motor deve se deslocar, a partir da posio original. Portanto, no necessrio um sistema de sensoriamento para verificar a posio em que o motor se encontra, pois ele sempre estar a N passos da posio de origem (N o nmero de passos indicado pelo controlador). A preciso do deslocamento destes motores indicada pelo valor de cada passo, dado em graus. Por exemplo: se um motor de passos tem preciso de 1,8, isto significa que, em cada combinao de tenso aplicada ao motor, ele se desloca 1,8, ou seja 1/200 avos de uma volta completa. Para o motor dar uma volta completa de 360, necessrio que o controlador gere 200 combinaes de tenses, isto , 200 passos. A potncia desses motorzinhos pequena, por isso sua aplicao principal o acionamento de cargas leves. Utilizam-se motores de passos em perifricos de computador (impressoras, plotters , acionadores de disco). Tambm aparecem em robs transportadores de cargas leves, e mesmo em algumas mquinas-ferramenta CNC de pequeno porte.

A U L A

Tic-tac, blamp-blump, zuuuummmm....... Agora, toda vez que voc ouvir o barulho do movimento das mquinas, esperamos que se lembre dos motores eltricos. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

4
Exerccios

Exerccio 1 Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) diante das afirmaes a seguir, sobre motores eltricos de corrente contnua: a) ( ) devem ser alimentados com tenso eltrica contnua; b) ( ) seu rotor deve ser energizado com corrente alternada; c) ( ) mudam o sentido do giro quando se invertem os plos da tenso contnua aplicada; d) ( ) podem ser ligados diretamente na rede eltrica.

Exerccio 2 Associe, corretamente, a primeira coluna segunda: a) Estator b) Rotor c) Comutador d) Escovas 1. ( 2. ( 3. ( 4. ( ) Recebe a tenso eltrica que alimenta o comutador. ) Parte fixa do motor. ) Parte mvel do motor. ) Funciona como uma espcie de chave automtica para os fios do rotor.

Exerccio 3 Marque com X a alternativa que aponta a principal diferena entre o motor de corrente alternada universal e o motor de induo: a) ( ) o motor de induo no possui estator, enquanto o motor universal possui; b) ( ) o motor de induo tem rotor bobinado, enquanto o motor universal no tem; c) ( ) o motor de induo no necessita de corrente eltrica para funcionar, enquanto o motor universal necessita de corrente; d) ( ) no motor de induo, a corrente no rotor induzida pelo campo magntico varivel do estator, enquanto no motor universal a corrente vem da rede eltrica.

Exerccio 4 Escolha as palavras que melhor completam a seguinte frase: Nos fios do rotor bobinado de um motor trifsico pode-se ligar .................. externas que permitem controlar a ................. no rotor. a) resistncias, corrente; b) lmpadas, fasca; c) chaves, sujeira; d) cargas, tenso.

A UU AL A L

Atuadores e vlvulas
V

oc j viu nas aulas anteriores que possvel transformar energia eltrica em energia mecnica por meio de uma mquina: o motor eltrico. Na indstria atual, o motor eltrico o principal responsvel pelo fornecimento da energia mecnica necessria ao movimento de outras mquinas. E sua importncia aumenta ainda mais quando se trata de automatizar equipamentos e processos de fabricao. Mas... ser que s os motores eltricos so capazes de fornecer energia mecnica? o que veremos nesta aula.

Um problema

Introduo
Alm dos motores eltricos, existem outras formas de obter energia mecnica. Pense, por exemplo, naquela roda dgua que voc viu um dia no stio do seu av. Lembra-se? A gua chegava por uma calha e caa sobre uma roda cheia de ps espalhadas em todo seu contorno, fazendo-a girar. O eixo dessa roda era ligado a alguma outra mquina, como um moedor de milho, por exemplo, que usava a energia mecnica para realizar seu trabalho. Se seu av no tem stio e muito menos roda dgua, que tal este outro exemplo: um catavento. Aquele com que voc brincava quando era criana: uma folha de papel dobrada, formando trs ou quatro aletas, e presa a uma vareta com um alfinete. Voc assopra e o catavento gira. Olha a a energia mecnica novamente. Observe que nestes dois exemplos no chegamos nem perto de eletricidade. Porm, em ambos utilizamos o que chamamos de fluido: gua, na roda dgua do stio do seu av, e ar, no catavento da sua infncia. E observe outra coisa: tanto o ar como a gua atingiram as ps da roda dgua ou do catavento com uma certa presso. Foi essa presso, ou seja, essa fora distribuda sobre a rea das ps que fez com que tanto a roda quanto o catavento girassem. Dessa forma, podemos usar fluidos (lquidos e gases) sob presso para produzir energia mecnica. Em outras palavras, podemos transformar a energia de presso dos fluidos em energia mecnica.

A U L A

A evoluo tecnolgica acabou por escolher dois fluidos para participar dessa transformao: leo e ar. Dicas tecnolgicas O ramo da tecnologia dedicado ao estudo das mquinas que utilizam leo sob presso passou a chamar-se Hidrulica Hidrulica. Quando o fluido utilizado ar sob presso ou ar comprimido, como mais comumente chamado, estamos no campo da Pneumtica Pneumtica. Mas no ficamos totalmente livres da eletricidade. Se voc pensou que poderia esquec-la, enganou-se. que na indstria, para pressurizar o ar ou o leo, so necessrias outras mquinas: compressores, no caso de ar, e bombas hidrulicas, para o leo. E adivinhe o que movimenta essas mquinas? Isso mesmo, motores eltricos. Como voc pode ver, embora em hidrulica e pneumtica no se transforme energia eltrica diretamente em energia mecnica, a utilizao de energia eltrica ocorre numa etapa anterior, quando a transformamos em energia de presso do fluido.

Atuadores
Mas a essa altura voc deve estar perguntando: ser que vamos utilizar rodas dgua e cataventos para automatizar mquinas? Com o passar do tempo, o homem criou e aperfeioou mecanismos cuja funo transformar energia de presso de fluidos em energia mecnica. Esses mecanismos so denominados atuadores pois sua funo aplicar atuadores, ou fazer atuar energia mecnica sobre uma mquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Alis, o motor eltrico tambm um tipo de atuador. A nica diferena, como j observamos, que ele emprega energia eltrica e no energia de presso de fluidos. Os atuadores que utilizam fluido sob presso podem ser classificados segundo dois critrios diferentes: Quanto ao tipo de fluido empregado, podem ser: - pneumticos: quando utilizam ar comprimido; - hidrulicos: quando utilizam leo sob presso. Quanto ao movimento que realizam, podem ser: - lineares: quando o movimento realizado linear (ou de translao); - rotativos: quando o movimento realizado giratrio (ou de rotao). J os atuadores rotativos podem ser classificados em: angulares: quando giram apenas num ngulo limitado, que pode em alguns casos ser maior que 360. contnuos: quando tm possibilidade de realizar um nmero indeterminado de rotaes. Nesse caso, seriam semelhantes roda dgua e ao catavento mencionados anteriormente. So os motores pneumticos ou hidrulicos.

Atuadores lineares Os atuadores lineares so conhecidos como cilindros ou pistes pistes. Um exemplo de pisto uma seringa de injeo, daquelas comuns, venda em farmcias. S que ela funciona de maneira inversa dos atuadores lineares. Numa seringa, voc aplica uma fora mecnica na haste do mbolo. O mbolo, por sua vez, desloca-se segundo um movimento linear (de translao), guiado pelas paredes do tubo da seringa, e faz com que o fluido (no caso, o medicamento) saia sob presso pela agulha. Ou seja, est ocorrendo uma transformao de energia mecnica em energia de presso do fluido. Agora vamos inverter o funcionamento da seringa. Se injetarmos um fluido (gua, por exemplo) pelo ponto onde a agulha acoplada ao corpo da seringa, o mbolo ir se deslocar segundo um movimento linear. Estaremos, ento, transformando energia de presso do fluido em energia mecnica. A sim, teremos um atuador linear. Cilindros hidrulicos e pneumticos tm construo muito mais complexa do que simples seringas de injeo, pois as presses dos fluidos e os esforos mecnicos so muito maiores. Como esses cilindros realizam operaes repetitivas, deslocando-se ora num sentido ora em outro, devem ser projetados e construdos de forma cuidadosa, para minimizar o desgaste de componentes e evitar vazamento de fluidos, aumentando, assim, sua vida til.

A U L A

vista em corte de um cilindro hidrulico

Os cilindros compem-se normalmente de um tubo cuja superfcie interna polida, um pisto (ou mbolo) fixado a uma haste e duas tampas montadas nas extremidades do tubo. Em cada uma das tampas h um orifcio por onde o fluido sob presso entra no cilindro e faz com que o pisto seja empurrado para um lado ou para outro dentro do tubo. Entre as vrias peas (fixas ou mveis) que compem o conjunto, existem vedaes de borracha ou outro material sinttico para evitar vazamentos de fluido e entrada de impurezas e sujeira no cilindro. Essas vedaes recebem nomes diferentes de acordo com seu formato, localizao e funo no conjunto. Assim, temos retentores, anis raspadores e anis O, entre outros.

A U L A

Em alguns casos, como se pode ver no lado direito do cilindro da figura anterior, utilizam-se amortecedores de fim de curso. Durante o movimento do mbolo para a direita, e antes que o pisto atinja a tampa, um mbolo menor penetra num orifcio e reduz a passagem que o fluido atravessa. A velocidade do pisto diminui e, conseqentemente, o choque entre o pisto e a tampa do cilindro menos violento. Os cilindros pneumticos e hidrulicos encontram grande campo de aplicao em mquinas industriais, automticas ou no, e outros tipos de equipamentos, como os utilizados em construo civil e transportes (guindastes, escavadeiras, caminhes basculantes).

EXEMPLOS DE APLICAO DE CILINDROS HIDRULICOS E PNEUMTICOS

Atuadores rotativos Os atuadores rotativos, conforme classificao anterior, podem ser angulares ou contnuos. Os atuadores rotativos angulares so mais conhecidos como cilindros rotativos.

Nos atuadores lineares, como voc viu, o movimento do pisto de translao. Muitas vezes, no entanto, o movimento a ser feito pela mquina acionada requer do atuador um movimento de rotao. Basicamente, esses atuadores podem ser de dois tipos: de cremalheira e de aleta rotativa. O primeiro tipo constitui-se da unio de um cilindro pneumtico com um sistema mecnico. Na haste do pisto de um atuador linear usinada uma cremalheira. A cremalheira aciona uma engrenagem, fazendo girar o eixo acoplado a ela. No cilindro de aleta rotativa, apresentado na figura, uma p ou aleta pode girar de um determinado ngulo ao redor do centro da cmara do cilindro. A aleta, impulsionada pelo fluido sob presso, faz girar o eixo preso a ela num ngulo que raramente ultrapassa 300.

A U L A

vista de um cilindro rotativo

Os atuadores rotativos contnuos so mais conhecidos como motores pneumticos ou hidrulicos, conforme o fluido que os acione seja ar comprimido ou leo.

vista em corte de um motor hidrulico

Um motor hidrulico ou pneumtico consta de um rotor ao qual fixado um eixo. Ao longo da periferia do rotor existem ranhuras radiais, onde deslizam pequenas placas de metal denominadas palhetas. As palhetas so mantidas em contato com a parte interna do corpo do motor por meio de molas denominadas balancins ou pela ao da fora centrfuga que age sobre elas quando o rotor gira.

A U L A

Na carcaa do motor existem dois orifcios, respectivamente para entrada e sada do fluido sob presso. Ao entrar na cmara em que se encontra o rotor, o fluido sob presso empurra as palhetas do rotor. O rotor gira e, conseqentemente, o eixo preso a ele tambm. Esse movimento de rotao ento utilizado para acionar uma outra mquina.

Vlvulas
Vimos que para os atuadores funcionarem necessrio que o fluido (leo ou ar comprimido) chegue at eles. Ainda no explicamos como isso ocorre, porm no difcil imaginar uma tubulao de ao, borracha ou outro material ligando o compressor ou a bomba hidrulica ao atuador. Se o ar ou leo contiverem impurezas que possam danificar os atuadores, ser preciso acrescentar um filtro no caminho. Se o ar contm muito vapor dgua, ento acrescenta-se tubulao o que denominamos purgador para separar a gua do ar. purgador, Agora pense na instalao eltrica de sua casa. Imagine-a sem chave geral, disjuntores e interruptores de luz. Toda vez que voc quisesse acender a luz da sala, teria que subir no poste e ligar os fios de sua casa aos da rua. E para apagar... olha voc l no poste de novo. Trabalhoso, no? No caso dos atuadores, se desejamos que o pisto que foi acionado para a direita volte agora para a esquerda, temos que desligar o compressor ou a bomba, inverter as mangueiras dos dois lados do cilindro e religar o compressor ou a bomba. Mas existe um jeito mais fcil. Podemos direcionar o fluido dentro de um circuito hidrulico ou pneumtico por meio de vlvulas. As vlvulas so mecanismos que permitem controlar a direo do fluxo de fluido, sua presso e vazo (quantidade de fluido que passa por um ponto do circuito num certo tempo). Para cada uma destas funes existe um tipo especfico de vlvula. Nos circuitos hidrulicos e pneumticos, as vlvulas desempenham um papel semelhante ao das chaves, disjuntores e interruptores no circuito eltrico de sua casa. As vlvulas permitem controlar o atuador a ser acionado e o momento do acionamento da mesma forma que ao acionarmos os interruptores de luz indicamos qual lmpada deve ou no ficar acesa. Ao contrrio dos interruptores de nossa casa, que normalmente so acionados manualmente, as vlvulas hidrulicas e pneumticas podem ser acionadas manualmente, eletricamente ou por meio do prprio fluido sob presso. O caso do operador de retroescavadeira da figura a seguir um exemplo. Sua mquina tem vrios pistes hidrulicos, cada um deles responsvel por um determinado movimento. A cada um dos pistes est associada uma vlvula, acionada manualmente por meio de alavancas. O operador, ao acionar uma determinada alavanca, determina no apenas o pisto que ser acionado mas tambm o sentido de seu movimento (extenso ou retrao).

A U L A

EXEMPLOS DE APLICAO DE VLVULAS ACIONADAS MANUALMENTE

Vlvulas acionadas eletricamente As mquinas automticas que utilizam energia hidrulica ou pneumtica no precisam necessariamente de eletricidade para acionar suas vlvulas. Podese usar um conjunto de vlvulas manuais, acionadas pelo prprio fluido sob presso, para que a mquina execute seus movimentos e realize seu trabalho. No entanto, utilizando-se vlvulas acionadas eletricamente, os circuitos hidrulicos e pneumticos tendem a ficar mais simples. Alm disso, com o emprego crescente de computadores para controlar mquinas, o uso de vlvulas acionadas eletricamente tornou-se quase obrigatrio, uma vez que as ordens enviadas pelo computador mquina so sinais eltricos. As vlvulas acionadas eletricamente so normalmente chamadas solenides. solenides

vlvula solenide pneumtica

Solenide um fio eltrico enrolado num carretel. uma bobina. Quando ligamos os terminais deste fio rede eltrica, digamos, 110 volts, acontecem alguns fenmenos fsicos chamados eletromagnticos.

A U L A

Devido a esses fenmenos, a pea denominada ncleo da bobina, localizada na parte interna do carretel, sofre a ao de uma fora magntica e desloca-se dentro do carretel. O carretel uma pea cilndrica com vrias ranhuras radiais. Quando se aciona a vlvula, o carretel desloca-se em movimento linear, abrindo algumas passagens para o fluido e fechando outras. Assim, dependendo da posio do carretel no interior da vlvula, o fluido percorre um caminho ou outro. O carretel apresenta movimento nos dois sentidos: para a direita ou para a esquerda. Alm do acionamento eletromagntico, utilizado nas vlvulas solenides, os acionamentos que comandam os movimentos do carretel podem ser: manual: por meio de botes, alavancas ou pedais; mecnico: por meio de batentes, roletes e molas; pneumtico ou hidrulico: por meio do prprio fluido. As vlvulas e os pistes sozinhos tm pouca utilidade na automao. Para poderem realizar algum trabalho significativo, vrios componentes de tipos variados devem ser montados juntos, formando um conjunto.

componentes hidrulicos utilizados num centro de usinagem computadorizado

Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios

Marque com X a resposta correta. Exerccio 1 Para produzir energia mecnica, a hidrulica e a pneumtica usam, respectivamente, os seguintes fluidos: a) ( ) querosene e ar; b) ( ) gs carbnico e hidrognio; c) ( ) mercrio e leo; d) ( ) leo e ar.

Exerccio 2 Na indstria, obtemos ar comprimido por meio de: a) ( ) bombas pneumticas; b) ( ) bombas hidrulicas; c) ( ) compressores de ar; d) ( ) compressores de hidrognio. Exerccio 3 Comprime-se o leo com: a) ( ) compressores pneumticos; b) ( ) rolos eletrnicos; c) ( ) prensas mecnicas; d) ( ) bombas hidrulicas. Exerccio 4 Os mecanismos que transformam energia de presso de fluidos em energia mecnica so chamados: a) ( ) bombeadores; b) ( ) compressores; c) ( ) rolamentos; d) ( ) atuadores. Exerccio 5 Um fluido direcionado num circuito hidrulico ou pneumtico por meio de: a) ( ) vlvulas; b) ( ) pistes; c) ( ) bombas hidrulicas; d) ( ) compressores. Exerccio 6 Uma vlvula pode ser acionada: a) ( ) manualmente; b) ( ) eletricamente; c) ( ) por meio do prprio fluido; d) ( ) todas as respostas anteriores.

A U L A

Anda mungkin juga menyukai