Anda di halaman 1dari 3

ESCOLA BSICA DOS 2 E 3 CICLOS DE PAREDES

Curso de Educao e Formao de Adultos (EFA) Nvel Secundrio Sociedade, Tecnologia e Cincia 2011/2012

Unidade de Competncia 3: Compreender que a qualidade de vida e bem-estar implicam a capacidade de acionar fundamentada e adequadamente intervenes e mudanas biocomportamentais, identificando fatores de risco e de proteo, e reconhecendo na sade direitos e deveres em situaes de interveno individual e do coletivo. Domnio Tema Competncia Ncleo Gerador: Sade (S) Critrios de evidncia
Sociedade Atuar no campo da sade, entendendo-o como um campo composto por instituies com competncias especializadas na produo e distribuio de medicamentos, mas incluindo tambm reas de liberdade, desigualdade e conflito. Tecnologia Atuar no relacionamento com servios e sistemas de sade reconhecendo as possibilidades de escolha e os limites da automedicao, bem como intervindo no sentido de conhecer a fiabilidade de tcnicas e produtos para a sade. Cincia Atuar na promoo e salvaguarda da sade recorrendo a conhecimentos cientficos para a tomada de posio em debates de interesse pblico sobre problemas da sade (planeamento familiar, teraputicas naturais, toxicodependncia, etc.), suportando essas posies em anlises matemticas que permitam perspetivar medidas de forma consistente.

DR3

Medicinas e Medicao

Reconhecer os direitos e deveres dos cidados e o papel da componente cientfica e tcnica na tomada de decises racionais relativamente sade

Optar ou no optar por genricos?

Notcia 1 A entrada dos genricos no mercado provocar queda nos preos dos medicamentos?
Esta a inteno do governo. Grande parte do preo cobrado pelos grandes laboratrios (em sua quase totalidade multinacionais) engloba gastos com pesquisas, desenvolvimento de novas drogas, publicidade, marketing, etc. Por copiarem frmulas j desenvolvidas e possurem baixo custo de publicidade e marketing, os laboratrios que produzirem os genricos tero seus custos bastante reduzidos, propiciando, assim, a queda nos preos dos medicamentos. Em vrios pases do mundo, a poltica de adopo dos medicamentos genricos provocou esse acontecimento. Nos Estados Unidos e em pases da Europa, os genricos representam cerca de 40% do mercado de medicamentos. Em alguns, como o Canad, esse percentual ainda maior. Conforme dados da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, a diferena de preos entre os remdios de referncia e os genricos varia de 35% a 79%. No entanto, vrios especialistas afirmam que no basta a pura presena dos genricos no mercado para os preos carem.

As formadoras: Glria Ribeiro e Raquel Marques

Pg. 1

Notcia 2 Entrevista a um docente universitrio


Qual a razo para no utilizar os genricos? Bem, julgo que todas estas razes anteriores seriam vlidas para justificar a vossa escolha na utilizao de medicamentos genricos, mas se mais no houvesse, pergunto: Qual a razo para no os utilizar? Porque se chamam genricos, quando na realidade so produzidos da mesma forma (nas mesmas mquinas, com matria prima igual, sob superviso dos mesmos tcnicos) que os originais? Porque so lanados no mercado 20 anos depois do original, ou seja implicam uma segurana acrescida pelo vasto tempo de utilizao no mercado? Porque queremos que estejam disponveis para o paciente os adquirir, quando a sua existncia nas farmcias garantida, se no no momento, num mximo de 2 a 3 horas em todo o Pas? sabido que a Indstria Farmacutica inovadora a mais importante fonte de progresso de sade pblica, a julgar pelo facto de 95% da investigao de novos frmacos, a nvel mundial, ser da sua responsabilidade, em detrimento do investimento pblico que s representa os restantes 5%. sabido que a investigao farmacutica fundamental para o aumento da esperana de vida do ser humano que, s no sculo passado, com o advento de novos medicamentos, praticamente duplicou. Mas, ser que no podemos separar o trigo do joio e proporcionar a todos a mesma qualidade, oportunidade de utilizao e menores encargos, quando o medicamento original j existe h mais de 20 anos?

Profissionais de sade e genricos Ento, como Profissionais de Sade e como cidados Portugueses: Vamos continuar a arranjar pretextos para no proporcionar a utilizao de genricos que nos fazem gastar dinheiro, desnecessariamente? que no nos esqueamos que o paciente s paga, em mdia, 33% do preo dos medicamentos no acto da compra, o que implica que o Estado, e todos ns, paguemos os restantes 67%! Vamos continuar, por falta de recursos, a reduzir o leque de medicamentos comparticipados, discriminando certos doentes e certas doenas? que todos os anos, milhares de pessoas no acedem, ou acedem a preos mais elevados, a medicamentos que so essenciais sua qualidade de vida! Saibamos contribuir, num Portugal melhor, para as geraes dos nossos descendentes. Faamos uso dos medicamentos Genricos. Antnio Hiplito de Aguiar (Farmacutico e Dir. Tcnico da Farmcia Aguiar)

As formadoras: Glria Ribeiro e Raquel Marques

Pg. 2

Notcia 3 Europa adverte contra bloqueio de genricos


Portugal viola leis europeias ao suspender aprovaes de frmacos enquanto tribunais decidem sobre patentes

2008-08-01 O bloqueio judicial que tem travado a introduo de novos genricos no mercado portugus, em nome da proteco de patentes, foi analisado na Comisso Europeia. E deu acusao: h violao de directivas comunitrias. O caso foi denunciado recentemente pelo JN e implica providncias cautelares interpostas por laboratrios produtores de medicamentos originais, que invocam violao de patentes na autorizao de vrios genricos. S em 2007, houve 70 processos em tribunal. As aces judiciais acabaram por suspender o processo de atribuio de autorizao de introduo no mercado (AIM), da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), bem como a fixao de preos pela Direco-Geral das Actividades Econmicas (DGAE).

Debate:
Procurem ideias neste documento que vos faam argumentar a favor utilizao de Genricos.

Tudo na vida pode ser visto de vrios ngulos... como a histria do copo. Meio cheio ou meio vazio?

As formadoras: Glria Ribeiro e Raquel Marques

Pg. 3

Anda mungkin juga menyukai