Anda di halaman 1dari 8

NDICE

Liderana O Chamado A Personalidade do Lder (Parte 1) A Personalidade do Lder (Parte 2) O Preo da Liderana Princpios para uma Excelente Liderana Perigos da Liderana Tipos de Liderana Conselhos Prticos para Pregar (Parte 1) Conselhos Prticos para Pregar (Parte 2)

APRESENTAO

O manual n 3 da Escola de Lderes tem como nfase a liderana, e seu objetivo primordial dotar toda pessoa disposta a ser usada por Deus na viso celular e no modelo dos doze, das regras fundamentais para que desenvolva uma liderana efetiva, que contribua para o fortalecimento de seu ministrio e o crescimento da igreja. Um dos compromissos mais importantes que assumimos diante de Deus fazer de cada crente um lder. Cada pessoa, seja uma criana, um jovem, um homem ou uma mulher lder em potencial, e to rpido nos envolvamos na tarefa de que o carter de Cristo seja reproduzido em sua vidas, eles mesmos experimentaro como o prprio Senhor vai limando as arestas de suas vidas, porque cada pessoa dotada de talentos que, dispostos nas mos de Deus, sero instrumentos efetivos para que o reino de Cristo seja estabelecido em cada vida, at que a terra seja cheia do conhecimento da glria de Deus, como as guas cobrem o mar (Hab. 2:14).

Mestres do terceiro nvel da Escola de Lderes, vocs tm em sua mos um manual simples e prtico para ensinar como chegar a serem lderes segundo o corao de Deus. Ele fala tambm das exigncias do mundo moderno para que as necessidades atuais da igreja sejam satisfeitas. Alm disso so expostos princpios para que os alunos experimentem um crescimento interior, que depois se refletir no exterior, pois isto os poder conduzir a uma liderana de sucesso.

Csar Castellanos Dominguez

LIDERANA Lio 1 META DO ENSINO O aluno deve compreender o conceito de liderana, suas caractersticas e sua importncia dentro do ministrio.

INDICADORES 1 O aluno deve definir o que liderana 2 O aluno deve explicar as caractersticas de um lder de sucesso. FUNDAMENTAO BBLICA BSICA Mateus 5:1-16 FUNDAMENTAO BBLICA COMPLEMENTAR Marcos 9:35 Hebreus 11 1 Corntios 11:1 2 Timteo 2:15 1 Samuel 11:45-46 Atos 13:1-3 2 Timteo 2:1-2 TEXTO CHAVE Vs sois o sal da terra; mas se o sal se tornar inspido, com que se h de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, seno para ser lanado fora, e ser pisado pelos homens (Mateus 5:13). Quando perguntaram ao grande mestre Miguel ngelo sobre sua obra Davi, ele disse: A imagem sempre esteve ali; a nica coisa que fiz foi remover alguns entulhos para descobri-la. Com o modelo de liderana dos doze ocorreu o mesmo: sempre esteve ali, somente que o Senhor nos permitiu remover alguns entulhos que impediam os crentes de v-lo com clareza. Atravs do modelo dos doze podemos descobrir o potencial de centenas e centenas de pessoas que chegam nossa igreja e que, na direo do Esprito Santos, so moldadas at se converterem em lderes que do um fruto extraordinrio. Em outras palavras, o modelo dos doze tem proporcionado identificar o verdadeiro conceito de liderana e aplic-lo com eficincia em nosso trabalho ministerial.

O propsito desta lio ajud-lo a conhecer a essncia da liderana, a partir de uma perspectiva bblica, e gui-lo a descobrir o lder que h em voc.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA 1. QUE SE ENTENDE POR LIDERANA? Existem numerosas definies e conceitos sobre liderana, mas fundamental que esta possa ser forjada aos ps da cruz, j que ali o homem depe o pecado, o orgulho, a soberba, o egosmo, a avareza, etc. Assim estaremos preparados para exercer influncia sobre outros e ajud-los a alcanar o mais alto desenvolvimento de seu potencial. A influncia envolve trs aspectos essenciais: Moldar o carter das pessoas, descbrir seus valores e talentos, e reconhecer suas qualidades. Levar em conta estes aspectos permite orientar o indivduo para sua realizao pessoal, contribuindo por conseguinte para que aquele que realize esta obra seja considerado um lder de sucesso. a. Guiar Outros Se voc consegue cultivar uma excelente relao com o Esprito Santo, j est sendo influenciado de modo correto, pois Ele o melhor amigo que algum pode ter. se recebermos as instrues de cima, ser fcil execut-las nesta terra. O centurio que desejava que se servo fosse curado, compreendia muito bem qual o sentido de autoridade, quando disse ao Senhor: Senhor, no sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado h de sarar. Pois tambm eu sou homem sujeito autoridade, e tenho soldados s minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ningum encontrei em Israel com tamanha f (Mt. 8:7-10) Jesus disse: Vs sois o sal da terra; mas se o sal se tornar inspido, com que se h de restaurarlhe o sabor? Para nada mais presta, seno para ser lanado fora, e ser pisado pelos homens (Mateus 5:13). A integridade deve ser a base da liderana. Perd-la equivale a vender a primogenitura por um prato de lentilhas, mas manter-se em retido leva-nos a ter um corao conforme o corao de Deus. Perfeito sers diante de Jeov Teu Deus (Dt. 18:13). Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a f, para a salvao que est preparada para se revelar no ltimo tempo (1 Pe. 1:15) ao corao quebrantado e contrito no desprezars, Deus (Sl. 51:17) Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vem os meus olhos (J 42:5)

Meus irmos, tende por motivo de grande gozo o passardes por vrias provaes, sabendo que a aprovao da vossa f produz a perserevana (Tg. 1:2-3) b. Motivar os Outros A maior motivao ocorre quando as pessoas sabem para onde se dirigem, quando vislumbram um desenvolvimento progressivo dentro de seu ministrio, e so capazes de ver como podem conquistar suas metas. O Senhor Jesus exerceu Sua liderana mediante uma motivao permanente a Seus discpulos para que, com boa vontade, atitude correta e diligncia, cumprissem o desejo de Seu corao. Esta motivao foi alcanada na medida em que teve um contato permanente com Seus discpulos, mostrando-se Ele prprio como exemplo. O lder que queria alcanar o sucesso com seus discpulos, no deve sentir cimes nem desconfiana deles. Sua meta lev-los a desenvolver seu potencial ao mximo. Graas motivao que o Senhor deu a Seus discpulos, estes se esforaram para dar a conhecer a todo mundo a doutrina e ofereceram suas vidas pela causa de Cristo. A influncia que d sentido verdadeira liderana implica em animar o indivduo, motiv-lo, estimul-lo inovao, desafi-lo a descobrir e aproveitar seus dons e talentos e, sobretudo, form-lo at que esteja capacitado a influenciar outros. O apstolo Paulo disse: Sede meus imitadores , como tambm eu o sou de Cristo (1 Co. 11:1) Ao falar de influncia faz-se referncia tambm habilidade de ter seguidores. Ningum pode dizer que lder se no tem algum que o siga. Pelo contrrio, quem pensa que dirige e no tem ningum seguindo-o, est somente dando um passeio. c. Impulsionar o Desenvolvimento Pessoal Possuindo uma viso definida como roteiro, a verdadeira liderana a que contribui para o desenvolvimento pessoal de cada um dos que esto sendo dirigidos, entendendo que o alcance do propsito depende da integridade da pessoa que lidera. A esse respeito Paulo disse a Timteo: Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm. 2:15). O lder genuno procura uma mudana positiva naqueles que esto sob sua responsabilidade: cuidar dos seus interesses pessoais e do aprimoramento de seu estilo de vida. d. Forjar Valentes A liderana eficaz est integrada por pessoas valorosas, ou seja, por aqueles que superam os temores, a insegurana e os complexos, e somente estes esto capacitados para forjar valentes dentro de sua equipe. A estratgia de Deus para forjar Seus valentes a mesma: sempre prova as pessoas nas pequenas coisas, porque Ele no d grandes responsabilidades at que esteja seguro de que somos capazes de assumi-las.

Davi um exemplo claro do lder que, formado atravs de pequenas experincias, converte-se em um valente nas mos de Deus. Sendo treinado em seu trabalho como pastor de ovelhas, enfrentando as feras do campo, quando estava diante do gigante o desafiou, convencido de Quem o havia livrado das feras tambm o livraria do gigante, e que no Nome do Senhor obteria a vitria (1 Sm. 17:45-46) 2. O PROPSITO IDEAL DA LIDERANA Fazer com que a viso corra. Sabemos que a maneira mais poderosa de difundir eficazmente a viso, atravs do governo dos doze, tal como fez o Senhor Jesus. dever do lder fazer com que a viso seja absorvida com facilidade em cada um de sua equipe, para que estes, por sua vez, possam fazer o mesmo com os que esto liderando. Por esta razo cremos que o lder deve preencher os seguintes requisitos para que execute o propsito que Deus traou para sua vida. a. Ter um Conceito Correto de si Mesmo Ora, julgo que a em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apstolos. Pois ainda que seja rude na palavra, no o sou, contudo na cincia; antes, por todos os modos, isto vos temos demonstrado em tudo (2 Co. 11:5-6). b. Ser um Exemplo para Outros Amaste a justia e odiaste a iniqidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com leo de alegria, mais do que a teus companheiros (Sl. 45:7) c. Viver na Palavra

No se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminho, e sers bem sucedido (Is. 1:8). d. Deixar-se Ensinar por Deus Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha visita (Sl. 32:8). e. Ser Capaz de Instruir sua Famlia Quanto a mim, este o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Esprito, que est sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, no se desviaro da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor; desde agora e para todo o sempre (Is. 59:21) f. Ter um Corao de Pastor

E ele os apascentou, segundo a integridade do seu corao, e os guiou com a percia de suas mos (Sl. 78:72) g. Formar sua Equipe de Doze

Salomo tinha doze intendentes sobre todo o Israel, que proviam de mantimentos ao rei e sua casa; e cada um tinha que prover mantimentos para um ms no ano (1 Rs. 4:7). e sobre ele pors da tua glria, para que lhe obedea toda a congregao dos filhos de Israel (Nm. 27:20). Tomai-vos homens sbios, entendidos e experimentados, segundo as vossas tribos, e eu os porei como cabea sobre vs (Dt. 1:13).

CONCLUSO A liderana consiste em exercer influncia positiva sobre outros, para que neles ocorra uma mudana de mentalidade que ajude a melhorar seu estilo de vida, atravs de uma motivao permanente, e que procure o desenvolvimento de cada pessoa. A liderana de sucesso aquela onde existem sonhos, metas definidas, um compromisso total e cumpre-se o propsito de fazer com que a viso corra. APLICAO 1234Proponha em seu corao ser o melhor lder do mundo. Cultive a amizade com o Esprito Santo. Viva permanentemente motivado para que possa motivar a outros. Se j exerce uma liderana, estude as caractersticas da liderana de sucesso expostas na lio e fortalea aquelas nas quais encontra deficincias pessoais.

AVALIAO Cada indicador deve ser avaliado conscienciosamente devido importncia deste tema para a liderana. Pode ser por meio de um questionrio ou uma tarefa para revisar. necessrio que o aluno compreenda realmente o fundamento bblico da liderana de sucesso.

RECOMENDAES Bibliogrficas Liderana de Sucesso Atravs dos Doze, do Pr. Csar Castellanos. Bblicas Ler os Evangelhos e conhecer a liderana de Jesus, dar-lhe- um extenso panorama sobre esta lio. Metodolgicas O mtodo dialgico, isto , de perguntas e respostas, deve ser combinado com a exposio para o desenvolvimento da classe.

Despertar o interesse dos alunos para mergulhar no fundamento bblico da liderana. Utilizar auxlios visuais para o a explanao dos temas. TAREFA 1. Leia os captulos 2 e 3 da parte do livro Liderana de Sucesso Atravs dos Doze, do Pr. Csar Castellanos, e faa um resumo para apresent-lo ao seu professor. 2. Enfoque sua vida de liderana nesse trabalho.

Anda mungkin juga menyukai