Anda di halaman 1dari 6

A Ceia do Senhor

1 Co 11.23-29 23 Pois recebi do Senhor o que tambm lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po 24 e, tendo dado graas, partiu-o e disse: "Isto o meu corpo, que dado em favor de vocs; faam isto em memria de mim". 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o clice e disse: "Este clice a nova aliana no meu sangue; faam isto, sempre que o beberem, em memria de mim". 26 Porque, sempre que comerem deste po e beberem deste clice, vocs anunciam a morte do Senhor at que ele venha. 27 Portanto, todo aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor indignamente ser culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se o homem a si mesmo, e ento coma do po e beba do clice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua prpria condenao. INTRODUO Para que voc veio a igreja nesta manh? Para aprender mais da palavra do Senhor e das coisas santas de Deus. Hoje nos aprenderemos algumas lies sobre a Ceia do Senhor. Talvez algumas delas voc j conhea, mas eu tenho certeza que se voc abrir o seu corao Deus vai te mostrar coisas novas nesta manh! Ceia do Senhor um sinal visvel, no qual o Cristo crucificado colocado diante de ns; o sacramento do Novo Testamento pelo qual, recebendo o po e o vinho, temos comunho com Cristo, sendo ns participantes da Sua carne e Seu sangue e dos benefcios que advm da Sua morte. um meio pelo qual Deus nos traz a Sua bno; um meio de graa.

QUAL A FINALIDADE DA CEIA DO SENHOR PARA O CRENTE? 1) Para que nos lembremos sempre da Sua morte (1 Co 11.24,25) No apenas uma lembrana histrica, da morte de Cristo. Essa lembrana deve ser: a) Uma lembrana cheia de tristeza No podemos lembrar-nos da Sua morte sem sentir tristeza porque a nossa culpa caiu sobre Ele no Calvrio. O profeta Zacarias disse: E derramarei sobre a famlia de Davi e sobre os habitantes de Jerusalm um esprito de ao de graas e de splicas. Olharo para mim, aquele a quem traspassaram, e choraro por ele como quem chora a perda de um filho nico, e lamentaro amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho. (Zc 12:10) Fomos ns com os nossos pecados que O traspassamos e devemos recordar isso com tristeza. Fomos ns com os nossos pecados que o colocamos pregado naquela cruz. b) Uma lembrana cheia de alegria Parece contraditrio: Quando o cristo participa da ceia, deve ter muita alegria. Porque atravs desse ato, estamos participando e relembrando a nossa unio com Ele. Na ceia do Senhor temos koinonia, (participao e comunho com Cristo na Sua morte). Atravs de Sua morte Ele nos deu vida. Isso motivo de alegria! Na ceia do Senhor as nossas foras espirituais so renovadas. Isso motivo de alegria! Na ceia do Senhor ns temos um encontro e unio com Jesus. Isto alegria! 2) Para que participemos do prprio Cristo O apstolo escreve que o po partido e o clice que bebemos revelam a participao ( koinonia) que temos do corpo e do sangue de Jesus. H um sentido em que participamos realmente da Sua carne e sangue. O resultado dessa participao :

a) que Ele e Seu povo se tornem um; b) todos os verdadeiros crentes, em virtude desta unio com Cristo, se tornam um corpo membros uns dos outros. Cristo e Seu povo so um de tal modo que no so eles que vivem, mas Cristo vive neles (Gl 2.20); Cristo mora neles; Sua vida a vida deles; porque Cristo vive, eles tambm vivero (Jo 14.19). Dentro de pouco tempo o mundo j no me ver mais; vocs, porm, me vero. Porque eu vivo, vocs tambm vivero. (Jo 14:19) Essa participao do corpo e sangue de Cristo no literalmente fsica. Cremos que a presena de Cristo na Ceia real, mas no fsica e local. Essa presena mstica e espiritual e nos comunicada pelo Esprito Santo e a recebemos por um ato de f recebemos o corpo e o sangue de Cristo simbolicamente. A participao na Ceia mais do que um simples memorial. Ela um meio pelo qual Deus nos abenoa. QUAL A EFICCIA DA CEIA DO SENHOR PARA O CRENTE? Na Ceia do Senhor ns recebemos cada vez Cristo os benefcios de Sua redeno. Essa participao na Ceia nutre a nossa alma e faz-nos crescer espiritualmente. A bno que os crentes recebem no difere em nada daquela que eles recebem mediante a pregao da Palavra. No h qualquer poder no po e no vinho em si mesmos, mas a bno vem quando h participao com confiana da parte dos crentes. A eficcia desse sacramento no depende somente da presena real (isto , no imaginria, nem fsica ou local) de Cristo. Mas tambm da f da parte daqueles que o recebem. Jesus disse: Isto meu corpo que dado por vs isto o meu sangue derramado em favor de vs Quando estas palavras so recebidas com f, o corao enche-se de alegria, gratido, amor e devoo, de tal modo que quando o crente se levanta da mesa do Senhor a sua confiana nele est renovada. COMO OS CRENTES DEVEM SE PORTAR AO TOMAR A CEIA DO SENHOR?

A Escritura ordena ao crente: examine-se a si mesmo (1 Co 11.28) Esse auto exame algo profundamente necessrio para que a nossa alma desfrute das bnos da obra sacrifical de Jesus de uma maneira mais abundante. Esse autoexame o momento onde o homem examina o seu corao em todas as suas partes e v o que est errado por dentro luz da Palavra, sob a iluminao do Esprito Santo um dilogo consigo mesmo (Sl 77.6), De noite chamei lembrana o meu cntico; meditei em meu corao, e o meu esprito esquadrinhou. (Salmo 77:6) um exame crtico da alma. Atravs da Palavra e sob a ao do Esprito, conseguimos detectar as impurezas do nosso interior. Deus usa O Seu Esprito e a Sua Palavra para sondar o nosso corao. Nessa busca o Senhor nos traz ao arrependimento e confisso de nossos pecados. POR QUE NS OS CRENTES DEVEMOS EXAMINAR A NS MESMOS? 1) Porque uma ordem e no um conselho (1 Co 11.28). 2) Porque algo que no gostamos de fazer. No h nada a que o corao humano seja mais avesso (e averso) do que ao autoexame. Esse exame frequentemente nos leva a conhecer o que realmente somos, e no gostamos disso. 3) Porque doutra maneira no conheceremos nosso interior. Ele difcil de ser sondado, muito fcil examinar os atos exteriores, mas sondar coisas profundas, o nosso eu no fcil. Precisamos das lentes da Palavra e do Esprito para que conheamos o nosso corao. 4) Porque benfico para as nossas almas. Descobrimos os perigos dentro da alma e encontramos o caminho para o perdo e para uma vida de santidade. QUANDO NS OS CRENTES NOS APROXIMAMOS CORRETAMENTE DA MESA DO SENHOR?

1) Quando nos aproximamos com humilde senso de indignidade No merecemos uma migalha sequer do Po da vida; somos pobres indigentes criaturas. Devemos ser como aquele publicano diante da presena do Senhor: O publicano, porm, estando em p, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao cu, mas batia no peito, dizendo: Oh Deus, tem misericrdia de mim, pecador! (Lucas 18:13) digno ver-se indigno diante do Senhor. 2) Quando nos aproximamos dela com f Sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11.6). Com a Ceia acontece da mesma maneira. H que se ter f. Quando vamos com confiana, Cristo abenoa nossa participao do Seu corpo e sangue. O corpo de Cristo est no cu, mas a f torna Cristo presente em nossa alma e o crente sente a presena real de Cristo na sua Santa Ceia. O corpo do sol est no firmamento, mas a luz do sol nos atinge. Assim estando no cu, est conosco habitando em nossos coraes pela f (Ef 3.17). para que Cristo habite em seus coraes mediante a f (Ef. 3:17a) A f torna-nos um com Cristo, membros do Seu corpo. 3) Quando nos aproximamos dela amando ao Salvador e os remidos dele Precisamos ter atitudes de amor quando participamos da Ceia do Senhor amor ao Salvador que por amor morreu por ns entregando Seu corpo e derramando Seu sangue. Como no amar Aquele que tanto nos amou? Esse nosso amor tambm deve ser extensivo aos santos, aqueles por quem o Salvador morreu. Em nosso corao no deve haver amargura alguma contra qualquer deles. Se essa no for a nossa postura diante da mesa do Senhor, estaremos participando dela indignamente (1 Co 11.27) e estaremos comendo e bebendo para nossa prpria condenao (1 Co 11.29).

Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua prpria condenao.

CONCLUSO O sacramento da ceia um santo mistrio. Portanto, venhamos a ele com um corao santo. necessrio participar da Ceia do Senhor com os coraes agradecidos, cheios de amor, reconhecidos de nossas prprias fraquezas, mas purificados. PARTICIPAR DA CEIA LEMBRAR QUE TEMOS UM SENHOR A bblia nos ensina que somos servos de Cristo. PARTICIPAR DA CEIA LEMBRAR QUE SOMOS IGUAIS Nossa dificuldade em admitir o Senhorio de Cristo vem de que a condio de servos nos torna iguais (uns dos outros). A Ceia, pois, nos mostra que somos todos iguais. No importa o que temos feito: somos apenas servos. A Ceia , portanto, uma oportunidade de reconhecermos que somos iguais uns aos outros, no importam nossas diferenas. Essas diferenas ficaram l fora, porque no tm o menor valor. PARTICIPAR DA CEIA LEMBRAR QUE TEMOS UM COMPROMISSO Como servos precisamos nos lembrar que temos o compromisso de servir ao nosso Deus. De plantar a Palavra nos coraes necessitados. O corpo e o sangue simbolizados na ceia so o mais soberano conforto para a alma angustiada Crist. Portanto, participe dos elementos com confiana, arrependido, humilde, cheio de amor, e voc ser profundamente abenoado pelo Senhor que os elementos representam.

Anda mungkin juga menyukai