Anda di halaman 1dari 5

Neste anexo mostramos a instalao de um componente externo para que possamos fazer uma conexo nativa entre o ambiente

de desenvolvimento Delphi 2007 e o Banco de Dados MySQL. A conexo nativa a conexo feita diretamente entre o sistema e o banco de dados sem uso de nenhum tipo de driver auxiliar, como por exemplo conexes que usam ODBC, tornando assim a conexo do sistema com o banco de dados muito mais rpida e, consequentemente, tornando o sistema tambm muito mais leve. Para trabalharmos com estas conexes nativas no banco de dados MySQL, iremos utilizar um dos mais comums componentes para Delphi entre os desenvolvedores: o Zeos. O Zeos (http://sourceforge.net/projects/zeoslib) um componente OpenSource e Free (gratuito). Faa o download do Zeos. Neste artigo iremos utilizar a verso 7 que a mais recente nesta data. Aps feito o Download do Arquivo Zipado, descompacte-o no diretrio C:\Zeos. Aps descompactado, o primeiro passo entrar no diretrio C:\Zeos\Lib\MySQL e copiar todos os arquivos DLL (mysqllib.dll, mysqllib41.dll e mysqllib50.sql) para C:\Windows\System32. Estas DLLs fazem a conexo com o Banco de Dados. Se elas no estiverem presentes no arquivo compactado, lembro que so exatamente as mesmas que vm junto ao banco de dados. Ou seja, caso voc j as possua no seu Sistema Operacional, poder desconsiderar este passo. Caso contrrio, procure encontrar as mesmas na Internet. O segundo passo abrir o Delphi. V ao menu Tools Options Enviroment Options Delphi Options Library Win32.

Anexo 04 Instalando o ZeosDBO no Delphi 2007

Clique no boto com reticncias que est ao lado da caixa de texto da opo Library Path.

148

Na nova janela que se abre, clique no boto com reticncias para que possa escolher o diretrio que ir acrescentar aos caminhos de busca das Lybraries do Delphi.

Escolha c:\Zeos\src\components e clique no boto OK. Em seguida, ao voltar para a janela anterior, clique no boto Add para finalizar o acrscimo do tal caminho.

149

Repita esta operao para as demais pastas que se encontram no diretrio c:\Zeos\src, ou sejam: core, dbc, parsesql e plain. Depois, clique em OK para encerrar esta operao. Agora, v no menu File Open Project ... e escolha o arquivo ZeosDbo.groupproj localizado na pasta: c:\Zeos\packages\Delphi11\ e clique no boto Abrir (Open).

150

No canto superior esquerdo da tela do ambiente Delphi 2007, aparece na janela File a relao dos componentes Zeos: ZCore110.bpl, ZPlain110.bpl, ZParseSql110.bpl, ZDbc110.bpl, ZComponent110.bpl e ZComponentDesign.bpl.

Seguindo a ordem acima, clique com o boto direito do mouse sobre o primeiro (ZCore110.bpl) e clique na opo Compile, e depois em OK ao trmino da compilao.

151

Repita esta operao para os demais arquivos. Somente no ltimo (ZComponentDesign.bpl), alm de clicar em Compile, clique depois tambm em Install. O sistema mostrar uma mensagem informando que os pacotes foram instalados.

Access.

Verifique agora que aparece entre os objetos disponveis o Zeos

152

Anda mungkin juga menyukai