Anda di halaman 1dari 3

31/7/2011

Estudando: Contabilidade Bsica - Pri

Estudando: Contabilidade Bsica


Escolher LiesFechar

Noes de Contabilidade
CONCEITO DE CONTABILIDADE A contabilidade pelo seu conjunto de princpios, normas e procedimentos prprios, uma cincia com o objetivo de conhecer a situao patrimonial das pessoas e as suas mutaes. Diversos so os conceitos apresentados, onde destacamos: a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a interpretao dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial." a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relat ivo aos atos e fatos da administrao econmica".

OBJETIVO DA CONTABILIDADE A contabilidade tem por objeto o patrimnio administrvel e em constante alterao. FINALIDADES DA CONTABILIDADE Estudar e controlar o patrimnio, fornecendo informaes a quem dela necessitar. Modernamente as finalidades da contabilidade so reunidas em duas: FINALIDADE DE PLANEJAMENTO E FINALIDADE DE CONTROLE. O PLANEJAMENTO consiste em adotar um modelo de aes dentre diversos outros possveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudana do comportamento at hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organizao. A informao contbil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padres, torna claro situaes futuras. O CONTROLE est ligado anlise da obedincia das definies adotadas pela organizao. A informao contbil apresenta-se como o indicador da situao patrimonial tornando possvel a verificao do desempenho da organizao em atingir as metas traadas. Como conseqncia, e pelo possvel retorno no caso de xito no atingimento das metas e polticas delineadas, a informao contbil alm de meio de comunicao uma forma de promover a motivao de todo o corpo organizacional.

TCNICA CONTBEIS Para atingir os seus objetivos a contabilidade se utiliza de tcnicas prprias, quais sejam: ESCRITURAO; DEMONSTRAES CONTBEIS; ANLISE DE BALANOS;
primecursos.com.br//100106/ 1/3

31/7/2011

Estudando: Contabilidade Bsica - Pri

AUDITORIA. Entende-se por ESCRITURAO a tcnica pela qual as ocorrncias com efeitos no patrimnio so registradas. Algumas regras devem ser seguidas para que as informaes possam ser aproveitadas e compreendidas por todos aqueles interessados. A escriturao um meio utilizado para possibilitar, pela agregao dos diversos fatos ocorridos, a elaborao de demonstrativos capazes de formar a posio da riqueza patrimonial. As DEMONSTRAES CONTBEIS podem ser apresentadas sob diversos ngulos informativos. Algumas so, digamos, uma consolidao dos fatos registrados ou escriturados. O Balano Patrimonial, por exemplo, mostra a situao do patrimnio, em determinado momento, resultante da escriturao de diversos fatos. A Demonstraco do Resultado do Exerccio tambm resultante de diversos fatos, positivos e negativos, escriturados durante um ano. Mostra como a empresa se saiu naquele ano. O Inventrio outra demonstrao e preocupa-se em mostrar a composio de alguns itens patrimoniais, analiticamente, alguns sem a utilizao dos registros contbeis como, por exemplo, os estoques que so fisicamente verificados e outros com base nos registros contbeis como valores a receber e a pagar, valores que a empresa mantm nas instituies financeiras e outros. A ANLISE DE BALANOS a tcnica pela qual determina-se a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia, a evoluo da empresa, a estrutura patrimonial e outras. Pela anlise de balanos possvel comparar a situao da empresa dentro do setor de que faz parte. Apresenta quocientes teis para os interessados na riqueza patrimonial, efetivos e potenciais, auxiliando-os, pela relao entre elementos naquele perodo e pela evoluo durante os anos, a interpretar os demonstrativos apresentados. A AUDITORIA a tcnica pela qual verificada a qualidade da informao prestada confirmando, ou no, se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situao patrimonial. Na auditoria examina-se os documentos geradores da transformao patrimonial e a estrutura dos demonstrativos contbeis, elaborando-se PARECER conclusivo sobre a correta utilizao dos procedimentos e princpios contbeis, inclusive a fidedignidade da informao.

CAMPO DE ATUAO DA CONTABILIDADE A contabilidade tem um vasto campo de atuao, podendo atuar nas pessoas fsicas e nas pessoas jurdicas, com finalidade lucrativa ou no, inclusive as de Direito Pblico como a Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e demais. Por seu objeto, o patrimnio, e as suas finalidades, fcil concluir a importncia da contabilidade e, como conseqncia, a amplitude do seu campo de atuao.

INTERESSADOS NAS INFORMAES CONTBEIS Junto a cada organizao existe um grupo de pessoas com interesse direto nas informaes fornecidas pela contabilidade. Essas pessoas so direta ou potencialmente vinculadas a entidade indo, os seus interesses, desde o sentimentalismo, at o de retorno de investimentos. Resumidamente apresentamos os principais interessados na informao contbil: EMPREGADO DA EMPRESA: tem interesse por ser, a empresa, a sua fonte individual de recursos traduzidos pelo salrio, gratificaes e participaes nos lucros. normalmente, o responsvel pela
primecursos.com.br//100106/ 2/3

31/7/2011

Estudando: Contabilidade Bsica - Pri

manuteno da sua famlia devendo haver, portanto, o esforo pessoal para os bons resultados da sua fonte de renda. SCIOS E ACIONISTAS: podem ser encarados sob vrios aspectos. Os scios e acionistas podem ter como principal interesse o retorno do investimento feito nas empresas e a segurana da aplicao. Se, alm da participao na sociedade, so responsveis pelas decises na empresa, a quantidade e qualidade das informaes so maiores pela responsabilidade de dirigir o destino da organizao, traando planos e metas. Nas organizaes mais fechadas ainda existe a ligao sentimental, havendo o respeito e amor pela obra realizada. ADMINISTRADORES E OUTROS RESPONSVEIS PELAS DECISES: necessitam de informaes similares ao scio-administrador acima referido. FORNECEDORES E EMPRESTADORES DE DINHEIRO: tem como principal objetivo o retorno dos recursos investidos, seja pela entrega de mercadorias, de dinheiro ou outra forma de propiciar o funcionamento da organizao. As informaes que necessitam so, pois, ligadas rentabilidade e garantia de retorno dos capitais investidos. GOVERNO: tem dois grandes interesses que podem tornar como suporte as informaes contbeis. O financiamento da atividade governamental, para o bem-estar de toda a populao, necessita de recursos que, em grande parte, vem da atividade empresarial sob o forma de tributos. Outra informao que pode ser extrada da contabilidade sobre o desenvolvimento em reas geogrficas, setores de atividade e outras que, convenientemente compiladas, podem orientar a politica de desenvolvimento da nao. PESSOAS EM GERAL: somos todos interessados nas informaes fornecidas pela contabilidade, em sentido amplo, quando potencialmente investidores de recursos ou, mesmo de uma forma restrita, a do nosso dia-a-dia, conciliando renda com gastos. No necessariamente precisamos montar um sistema de contabilidade pessoal, embora possvel, mas lembremos que o objeto da contabilidade o patrimnio e, o individual, deve ser administrado caracterizando contabilidade.

Selecione a lio que deseja estudar


1 Lio: Noes de Contabilidade 2 Lio: Patrimnio 3 Lio: Capital 4 Lio: Contas 5 Lio: Elenco de Contas 6 Lio: Escriturao 7 Lio: Livros Contbeis 8 Lio: Erros de Escriturao e sua Correo 9 Lio: Princpios Contbeis Geralmente Aceitos 10 Lio: Convenes Contbeis 11 Lio: Custos e Despesas 12 Lio: Receitas 13 Lio: Regimes de Contabilizao 14 Lio: Balano Patrimonial 15 Lio: Demonstraes Financeiras 16 Lio: Instrues para se fazer um Balano Patrimonial 17 Lio: Exerccio Social e Demonstraes Financeiras 18 Lio: Bibliografia/Links Recomendados

primecursos.com.br//100106/

3/3

Anda mungkin juga menyukai