Anda di halaman 1dari 14

Planificao da formao

plano de sesso

Figure 1: in
http://www.bbc.co.uk/wales/raiseyourgame/sites/preparation/trainingground/pages/your_own_plan.shtml

ndice
ndice ....................................................................................................................................... 2 introduo ............................................................................................................................... 3 antes de mais........................................................................................................................... 3 planificao da formao ....................................................................................................... 4 sntese...................................................................................................................................... 7 plano de sesso ...................................................................................................................... 8 bibliografia ............................................................................................................................ 14

introduo
A planificao na formao assume diferentes nveis. A um nvel mais macro: estratgico, onde intervm os decisores polticos ou, no caso das empresas, os seus administradores e directores; de gesto, onde intervm estruturas nacionais como o IEFP; estruturas regionais ou locais com responsabilidades ao nvel da formao. A um nvel intermdio, intervm o departamento de formao de uma empresa, que tem como responsabilidades, entre outras, o diagnstico de necessidades de formao, a logstica, o financiamento, a certificao. A um nvel mais micro, de ordem tcnica e de execuo, a planificao feita pelo formador, referente aco de formao na globalidade, aos diferentes mdulos que a constituem e, mais individualizado, s sesses de cada mdulo. A informao seguinte foi seleccionada tendo em conta o trabalho final desta formao construrem a vossa proposta de interveno pedaggica, um curso ou mdulo com uma durao mxima de 12 horas, e a partir da extrarem uma sesso de 15 minutos (a executar na autoscopia final) e desenharem o plano de sesso correspondente.

antes de mais
No se preocupe se o plano perfeito ou no - O Plano um guia, no uma Lei O importante comear. Faa o melhor que sabe. No existe um plano perfeito. Construa-o de acordo com a sua prpria natureza e as suas necessidades. Alm disso, no tem de cumprir o plano de forma rgida, sem desvios, at porque provavelmente ir mudar medida que avana. perante cada situao concreta, que o formador deve ajustar a realidade formativa. Lembre-se que a formao um processo em desenvolvimento Muitas vezes, quando ns projectamos um plano, o plano passa a ser o fim em si mesmo e no o meio. O plano um guia geral, e o seu sucesso est nas situaes de aprendizagem que conseguir criar atravs da sua implementao.

planificao da formao
Aproveitando a aplicao jornalstica, um plano de formao deve atender s seguintes questes: O qu Porqu Quem Quando Como Onde

A resposta a estas questes vai dar origem a um plano de formao, desenvolvendo os seguintes tpicos:

O qu?
1) Tema: definir o ttulo da formao a desenvolver. 2) Contedos: estabelecer os grandes temas a tratar, desenvolver cada tema em subtemas e estabelecer sequncias dos assuntos. O contedo flui naturalmente das metas e objectivos pedaggicos. O importante a ter em conta no desenvolvimento ou na determinao do contedo focar-se no que os formandos "need to know" versus o que "nice to know."

Porqu?
Qual a pertinncia da sua aco de formao? Que utilidade futura ter para os formandos? tambm o momento de fazer o enquadramento do tema da aco de formao.

Quem?
1) Num primeiro momento: a quem se destina a formao? A esta pergunta dever responder com a caracterizao do pblico-alvo. 2) Quais os pr-requisitos necessrios formao? 3) A posteriori: Depois de conhecer a lista de participantes dever fazer uma anlise do perfil dos formandos: a. b. c. d. Quantos so? Idades Habilitaes Conhecimentos prvios e. Gnero f. Outros que achar conveniente

Quando?
O tempo para a aco de formao divide-se em:: 1) Durao da aco: a. Total b. Distribuio por cada tema, subtema (cronograma da aco) 2) Perodo disponvel para preparar a aco NOTA: Muitas vezes o tempo terico no coincide com o tempo real porque h que contar com: os formandos no chegam todos hora indicada (deve contar com o quarto de hora acadmico); necessrio fazer pausas que podem estender-se alm do estipulado; os tempos mortos das sesses (antes do almoo e do final) so complicados para apreender informao; imprevisibilidade da audincia que pode fazer com que a sesso termine antes do esperado, o que leva a ter preparado actividades que ocupe o tempo restante.

Como?
Esta pergunta encerra vrios itens a ter em ateno: 1) Caminho a seguir? a. Antes de pensar em desenhar o seu mdulo, dever saber quais so as suas expectativas. Ao definir de forma precisa as metas do curso/mdulo, ser mais fcil planear e desenvolver as actividades de aprendizagem. Estas metas so descritas do seu ponto de vista, enquanto formador; descrevem aquilo que deseja alcanar com a sua formao e o impacto que ter, isto , o perfil de sada dos formandos. b. O que pretendo que os formandos sejam capazes saber, saber-fazer, saber no fim de determinada sequncia pedaggica? necessrio traduzir estas intenes em objectivos, que devero ser o mais precisos e detalhados possvel, de forma a melhor seleccionar contedos, definir actividades, eleger mtodos e avaliar os progressos dos formandos. 2) necessrio definir qual a estratgia a adoptar, ou seja, seleccionar os mtodos, tcnicas e meios pedaggicos a utilizar para favorecer a aprendizagem. 3) Para pr em prtica qualquer aco importante conhecer os recursos didcticos (humanos e materiais) nossa disposio e de que forma vo ser utilizados.

4) Avaliao a. Das aprendizagens: necessrio prever como e quando controlar o domnio dos objectivos. Para tal preciso: i. especificar de forma precisa os nveis de desempenho a atingir; ii. definir os meios e as tcnicas para fazer essa avaliao; iii. conceber os instrumentos de avaliao; iv. prever a forma de explorar os resultados obtidos. b. Da formao: avaliao da satisfao dos formandos relativamente aco de formao e do seu impacto.

Onde?
importante conhecer o espao que ter disponvel e como poder geri-lo da melhor forma possvel. O formador deve atender: dimenso da sala; s caractersticas do mobilirio; distncia entre o formador-formandos e formandos-formandos; condies tcnicas que oferece; condies ambientais. Mas o formador tem de perceber o espao no s na sua dimenso fsica, mas tambm social e psicolgica. Desta forma, deve garantir que se sente vontade, apropriar-se do espao, e torna-lo acolhedor e pedagogicamente organizado para os formandos.

sntese
Ao planificar a sua aco de formao dever ter em conta os seguintes itens a desenvolver (e outros que achar pertinentes):

1) Tema: nome do curso/mdulo 2) Fundamentao da necessidade formativa 3) Destinatrios (caracterizao do pblico-alvo) 4) Pr-requisitos 5) Nmero de participantes 6) Durao total 7) Modalidade de formao (presencial, a distncia, misto) 8) Objectivos (gerais e especficos da formao) 9) Contedos programticos dos mdulos 10) Materiais didcticos de suporte aos contedos 11) Carga horria distribuda por subtemas (cronograma) 12) Mtodos e Tcnicas Pedaggicas 13) Recursos didcticos/ Pedaggicos 14) Avaliao

plano de sesso
O plano de sesso um guio que servir de orientao e suporte ao formador, durante a sesso. Esta uma actividade muito individual, pois cada formador saber como se organiza melhor e gosta de estruturar a informao. De qualquer forma, a ttulo ilustrativo, apresentam-se os itens que devem fazer parte de um plano de sesso, e alguns exemplos de formatao de planos de sesso. Um plano de sesso deve contemplar:

a. os resultados que se espera atingir com a formao (objectivos) b. a estratgia e meios a utilizar para os obter c. a forma de verificar/controlar os resultados obtidos
Na elaborao de um plano de sesso devem constar os seguintes itens (e outros que achar conveniente):

1) Cabealho: identificao do mdulo, durao total do mdulo,


identificao da sesso, durao total da sesso.

2) Objectivos: gerais e especficos 3) Contedos programticos, realando tpicos e subtpicos 4) Mtodos e tcnicas pedaggicas e as actividades pedaggicas a seguir
para cada ponto da matria

5) Recursos (materiais e equipamentos) necessrios ao longo da sesso 6) Tempo previsto para cada etapa da sesso (que poder estar
relacionada com os objectivos)

7) Avaliao (indicao dos momento de avaliao, instrumentos


utilizados e sua aplicao)

Estrutura de planos de sesso


Os exemplos aqui apresentados servem apenas de orientao, para que cada formador possa, com maior ou menor adaptao, construir o seu prprio plano de sesso. No devem ser encarados como modelo nico.

EXEMPLO 1
Formador: Data: Tema: Objectivo geral: no final da sesso os formandos devero ser capazes de Destinatrios: Local:

Objectivos especficos

Dinamizao Contedos Tempo Mtodos e tcnicas Meios e materiais Avaliao

EXEMPLO 2 Mdulo Sesso Gerais 1. 2. Durao do mdulo Durao total da sesso Objectivos pedaggicos Especficos 1.1. 1.2. 2.1. 2.2.

Sesso n

Objectivos pedaggicos Gerais Especficos

Durao

Contedo

Mtodos/ tcnicas e actividades pedaggicas

Recursos didcticos

1. 2.

1.1 1.2 2.1 2.2

10

EXEMPLO 3: Curso: Mdulo: Tema da Sesso: Formador: Destinatrios Objectivo geral Objectivos especficos Introduo Desenvolvimento Desenvolvimento Concluso Mtodos e tcnicas Estratgias Recursos didcticos Introduo Tempo Desenvolvimento Concluso Avaliao Promotor: Tempo: Data:

11

EXEMPLO 4: TEMA

DATA

TEMPO PREVISTO

OBJECTIVOS

ESTRATGIA PONTOS/CHAVE

MATERIAL AVALIAO EQUIPAMENTO TEMPO

FORMADOR

12

EXEMPLO 5:

SESSO: INTRODUO OBJECTIVOS CONTEDOS MTODOS/ ACTIVIDADES MEIOS TEMPO AVALIAO

DATA: DESENVOLVIMENTO CONCLUSO

13

bibliografia
D`HAINAUT, L.; VASALILLET, C., Concepo de um Plano de Formao, Turim O.I.T., 1984. FERRO, L. & RODRIGUES, M. Formao Pedaggica de Formadores (9 ed.). Lidel Edies Tcnicas, 2006. MCNAMARA, C., Complete Guidelines to Design Your Training Plan. Free Management Library, Copyright Authenticity Consulting, LLC . Disponvel em: http://managementhelp.org/trng_dev/gen_plan.htm OLIVEIRA, F., Plano de Formao: etapas e metodologias, Coleco Formar Pedagogicamente, IEFP, Lisboa, 1992. VAZ, A., Planificao da formao, RH Center - Formao e Consultoria em Recursos Humanos Lda. Disponvel em: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fw ww.forma-te.com%2Fmediateca%2Fdownload-document%2F8009-planificacao-daformacao.html&rct=j&q=planifica%C3%A7%C3%A3o%20da%20forma%C3%A7%C3%A3o%2B ana%20vaz&ei=zx6sTdCZNtTA8QOBxYm5Ag&usg=AFQjCNEjx6MjkMyMPBHNOBsLHSyYZY07g&sig2=mdGuS5oS5Ki5bfBy1Z0HYQ&cad=rja

14

Anda mungkin juga menyukai