Anda di halaman 1dari 8

HEGEL E SUA FILOSOFIA POLTICA

Csar Adriano de Melo

Resumo A dialtica foi o mais importante legado filosfico que Hegel deixou para as geraes posteriores, sendo ela a responsvel por uma fonte inesgotvel de produo do conhecimento humano, em todas as reas possveis, pois com o constante questionamento do legado cultural que se tem no presente que se chega a novos e futuros conhecimentos.

Palavras-chave: Filosofia Poltica; Hegel; dialtica,

INTRODUO

Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filsofo alemo, nascido em Sttugart, no ano de 1770, e falecido, vtima da clera, no ano de 1831, foi um assduo leitor dos autores clssicos e um grande e paciente estudioso. Certamente por esse e tantos outros atributos que Hegel conseguiu formular um dos pensamentos mais brilhantes e, tambm, um dos mais difceis de toda a Histria da Filosofia. Talvez por isso, aliado ao fato de ter adotado um estilo denso e complicado de escrever, que seja ele considerado um dos filsofos mais impenetrveis de toda a Filosofia. Ao fazer-se uma anlise mais especfica de seu pensamento, pode-se afirmar que o ponto central de toda a sua linha de pensamento foi baseado numa trilogia, denominada de dialtica. Essa idia baseava-se nos seguintes elementos: tese ou afirmao, anttese ou negao e sntese ou negao da negao. Explicando um pouco melhor essa dialtica hegeliana, pode-se dizer que na tese algo afirmado e que a anttese seja a negao do que fora afirmado antes. A tenso entre esses dois momentos encontra sua conciliao na sntese, ou seja, na negao da negao.

Acadmico do 3 ano do Curso de Direito

R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 JuL/dez. 2001.

199

mister dizer que, nesse particular, a dialtica nunca tem um final, pois, no momento em que se chega a uma sntese, essa passa a ser a nova tese de um momento posterior que ir gerar uma nova anttese, em relao a ela, produzindo, por via de conseqncia, uma nova negao da negao. E essa tendncia continua e continua sem fim definido. Por isso que se pode afirmar, seguramente, que o pensamento dialtico foi, e ainda , uma das grandes armas do pensamento humano na produo de novos conhecimentos e tambm no aperfeioamento dos j existentes. Assim como todos ns, Hegel no s exerceu influncia sobre o modo de pensar das pessoas que lhe seguiram, como tambm foi influenciado no seu entendimento sobre alguns horizontes da vida. Nesse particular, Kant foi o pensador que mais fortemente influenciou Hegel. Fichte e Schelling, respectivamente nas reas da noo da dialtica e da conscincia do absoluto, tambm foram autores que, de algum modo, puderam contribuir para o modo de pensar do mais difcil dentre os filsofos de seu tempo. Hegel foi muito profundo em seus estudos filosficos. Contudo, podese identificar trs elementos de abordagem sempre constantes em suas obras e que exerceram vital influncia no seu modo de ver a sociedade. Tais tpicos so: liberdade, justia e trabalho.

LIBERDADE, JUSTIA E TRABALHO

Para que se entenda o conceito de liberdade em Hegel, necessrio se faz que remontemos ao conceito abordado por Kant sobre esse mesmo assunto. Kant entendia liberdade como o bem maior a ser partilhado por todos igualmente dentro da sociedade ao qual pertencia o cidado. J Hegel, contrariamente ao pensamento kantiano sobre liberdade, no a definia como um valor a ser partilhado, e sim como um princpio que deveria ser frudo na sua ntegra e no em partes. Entendia ele que o que racional no direito a liberdade, pois o que livre ou o que realiza a liberdade o estado de justia. Sobre justia, apreende-se dos ensinamentos de Hegel, sobre esse ideal de valor, que existiria um outro princpio a ser o seu norte, ou seja, deveria existir um senso de racionalidade que conduziria manifestao da justia no seio da comunidade. Por esse ponto de vista, conclui-se que, para Hegel, a justia passa antes pelo campo da lgica e da razo do que qualquer outro, seja ele esse outro 200 R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 Jul ./dez. 2001.

caminho, o mundo do sonho ou da emoo. Segundo o pensamento hegeliano, justia seria, ainda, o prprio direito, mas no s o direito posto, ainda que arbitrrio, mas o direito na sua mais profunda racionalidade. Acerca do conceito hegeliano de trabalho, pode-se dizer que seria esse o terceiro elemento que comporia uma espcie de trade dos conceitos vitais e de fundamental importncia para a vida pacfica e harmoniosa de todas as pessoas que comporiam uma sociedade. Diz Hegel que o trabalho seria o modo pelo qual se d a liberdade na sociedade, sendo ele o processo viabilizador da liberdade se instaurar ou se efetivar no seio da comunidade de forma realmente eficaz. Ainda sobre o trabalho, afirma que o trabalho livre um direito do cidado, pois o nico modo de se participar da riqueza social vem atravs da manifestao da capacidade produtiva do indivduo.

ESTADO E A SOCIEDADE CIVIL

A abordagem hegeliana tenta caracterizar o Estado em trs aspectos primordiais: famlia, sociedade civil e o prprio Estado na sua acepo de totalidade. Por famlia, entendia Hegel que seria ela o primeiro momento do surgimento da figura Estado. Seria, assim, a famlia a gnese de um momento maior de uma reunio de pessoas objetivando um ideal comum: o Estado. Ao centrar seu foco no estudo da sociedade civil, ele diz que a sua finalidade est em fazer-se Estado. Na existncia de um povo est o seu fim substancial: ser um Estado e como tal conservar-se. Disse Hegel sobre sua noo de Estado: "Um povo sem a forma de Estado no tem histria propriamente, tal como os povos que existiram antes de se constiturem em Estado e outros que ainda hoje existem como naes selvagens." Na anlise da evoluo do Estado, apresentam-se trs modelos principais no seu processo histrico. O primeiro deles seria o do Estado Grego. Esse tipo estatal, digamos assim, seria o Estado Antigo, isto , aquele Estado pensado por Plato em sua obra, o modelo de Estado onde no houve distino entre as vidas pblica e R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 JuL/dez. 2001. 201

privada das pessoas que o compunham. A polis e o cidado estavam de tal forma integrados que a ao do cidado tinha como finalidade a ordem tica da polis. Esta, por sua vez, voltava-se para a realizao dos interesses do indivduo. Aqui, o que prevalecia era a perfeita sintonia existente entre o indivduo e o seu tutor: o Estado. O segundo momento da evoluo do Estado passa pelo Estado Moderno, formado a partir da dissoluo do Estado Grego ou Antigo. Nesse estgio, o universal e o particular opem-se na realidade, isto , agora j existe uma separao entre governo e povo, Estado e sociedade civil. Com isso, o indivduo passa a ter no seu par o meio para alcanar os seus fins e no mais o Estado poltico do qual ele faz parte. O terceiro e ltimo momento do processo histrico da evoluo do Estado surge com o aparecimento de Napoleo. Aqui est formado o Estado PsRevolucionrio ou Contemporneo. Nessa fase estatal, o homem livre para agir, escolher o seu ofcio, no acesso aos rgos do Estado, dentre outras liberalidades. E no modelo contemporneo de Estado que se consolida o princpio da subjetividade no seu vigor pleno. Entenda-se, por esse princpio, que foi um novo conceito abordado por Hegel em sua obra, que no a liberdade um elemento decorrente da postura tica das pessoas. Ao contrrio. E a tica que decorre da liberdade e a realiza, quer como ordem exterior do mundo existente, quer subjetivamente como conscincia interior da ao humana. Segundo o entendimento do filsofo Hegel, vrias so as formas de manifestao da figura do Estado. Contudo, somente as trs principais manifestaes estatais sero aqui abordadas, manifestaes estas que sero tratadas de forma comparativa, ou seja, fazendo-se um paralelo entre uma das formas com as outras duas maneiras de o Estado se manifestar.

ESTADO RACIONAL E O CONSTITUCIONAL

A primeira das comparaes ser entre o que denomina Hegel de Estado Racional e o Estado Constitucional. O Estado Racional, na tica hegeliana, seria o Estado Grego, pois na racionalidade que a liberdade se d de modo concreto. Pretende o Estado Racional ser uma instituio tica universal e, de certa forma, foi assim que o Estado Grego foi visto por muito tempo. 202 R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 Jul./dez. 2001.

Para ele, reside no Estado a noo de Liberdade. Essa crena, que no surgiu em Hegel do nada, veio surgir em sua obra essencialmente devido s influncias exercidas pela Revoluo Francesa (1789), onde poca de estudante foi um ardoroso defensoi de seus ideais, quais sejam, Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Pode-se dizer, ainda, em relao Revoluo Francesa, que foi ela, juntamente com o advento de Napoleo, os fatos capitais na vida deste filsofo. A Revoluo a tentativa de restaurao da cidade antiga, o triunfo da razo e da liberdade, a construo do real de acordo com o pensamento. J Napoleo a "alma do mundo", a individualidade superior que, perseguindo apaixonadamente seu objetivo, agente "de um fim que constitui uma etapa na marcha progressiva do Esprito Universal". Entretanto, foi Hegel, tambm, muito influenciado pelas idias de Kant acerca da Revoluo Francesa, sendo tais ideais kantianos de suma importncia nos estudos de Hegel para que ele chegasse ao seu conceito de Estado Constitucional. Hegel afirma que no h Estado sem constituio, embora esta possa no ser escrita. Um Estado sem constituio seria a prpria sociedade civil, que, contudo, no existe fora do Estado ou anterior a ele. Nesse particular, define ele que a lei seria a forma racional de existncia do direito; o cdigo, a forma racional de organizao do direito legal e a ordem jurdica seria, por fim, o todo, cuja unidade se d na constituio escrita. Pode-se perceber claramente que o estudo hegeliano acerca das formas de constituio concentra um foco, quase que total, na sua manifestao escrita, desprezando, dessa forma, a exteriorizao puramente costumeira da constituio. Hegel definiu da seguinte forma o que seria a constituio costumeira: "momento de racionalidade imediato e imperfeito, apenas vivido em si". "O momento de expresso da vontade de pensar ou do direito no seu conceito. a forma do Estado Racional". Esse seria o conceito Hegeliano para a constituio escrita.

ESTADO RACIONAL E O DEMOCRTICO

A segunda comparao entre as formas de manifestao do Estado se d entre o Estado Racional e o Estado Democrtico. R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199- 206 ,jul./dez.2001. 203

O que se percebe no Estado Democrtico de Hegel que a participao dos cidados na vontade do Estado passa pela representao das corporaes. O Poder Legislativo, nesse tipo de Estado, no d a ltima palavra. Aqui, o monarca quem o faz; no de modo arbitrrio, mas sim pela via da homologao ou da promulgao de um ato legislativo. Dessa forma, o monarca se vincula ao contedo concreto das decises e quando h uma constituio nada mais tem a fazer seno assinar seu nome. A teoria democrtica de Hegel afasta-se, pois, de um sistema plebiscitrio, devendo, assim, ser um Estado do tipo representativo. Com isso, pode-se dizer que o Estado hegeliano contm os princpios de um Estado democrtico-social. Procurando conceituar o Estado de Direito, o filsofo diz que ele tem que fazer valer a lei (sem privilgios, inclusive para o prprio Estado) e garantir os direitos individuais e sociais.

CONCLUSO

Pode-se concluir este estudo dizendo que o hegelianismo o ltimo dos grandes sistemas filosficos do Ocidente. Determinando o horizonte intelectual em que ainda nos encontramos, exerceu decisiva influncia na formao da teoria da prxis, da filosofia da existncia e de algumas das correntes mais significativas do pensamento cristo. De to grande importncia era a filosofia para Hegel que ele a considerava como a mais alta manifestao do Esprito absoluto, bem como a definia como o saber de todos os saberes. Com essas comparaes, quis o filsofo classificar a filosofia como "o pssaro de Minerva que chega ao anoitecer", ou seja, a crtica filosfica deveria ser feita ao final do trabalho realizado. Por isso, tudo que fora exposto e muito mais que Hegel prope um novo conceito de histria com o seu modo particular de pensar. Diz ele que o presente retomado como resultado de um longo e dramtico processo e que a histria no uma simples acumulao e justaposio de fatos acontecidos no tempo, mas um verdadeiro engendramento, um processo cujo motor interno a contradio. Faz aluso, ainda em relao ao seu ponto de vista sobre a Histria, que nenhuma condio histrica permanente. Por isso, a mais profunda lei poltica 204 R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 Jul./dez. 2001.

a liberdade, por ser um caminho aberto para o processo histrico. O Estado, segundo o filsofo, deveria ser a liberdade organizada. Ao finalizar este estudo sobre um dos mais notveis filsofos de todos os tempos, no se pode deixar de mencionar que, para muitos, a obra de Hegel foi de tamanho vulto que ela pode ser comparada com a de Goethe, na Literatura, e com a de Beethoven, na Msica.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. SALGADO, Joaquim Carlos. A idia de justia em Hegel. So Paulo: Loyola, 1996. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princpios da filosofia do direito. Traduo de Orlando Vitorino. So Paulo: Martins Fontes, 1997 (Clssicos).

Abstract Hegel Consolidated ali his philosophy basis in what we call dialectics. It xvas through this multiplying theory of knowledge that this philosopher could make his followers have criticai and questionable minds and also from the orther studious from the orther fields ofscience. The knowledge, in a general sense, owes Hegel a great dealfor his valuable contribution in the research field. Key words: Philosophy politics; Hegel; dialectics.

R. FARN, Natal, v.l, n.l, p. 199 - 206 ,jul./dez.2001.

205

Anda mungkin juga menyukai