Anda di halaman 1dari 16

PROJETO ENEM 2011

LINGUAGENS
Questo 01 Questo 03 Iscute o que t dizendo, Seu dot, seu coron: De fome to padecendo Meus fio e minha mui. Sem briga, questo nem guerra, Mea desta grande terra Umas tarefa pra eu! Tenha pena do agregado No me dxe deserdado Daquilo que Deus me deu.
PATATIVA DO ASSAR. A terra natur. In: Cordis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 2008 (fragmento).

O texto a seguir um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicao direta pela internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas caractersticas da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas a interao ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reao do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como cones que demonstram emoo). Joo diz: oi Pedro diz: blz? Joo diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank Joo diz: oq vc ta fazendo? (...) Pedro diz: tenho q sair agora... Joo diz: flw Pedro diz: vlw, abc Para que a comunicao, como no MSN Messenger, se d em tempo real, necessrio que a escrita das informaes seja rpida, o que feito por meio de frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maisculas (como oq vc ta fazendo?). frases curtas e simples (como tudo trank) com abreviaturas padronizadas pelo uso (como vc voc vlw valeu!). uso de reticncias no final da frase, para que no se tenha que escrever o resto da informao. estruturas coordenadas, como na paz e vc. flexo verbal rica e substituio de dgrafos consonantais por consoantes simples (qu por k).

A partir da anlise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lirco revela-se como falante de uma variedade lingstica especfica. Esse falante, em seu grupo social, identificado como um falante. escolarizado proveniente de uma metrpole. sertanejo morador de uma rea rural. idoso que habita uma comunidade urbana. escolarizado que habita uma comunidade do interior do pas. estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do pas.

Questo

04

Questo

02

A escrita uma das formas de expresso que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem vrias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim o conhecimento acerca das variedades lingusticas sociais, regionais e de registro torna-se necessrio para que se use a lngua nas mais diversas situaes comunicativas. Considerando as informaes acima, imagine que voc est procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionrios. Uma delas exige uma carta de solicitao de emprego. Ao redigi-la, voc far uso da linguagem metafrica. apresentar elementos no verbais. utilizar o registro informal. evidenciar a norma padro. far uso de grias.

A figura uma adaptao da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anncio tem como principal objetivo. mostrar populao que a Mata Atlntica mais importante para o pas do que a ordem e o progresso. criticar a esttica da bandeira nacional, que no reflete com exatido a essncia do pas que representa. informar populao sobre a alterao que a bandeira oficial do pas sofrer. alertar a populao para o desmatamento da Mata Atlntica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem. incentivar as campanhas ambientalistas e ecolgicas em defesa da Amaznia.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 1

PROJETO ENEM 2011


Questo 05 Questo 07 Em uma famosa discusso entre profissionais das cincias biolgicas, em 1959, C. P. Snow lanou uma frase definitiva: No sei como era a vida antes do clorofrmio. De modo parecido, hoje podemos dizer que no sabemos como era a vida antes do computador. Hoje no mais possvel visualizar um bilogo em atividade com apenas um microscpio diante de si; todos trabalham com o auxlio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas no sabemos como ela seria se ele no tivesse sido inventado.
PIZA, D. Como era a vida antes do computador? OceanAir em Revista, n 1, 2007 (adaptado)

Para convencer o leitor, o anncio emprega como recurso expressivo, principalmente, as rimas entre Niciga e nicotina. o uso de metforas como fora de vontade. a repetio enftica de termos semelhantes como fcil e facilidade. a utilizao dos pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo direto ao leitor. a informao sobre as consequncias do consumo do cigarro para amedrontar o leitor.

Nesse texto, a funo da linguagem predominante emotiva, porque o texto escrito em primeira pessoa do plural. referencial, porque o texto trata das cincias biolgicas, em que elementos como o clorofrmio e o computador impulsionaram o fazer cientfico. metaligustica, porque h uma analogia entre dois mundos distintos: o das cincias biolgicas e o da tecnologia. potica, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o clorofrmio to importante para as cincias mdicas quanto o computador para as exatas. apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator est tentando convencer o leitor de que impossvel trabalhar sem computador, atualmente.

Questo

08

Questo

06

Pris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os sculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saram e abriram as portas da fortaleza para a invaso. Da surgiu a expresso presente de grego.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Em puseram-no, a forma pronominal no refere-se. ao termo rei grego. ao antecedente gregos. ao antecedente distante choque. expresso muros fortificados. aos termos presente e cavalo de madeira.

Observe a charge, que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram. Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela defende, em teoria, o desmatamento. valoriza a transparncia pblica destaca a atuao dos ambientalistas. ironiza o comportamento da imprensa. critica a ineficcia das polticas.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 2

PROJETO ENEM 2011


Questo 09 Manuel Bandeira Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose. Mas a iminncia da morte no marcou de forma lgubre sua obra, embora em seu humor lrico haja sempre um toque de funda melancolia, e na sua poesia haja sempre um certo toque de morbidez, at no erotismo. Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraso cotidiano mal idealizado por ns, brasileiros, rfos de um pas imaginrio, nossa Cocanha perdida, Pasrgada. Descrever seu retrato em palavras uma tarefa impossvel, depois que ele mesmo j o fez to bem em versos.
Revista Lngua Portuguesa, n 40, fev. 20

Questo

11

Esta gramtica, pois que gramtica implica no seu conceito o conjunto de normas com que torna consciente a organizao de uma ou mais falas, esta gramtica parece estar em contradio com o meu sentimento. certo que no tive jamais a pretenso de criar a Fala Brasileira. No tem contradio. S quis mostrar que o meu trabalho no foi leviano, foi srio. Se cada um fizer tambm das observaes e estudos pessoais a sua gramatiquinha muito que isso facilitar pra daqui a uns cinquenta anos se salientar normas gerais, no s da fala oral transitria e vaga, porm da expresso literria impressa, isto , da estilizao erudita da linguagem oral. Essa estilizao que determina a cultura civilizada sob o ponto de vista expressivo. Lingustico.
ANDRADE, Mrio. Apud PINTO, E. P. A gramatiquinha de Mrio de Andrade: texto e contexto. So Paulo: Duas Cidades: Secretaria de Estado da Cultura, 1990 (adaptado)

A coeso do texto construda principalmente a partir do (a) repetio de palavras e expresses que entrelaam as informaes apresentadas no texto. substituio de palavras por sinnimos como lgubre e morbidez, melancolia e nostalgia. emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos: sua, seu, esse, nosso, ele. emprego de diversas conjunes subordinativas que articulam as oraes e perodos que compem o texto. emprego de expresses que indicam sequncia, progressividade, como iminncia, sempre, depois. 10

O fragmento baseado nos originais de Mrio de Andrade destinados elaborao da sua Gramatiquinha. Muitos rascunhos do autor foram compilados, com base nos quais depreende-se do pensamento de Mrio de Andrade que ele demonstra estar de acordo com os ideais da gramtica normativa. destitudo da pretenso de representar uma linguagem prxima do falar. d preferncia linguagem literria ao caracteriz-la como estilizao erudita da linguagem oral. reconhece a importncia do registro do portugus do Brasil ao buscar sistematizar a lngua na sua expresso oral e literria. reflete a respeito dos mtodos de elaborao das gramticas, para que ele se torne mais srio, o que fica claro na sugesto de que cada um se dedique a estudos pessoais. 12

Questo

A figura a seguir trata da taxa de desocupao no Brasil, ou seja, a proporo de pessoas desocupadas em relao populao economicamente ativa de uma determinada regio em um recorte de tempo.

Questo

Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexo entre os vendedores, os compradores e o servio de acessrios. Durante o dia, ela se desloca inmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana s pensa em deitar e descansar as pernas. Na funo de chefe preocupado com a produtividade (nmero de carros vendidos) e com a sade e a satisfao dos seus funcionrios, a atitude correta frente ao problema seria
Disponvel em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: abr. 2009 (adaptado).

A norma padro da lngua portuguesa est respeitada, na interpretao do grfico, em: Durante o ano de 2008, foi em geral decrescente a taxa de desocupao no Brasil. Nos primeiros meses de 2009, houveram acrscimos na taxa de desocupao. Em 12/2008, por ocasio das festas, a taxa de desempregados foram reduzidos. A taxa de pessoas desempregadas em 04/08 e 02/09 estatisticamente igual: 8,5. Em maro de 2009 as taxas tenderam piorar: 9 entre 100 pessoas desempregadas.

propor a criao de um programa de ginstica laboral no incio da jornada de trabalho. sugerir a modificao do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas. afirmar que os problemas de dores nas pernas so causados por problemas genticos. ressaltar que a utilizao de roupas bonitas e do salto alto so condies necessrias para compor o bom aspecto da loja. escolher um de seus funcionrios para conduzir as atividades de ginstica laboral em intervalos de 2 em 2 horas.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 3

PROJETO ENEM 2011


Questo 13 Questo 15 As imagens seguintes fazem parte de uma campanha do Ministrio da Sade contra o tabagismo. Observe a tirinha da personagem Mafalda, de Quino.

Disponvel em: http://www.cafesemfumo.blogspot.com. Acesso em: 10 abr. 2009 (adaptado)

O emprego dos recursos verbais e no-verbais nesse gnero textual adota como uma das estratgias persuasivas evidenciar a inutilidade teraputica do cigarro. indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas. apontar para o descaso do Ministrio da Sade com a populao infantil. mostrar a relao direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratrio. indicar que os que mais sofrem as consequncias do tabagismo so os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.
QUINO, J. L Mafalda. Traduo de Monica S. M. da Silva, So Paulo: Matins Fontes, 1988.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda. revelou desinteresse na leitura do dicionrio. tentava ler um dicionrio, que uma obra muito extensa. causou surpresa em sua filha, ao se dedicar leitura de um livro to grande. queria consultar o dicionrio para tirar uma dvida, e no ler o livro, como sua filha pensava. demonstrou que a leitura do dicionrio o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.

Questo

14

Em Touro Indomvel, que a cinemateca lana nesta semana nos Estados de So Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a violncia verdadeira vm dos demnios de La Motta que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado destruio. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese daqueles filmes que falam perfeio de seu tema (o boxe) para ento transcend-lo e tratar do que importa: aquilo que faz dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.
Revista Veja, 18 fev. 2009 (adaptado).

Ao escolher este gnero textual, o produtor do texto objetivou construir uma apreciao irnica do filme. evidenciar argumentos contrrios ao filme de Scorcese. elaborar uma narrativa com descrio de tipos literrios. apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente. afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.
Aula 6 06/agosto

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

pgina 4

PROJETO ENEM 2011


BIOLOGIA
Questo 01 Questo 02 Trs dos quatro tipos de testes atualmente empregados para a deteco de prons patognicos em tecidos cerebrais de gado morto so mostrados nas figuras a seguir. Uma vez identificado um animal morto infectado, funcionrios das agncias de sade pblica e fazendeiros podem remov-lo do suprimento alimentar ou rastrear os alimentos infectados que o animal possa ter consumido.

Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperao. A seguir, so reproduzidos trechos aleatrios extrados dos relatrios desses dois pesquisadores. Trechos aleatrios extrados do relatrio do pesquisador P1: I. Por causa da diminuio drstica das espcies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha-azul tambm est em processo de extino. II. As rvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema esto sendo utilizadas em carvoarias. Trechos aleatrios extrados do relatrio do pesquisador P2: III. Das palmeiras que predominam nesta regio podem ser extradas substncias importantes para a economia regional. IV. Apesar da aridez desta regio, em que encontramos muitas plantas espinhosas, no se pode desprezar a sua biodiversidade.
Ecossistemas brasileiros: mapa da distribuio dos ecossistemas. Disponvel em http://educao.uol.com.br/ciencias/ult168u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado)

Legenda: PrP protenas do Pron Scientific American. Brasil, ago. 2004 (adaptado).

SC

Analisando os testes I, II e III, para a deteco de prons patognicos, identifique as condies em que os resultados foram positivos para a presena de prons nos trs testes: Animal A, lmina B e gel A. Animal A, lmina A e gel B. Animal B, lmina A e gel B. Animal B, lmina B e gel A. Animal A, lmina B e gel B.

Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas: Caatinga, Cerrado, Zona dos cocais e Floresta Amaznica. Mata de Araucrias, Cerrado, Zona dos cocais e Caatinga. Manguezais, Zona dos cocais, Cerrado e Mata Atlntica. Floresta Amaznica, Cerrado, Mata Atlntica e Pampas. Mata Atlntida, Cerrado, Zona dos cocais e Pantanal.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 5

PROJETO ENEM 2011


Questo 03 Questo 05 No ano de 2000, um vazamento em dutos de leo na baa de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Alm de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilbrio da cadeia alimentar de toda a baa. O petrleo forma uma pelcula na superfcie da gua, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a gua e desfavorece a realizao de fotossntese pela algas, que esto na base da cadeia alimentar hdrica. Alm disso, o derramamento de leo contribuiu para o envenenamento das rvores e, consequentemente, para a intoxicao da fauna e flora aquticas, bem como conduziu a morte diversas espcies de animais, entre outras formas de vida, afetando tambm a atividade pesqueira.
LAUBIER. L. Diversidade da Mar Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).

Investigadores das Universidades de Oxford e da Califrnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que candidata para uso na busca de reduo na transmisso do vrus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fmeas no conseguem voar devido interrupo do desenvolvimento do msculo das asas. A modificao gentica introduzida um gene dominante condicional, isso , o gene tem expresso dominante (basta apenas uma cpia do alelo) e este s atua nas fmeas.
FU, G. et al. Female-specific flightless phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

A situao exposta no texto e suas implicaes indicam a independncia da espcie humana com relao ao ambiente marinho. alertam para a necessidade do controle da poluio ambiental para a reduo do efeito estufa. ilustram a interdependncia das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat. indicam a alta resistncia do meio ambiente ao do homem, alm de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condies extremas de poluio. evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar s mudanas ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espcies vegetais, que esto na base da cadeia alimentar hdrica.

Prev-se, porm, que a utilizao dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois h demanda de muitos estudos com relao ao impacto ambiental. A liberao de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o nmero de casos de dengue em uma determinada regio porque diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgnicos. restringiria a rea geogrfica de voo dessa espcie de mosquito. dificultaria a contaminao e reproduo do vetor natural da doena. tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiolgico da doena. dificultaria a obteno de alimentos pelos machos geneticamente modificados. 06

Questo

04

De 15% a 20% da rea de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o perodo de corte e o de plantao de novas canas, os produtores esto optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrognio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opo de rotao agronomicamente favorvel, de forma que municpios canavieiros so hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijo.
As encruzilhadas da fome. Planeta. So Paulo, ano 36, no 430, jul. 2008 (adaptado).

Questo

A rotao de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque a decomposio da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisio de adubos industrializados. o plantio de cana-de-acar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior de soja, do amendoim e do feijo. as leguminosas absorvem do solo elementos qumicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilbrio do solo. a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-deacar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisio de adubo. a soja, o amendoim e o feijo, alm de possibilitarem a incorporao ao solo de determinadas molculas disponveis na atmosfera, so gros comercializados no mercado produtivo.
Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Alguns anfbios e rpteis so adaptados vida subterrnea. Nessa situao, apresentam algumas caractersticas corporais como, por exemplo, ausncia de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausncias de olhos. Suponha que um bilogo tentasse explicar a origem das adaptaes mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que as caractersticas citadas no texto foram originadas pela seleo natural. a ausncia de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. o corpo anelado uma caracterstica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas primeira gerao de descendentes. as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterstica foi incorporada ao patrimnio gentico e ento transmitidas aos descendentes. as caractersticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutaes e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Aula 6 06/agosto

pgina 6

PROJETO ENEM 2011


Questo 07 Questo 09 Usada para dar estabilidade aos navios, a gua de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no pas, espcies indesejveis do ponto de vista ecolgico e sanitrio, a exemplo do mexilho dourado, molusco originrio da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilho dourado foi encontrado na bacia Paran-Paraguai em 1991. A disseminao desse molusco e a ausncia de predadores para conter o crescimento da populao de moluscos causaram vrios problemas, como o que ocorreu na hidreltrica de Itaipu, onde o mexilho alterou a rotina de manuteno das turbinas, acarretando prejuzo de US$ 1 milho por dia, devido paralisao do sistema. Uma das estratgias utilizadas para diminuir o problema acrescentar gs cloro gua, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reproduo da espcie.
GTGUAS, MPF, 4. CCR, ano 1, n. 2, maio/2007 (com adaptaes).

A Embrapa possui uma linhagem de soja transgnica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta est passando por testes de segurana nutricional e ambiental, processo que exige cerca de trs anos. Uma linhagem de soja transgnica requer a produo inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas so selecionadas as dez mais "estveis", com maior capacidade de gerar descendentes tambm resistentes. Esses descendentes so submetidos a doses de herbicida trs vezes superiores s aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores so separadas e apenas uma delas levada a testes de segurana. Os riscos ambientais da soja transgnica so pequenos, j que ela no tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinizao cruzada com outro tipo de soja de apenas 1%. A soja transgnica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque a resistncia ao herbicida no estvel e assim no passa para as plantas-filhas. as doses de herbicida aplicadas nas plantas so 3 vezes superiores s usuais. a capacidade da linhagem de cruzar com espcies selvagens inexistente. a linhagem passou por testes nutricionais e aps trs anos foi aprovada. a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relao a sua segurana.

De acordo com as informaes acima, o despejo da gua de lastro ambientalmente benfico por contribuir para a seleo natural das espcies e, conseqentemente, para a evoluo delas. trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aqutica nativa do lago da hidreltrica de Itaipu. causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma reduo do suprimento de gua para as turbinas. introduziu uma espcie exgena na bacia ParanParaguai, que se disseminou at ser controlada por seus predadores naturais. motivou a utilizao de um agente qumico na gua como uma das estratgias para diminuir a reproduo do mexilho dourado. 08

Questo

10

O que tm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, lvares de Azevedo, Jos de Alencar e Frdric Chopin? Todos eles morreram de tuberculose, doena que ao longo dos sculos fez mais de 100 milhes de vtimas. Aparentemente controlada durante algumas dcadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstculo para seu controle o aumento do nmero de linhagens de bactrias resistentes aos antibiticos usados para combat-la. Esse aumento do nmero de linhagens resistentes se deve a modificaes no metabolismo das bactrias, para neutralizar o efeito dos antibiticos e incorpor-los sua nutrio. mutaes selecionadas pelos antibiticos, que eliminam as bactrias sensveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem. mutaes causadas pelos antibiticos, para que as bactrias se adaptem e transmitam essa adaptao a seus descendentes. modificaes fisiolgicas nas bactrias, para torn-las cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doena. modificaes na sensibilidade das bactrias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibiticos.

Questo

H quatro sculos alguns animais domsticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardpio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetao rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram razes e a terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e at cabritos pequenos. Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que a introduo desses animais domsticos trouxe, com o passar dos anos, o equilbrio ecolgico. o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois no houve uma interao equilibrada entre os seres vivos. a principal alterao do ecossistema foi a presena dos homens, pois animais nunca geram desequilbrios no ecossistema. o desequilbrio s apareceu quando os porcos comearam a comer os cabritos pequenos. o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introduo de mais dois tipos de animais na ilha.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 7

PROJETO ENEM 2011


Questo 11 O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condies precrias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infeco denominada ceratite microbiana, que causa ulcerao inflamatria da crnea. Para interromper o processo da doena, necessrio tratamento antibitico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuio da oxigenao corneana e determinam mudanas no seu metabolismo, de um estado aerbico para anaerbico. Como decorrncia, observa-se a diminuio no nmero e na velocidade de mitoses do epitlio, o que predispe ao aparecimento de defeitos epiteliais e invaso bacteriana.
CRESTA, F. Lente de contato e infeco ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. So Paulo: Moreira Jr., v. 04, n. 04, 2002 (adaptado).

A instalao das bactrias e o avano do processo infeccioso na crnea esto relacionados a algumas caractersticas gerais desses microrganismos, tais como: A grande capacidade de adptao, considerando as constantes mudanas no ambiente em que se reproduzem e o processo aerbico como a melhor opo desses microrganismos para a obteno de energia. A grande capacidade de sofrer mutaes, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaerbico da fermentao como a principal via de obteno de energia. A diversidade morfolgica entre as bactrias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrio heterotrfica, como forma de esses microrganismos obterem matria-prima e energia. O alto poder de reproduo, aumentando a variabilidade gentica dos milhares de indivduos e a nutrio heterotrfica, como nica forma de obteno de matriaprima e energia desses microrganismos. O alto poder de reproduo, originando milhares de descendentes geneticamente idnticos entre si e a diversidade metablica, considerando processos aerbicos e anaerbicos para a obteno de energia.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 8

PROJETO ENEM 2011


GEOGRAFIA
Questo 01 Questo 03 Existem diferentes formas de representao plana da superfcie da Terra (planisfrio). Os planisfrios de Mercator e de Peters so atualmente os mais utilizados. Apesar de usarem projees, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeo o modelo: O sistema de fusos horrios foi proposto na Conferncia Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15 entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se o meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n0. 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horrios. Em relao ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha est no fuso 2, o estado do Amap est no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olmpicos de Vero, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimnia de abertura dos jogos tenha ocorrido s 20h08min, no horrio de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amap devem ter ligado seus televisores para assistir ao incio da cerimnia de abertura? Questo 04 O quadrinho publicado na revista "Newsweek" (23/9/1991) ilustra o desespero dos cartgrafos para desenhar o novo mapa-mndi diante das constantes mudanas de fronteiras. Questo 02 "Casa que no entra sol, entra mdico." Esse antigo ditado refora a importncia de, ao construirmos casas, darmos orientaes adequadas aos dormitrios, de forma a garantir o mximo conforto trmico e salubridade. Assim, confrontando casas construdas em Lisboa (ao norte do Trpico de Cncer) e em Curitiba (ao sul do Trpico de Capricrnio), para garantir a necessria luz do sol, as janelas dos quartos no devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais: norte / sul. sul / norte. leste / oeste. oeste / leste. oeste / oeste. 9h08min, do dia 8 de agosto. 12h08min, do dia 8 de agosto. 15h08min, do dia 8 de agosto. 01h08min, do dia 9 de agosto. 04h08min, do dia 9 de agosto.

Levando em considerao o contexto da poca em que a charge foi publicada, dentre as frases abaixo, a que melhor completa o texto da fala, propondo outra correo no mapa, : "A Albnia j no faz parte da Europa". "O nmero de pases s est diminuindo". "Cuba j no faz parte do Terceiro Mundo." "O Kasaquisto acabou de declarar independncia". "Vamos ter de dividir a Alemanha novamente".

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 9

PROJETO ENEM 2011


Questo 05 Questo 07 O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores esto articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horrios, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e So Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, esto envolvidas com exportaes e importaes de mercadorias precisam conhecer os fusos horrios para fazer o melhor uso dessas informaes. Um determinado municpio, representado na planta abaixo, dividido em regies de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nvel, precisa decidir pela localizao das seguintes obras: 1. Instalao de um parque industrial. 2. Instalao de uma torre de transmisso e recepo.

Considerando que as bolsas de valores comeam a funcionar s 09:00 horas da manh e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horrios em que ele deve consultar as bolsas e a sequncia em que as informaes so obtidas esto corretos na alternativa: Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00 horas). Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). Nova York (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas). Questo 06

Considerando impacto ambiental e adequao, as regies onde deveriam ser, de preferncia, instaladas indstrias e torres, so, respectivamente: EeG HeA IeE B e I. E e F.

Questo

08

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o imprio da tcnica, objeto de modificaes, suspenses, acrscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifcio. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.
SANTOS, M. A Natureza do Espaco. So Paulo: Hucitec, 1996.

Considerando a transformao mencionada no texto, uma consequncia socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro a reduo do processo de concentrao de terras. o aumento do aproveitamento de solos menos frteis. a ampliao do isolamento do espao rural. a estagnao da fronteira agrcola do pas. a diminuio do nvel de emprego formal.

O grfico representa a relao entre o tamanho e a totalidade dos imveis rurais no Brasil. Que caracterstica da estrutura fundiria brasileira est evidenciada no grfico apresentado? A concentrao de terras nas mos de poucos. A existncia de poucas terras agricultveis. O domnio territorial dos minifndios. A primazia da agricultura familiar. A debilidade dos plantations modernos.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 10

PROJETO ENEM 2011


Questo 09 Questo 11 De 15% a 20% da rea de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o perodo de corte e o de plantao de novas canas, os produtores esto optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrognio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opo de rotao agronomicamente favorvel, de forma que municpios canavieiros so hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijo.
As encruzilhadas da fome. Planeta. So Paulo, ano 36, n. 430, jul. 2008 (adaptado).

Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indgenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simblico: a realizao de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradao de seus entornos pelo avano do agronegcio.
RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indigenas do Brasil: 2001-2005. So Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).

A rotao de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque a decomposio da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisio de adubos industrializados. o plantio de cana-de-acar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijo. as leguminosas absorvem do solo elementos qumicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilbrio do solo. a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-deacar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisio de adubo. a soja, o amendoim e o feijo, alm de possibilitarem a incorporao ao solo de determinadas molculas disponveis na atmosfera, so gros comercializados no mercado produtivo.

A questo indgena contempornea no Brasil evidencia a relao dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tenses entre a expanso territorial do agronegcio, em especial nas regies Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteo indgena e ambiental. os grileiros articuladores do agronegcio e os povos indgenas pouco organizados no Cerrado. as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. os povos indgenas do Cerrado e os polos econmicos representados pelas elites industriais paulistas. o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indgenas dali sejam alvo de invases urbanas.

Questo

12

O esquema representa um processo de eroso em encosta.

Questo

10

A usina hidreltrica de Belo Monte ser construda no rio Xingu, no municpio de Vitria de Xingu, no Par. A usina ser a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os ndios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Par, agricultores fecharam estradas de uma regio que ser inundada pelas guas da usina. BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilo, comeo da confuso. Isto Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado). Os impasses, resistncias e desafios associados construo da Usina Hidreltrica de Belo Monte esto relacionados ao potencial hidreltrico dos rios no norte e nordeste quando comparados s bacias hidrogrficas das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste do pas. necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do pas com os esforos para a conservao ambiental. grande quantidade de recursos disponveis para as obras e escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriao das terras. ao direito histrico dos indgenas posse dessas terras e ausncia de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras. ao aproveitamento da mo de obra especializada disponvel na regio Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do pas.
Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

O esquema representa um processo de eroso em encosta. Que prtica realizada por um agricultor pode resultar em acelerao desse processo? Plantio direto. Associao de culturas. Implantao de curvas de nvel. Arao do solo, do topo ao vale. Terraceamento na propriedade.

Aula 6 06/agosto

pgina 11

PROJETO ENEM 2011


HISTRIA
Questo 01 Questo 03 O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram abolio da escravatura com as seguintes palavras: Cinco aes ou concursos diferentes cooperaram para o resultado final: 1.) o esprito daqueles que criavam a opinio pela idia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento, dos meetings [reunies pblicas], da imprensa, do ensino superior, do plpito, dos tribunais; 2.) a ao coercitiva dos que se propunham a destruir materialmente o formidvel aparelho da escravido, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3.) a ao complementar dos prprios proprietrios, que, medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas fbricas; 4.) a ao poltica dos estadistas, representando as concesses do governo; 5.) a ao da famlia imperial.
Joaquim Nabuco. Minha formao. So Paulo: Martin Claret, 2005, p. 144 (com adaptaes).

Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima, registram-se cenas da vida ntima dos senhores de engenho e suas relaes com os escravos. identifica-se a presena de traos marcantes do movimento artstico denominado Cubismo. identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angstia e inquietaes que revelam as relaes conflituosas entre senhores e escravos. observa-se a composio harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas. constata-se que o artista utilizava a tcnica do leo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias

Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolio da escravatura foi o resultado de uma luta de idias, associada a aes contra a organizao escravista, com o auxlio de proprietrios que libertavam seus escravos, de estadistas e da ao da famlia imperial. de classes, associada a aes contra a organizao escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietrios que substituam os escravos por assalariados, o que provocou a adeso de estadistas e, posteriormente, aes republicanas. partidria, associada a aes contra a organizao escravista, com o auxlio de proprietrios que mudavam seu foco de investimento e da ao da famlia imperial. poltica, associada a aes contra a organizao escravista, sabotada por proprietrios que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ao republicana contra a realeza. religiosa, associada a aes contra a organizao escravista, que fora apoiada por proprietrios que haviam substitudo os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adeso de estadistas republicanos na luta contra a realeza. 04

Questo

02

A Peste Negra dizimou boa parte da populao europia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento mdico da poca no foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: As pessoas morriam s centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas prprias mos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.
Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptaes).

Questo

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do sculo XIV, sugere que o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos. a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber mdico. a impresso causada pelo nmero de mortos no foi to forte, porque as vtimas eram poucas e identificveis. houve substancial queda demogrfica na Europa no perodo anterior Peste. o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadveres no serem enterrados.

Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judasmo e do islamismo, que probe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regies ridas, foi adotada, sculos depois, por rabes islamizados, que tambm eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como uma demonstrao de que o islamismo um ramo do judasmo tradicional. um indcio de que a carne de porco era rejeitada em toda a sia. uma certeza de que do judasmo surgiu o islamismo. uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regies ridas. uma crena antiga de que o porco um animal impuro.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 12

PROJETO ENEM 2011


Questo 05 Questo 07 Na Amrica do Sul, as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) lutam, h dcadas, para impor um regime de inspirao marxista no pas. Hoje, so acusadas de envolvimento com o narcotrfico, o qual supostamente financia suas aes, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqestros. Na sia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islmico e v nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trgua. A mais conhecida de suas aes terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentgono e as torres do World Trade Center. A partir das informaes acima, conclui-se que as aes guerrilheiras e terroristas no mundo contemporneo usam mtodos idnticos para alcanar os mesmos propsitos. o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das naes, das prticas violentas dessa organizao. os EUA, mesmo sendo a maior potncia do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importncia simblica. as organizaes mencionadas identificam-se quanto aos princpios religiosos que defendem. tanto as Farc quanto a Al Qaeda restringem sua atuao rea geogrfica em que se localizam, respectivamente, Amrica do Sul e sia. Alm dos inmeros eletrodomsticos e bens eletrnicos, o automvel produzido pela indstria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanas significativas no modo de vida dos consumidores e tambm na habitao e nas cidades. Com a massificao do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrnicos e tambm do automvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construdo. Da ocupao do solo urbano at o interior da moradia, a transformao foi profunda.
MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrpoles brasileiras. Disponvel em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).

Uma das consequncias das inovaes tecnolgicas das ltimas dcadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupao do espao geogrfico, a instituio das chamadas cidades globais, que se caracterizam por possurem o mesmo nvel de influncia no cenrio mundial. fortalecerem os laos de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades. constiturem um passo importante para a diminuio das desigualdades sociais causadas pela polarizao social e pela segregao urbana. terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalizao da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970. terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonizao ocidental do sculo XIX.

Questo

06

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham conscincia de que Carlos Lacerda, em uma batalha poltica ou jornalstica, era um trator em ao, era um vendaval esencadeado no se sabe como, mas que era impossvel parar fosse pelo mtodo que fosse.
Hlio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da misso cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptaes).

Questo

08

Com base nas informaes do texto acima e em aspectos relevantes da histria brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicdio de Vargas (em grande medida, devido presso poltica exercida pelo prprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetria democrtica do pas, conclui-se que a cassao do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas morte. Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posio polticoideolgica. a implantao do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestao posse de Juscelino Kubitschek como presidente da Repblica. Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na poltica, com a instaurao do regime militar. Juscelino Kubitschek, na presidncia da Repblica, sofreu vigorosa oposio de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

A moderna democracia brasileira foi construda entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicdio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou guerra civil depois da inesperada renncia do presidente Jnio Quadros. Trs anos mais tarde, um golpe militar deps o presidente Joo Goulart, e o pas viveu durante vinte anos em regime autoritrio. A partir dessas informaes, relativas histria republicana brasileira, assinale a opo correta. Ao trmino do governo Joo Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da Repblica. A renncia de Jnio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro. Aps duas dcadas de governos militares, Getlio Vargas foi eleito presidente em eleies diretas. A trgica morte de Vargas determinou o fim da carreira poltica de Joo Goulart. No perodo republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 13

PROJETO ENEM 2011


Questo 09 Questo 10 Os textos a seguir foram extrados de duas crnicas publicadas no ano em que a seleo brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Mdici falou em consistncia moral. Sem isso, talvez a vitria nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, vital na preparao espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se no apenas como tcnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidados deste grande pas, cnscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a prpria afirmao do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da Repblica. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efuso patritica, para meditar sobre a situao do pas. (...) A realidade do Brasil a exploso patritica do povo ante a vitria na Copa.
Danton Jobim. ltima Hora, 23/6/1970 (com adaptaes).

Populaes inteiras, nas cidades e na zona rural, dispem da parafernlia digital global como fonte de educao e de formao cultural. Essa simultaneidade de cultura e informao eletrnica com as formas tradicionais e orais um desafio que necessita ser discutido. A exposio, via mdia eletrnica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreo, mas tambm distores e ressentimentos. Tanto quanto h necessidade de uma cultura tradicional de posse da educao letrada, tambm necessrio criar estratgias de alfabetizao eletrnica, que passam a ser o grande canal de informao das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educao.
BRIGAGO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalizao a olho nu: o mundo conectado. So Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixo do povo: uma exploso incomparvel de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: Ser que algum terrorista se aproveitou do delrio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e preciso? Ser que, de outro lado, algum carrasco policial teve nimo para voltar a torturar sua vtima logo que o alemo apitou o fim do jogo?
Rubem Braga. ltima Hora, 25/6/1970 (com adaptaes).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difuso das tecnologias de informao no marco da globalizao, depreende-se que a ampla difuso das tecnologias de informao nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepes tradicionais de educao. a apropriao, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefcio prprio fonte de conflitos e ressentimentos. as mudanas sociais e culturais que acompanham o processo de globalizao, ao mesmo tempo em que refletem a preponderncia da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educao tradicionais prprias do meio rural. as populaes nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informao basicamente como meio de comunicao mtua, e no os veem como fontes de educao e cultura. a intensificao do fluxo de comunicao por meios eletrnicos, caracterstica do processo de globalizao, est dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Avalie as seguintes afirmaes a respeito dos dois textos e do perodo histrico em que foram escritos. I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma exploso de alegria popular. II. Os dois textos salientam o momento poltico que o pas atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato. III. poca da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritrio, no chegou a fazer uso de mtodos violentos contra seus opositores. correto apenas o que se afirma em I II III I e II II e III

Curso A4 Pr-Vestibular & Preparatrio

Aula 6 06/agosto

pgina 14

Anda mungkin juga menyukai