Anda di halaman 1dari 8

DIREITO EMPRESARIAL - UD 02 ATIVIDADE EMPRESARIAL OBJETIVOS 1) Apresentar o conceito e distino entre empresa e empresrio.

2) Caracterizar os prepostos do empresrio, seus direitos e obrigaes. 3) Estudar as principais atividades econmicas civis. 1- EMPRESRIO (CONCEITO E TIPICIDADES) - Empresrio a pessoa fsica (empresrio individual) ou jurdica (sociedade empresria), que empreende, que d existncia, que toma a iniciativa de organizar uma atividade econmica para a produo ou circulao de bens ou de servios. - No considerado empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que, se utilize de colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir-se por empresa. - Para efeito de enquadramento de uma pessoa que exerce atividade intelectual na condio de empresrio, se faz necessrio que nesta atividade seja identificado o chamado "elemento de empresa". Assim, pelo acima exposto, podemos afirmar que constitui elemento de empresa o exerccio profissional voltado para a produo ou circulao de bens e/ou servios.

- A ttulo de exemplo, citamos o caso de um mdico que inicia suas atividades como profissional autnomo no seu consultrio, tendo uma ou mais atendentes como auxiliares. Nestas condies o mdico exerce uma atividade de natureza intelectual que decorre de sua prpria atuao, no sendo, portanto considerado empresrio, inexistindo o elemento de empresa.

- Com o crescimento do nmero de clientes (pacientes) so agregados mais auxiliares, outros profissionais e novas especialidades, passando o consultrio a ser uma clnica mdica, que posteriormente se transforma em um grande hospital, materiais, empregando dezenas de profissionais, etc. utilizando equipamento,

- Nestas condies, no h mais o que se falar em exerccio de atividade intelectual, ficando caracterizada como atividade empresarial, pois o ento consultrio transformou-se em uma organizao (hospital) que explora o ramo de sade, estando presente o elemento de empresa caracterizando a atividade empresarial que se utiliza da gesto tcnica, operacional e administrativa, na articulao para a circulao dos fatores de produo capital, mo-de-obra, insumo e tecnologia.

- No dia-a-dia, comum chamarmos de empresa a pessoa jurdica empresria, e de empresrios os scios. Contudo, empresa a atividade, e no a pessoa que a explora; e, empresrio no o scio da sociedade empresria, mas a prpria sociedade. - A expresso empresa designada atividade, e nunca sociedade. - Empresa e Estabelecimento empresarial se confundem, porm se difere numa coisa, uma a pessoa jurdica e a outra o estabelecimento, assim como sociedade empresarial que uma forma de definir a sociedade que compe a pessoa jurdica e por fim o empresrio que o detentor do capital. - O empresrio aquele que investe e administra a empresa, ou seja, o proletariado. A empresa resultado do investimento do empresrio num determinado segmento, seja na indstria, comrcio ou prestadora de servios.

- Uma empresa pode ser caracterizada de diversas modalidades, a saber: empresa aberta (com aes negociadas em bolsa de valores), fechada, mista (aes com direito a voto pertencem em sua maioria ao poder pblico), estatal (controle acionrio detido direta ou indiretamente pelo poder pblico) e Empresa pblica (aquela cujo capital pertence inteiramente ao poder pblico). - As melhores Doutrinas falam para os empresrios pessoa fsica, em empresrio, empresrio individual, empresa individual, empreendedor individual, e, para os empresrios pessoa jurdica, fala-se em sociedade empresria, empresrio social, empresrio coletivo. - Como se pode ver, preciso verificar em cada texto legal e em cada texto doutrinrio, qual o alcance que est sendo dado a cada palavra ou expresso, sob pena de se cometer equvocos. - Em resumo, o empresrio pode ser pessoa fsica ou pessoa jurdica, embora muitas vezes o vocbulo empresrio seja usado para designar apenas o empresrio pessoa fsica. O empresrio pessoa jurdica pode ser uma sociedade empresria, uma empresa pblica ou, quando a lei permite (no o caso do Brasil), uma fundao ou mesmo outra entidade que exera profissionalmente atividade econmica organizada para produo ou circulao de bens ou servios.

Tipicidades do empresrio - O empresrio a pessoa fsica que exerce profissionalmente atividade econmica organizada, para a produo ou circulao de bens ou de servios (art. 966 caput).

- Sendo assim, para regularizar a atividade de empresrio necessrio se inscrever na Junta Comercial do estado (onde est a sede da sua empresa), mediante os seguintes requisitos: ser brasileiro, (se estrangeiro apresentar carteira de visto permanente, emitida pela Polcia Federal, exceto os portugueses no gozo de seus direitos e obrigaes, previstos no Estatuto da Igualdade, do qual dever ser apresentada uma cpia); no possuir mais de uma inscrio como empresrio; no ter cometido crime que impea o exerccio de atividade de empresrio; no ser funcionrio pblico da ativa; ter no mnimo 18 anos e ter colado grau em curso de ensino superior; possuir um estabelecimento civil ou comercial ou pela existncia de relao de emprego, desde que em funo deles o menor com 16 anos completos tenha economia prpria. - Alm destas exigncias, o empresrio dever comparecer sede da Junta Comercial com os seguintes documentos: capa de Processo (preencher todos os campos, dispensada a assinatura no requerimento); requerimento de Empresrio; original ou cpia autenticada de procurao, com firma reconhecida e poderes especficos, quando o Requerimento de Empresrio for assinado por procurador; cpia autenticada da identidade; comprovantes de pagamento da Guia de Recolhimento/Junta Comercial e da DARF/Cadastro Nacional de Empresas (cdigo 6621). 2- PREPOSTOS DO EMPRESRIO DIREITOS E OBRIGAES - Como dito anteriormente, o empresrio deve necessariamente contratar funcionrios, reservando para si a funo de gerenciador da atividade produtiva da empresa.

- Os funcionrios que desempenham tarefas sob a coordenao do empresrio podem ser empregados por este de acordo com o regime do Direito do Trabalho (CLT) ou, ainda, vinculado por contrato de prestao de servios.

Independentemente do vnculo existente entre o empregador e o empregado, seja ele definitivo ou temporrio esses trabalhadores so chamados de prepostos. De maneira geral, os atos praticados pelos prepostos dentro do

estabelecimento empresarial, sendo estes identificveis como funcionrios atravs de uniformes, crachs, etc., vinculam o preponente, ou seja, o empresrio. Dessa forma, toda e qualquer informao prestada pelo preposto, assim como os compromissos por ele assumidos, atendidos aqueles pressupostos de lugar e objeto, criam obrigaes para o empresrio. - Contudo, de acordo com os artigos 1169 a 1171 do Cdigo Civil, que dispem sobre os prepostos, estes respondem pelos seus atos de que derivem relaes com terceiro. E em caso de agir com culpa, dever indenizar o preponente titular da empresa. - Duas classes de preposto recebem maior ateno do Cdigo Civil: o gerente e o contabilista. Quanto ao gerente, est previsto que este pode ter seus poderes limitados pelo preponente mediante arquivamento do ato na Junta Comercial. No havendo essa limitao expressa o gerente responsabiliza o preponente em todos os seus atos. No que tange ao contabilista, est previsto que, diferentemente do gerente que um pressuposto facultativo, este desempenha funo de preposto obrigatrio, sendo responsvel pela escriturao dos livros do empresrio.

3- ATIVIDADES ECONMICAS CIVIS Segundo o Cdigo Civil de 2002 existem quatro hipteses de atividades econmicas civis, a saber: profissional intelectual, empresrio rural e cooperativas. A quarta hiptese diz respeito s atividades exploradas por quem no se enquadra no conceito legal de empresrio, passando a se considerado, portanto, como regime civil e no empresrio. Profissional intelectual - Segundo o artigo 966, pargrafo nico, do Cdigo Civil aqueles que exercem profisso intelectual de natureza cientfica, literria ou artstica no so considerados empresrios. Portanto esses profissionais no se enquadram na funo de empresrios por exercerem atividades econmicas civis, que no so reguladas sob a rgia do Direito Comercial. - Outro fator que descaracteriza essas atividades como empresrias consiste no fato de no se atrelarem a mecanismos de obteno de lucro, nem mesmo na organizao e disposio de capital e trabalho. So estes profissionais liberais (advogados, arquitetos, mdicos, etc.), escritores e artistas. - Entretanto, a partir do momento que o exerccio da profisso passa a constituir elemento de empresa e que o profissional contribua como organizador dos fatores de produo, podemos dizer que surge, ento, a figura jurdica do empresrio. Empresrio rural - No Brasil, podemos observar que a atividade rural divide-se em duas modalidades bastante distintas, de um lado temos as agroindstrias e de outro a agricultura familiar.

- A produo atravs da agroindstria ocorre em grandes reas de cultivo, com mo de obra assalariada, tecnologia de produo avanada e especializao de cultura. Por outro lado, a agricultura familiar emprega o trabalho da famlia em pequenas reas de cultivo e sem o emprego de muitos recursos tecnolgicos. Com isso, a produo agrcola brasileira passa a ser altamente industrializada e concentrada em grandes empresas rurais, gerando toda uma problemtica social, poltica e econmica. - Buscando abrir espao ao pequeno produtor rural, o legislador inseriu no Cdigo Civil alguns mecanismos que possibilitam ao exercente de atividade rural a requisio na Junta Comercial de sua inscrio no registro de empresa, como pode ser visto no artigo 971: O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art.968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. - No nos cabe aqui discutir o fato dessa previso no bastar soluo do problema da m distribuio de terras no Brasil. Porm, esse registro possibilita que o pequeno empresrio rural submeta-se s normas do Direito Comercial e equipare-se aos demais empresrios. Cooperativas - Cooperativa a empresa formada e dirigida por uma associao de usurios, que se renem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver uma atividade econmica ou prestar servios comuns, eliminando os intermedirios. O movimento cooperativista contrape-se s grandes corporaes capitalistas de carter monopolstico.

- Conforme a natureza de seu corpo de associados, as cooperativas podem ser de produo, de consumo, de crdito, de troca e comercializao, de segurana mtua, de venda por atacado ou de assistncia mdica. As mais comuns so as cooperativas de produo, consumo e crdito; h ainda as cooperativas mistas, que unem, numa s empresa, essas trs atividades. No Brasil, a formao de cooperativas regulamentada por lei desde 1907. Internacionalmente, a atividade incentivada pela Aliana Cooperativa Internacional. - Segundo a linguagem empregada no Cdigo Civil de 2002 cooperativas so sociedades simples, ou ainda, sociedades civis independentemente da atividade que exploram. Normalmente as cooperativas dedicam-se a atividades idnticas s dos empresrios e at mesmo atendem aos requisitos legais dessa caracterizao. O que, contudo, as diferencia , entre outras, o fato de no poderem sujeitar-se falncia. Sua principal diferenciao em relao s demais diz respeito adeso voluntria de nmero ilimitado de associados e variabilidade do capital social. - De acordo com o professor Luiz Antonio Soares Hentz, sobre as cooperativas:

A juno de foras pessoais visa a melhoria das condies econmicas de uma determinada classe social ou categoria econmica. Os princpios cooperativos so pregados em todo lugar e as cooperativas e organizaes similares tm sido um sucesso mundial.
- Como pode ser observado, as cooperativas so cada vez mais utilizadas como um recurso queles que teriam dificuldades em solucionar problemas financeiros e empregatcios. Com isso podemos afirmar que constitui numa forte ferramenta de emancipao e fortalecimento dos trabalhadores. CONCLUSO

Anda mungkin juga menyukai