Anda di halaman 1dari 9

OUTRO OLHAR SOBRE A SNDROME DA ALIENAO PARENTAL

http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id_artigo=2102

Analicia Martins de Sousa Psicloga; mestre em Psicologia Social - UERJ; especialista em Psicologia Jurdica - UERJ Email: analiciams@hotmail.com Observa-se que, no Brasil, especialmente a partir do ano 2006, dificuldades relativas separao conjugal e guarda de filhos vm sendo associadas existncia de um distrbio, a sndrome da alienao parental (SAP), a qual foi definida pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, falecido em 2003.

Em pouco tempo, o assunto virou manchete no cenrio nacional sendo mencionado, com freqncia, na mdia, bem como em eventos e publicaes que abordam questes ligadas ao litgio conjugal. Buscando aprofundar o estudo sobre a sndrome da alienao parental, foi realizada investigao junto ao Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (SOUSA, 2009).

Por meio da pesquisa realizada notou-se que, no Brasil, as associaes de pais separados foram as principais responsveis por promover e difundir o referido tema. Com a publicao de livros, realizao de eventos, distribuio de cartilhas e outros recursos, essas associaes vm chamando ateno do pblico em geral e dos operadores do direito para a SAP. Recentemente, no ano de 2008, com o apoio dessas associaes, foi elaborado projeto de lei (PL 4.053/08) que teria como objetivo impedir o desenvolvimento da considerada sndrome em situaes de disputa judicial entre pais.

Para Gardner (2002a), com o passar do tempo a SAP poderia extinguir a relao da criana com o genitor rechaado, ou alienado, como nomeou esse autor. Alm disso, o psiquiatra acreditava que algum que durante a infncia percebeu um dos pais como vilo ou ameaador, no poderia se tornar uma pessoa saudvel, ou seja, a SAP possivelmente acarretaria problemas futuros nas relaes com chefes, professores, namorado(a)s etc. O autor estava convencido tambm de que, por conta da SAP, surgiriam manifestaes de distrbios psiquitricos ao longo da vida da criana (GARDNER, 1998b).

A despeito da intensa divulgao que vem sendo feita no Brasil sobre a SAP, verifica-se a ausncia de debates e reflexes crticas sobre a mesma. Diante disso, nesse breve artigo, tem-se por objetivo colocar em discusso alguns aspectos relativos teoria de Gardner que tm sido desconsiderados na difuso do tema.

Definida em meados dos anos 1980 por Richard Gardner (2001), a SAP seria um distrbio infantil que ocorreria especialmente em menores de idade expostos s disputas judiciais entre seus pais. Tal sndrome se manifestaria por meio da rejeio exacerbada a um dos genitores, sem que houvesse justificativa para isso. Ainda segundo esse autor, o distrbio seria resultado da manipulao psicolgica da criana, por parte de um dos genitores, somada a colaborao da prpria criana contra o outro responsvel. Cabe informar, no entanto, que existem muitas controvrsias em relao s idias de Gardner. Embora ele sustentasse que sua teoria sobre a SAP era muito bem organizada e consistente, fundamentada em anos de estudos, o assunto tem sido objeto de discusso, uma vez que a nomeada sndrome no possui reconhecimento oficial, ou seja, no consta na atual verso do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV), publicada em 1994.

O psiquiatra norte-americano afirmava a existncia da SAP sem, contudo, apresentar dados obtidos por meio de pesquisas cientficas que embasassem o conceito por ele criado. Sua defesa em relao SAP amparava-se antes em argumentos do que em resultados de pesquisas. Conforme Escudero, Aguilar et Cruz (2008), Gardner apoiava-se fundamentalmente em analogias com doenas fsicas e argumentaes supostamente lgicas para comprovar sua teoria sobre tal sndrome. Aliado a isso, continuam os autores, Gardner utilizava-se de consenso com outros profissionais que pensavam de forma similar a ele, como garantia de evidncia cientfica de suas proposies. Em reviso aos textos de Gardner, nota-se que ele desconsiderou a existncia de pesquisas sobre separao conjugal e guarda de filhos, e amparou-se quase que exclusivamente em seus prprios estudos, os quais no explicavam, de forma mais detida, como haviam sido realizados. Tem-se a impresso de que esse autor baseou-se, sobretudo, em suposies que construiu a partir de atendimentos clnicos e casos em que atuou como avaliador para a justia. Os artigos de Gardner, de forma geral, so bastante parecidos, com informaes que se repetem sistematicamente. So comuns indicaes de que maiores detalhes podem ser encontrados em seus livros, os quais, cabe salientar, eram publicados em sua prpria editora (DALLAM, 1999). Importa mencionar que, a difuso do nome da doena seria, para esse autor, uma forma de pressionar os comits de avaliao do DSM para a incluso da SAP na prxima reviso deste. Compreende-se que na referncia s crianas envolvidas em situaes de litgio conjugal, o psiquiatra norte-americano engendra uma viso determinista e limitada com relao aos comportamentos dos membros do grupo familiar, os quais tm ignorada sua singularidade e sua capacidade de desenvolver suportes em meio a situaes de conflito e sofrimento. Como comprovam outras pesquisas (BRITO, 2007; RAMIRES, 2004; SOUZA, 2000; WALLERSTEIN et KELLY, 1998), o modo como crianas e jovens entrevistados percebem a separao de seus pais pode variar amplamente, dependendo de fatores como idade, sexo, caractersticas individuais, dentre outros. Alm disso, foram verificados diferentes quadros de somatizaes por

parte dos filhos, como tambm a existncia de fatores que podem auxiliar na superao ou boa adaptao s mudanas trazidas com o divrcio. Retornando teoria de Gardner, a SAP seria induzida pelo genitor identificado como alienador, o qual na maioria dos casos o guardio, ou seja, a me, j que com freqncia ela quem detm a guarda dos filhos (GARDNER, 2002b). O autor justificava que, movidas por vingana e outros sentimentos desencadeados com a separao do casal, as mes guardis induziriam os filhos a rejeitar, ou mesmo odiar, o outro genitor (GARDNER, 1999). Ainda segundo o psiquiatra, em casos de SAP considerados severos, as mes seriam portadoras de algum tipo de distrbio ou transtorno de personalidade (GARDNER, 1991). Entende-se que, em realidade, a teoria de Gardner reduz a aspectos psicolgicos e caractersticas individuais a problemtica que envolve as situaes de litgio conjugal em que um genitor tenta dificultar ou impedir a convivncia dos filhos com o outro responsvel. Como identificam pesquisas sobre rompimento conjugal e guarda de filhos, e tambm a literatura sobre terapia de casal e famlia, por vezes, aps a separao do casal se estabelece uma relao intensa entre um dos pais e os filhos, com o conseqente alijamento do genitor no-residente (BRITO, 2007; CARTER et McGOLDRICK, 1995; GIBERTI, 1985; GONZALEZ, CABARGA et VALVERDE, 1994; WALLERSTEIN et KELLY, 1998). Essa forma de relao recebeu diferentes designaes como cisma, aliana, alinhamento, coalizo, dentre outras. Os estudos mencionados apontam diversos fatores que podem contribuir para a existncia desses comportamentos, chamando ateno no somente para questes individuais ou patolgicas, como ocorre na teoria de Gardner sobre a SAP. Nesse sentido, alguns autores destacam que diante de disputas acirradas, por vezes, dificuldades relativas ao casal acabam se mesclando com aquelas que dizem respeito aos filhos (BRITO, 1997, RIBEIRO, 2000). Outros autores assinalam que, questes individuais e geracionais, com freqncia, se acham

envolvidas nesse cenrio (BERNART et al, 2002). Diante disso, autores como Sousa et Samis (2008) enfatizam a importncia de se oferecer s famlias que vivenciam o divrcio a possibilidade de atendimento, colaborando para que preservem as relaes parentais. Cabe mencionar, ainda, disposies legislativas, bem como sentenas judiciais que, ao longo do tempo, tm privilegiado a figura materna em relao guarda de filhos. Esses fatores contribuem para que o pai tenha um papel secundrio na vida destes, podendo facilmente ser descartado pela me guardi, quando esta se sente no lugar de quem detm todo o poder de deciso sobre a prole (BRITO, 2002). Aliado a isso, o modo como os processos de separao judicial e guarda de filhos so encaminhados nos juzos de famlia pode, por vezes, fomentar o embate entre os ex-cnjuges, colocando os filhos na condio de objetos de disputa (FERNNDEZ et al, 1982). Destaca-se tambm o tempo transcorrido desde a separao do casal at a deciso judicial sobre a guarda dos menores de idade, bem como o prprio instituto da guarda unilateral como fatores que podem contribuir para que se estabeleam alianas parentais, na medida em que os filhos passam a conviver majoritariamente com apenas um dos pais.

Ao analisar os fatores acima relacionados, compreende-se que o trabalho de Gardner foi, em realidade, o de estruturar e disseminar uma teoria que transformou o fenmeno das alianas parentais no litgio conjugal em uma sndrome. No exame da problemtica em questo, preciso considerar, ainda, que os comportamentos exibidos por pais e mes separados, no que se refere guarda de filhos, esto relacionados a construes sociais acerca das relaes de gnero. Embora se tenha avanado no sentido da efetivao da igualdade jurdica entre homens e mulheres, pesquisas atestam que os papis parentais permanecem, por vezes, associados a uma viso tradicional, sendo o homem visto como responsvel pela manuteno da famlia e a me pelo cuidado dos filhos (ROCHA-COUTINHO, 2003). Aliado a isso, deve-se levar em conta o

contexto social que, ao longo do tempo, tem privilegiado a figura materna no que se refere aos cuidados infantis, em detrimento do pai (ROMANELLI, 2003). No se pode perder de vista, ainda, a imagem que vem sendo atribuda a muitas mulheres como superpoderosas, em analogia s personagens superheronas, vistas como capazes de dar conta, sozinhas, de rotinas exaustivas de trabalho dentro e fora de casa (FERNANDES, 2006; ROCHA-COUTINHO, 1998). Assim, algumas mulheres que detm a guarda dos filhos se vem como capazes de exercer duplamente os papis materno e paterno, fato que lhes colocaria na condio de supermulheres.

Os discursos tradicionais quanto valorizao da figura materna no cuidado dos filhos (BADINTER, 1985; DONZELOT, 1986) associados a outros que dizem respeito s conquistas femininas na sociedade (MACHADO, 2002) podem contribuir para a postura de muitas mes guardis em relao aos filhos e ao ex-cnjuge. Compreende-se, portanto, que hoje, o que est sendo designado por SAP no efeito isolado das atitudes dos genitores, mas sim algo imbricado entre o pessoal e o social, como aponta Hurstel (1999).

Cabe ressaltar que, o enfoque dado pela teoria de Gardner s mes guardis como alienadoras pode ter srias conseqncias, como a estigmatizao de mulheres que, por diferentes motivos, aps a separao do casal voltam-se para a relao com os filhos, comportamento observado em vrios estudos (HURSTEL, 1999; RAPIZO et al. 2001; WALLERSTEIN et KELLY, 1998). Um outro aspecto, no menos provvel, que pode estar em curso na atualidade a construo de uma nova personagem social, a me alienadora, a qual deve ser combatida, afastada e punida, como indicava o psiquiatra norte-americano.

No que tange identificao da SAP, Gardner (2002b) ressaltava, com freqncia, a importncia de os profissionais que atuam nos juzos de famlia terem conhecimentos sobre esta, motivo pelo qual organizou lista com os comportamentos que seriam exibidos por crianas portadoras da sndrome. Entende-se, no entanto, que por meio dos itens listados, os profissionais ao

realizarem avaliaes individuais estariam encaixando, como componentes da sndrome, os conflitos relacionais observados. Assim, amparados em um conhecimento com status de cincia e, portanto, com valor de verdade, os profissionais teriam a funo no de diagnosticar, mas de criar a SAP. Compreende-se, portanto, o fato de o psiquiatra norte-americano atribuir qualquer controvrsia sobre a SAP a enganos com relao prtica dos profissionais, e no ao escasso rigor conceitual de sua teoria.

Conforme Gardner (1999), sendo diagnosticada a SAP, a criana e seus genitores deveriam ser submetidos, por meio de imposio judicial, a tratamento psicoterpico. Tambm classificado como terapia da ameaa (ESCUDERO, AGUILAR et CRUZ, 2008, p.203), esse tratamento envolveria sanes judiciais que poderiam ser utilizadas pelo terapeuta caso os membros da famlia no se dispusessem a cooperar (GARDNER, 1999).

Quanto ao genitor alienador, Gardner (1998a) recomendava sanes de ordem financeira como o pagamento de multa e a reduo no valor da penso alimentcia dos filhos. A colocao de transmissores eletrnicos no tornozelo do genitor alienador como forma de rastrear seus movimentos; a perda da guarda dos filhos e a suspenso de qualquer contato com estes tambm eram medidas sugeridas pelo psiquiatra. E, se todas essas sanes no fossem suficientes, Gardner aconselhava, ento, a priso do genitor alienador. Refletindo sobre o tratamento recomendado por Gardner famlia em litgio, percebe-se que este diz respeito mais a tcnicas disciplinares (FOUCAULT, 2007) do que a intervenes teraputicas. Sob o discurso de tratamento da doena subjaz a coero imediata, o controle constante, a imposio de comportamentos, a violncia tcita no confronto de foras entre o profissional terapeuta e os membros da famlia, com o objetivo de subjugar, disciplinar estes ltimos, tornando-os dceis e cooperativos.

foroso constatar que, com sua teoria, Gardner chamou ateno para o

fenmeno das alianas parentais no contexto do litgio conjugal. Todavia, isso s ocorreu na medida em que transmudou tal fenmeno em um distrbio, atribuindo ao mesmo o rtulo de SAP. Com um nome novo, de fcil identificao, e que causa certo impacto, pode-se dizer que a teoria do psiquiatra norte-americano vem conquistando muitos adeptos. No Brasil, a despeito dos estudos citados ao longo desse artigo, parece que somente agora, com a difuso do tema SAP, que pais e profissionais tomaram conhecimento conjugal. Nota-se que os discursos sobre a SAP, no contexto nacional, vm produzindo certo alarde social, com apelo contra o sofrimento imputado a crianas e jovens em situaes de litgio conjugal. Aliado a isso, vem se construindo a imagem do nomeado genitor alienador como a de um monstro, semelhana do que ocorreu com a imagem do criminoso, conforme demonstram os estudos de Foucault (2007). Pensa-se que tais discursos, ao estimularem comoo, indignao e repulsa, podem inibir a reflexo crtica sobre o assunto, deixandose de lado o exame de questes sociais, legais e jurdicas. Com isso, a opinio pblica se convence, ou convencida, sobre a necessidade de interveno estatal nas famlias em litgio por meio da criao de novas leis que, com o pretexto de proteo a crianas e jovens, vem submeter os membros do grupo familiar a medidas de controle e punio. da existncia das referidas alianas e de possveis desdobramentos do litgio que pode permanecer aps um rompimento

Conclui-se que a rpida difuso e naturalizao do tema SAP no cenrio nacional contribui para uma viso unilateral que absolutiza a existncia de uma sndrome nas situaes de litgio conjugal, retomando-se a idia de que filhos de pais separados seriam problemticos, ou melhor, doentes, portadores de distrbios. imprescindvel, portanto, o debate e exame cuidadoso sobre a questo, pois essa pode ser uma forma de patologizao de comportamentos no mbito das relaes familiares, ao mesmo tempo em que se limita a complexidade que envolve aquelas situaes a transtornos psicolgicos individuais.

Anda mungkin juga menyukai