Anda di halaman 1dari 2

CENTRO UNIVERSITRIO DE LAVRAS UNILAVRAS Estudo Dirigido de Direito Empresarial II 2011-1-1 Tema: Sociedade Annima: noes iniciais, aes

es e debntures PROFESSOR: ODENIR AUGUSTO DE OLIVEIRA CURSO: DIREITO - PERODO: 4


Nota: O objetivo do presente estudo dirigido permitir que o aluno fixe o contedo ministrado em aula e inicie a preparao para as avaliaes. 01) O que sociedade annima de capital fechado? 02) O que sociedade annima de capital aberto? 03) Apresente todos as denominaes possveis para uma companhia. 04) O que ao? 05) Classifique as aes quanto: a) espcie; b) forma; c) classe. 06) Diferencie ao ordinria, preferencial e de fruio. 07) Fale sobre o direito de voto de titulares de aes preferenciais. 08) As aes ordinrias podem ser divididas em classes? 09) Quais as caractersticas diferenciadoras de ao nominativa e ao escritural? 10) Apresente os diversos valores atribudos s aes e defina cada um deles. 11) Explique: a) dividendo; b) dividendo fixo; c) dividendo varivel; d) dividendo mnimo. 12) Cite dois direitos dos acionistas. 13) Qual a principal obrigao do acionista? 14) O que subscrio e o que integralizao de ao? 15) Fale sobre a responsabilidade do acionista em relao s obrigaes sociais. 16) Explique amortizao, resgate e reembolso de aes 17) O que scio remisso? 18) O que direito de recesso? 19) Explique custdia de aes. 20) As aes podem ser oneradas? Se possvel, cite duas formas em que as aes podem ser oneradas. 21) A companhia pode efetuar cancelamento de aes? Se possvel, de que forma? 22) O que e para que serve bolsa de valores? 23) O que mercado de balco? E mercado de balco organizado? 24) Explique mercado de capitais. 25) O que para que serve e como se encontra organizada a CVM? 26) A companhia pode negociar com suas prprias aes? Se positivo, em que circunstncias e para quais objetivos? 27) O que e para que serve a debnture? 28) Classifique as debntures quanto garantia que oferecem. 29) Explique debnture conversvel em aes. 30) Como ocorre a emisso de debntures? 31) Diferencie emisso pblica e privada de debntures. 32) A companhia pode negociar suas prprias debntures? Explique. 33) Existe possibilidade de emisso de debnture vinculada diretamente a determinado bem do patrimnio da companhia. Explique tal assertiva e apresente o nome dado a essa espcie de valor mobilirio. 34) O que e para que serve os certificados de debntures? 35) Diferencie debntures nominativas e escriturais. 36) O que debnture perptua? 37) O que agente fiducirio dos debenturistas? 38) Quem escolhe o agente fiducirio dos debenturistas? 39) Qual(is) a(s) funo(es) do agente fiducirio dos debenturistas? 40) Quem define a remunerao do agente fiducirio dos debenturistas? 41) A existncia de agente fiducirio dos debenturistas sempre ser obrigatria? Explique. 42) Quando os direitos creditcios das debntures perpetuas podem ser exigveis? 43) Verificado o inadimplemento da companhia, o debenturista sempre poder, individualmente, intentar ao de execuo contra ela? Explique.

44) Como se d a negociao das debnturesw 45) certo afirmar que somente as companhias abertas podem emitir debntures? Por que?

Boa atividade!

Anda mungkin juga menyukai