Anda di halaman 1dari 4

Pindyck & Rubinfeld, Captulo 12, Oligoplio :: REVISO 1. Quais so as caractersticas de um mercado monopolisticamente competitivo?

O que ocorre com o preo e a quantidade de equilbrio em tal mercado quando uma empresa lana um produto novo e melhor? As duas principais caractersticas de um mercado monopolisticamente competitivo so: (1) as empresas competem na venda de produtos diferenciados que so altamente, mas no perfeitamente, substituveis, e (2) h livre entrada e sada do mercado. Quando uma nova empresa entra em um mercado monopolisticamente competitivo (buscando lucros positivos), a curva de demanda para cada uma das empresas estabelecidas se desloca para dentro, reduzindo, assim, o preo e a quantidade recebida por elas. Assim sendo, o lanamento de um novo produto por uma empresa reduzir o preo recebido e a quantidade vendida dos produtos j existentes. 2. Por que a curva de demanda da empresa mais plana do que a curva de demanda total do mercado em uma concorrncia monopolstica? Suponha que uma empresa monopolisticamente competitiva esteja auferindo lucros a curto prazo. O que poder ocorrer com sua curva de demanda no longo prazo? A inclinao da curva de demanda da empresa uma funo da elasticidade da demanda pelo produto da empresa. A elasticidade da curva de demanda da empresa maior do que a elasticidade da demanda do mercado por que mais fcil para os consumidores optarem por consumir um produto altamente substituvel de outra empresa do que optarem por consumir um outro produto totalmente diferente. O lucro no curto prazo induz outras empresas a entrarem no mercado; medida que as empresas entram, as curvas de receita marginal e de demanda da empresa estabelecida se deslocam para dentro, reduzindo a quantidade que maximiza os lucros. Finalmente, os lucros caem a zero, no havendo incentivos para mais empresas entrarem. 3. Alguns especialistas tm argumentado que, no mercado, h um nmero demasiadamente grande de marcas de cereais para refeio matinal. Apresente um argumento favorvel a esse ponto de vista. Apresente um argumento que discorde desse ponto de vista. Argumento a favor: A existncia de muitas marcas de um nico produto sinaliza excesso de capacidade, implicando um nvel de produo menor do que aquele que minimizaria o custo mdio. Argumento contra: Os consumidores valorizam a liberdade de escolher entre uma grande variedade de produtos concorrentes. (Observao: Em 1972, a Comisso Federal do Comrcio entrou com uma ao contra a Kellogg, a General Mills e a General Foods. Essas empresas foram acusadas de tentar refrear a entrada de outras empresas no mercado de cereais ao lanarem,

atravs de pesadas campanhas publicitrias, 150 marcas entre 1950 e 1970, expulsando os produtos dos concorrentes das prateleiras dos supermercados. Esse caso foi finalmente arquivado em 1982.) 4. Qual a razo de o equilbrio de Cournot ser estvel (isto , por que as empresas no teriam nenhum estmulo para alterar seus respectivos nveis de produo aps alcanarem o equilbrio)? Mesmo que no possam entrar em conluio, por que as empresas no adotam nveis de produo capazes de maximizar seus lucros em conjunto (isto , o nvel de produo pelo qual optariam caso pudessem entrar em conluio)? O equilbrio de Cournot estvel porque cada empresa produz a quantidade que maximiza seus lucros, dadas as quantidades que seus concorrentes esto produzindo. Se todas as empresas se comportarem dessa forma, nenhuma empresa ter incentivo para mudar sua produo. Sem o conluio, as empresas acham difcil concordar tacitamente na reduo da produo. Uma vez que uma empresa reduza sua produo, as outras empresas tm um incentivo para aumentar sua produo e seus lucros s custas da empresa que est limitando suas vendas. 5. No modelo de Stackelberg, a empresa que determina sua produo em primeiro lugar possui uma vantagem. Explique a razo. Segundo o modelo de Stackelberg a empresa com liderana de preo possui vantagem porque a segunda empresa deve aceitar o nvel elevado de produo da lder como fixo e produzir uma quantidade menor. Se a segunda empresa decidisse produzir uma quantidade maior, isso levaria a uma reduo no preo e no prprio lucro. A primeira empresa sabe que a segunda no ter escolha a no ser produzir uma menor quantidade a fim de maximizar seus lucros e, assim, a primeira capaz de capturar uma parte maior dos lucros do setor. 6. Explique o significado do equilbrio de Nash, quando as empresas se encontram competindo em termos de preo. Por que o equilbrio estvel? Por que as empresas no elevam seus preos ao nvel capaz de maximizar seus lucros em conjunto? O equilbrio de Nash, numa competio em termos de preo, ocorre quando cada empresa escolhe seu preo, supondo que o preo de seu concorrente seja fixo. No equilbrio, cada empresa faz o melhor possvel, condicionado aos preos de seus concorrentes. O equilbrio estvel porque as empresas esto maximizando os lucros e nenhuma delas possui incentivo para elevar ou reduzir seu preo. As empresas nem sempre entram em conluio: difcil de se fazer cumprir o acordo feito em um cartel porque cada empresa possui um incentivo para burlar esse acordo. Ao diminuir o preo, a empresa que burla o acordo pode aumentar sua

participao no mercado e seus lucros. Outra razo para as empresas no entrarem em conluio que este conluio viola as leis antitruste. Em particular, a fixao de preos viola a Seo 1 do Ato de Sherman. claro que h tentativas de se contornar a legislao antitruste por meio do conluio tcito. 7. A curva de demanda quebrada descreve a rigidez de preos. Explique o modo de funcionamento do modelo. Quais so suas limitaes? Por que surge a rigidez de preos nos mercados oligopolsticos? De acordo com o modelo da curva de demanda quebrada, cada empresa se defronta com uma curva de demanda que quebrada ao preo corrente. Se uma empresa aumentasse seus preos, a maioria dos consumidores passaria a adquirir produtos do concorrente. Esse raciocnio implica uma demanda altamente elstica para aumentos de preo. Se a empresa, entretanto, diminusse seus preos, seus concorrentes tambm reduziriam seus preos. Isso implica uma curva de demanda mais inelstica para redues de preo do que para aumentos de preo. Essa quebra na curva de demanda implica uma descontinuidade na curva de receita marginal, tal que apenas grandes variaes no custo marginal levam a variaes no preo. Apesar de conseguir reproduzir o fenmeno da rigidez de preo, esse modelo no explica como o preo rgido determinado. A origem do preo rgido explicado por outros modelos, tal como o desejo das empresas de evitar competio de preos mutuamente destrutiva. 8. Por que a liderana de preos s vezes ocorre nos mercados oligopolsticos? Explique de que modo uma empresa com liderana de preo determina aquele que maximizar os lucros. Dado que as empresas no podem combinar seus preos explicitamente, elas utilizam meios implcitos. Uma forma de conluio implcito seguir a empresa com liderana de preo. Esta, em geral a empresa dominante do setor, determina o preo que maximiza seus lucros calculando a curva de demanda com que ela se defronta: ela subtrai, da demanda de mercado, a quantidade ofertada por todas as outras empresas para cada preo, e o resultado a sua curva de demanda. A empresa lder escolhe a quantidade que iguala sua receita marginal a seu custo marginal. O preo de mercado o preo ao qual vendida a quantidade que maximiza os lucros da empresa lder. A esse preo, as seguidoras abastecem o resto do mercado. 9. Qual o motivo de o cartel da OPEP (do petrleo) ter tido sucesso na elevao substancial de seus preos, enquanto o cartel da CIPEC (do cobre) conseguiu xito? Quais condies se fazem necessrias para que a cartelizao seja bem-sucedida? Quais os problemas organizacionais que um cartel precisa ser capaz de superar?

O sucesso da cartelizao requer duas condies: a demanda deve ser inelstica e o cartel deve ser capaz de controlar a maior parte da oferta. A OPEP foi bem-sucedida no curto prazo porque a demanda e a oferta de petrleo no curto prazo eram ambas inelsticas. A CIPEC no foi bemsucedida porque tanto a oferta dos no membros da CIPEC quanto a demanda eram altamente sensveis ao preo. Um cartel se defronta com dois problemas organizacionais: o acordo com relao ao preo e a diviso do mercado entre os membros do cartel; e o monitoramento e cumprimento do acordo.

Anda mungkin juga menyukai