Anda di halaman 1dari 4

-Fatores que influenciam no Rendimento de uma Turbina a Vapor

Temperatura inicial do vapor: quanto maior a temperatura, maior o rendimento do ciclo trmico; Potncia da mquina: quanto maior a potncia da mquina, maior ser o rendimento; Variaes na carga: variaes na carga influenciam a potncia e, portanto, o rendimento. As turbinas a vapor possuem um rendimento da ordem de 38% em ciclo simples e elevadssimo rendimento, quando aplicadas em sistemas de ciclo combinado.

-Os principais equipamentos de uma usina trmica a vapor so:

Pr-aquecedor de ar (10) - trocador de calor que aquece o ar de combusto tambm trocando calor com os gases de exausto da caldeira.

Caldeira (1) atua como uma grande fornalha, transferindo calor gerado pela queima de combustvel para um conjunto de tubos enfileirados, denominado Pr-Aquecedor S1, imersos entre a chama, por onde circula gua. A bomba P1 mantm a gua do cilindro circulando no praquecedor. Nas usinas a carvo o tipo mais eficiente de caldeira a de leito fluidizado. O leito consiste de materiais tais como areia e algumas vezes pedra de calcrio juntamente com o combustvel. Neste tipo de caldeira o combustvel pode ser variado: carvo, resduo de polpa de papel, leo, bagao de cana, ou qualquer outro de baixo teor energtico. A caldeira de leito fluidizado permite o uso de um nico combustvel ou de vrios simultaneamente.

Cilindro de gua-vapor ou evaporador (2) depsito que contm gua e vapor sob alta presso. Se a gua que admitida no cilindro for quente, ento uma menor quantidade de energia dever ser adicionada para levar a gua ao ponto de ebulio. Isto resulta em uma substancial reduo na quantidade de combustvel necessria para a produo de vapor. O vapor de alta presso passa atravs de um equipamento denominado Superaquecedor S2 e ento atravs da turbina de alta presso.

Superaquecedor (S2) - trocador de calor que aquecendo o vapor saturado transforma-o em vapor superaquecido. O superaquecedor composto por um conjunto de tubos dispostos em srie em torno da chama, e eleva a temperatura do vapor de cerca de 200oC. Este aumento de temperatura garante que o vapor se torne absolutamente seco aumentando a eficincia da planta trmica. O cilindro limentado pela bomba P3.

Turbina de Alta Presso (3) converte a energia trmica do fluido em energia mecnica permitindo a expanso do vapor medida que este atravessa a turbina. A temperatura e presso do vapor na sada da turbina AP menor do que na entrada.

Re-aquecedor (S3) - para aumentar a eficincia trmica do vapor e evitar a sua condensao prematura, o vapor ao sair da turbina passa por um reaquecedor.

Turbina de Mdia Presso (4) similar turbina de alta presso, exceto que maior, permitindo que o vapor se expanda mais ainda.

Turbina de Baixa Presso (5) retira a energia ainda presente no vapor. composta por dois mdulos idnticos colocados no sentido de permitir a expanso do vapor para um vcuo quase perfeito criado pelo condensador.

Condensador (6) condensa o vapor advindo da turbina BP, o qual circula sobre tubos com gua corrente fria S4 advinda de fonte externa. A gua fria nos tubos do condensador troca calor com o vapor. A temperatura da gua fria ao atravessar o condensador aumenta de cerca de 5 a 10oC. O vapor condensado em geral tem temperatura entre 27 e 33oC e a presso absoluta correspondente prxima a do vcuo, de cerca de 5 kPa. o vapor condensado que cria o vcuo. O condensador tem importncia em usinas trmicas e nucleares similar ao da caldeira. A bomba do condensador P2 retira o vapor condensado morno para o economizador. Caso a instalao esteja beira-mar ou prxima de um rio, a preferncia pelo condensador a gua, com passagem nica. Se isto no for possvel, pode-se ter torres de resfriamento (as enormes torres de concreto com perfil parablico so tpicas de termeltricas) ou mesmo, caso no haja gua disponvel, radiadores resfriados a ar. Neste ltimo caso, os investimentos tendem a crescer e a eficincia trmica da planta fica reduzida.

Economizador (7) o vapor condensado bombeado at o economizador que recebe vapor quente advindo da sada da turbina AT (ou calor proveniente dos gases de combusto), onde feita a mistura (vapor quente + vapor condensado morno) para aumentar a temperatura da gua que retorna caldeira, com a ajuda da bomba P3, para alimentar o cilindro gua-vapor.

Torres de Resfriamento - em uma usina trmica, o fluido refrigerante (gua) morno que sai do condensador canalizado para o topo de uma torre de refrigerao onde espargido em pequenas gotas. As gotas dgua caem em direo a um reservatrio na base da torre, o contato com o ar do ambiente provoca a evaporao, e as gotas dgua caem resfriadas no reservatrio. A gua resfriada bombeada do reservatrio e reciclada atravs do condensador, de onde retira novamente calor do vapor condensado. O ciclo ento se repete. Cerca de 2% da gua refrigerante que circula no condensador evaporada. Esta perda pode ser reposta por uma fonte ou um pequeno lago. Usinas trmicas que no esto prximas a rios ou lagos necessitam de fluido refrigerante para realizar troca de calor no condensador por onde circula vapor condensado. O processo de resfriamento obtido por evaporao. Para cada 1% de gua que se evapora, a temperatura da gua restante cai de 5.8oC. A evaporao , portanto um processo efetivo de resfriamento.

Como produzir a evaporao?

Expor uma grande superfcie de gua ao ar ambiente. Como realiz-la? A maneira mais simples de faz-lo provocar, com a gua a ser resfriada, uma chuva artificial e assoprar ar atravs das gotas dgua.

Bomba de Alimentao de gua transporta a gua do economizador at o cilindro dgua de alta presso. A alta presso do cilindro (back pressure) e o grande volume de gua a ser transportado exigem um motor de alta potncia. Em usinas modernas, a potncia da bomba-motor representa 1% da potncia de sada do gerador.

Embora isto parea uma perda significante, vale lembrar que a energia gasta na bomba recuperada posteriormente quando um vapor de alta presso flui atravs das turbinas.

Queimadores alimenta e controla a quantidade de leo, gs ou carvo pulverizado injetado na caldeira. O leo derivado de petrleo praquecido e espargido na cmara de combusto para aumentar a rea de contato com o ar contido na cmara e melhorar a combusto.

Ventilador Forado fornece a quantidade de ar necessria combusto.

Ventilador Induzido conduz os gases da combusto e outros subprodutos para equipamentos de purificao e da para a chamin.

Gerador transforma energia mecnica em energia eltrica.

Vlvulas Reguladoras controla a quantidade de fluxo de vapor atravs das Turbinas.

Estao para tratamento de gua fornece limpeza e composio qumica da gua que alimenta a caldeira.

Bombas de leo lubrifica os mancais (ponto de apoio de um eixo girante permitindo o movimento com um mnimo de atrito).

Chamin - lana os gases de combusto ao meio ambiente, geralmente a uma altura suficiente para disperso dos mesmos. Os fabricantes de mquinas eltricas pesadas esto competindo no aprimoramento dos materiais utilizados em turbinas, com o objetivo de aumentar o rendimento da gerao termeltrica para 50%. A eficincia atual da ordem de 40%. Melhorar o rendimento da gerao termeltrica no apenas economiza energia como permite a reduo da emisso de dixido de carbono, dixido de enxofre e xido de nitrognio na atmosfera.

Anda mungkin juga menyukai