Anda di halaman 1dari 23

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S.

- Erick Wolff

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kanbina no Batuque Ng do Rio Grande do Sul.

Erick Wolff Il-ba bokn Ng'Kb Julho de 2011

Trabalho publicado na Revista Olorun, n. 5, Setembro 2011. http://www.olorun.com.br

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

INTRODUO:

O propsito deste texto fazer um paralelo da Nao Kanbina do Batuque do R.S., e suas possveis origens no Alafinato Iorub, e sobrevivncias no culto afro-gacho, tentando mostrar que existe uma grande possibilidade desta nao ser originada dos nags, ao invs dos bantos, como a princpio, faz parecer o nome.1 A origem da nao Iorub est envolvida em mistrios e segredos, como a maioria das culturas grafas, existindo muitos estudos que criam caminhos diferentes. No trataremos neste trabalho sobre a pr-civilizao de If, anterior ao advento de Odduw, que, segundo estudiosos do assunto, eram adoradores de Obtl, representados na figura ancestral de Orluere. Esta pr-civilizao no pode ser chamada exatamente de Iorub, visto que a nao Iorub s veio a existir com a conquista de Il-Ife por Odduw, que unificou os grupos antigos numa s nao. Sobre a palavra o uso da palavra Iorub, explica Elbein dos Santos (1976, p. 29, nt. 7):

O termo Iorub de uso relativamente recente, no Brasil, sendo os eruditos que os descobriram nos textos estrangeiros e o fizeram conhecido. No utilizado pela populao. Tambm no utilizado em Cuba. Parece que mesmo na frica Ocidental o termo Iorub, em sua conotao coletiva, no muito antigo. N. A. Fadipe (1970: 30) concluiu que a etiqueta Iorub, designando um grupo tnico, no deve ter estado h muito tempo em voga antes de 1856 (The label Yoruba, as that of an ethnic group coult not have been long in vogue prior to 1856). At hoje, as pessoas tm tendncia a distinguir seus prprios grupos locais daqueles que eles chamam coletivamente de Iorub. (To the present day people... tend to distinguish their own local groups from the one they collectively refer as Iorub). Parece que, em sua origem, o nome Iorub era aplicado unicamente aos Iorub de y, que ainda so chamados, hoje

1 Agradecemos a Luiz L. Marins, irmo de religio, por fornecer as fontes necessrias, e por muito pacientemente ter colaborado na elaborao deste texto, com seu trabalho de leitura, crticas e sugestes. autor do artigo s ta rs, um estudo de ork , publicado no livro Dos Yoruba ao Candombl Ktu, organizado por Aulo Barretti Filho, Edusp, So Paulo, 2010.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

em dia, de Iorub propriamente ditos. Para uma discusso mais completa desta questo ver Claperton (1829), Rev. Koelle (1963: 5), Dos Santos (1967 : 14 e nota 38), Fadipe (1970, cap. 2).

Sobre Odduw, escreve Johnson (1973, pgs. 03-14):

[...] O prncipe herdeiro Odduw, recara em idolatria durante o reinado do pai, e como ele possua grande influncia, ele influenciou muitos depois dele. Seu propsito era transformar a religio do Estado no paganismo, e, portanto, ele converteu a grande mesquita da cidade em um templo de dolos, e isso Asara, o seu sacerdote, que a ele servia, era um produtor de imagens, repleto de dolos. [] O rei Lamurudu foi morto, e todos os seus filhos com aqueles que simpatizavam com eles foram expulsos da cidade. Dos Prncipes que se tornou Reis de Gogobiri e do Kukawa foram para o oeste e Odduw, para o leste. Este ltimo viajou 90 dias a partir Meca, e depois de vagar sobre finalmente estabeleceu-se em Il-Ife onde se reuniu com Agb-niregun (ou Setilu) o fundador da adorao If [] Odduw, e seus filhos haviam escapado com dois dolos para Il-Ife. Sahibu foi enviado com um exrcito para destruir ou reduzi-los, e subjugando-os foi derrotado, e entre o esplio garantido pelos vencedores havia uma cpia do Alcoro. Isto foi depois preservada em um templo e no foi apenas venerado por sucessivas geraes como uma relquia sagrada, mas ainda adorado at hoje sob o nome de Idi, significando possuir algo preso. [] Odduw, e seus filhos criaram um dio mortal dos muulmanos do seu pas, e estavam determinados a vingar-se deles, mas ele morreu em Il-Ife antes que ele fosse poderoso o suficiente para marchar e contra-atac-los. Oknbi, seu filho mais velho, comumente chamado Idekoseroake, tambm morreu l, deixando atrs de si sete prncipes e princesas que mais tarde se tornaram famosos. A partir deles surgiram as diversas tribos da nao Iorub. Seu primognito era uma princesa que era casada com um sacerdote, e se tornou a me do famoso Olowu, o ancestral do Owus. O segundo filho foi tambm uma princesa que se tornou a me do Alaketo, o progenitor do povo Ketu. O terceiro, um prncipe, tornou-se rei do povo de Benin. A quarta, a Orangun, se tornou rei de Ila, o quinto, o Onisabe, ou o rei do Sabes, o sexto, Oluppo, ou rei dos Popos, o stimo nascido e ltimo, Oranyan, que era o progenitor dos Iorub propriamente dito, como so mais conhecidos os ys. [o grifo nosso].

Como vimos, Oknbi historicamente citado, ainda que sem mensurao, como o filho primognito de Odduw, sendo que a palavra Iorub para primognito , kb, um adjetivo que significa primeiro filho. Foi dito acima, que Oraniyan era o neto caula de Odduw, e que houve grande destaque de sua pessoa, tornando-se o mais rico e de renome de todos os outros. Oranyan

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

herdaria terras, segundo a tradio oral, da o ditado "Alfin I'oni ile" (o Alfin o senhor da terra). Como isso aconteceu, assim narrado por Jonhson (1973. pgs. 41-46):

Com a morte do Rei, seu av, sua propriedade foi desigualmente dividida entre seus filhos. O Rei de Benin herdou seu dinheiro (que consistia em bzios), o Orangun de Ila suas esposas, o Rei do Sabe seu gado, o Oluppo as contas do Olowu e as vestes, e o Alaketu as coroas, e nada foi deixado para Oranyan, apenas a terra. Alguns afirmam que ele estava ausente em uma expedio de guerra quando a partilha foi feita, e assim ele foi excludo de todos os bens mveis. Oranyan foi, no entanto, satisfeito com a sua parte, que ele procedeu imediatamente a tomar melhor conta com a habilidade mxima. Ele segurou seus irmos como inquilinos que viviam na terra que era sua, das rendas que recebeu dinheiro, mulheres, gado, prolas, vestidos, e coroas, que eram as partes dos seus irmos, como todos estes eram mais ou menos dependentes do solo, e foi decorrente a sustenta-lo. E ele foi o escolhido para suceder o pai como Rei, em linha direta de sucesso. Para seus irmos foram atribudos a vrias provncias sobre as quais eles governavam mais ou menos independente, Oranyan se viu sendo entronado.

Devido riqueza de detalhes, optamos por fazer a seguir uma longa transcrio do livro The History of the Yoruba, de Samuel Jonhson (1973, pgs. 41-46), sobre o Alfin e o ritual de Entronao:

O Alfin

O Alfin o lder supremo de todos os reis e prncipes da nao Iorub, pois ele o descendente de linhagem direto, e sucessor do fundador da renomada nao. A sucesso referida acima feita por eleies entre os membros da famlia real, por um lado considerado como o mais digno, sendo levado em considerao ser o mais prximo ao trono. Pode ser mencionado tambm atravs dos sentimentos e aceitao dos habitantes do harm para o rei eleito, so muitas vezes apurados em segredo. Nos primeiros dias, o filho mais velho, naturalmente, sucede ao pai, e, a fim de ser orientada em todas as tarefas da realeza que dever um dia lhe incumbir, ela foi frequentemente associada, mais ou menos com as realizaes de deveres importantes do seu pai, e, assim, muitas vezes aprimorando as suas funes, assim, gradualmente, ele praticamente reinou como o seu pai sob o ttulo de Aremo (o apropriado herdeiro) tendo sua prpria residncia oficial perto do

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

Palcio; no entanto como poderia crescer corruptamente, o Aremo muitas vezes exercia influncia to grande como ou mais do que o prprio rei, especialmente no decorrer de um longo reinado, chegando o monarca tornar-se fraco com a velhice. Eles tinham iguais poderes de vida ou morte sobre os sditos do rei, e h alguns casos registrados do Aremo sendo fortemente suspeito de assassinato do pai, para assumir poderes de uma vez. Foi, portanto feito uma lei na Constituio que, como o Aremo reinava ao lado do seu pai ele deveria tambm morrer com o rei. Essa lei surtiu efeito, pelo menos de verificar possibilidades de homicdios, que vigorou at o sculo passado, quando (em 1858) foi revogada pelo Atiba um dos reis que antecedeu a favor do seu Aremo Adelu. O Aremo poder agora ter xito se considerado digno, mas deve ser eleito da maneira tradicional, porem se for rejeitado pelo regente deve sair da cidade ou for para recluso numa residncia privada nas provncias. Isto, entretanto, no realmente obrigatrio, mas como ele deve ser substitudo no seu cargo, esse caminho inevitvel, a menos que ele escolha por vontade prpria morrer com o pai. A escolha pode, por vezes, recarem sobre um dos primeiros prncipes mais pobres, em busca de tranquilidade para o seu reinado, sem qualquer vocao para o trono; tal pessoa enviada para inutilizar para a ltima vez sua surpresa, Isto foi feito provavelmente para a finalidade de testar o controle de esprito. Ele pode no estar ciente das intenes do Mesi y at que seja advertido por eles como para as funes e responsabilidades da alta posio, que ele em breve preencher. Os nomeadores so trs membros titulares da famlia real, a Ona-Isokn, a Ona-Aka, e o Omo-Ola, tios ou primos do rei, mas, geralmente, intitulados "parentes do Rei". Estes tm de apresentar ou sugerir os nomes para os nobres para eleio, mas a voz do Basorun primordial para aceitar ou rejeitar. Cerimnias curiosas e elaboradas precedem adeso propriamente dita ao trono. Aps todos os preparativos tenham sido efetuados, as cerimnias comeam por um sacrifcio interposto da casa da Ona-Isokun por um conjunto de os homens chamados Omo-ni-nari; estes pertencem a uma famlia de especial importncia na realizao de todos os deveres servios relacionada com as oferendas dos sacrifcios e de esperar o Rei e os sacerdotes. Assim que entram na casa em que o rei ser eleito, ele chamado para fora, e ele tem que se levantar com um assistente ao seu lado. Ele tocado no peito, e no ombro direito e esquerdo com a bacia do sacrifcio, o auxiliar nesse meio tempo profere algum tipo de palavras. Esse o sinal que ele foi chamado ao trono. Na noite do mesmo dia, ele conduzido silenciosamente para a casa do Ona-Isokn onde passar a primeira noite. A fim de evitar a multido, e a ateno do pblico, que geralmente desviado por uma procisso dos escravos do rei e outros com muito Kamukalho e festa, como se o escoltasse, enquanto o rei eleito acompanhado pelo Aregbe'Idi, um intitulado eunuco, e alguns dos Omo-ni-nari chegam calmamente ao longo de um caminho.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

Na casa da Ona-Isokn, ele decepcionado exclusivamente pelo Omoni-nari. Ele advertido e assessorado por aqueles que o recebero no lugar de seu pai. Algumas cerimnias de purificao j foram executadas, sacrifcios propiciatrios so novamente oferecidos, desta vez, so realizadas em vrios lugares da cidade pela Omo-ni-nari. Na noite seguinte, ele passa na casa2 do Otun-Iwefa (o prximo na Posio para o chefe dos eunucos). Este oficial um sacerdote de Sng, provvel de que o rei eleito passe a noite com ele a fim de ser iniciado na arte sacerdotal do seu oficio, o Alfin ter o mximo de espiritualidade, assim como o secular trabalho a executar, sendo ao Rei e Sacerdote o mesmo para o seu povo, e, provavelmente, aprende ali tambm usos e feitos da imensa populao no recinto do interno do palcio com a qual os eunucos so bastante familiarizados. Depois disso, ele conduzido a uma das cmaras no ptio externo do palcio (Omo ile) onde reside durante trs meses, o perodo de luto, at a sua coroao. A passagem principal ao palcio ser fechada durante o fim do Rei, uma nova abertura privada feita para ele na parede externa atravs da qual ele entra e sai da sua residncia temporria. Durante esse tempo ele permanece rigorosamente no aprendizado, secreto e praticando o estilo e comportamento de um Rei, e os detalhes dos deveres e funes importantes de seu reinado. Durante este perodo ele se vestir de preto, e tem o direito de usar uma "touca de chef" chamado "Ori-k-Gbe-ofo". (A cabea no pode ficar a descoberto). Os assuntos de Estado neste momento so conduzidos pelo Basorun.

A Coroao de um Alfin

A coroao acontece no final de trs meses, geralmente na terceira apario da lua nova aps a morte do falecido Rei. A data geralmente fixada de forma a t-la se possvel antes do prximo grande festival. entendido como um grande festival pblico. um dia de gala na qual toda a cidade aparece vestida com roupas de festa. Visitantes das provncias e representantes de Estados vizinhos, tambm se dirigem para a cidade em grande nmero. Este dia geralmente conhecido como A visita do rei Bar. o primeiro ato, e a mais importante das cerimnias.

2 A tradio diz que nos primeiros dias, enquanto o rei eleito est na casa do Otun'efa servido entre os pratos para que ele partilhe, um ser preparado a partir do corao do falecido rei que foi extrado e secretamente. Aps participar disso dito, que ele "comeu o Rei". Da a origem da palavra Je Oba, para se tornar um rei (ht. para comer um Rei). (Jonhson, 1973, pgs. 41-43).

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

O Bar, ou mausolu real um edifcio consagrado nos arredores da cidade, sob os cuidados de uma sacerdotisa de nome Iyamode, h os reis foram coroados formalmente, e no sepultado. O Rei entra, apenas uma vez na sua vida, e que na coroao com a pompa da cerimnia marcada. A coroao real no acontecer no Bar como parece que ir acontecer, mas ao Koso santurio de Sng, mas a visita ao Bar to importante e indispensvel uma preliminar que se tornou mais estreitamente identificado com a coroao do que para os outros santurios visitados na ocasio. Deixando a Ipadi - suas cmaras temporrias - so duas estaes em que os Reis eleitos tero que parar antes de atingir o edifcio sagrado, o primeiro o Abl ou rea em frente ao palcio onde uma barraca de roupas bonitas foi erguida para ele. Aqui ele tem que mudar sua roupa de luto por um manto principesco. Ele, ento, procede segunda estao em meio a Alapni sobre sua rota onde uma grande tenda e um gabinete foi erguida para sua recepo. Aqui, ele aguardado por uma grande multido que o sada com aplausos. Aqui ele recebe os comprimentos e homenagem dos prncipes, os nobres, os chefes e o povo, e aclamado como o rei. Algumas cerimnias que se passam tambm incluem distribuio de nozes de cola, etc, para os prncipes e chefes. Depois disso, ele prossegue para o Bar acompanhado por toda a multido de pessoas que tero de ficar do lado de fora. Ele entra nos recintos sagrados com a presena do Magaji lyajin (seu irmo mais velho) as princesas, a Ona-Onseawo (um funcionrio), o Otun-wefa (o lado do chefe dos eunucos), que um sacerdote e o Omo-ni-nari, um conjunto de servos. Estes ltimos so para o abate e a pele dos animais a serem oferecidos em sacrifcio. No Bar ele faz preces diante dos tmulos de seus antepassados, um cavalo, uma vaca e um carneiro sendo oferecidos para cada tmulo, pores so enviados fora a cada um dos nobres, prncipes e chefes esperando l fora, o Basorun recebe primeiro o grosso das partes. Ele invoca as bnos e proteo de seus antepassados mortos e institudo afirmando para receber autoridade para usar a coroa. A visita ao Bar ento, , com a finalidade de receber autoridade ou a permisso dos seus antepassados falecidos para usar a coroa, pelo que dito como coroao. Existe uma regra fixa que toda a carne para ser totalmente consumida no Bar, sob nenhuma circunstncia nenhuma deve ser levadas para casa. Sobre isso, o Rei retornar, portanto, com grande pompa para os seus aposentos temporrios, em meio ao disparo de feu de joie, sob o balir da trombeta Kakaki, tambores, etc. No quinto dia aps isso, ele passa a Koso, o santurio de Sng, para a coroao real. Aqui ele recebido pela Otun-wefa que tem a seu cargo o santurio, o Bale (prefeito) de Koso uma vila suburbana, o Omo-ni-naris, e os Isonas [O Isonas so um corpo de homens cujo nico emprego fazer todas as agulhas e trabalho bordado para a realeza. Eles tambm so os confeccionadores de guarda-chuva. A coroa, pessoal, roupas, e todos ornamentais trabalhos manuais e funcionamento em algodo, seda ou couro so executados por eles]. Rodeado pelos principais eunucos e os prncipes a grande coroa colocada em sua cabea com muita cerimnia pela lykere, quem lykere, para quem est reservada a

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

mais importante funo ser visto abaixo. As vestes reais so colocadas sobre ele, o Ejigba volta do pescoo, o pessoal e a espada da misericrdia so colocados em suas mos. [O Ejigba um colar de contas caras descendo at os joelhos. Grnulos so usados para pedras preciosas. Isto representa celas. Cadeias-dizem-so para os prisioneiros, por isso, eles usam vrias contas.] No quinto dia aps isso, ele passa para o santurio de Oranyan, aqui a grande espada ou Espada da Justia so trazidas de Il Ife sendo colocada em suas mos, sem o qual ele no pode nenhuma autoridade para uma ordem de execuo. Depois de outro intervalo de cinco dias, ele passa ao santurio de gn, o deus da guerra, e no oferece um sacrifcio propiciatrio de um reinado pacfico. As ofertas consistem em uma vaca, um carneiro, e um co, este ltimo sendo indispensvel em qualquer sacrifcio ao deus da guerra. Do santurio de gn, a procisso vai direto para o palcio, entrando agora pela primeira vez pelo porto principal aberto para ele, abrindo a primeira atravs da parede exterior s temporrias cmaras sendo rapidamente emparedado. Assim, ele entra no palcio apropriado como o rei. Mas uma nova abertura feita por ele na Aganju Kobi, atravs dela que ele entra no recinto interior do palcio. Esta entrada para o seu uso exclusivo dentro e fora do Kobi durante o seu reinado: em sua morte fechada. Nesta entrada tem que oferecer em sacrifcio um caracol, uma tartaruga, um tatu, um rato de campo (em) um rato grande (okete) um sapo, um girino, um pombo, uma galinha, um carneiro, uma vaca, um cavalo, um homem e uma mulher, os dois ltimos sendo enterrado no limiar da abertura; no sangue das vtimas e sobre o tmulo dos dois ltimos, ele tem que caminhar para o trio interior. [os grifos so nossos]. Sacrifcios humanos (agora totalmente abolidos), porm, no foram pratica comum entre os Oyo, mas tais imolaes sempre foram realizadas na coroao e no enterro do soberano. Por esses sacrifcios que ele no apenas coroado Rei, com poder sobre todos, homens e animais, mas ele tambm consagrado sacerdote para a nao. Sua pessoa, portanto, se torna sagrada. Aps tudo isso ser realizado, agora anunciado formalmente ao pblico em geral, que o rei "A" est morto (ou melhor, tem entrou na abbada do cu-O wo ja) e o Rei "B" agora reina em seu lugar. Durante o intervalo da doena do falecido Rei, at o momento da sua morte, o negcio de Estado exercido normalmente pelo palcio, o Osi-'wefa personificando o Rei, mesmo ao ponto de colocando em seu manto e coroa, e sentado no trono quando tal for necessrio, mas, logo que se saiba que ele est morto o Basorun assume a autoridade de chefe, menos uma vez, e nada pode ser feito sem ele. Aps o Rei ter sido coroado, ele passa a estar proibido de aparecem em vias pblicas por dias, exceto nas muito especiais e extraordinrias ocasies, ele , no entanto, permitido passeios noite de lua cheia, quando ele pode andar

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

incgnito. Este isolamento no s aumenta a admirao e majestade devido a um soberano, mas tambm empresta poder e autoridade aos seus comandos, e o melhor guarda seguro para a ordem pblica em seu presente estgio de civilizao. Alm disso, seria muito inconveniente aos cidados que o rei sempre saindo, pois de acordo o costume universal do pas, sempre que um chefe est fora, todos os seus subordinados devem sair com ele. So inviolveis as leis e costumes do pas, e aplicvel a todos, seja qual for sua posio: assim, se o Basorun est fora, todos os Mesi y deve sair fora tambm. Se o Bale de qualquer cidade est fora, todos os chefes da cidade devem estar fora tambm, e se o Rei estiver fora, toda a cidade deve estar agitada e em movimento, todos os negcios suspensos, at que ele retorna para o palcio.

Como vimos, era costume entre todas as tribos Iorub o sacrifcio humano, em destaque, os Ife, que se excediam neste ritual, mesmo antes do reinado de Sng, sendo muito comum naqueles dias, e para ter mo, compravam escravos num distrito de Ibokun, com feitio mirrado e pequeno, pois eram ideais para o sacrifico. Isto teria dado origem ao termo Ijesa (Ije rs, o alimento para os Deuses). Estes sacrifcios humanos tinham a finalidade e pedir proteo aos antepassados e ao mesmo tempo garantir que Egn estaria a protegendo o novo e eleito Alfin.

So estas fortes ligaes do Alfin com Egn, que serviro base para o nosso estudo de comparao dos rituais de iniciao da nao Kanbina, no Batuque do Rio Grande do Sul, devido seu rito inicitico estar diretamente ligado a Egn, assim como a iniciao e entronao do Alfin.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

10

O BATUQUE DO R.S.

O Batuque Afrosul possui ritos prprios que o distinguem de todos os outros segmentos religiosos de matriz africana. basicamente dividido em quatro razes: Jeje, Ijesa, Oyo e Kanbina. Estas razes praticam quase a mesma liturgia, cultuam praticamente as mesmas divindades, procedem quase da mesma forma ao utilizar as ervas e o j, estas razes praticam o mesmo ritual e liturgia para o culto ao Or, lidam da mesma maneira para iniciar e ou assentar as divindades que cultuam na feitura e conceito de bor so idnticos, salvo um ou outro ritual que modificado. A nao objeto de nosso estudo a Kanbina, que alguns falam Kabinda, talvez por julgarem-na uma nao de raiz banto, ligada Cabinda, anexada a Angola. Entretanto, o propsito deste trabalho mostrar o inverso, isto , que existe uma grande possibilidade, devido semelhana dos ritos iniciticos relacionados aos Egn, da nao Kanbina estar diretamente relacionados aos Alfin, e aos nags, ao invs dos bantos. Segundo Correa (1992, p. 50) o Batuque manteve-se graas estrutura slida do modelo Jejenag, e a supe-se o ingresso de no-sudaneses. Entretanto, este ingresso no resultou, ao que tudo indica, em grandes influncias banto no ritual. A Nao Kanbina e os rituais iniciticos

O sacerdote de Kanbina, na hora sacrificar para rs, Ibori, ou assentamentos de rs, costuma tirar uma reza na porta do templo, tendo mo, a faca para rs, saudando e pedindo Ago ao Igbal, devido ligao de Sng Baru3, conhecido como Kamuka, com o Igbal.

3 Baru - Na frica o culto a este Alfin est cercado de tabus, pois durante seu reinado cometeu muitas atrocidades, motivo pelo qual os africanos no o raspam nem assentam. No fazia prisioneiros, matava todos, incendiou seu reinado e possua um temperamento incontrolvel, conhecido como o Sng Baru (dono do buraco, um quadrado no cho como Igbal), justo por ter sumido num buraco na terra. Est ligado diretamente Egn e ancestrais, conhecido na cultura Afrosul como Kamuka, conforme reza a mitologia afro-brasileira na dispora Afrosul.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

11

O culto a Kamuka, o Alfin Baru, e consequentemente com Egn, na nao Kanbina, to grande, que durante o Arissum e ou Missa dos Egn (ritual anual que homenageia os Egn), a prioridade dos sacrifcios so para Kamuka e os ancestrais, no Igbal. Sendo ele o Rei da Nao, ele recebe animais tanto nos rituais de iniciaes quanto nos rituais para Egn. E durante o Arissum, e/ou, a chamada missa dos Egn, onde formam uma roda e danam louvando os ancestrais e algumas divindades ligadas a Egn, nesta ocasio, Sng uma das primeiras divindades que se manifesta durante o ritual, podendo ser acompanhado por uma Oy, Xapan ou demais divindades. O Igbal (local sagrado para os Egn, ritual feito no solo), geralmente se localiza nos fundos dos templos. Neste local so feitos sacrifcios e servios pertinentes aos Egn e ancestrais daquele templo, e isto muito semelhante ao narrado anteriormente por Jonhson, quando diz que na iniciao do grande Alfin, em frica, sacrificavam seres humanos, para que Egn protegesse o palcio e o reinado do novo Rei, costume hoje abolido. Fisicamente, Kamuka tem um assentamento prprio, uma casinha, do lado de fora do templo, estando ligado s funes do Arissum. Esta casinha de Kamuka, construo individualizada e prpria do Alfin da nao Kanbina, talvez seja a sobrevivncia do kb, de que fala Jonhson, a qual a construo estendida no palcio do Alfin, em frica. Segundo a dispora afro-gacha, o Orin de Kamuka to sagrado que evitam cant-lo, mesmo quando esto ensaiando cantigas e ou aprendendo toques. Ao cantar o Orin deste Alfin num dia de festa, todos os presentes que pertencem a raiz Kanbina se abaixam colocando a cabea no cho em respeito a esta divindade. Caso haja alguma divindade em terra, primeiro ela vai at a porta para saudar a rua, ou melhor, para saudar o Kob e depois volta para saudar o quarto de santo, o tambor, e por fim fica no meio da roda, de cabea baixa, at terminar o Orin. Todas as casas de nao Kanbina tero, no interior do templo, um assentamento comum, conhecido como segurana de Kamuk, feita no solo, exatamente no meio do salo, que consiste em um buraco quadrado de alguns centmetros, preparado com algumas comidas sagradas e utenslios religiosos. Esta segurana ser coberta por uma pedra quadrada branca, chamada de segurana do Kamuk, e que cria um elo de unio entre os ancestrais e os rs.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

12

Outra funo da segurana para Kamuka dentro dos templos, que, sobre ela tambm sejam quebradas as louas dos assentamentos do Lailm (morto), no ritual do Arissum, podendo neste local os sacerdotes executarem sacrifcios e tirar os Ebo pertinentes ao Arissum, onde podero at velar o Lailm dentro do barraco, sobre a segurana do Kamuka. Entretanto, neste caso, no ser possvel haver qualquer cerimnia para rs durante o Arissum, e no ser permitida qualquer iniciao e ou ritual referente rs. A iniciao para Kamuka considerada pelos sacerdotes da Kanbina, um tabu. No costume nesta nao iniciar um lgn4 para ele, e antigamente, no vamos nem uma feitura sendo feita para o Kamuka. Quanto iniciao de rs em uma casa de Kanbina, seja ela com aves e ou animais de quatro patas, precedera-se com um corte para Bar (rs s). A seguir, sacrifica-se para as divindades que fazem parte do iniciado. Nesta ocasio, a Kanbina usa o procedimento de evocar a segurana e proteo de Kamuka, para que, se por ventura venha a falecer um membro da casa durante as obrigaes de iniciao, estas no fiquem prejudicadas, como ocorre com as outras naes, e as obrigaes no precisem ser despachadas. Assim, a decorrente obrigao para o orix pode continuar, dentro do templo, sem que nada se perca, enquanto o Arissum pode ser realizado em paralelo, mas separado, dentro do permetro do templo, do lado de fora. No entanto, para que esta segurana ocorra, oferendas adicionais devero ser feitas a Sng Baru, no Yara'bo (quarto-de-santo) e no Igbal. No Yara'bo, devero ser oferecidos os mesmos tipos de animais aos quais foram oferecidos na iniciao. Se o sacrifcio for feito com aves, basta oferecer uma ave, se forem bichos de quatro ps,

4 Porem, atualmente, sabemos de vrios Elgn feitos para esta divindade na Kanbina, inclusive manifestandose. Segundo um mito da dispora religiosa afrodescendente, afirmam que nem mesmo na frica costumam iniciar Elgn para esta divindade, fato ao quais os relatos do seu reinado e feitos, que no foram positivos. .

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

13

basta oferecer um carneiro5, que nada se perder daquela obrigao, mesmo que venha a falecer um membro da famlia, o que, em outras naes, faria com que toda a obrigao fosse despachada. As oferendas que so feitas no Igbal, sero entregues apenas para Kamuka, que conhecido como o Sng do buraco (is), pois come junto com Egn, no Igbal, onde as oferendas sero feitas para os ancestrais da Kanbina. Homem ou mulher, so cultuados no coletivo como Egn. Algumas das oferendas, naturalmente adaptadas realidade brasileira, so:

galinhada (arroz com galinha) para Egn junto com Kamuk, arroz com couve para o Legba 6() arroz com linguia para a Zina, considerada a esposa do Legba, de origem Djedje cultuada

entre os Kanbina como um rs, porem assentada no vulto tambm, considerada o anjo da morte e solido. Podem ser oferecidos muitos outros tipos de oferendas para o ritual do Arissum.

Alm do Arissum, a Missa dos Egn outro ponto forte na ritualstica da Kanbina, pois aqueles que possuem Igbal, deve uma vez ao ano, fazer uma festa para eles, realizando sacrifcios e outras oferendas nesse local, fazendo uma roda e dana ao redor do assentamento do Kamuka, no meio do salo. Este procedimento muito semelhante ao Arissum, s que, sem o Lailm. Tambm

5 O carneiro um animal sacrificado para Sng, este mesmo animal que muitas vezes oferecido na cultura Iorub para Egn. 6 Uma divindade de origem Djedje cultuado entre os Kanbina com fundamento de rs, porem sento em

vulto sem kta; considerado o rs da destruio.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

14

encontraremos o coletivo7 dos ancestrais, ou seja, os membros da religio homem e mulher sendo homenageados neste ritual. As demais razes do Batuque (Ijesa, Oyo e Jeje) no possuem o mesmo procedimento, pois no caso do falecimento de algum da casa durante o perodo de obrigao, necessrio despachar tudo, e esperar o perodo de luto para comear tudo novamente, perdendo desta forma o material, sacrifcios e iniciao ou ritual. Ao entrarmos num Yara-bo (quarto de adorar rs) de Kanbina, notaremos que existem vrias prateleiras, e nestas, os Igb-rs8 acomodadas na ordem e na mesma sequencia do Sire. Entre todos os Igb-rs, o de Sng (Agandju, Sogbo, Agodo, Dada ou Afonj), o nico que deve estar sempre em cima de um pilo, por alguns motivos:

estar em contato com a terra, estar em cima de um pilo de madeira,


ficar na frente do Irnmole9 (mesmo que o rs da casa seja outro).

Segundo os mitos da dispora religiosa afro-gacha, Sng Baru Kamuca o rei de Kanbina e dos Egn, dominando e regendo a todos, sendo assim todo e qualquer ritual de rs ou Egn, esta divindade sempre estar presente.

7 Divindades cultuadas entre as vertentes religiosas referem-se a todos aqueles que vieram do run e aqueles que foram divinizados, o mesmo ser colocado como o todo ao qual cultuado entre uma nao. 8 Pequenas vasilhas que agregam um kta (pedra) ou vulto da divindade cultuada, com varias ferramentas atribudas determinada divindade e bzios. 9 O coletivo no Igbal configura os ancestrais homens de um lado e as mulheres de outro, recebendo oferendas e sacrifcios juntos sem distinguir a individualidade, apenas iro receber oferendas de animais de penas pertencentes aos quais foram iniciados, ou seja, eles recebem oferendam e sacrifcios semelhantes aos que foram feitos na sua iniciao, que foram convencionados pela cultura da Kanbina, no entanto, no so rs, muito menos escravos de rs, so considerados Egn que pertencem ao Igbal e so cultuados junto com os ancestrais (aqueles que geraram espiritualmente o dirigente do templo e/ou os sacerdotes e sacerdotisas que deram inicio ao culto, estes respondem como ancestrais, j numa postura e distino de hierarquia, no entanto comungam com Egn e no caso podem receber sacrifcios em cima do se do Sng Baru.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

15

Por dcadas o Brasil acreditou que Sng temia Egn; mas como poderia temer Egn, se o prprio Alfin era iniciado e coroado sob a proteo de Egn e dos ancestrais, conforme vimos anteriormente em Johnson, e como est diretamente ligado relacionado ao Igbal, no ritual da Kanbina, no Batuque do Rio Grande do Sul.

NG KB: UMA HOMENAGEM NAO KANBINA

Devido ao Alfin descender diretamente de Okanbi, perfeitamente justo atribuirmos-lhe o Ork (nome de louvor) kb Odduw, confirme demonstramos. Mas este dado no o mais importante para justificar a aplicao do ttulo Ng Kb, nao Kanbina. O fato de esta nao possuir uma construo separada para o Kamuka, do lado de fora do templo, vai de encontro, em frica, com a arquitetura do Palcio do Alfin, que possui um quarto exterior, uma extenso da construo principal, chamado kb. Para relembrar, citaremos novamente Johnson :

[] uma nova abertura feita por ele na Aganju Kobi, atravs dela que ele entra no recinto interior do palcio. Esta entrada para o seu uso exclusivo dentro e fora do Kobi durante o seu reinado: em sua morte fechada. Nesta entrada tem que oferecer em sacrifcio um caracol, uma tartaruga, um tatu, um rato de campo (em) um rato grande (okete) um sapo, um girino, um pombo, uma galinha, um carneiro, uma vaca, um cavalo, um homem e uma mulher, os dois ltimos sendo enterrado no limiar da abertura; no sangue das vtimas e sobre o tmulo dos dois ltimos, ele tem que caminhar para o trio interior [...]

NgKb, ttulo por ora aplicado nao Kanbina, refere-se sobrevivncia da construo estendida que existe no palcio do Alfin, o kb, simbolizada na construo da casinha de Kamuka, o rei da Kanbina, uma construo tambm estendida ao quarto-de -santo do Batuque do Rio Grande do Sul.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

16

Para melhor evidenciar e justificar, vamos transcrever o verbete kb do dicionrio Abraham, R.C. Dictionary of the Modern Iorub, 1962, pg. 45:

kb (1) [a]. uma extenso construda fora do palcio, para servir como quarto. [b] v. fin 4 L. (2) ~ agonj. [a] trono-quarto onde o Alfin aparece. [b] v. fin 4 H. [c] o terceiro ou quarto kb, para os msicos. [...]

Vamos verificar tambm as recomendaes do verbete, no mesmo dicionrio, pgina 18:


fin 4 H - [] Ele agora um rei. Uma nova abertura feita no kb-agonj para ele entrar no recinto. Animais, um homem e uma mulher, foram sacrificados ali e enterrados na abertura. Sacrifcio humano tambm ser feito durante o enterro do Alfin. [...] fin 4 L Funeral do Alfin - [] existem tantos kb dentro do Br, tantos quantos forem os reis enterrados ali. [...] Chamamos a ateno que, a palavra Br, acima, no tem nenhuma relao com rs s ou Bar. Para que isso fique claro, vamos transcrever tambm o item 4 D, idem, idem. fin 4 D - A coroao acontece trs meses aps a morte do ltimo rei. Este dia chamado o dia da visita ao Br. O Br um mausolu real, e est sob a custdia da sacerdotisa ymond.

No ritual da Kanbina, quando um sacerdote de uma casa falece, aps 32 dias joga-se para ver qual procedimento dever ser tomado em relao casa-de-santo e aos iniciados por ele. Somente aps trs meses que dever ser feito qualquer ritual para retirada da mo do antigo sacerdote. Conforme demonstrado, clara a evidncia de que a nao Kanbina tenha sua origem no Alafinato Iorub, ao invs de ser uma sobrevivncia banto, como se acredita. Assim, em homenagem a esta nao, ns a reverenciamos como a nao NgKb, por ter, conforme acreditamos, seus rituais, diretamente ligados, primordialmente e primogenitariamente, ao Alafinato atravs de Kamuka. Um dado geogrfico que vai de encontro ao propsito deste texto, o Parque Nacional Kamuka (tambm chamado de Kamuku) ao norte de Oyo, como podemos ver nas imagens abaixo:

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

17

e:

Lizzie Williams, Nigria, 1998

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

18

Lizzie Williams, Nigria, 1998

Williams (1998, p. 292) assim o descreve:

Parque Nacional Kamuka, 125km a oeste de Kaduna, prximo cidade BirninGwari. O porto do parque 23km ao sul saindo da rodovia Lagos-Kaduna, prximo Dagara. Kamuka cobre uma rea de 1.121m 2 de bosque e pntanos;

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

19

foi noticiada como um parque nacional em 1999, a partir de uma rea de reserva florestal, recebendo o nome de um grupo tnico local. [...]

Yakan (1999, p. 396) informa que:

Os Kamuku so povos do Oeste Africano. Eles esto concentrados, na rea central oeste da Nigria, particularmente no estado de Kwara. Tambm Bascom (1991, p. 3) escrevendo sobre a Divinao de If, acrescenta que Os Kamuku so povos vizinhos, na provncia Niger, norte da Nigria. Entre os Kamuku, para se prever o futuro, ervilhas so chacoalhadas dentro de uma carapaa de tartaruga, e colhidas com a mo direita ou esquerda. Elas so contadas, e de acordo com a quantidade colhida, marcas so feitas no solo. Este processo repetido oito vezes.

Um hotel nigeriano prximo regio do Parque Nacional Kamuka, mantm um portal na internet, onde se v clara citao a este parque nigeriano, como um dos pontos tursticos. Vejamos:

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

20

Clique na imagem para abrir a pgina

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

21

As Naes do Batuque

Este estudo da nao Kambina leva-nos a outro ponto que fica para ser estudado num prximo trabalho, o conceito de nao no Batuque, uma vez, neste quesito, ele diverge das demais vertentes afro-brasileiras. O Batuque se divide em quatro naes, a saber, Kanbina, Jeje, Ijesa e Oyo. Entretanto, h poucos elementos de diferenciao que possam distinguir uma nao, de outra. Isto nos permite repensar o conceito de nao no Batuque, pois devido similaridade de ritos e cultos, o prprio Batuque forma uma nica Nao afro-sul, com quatro denominaes, lados, ou razes, mas que possuem o mesmo ritual litrgico, divindades e cantigas, com poucas mudanas significativas.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

22

CONCLUSO

Este trabalho teve o objetivo de estudar, no s a sobrevivncia dos costumes do Alafinato Iorub, como tambm demonstrar que nao Kanbina, por seus rituais, est muito mais relacionada com os Iorub, do que com os bantos. Devido ao foco direcionado deste texto, pode o leitor ser induzido a pensar que a Kanbina um culto de Egn... no, no . A nao Kanbina voltada ao culto de rs, como todas as outras, apenas tem um ritual de Egn diferenciado, que a caracteriza das demais, cujos ritos demonstram uma sobrevivncia do Alafinato Iorub. Vimos que, ao estudar os ritos da nao Kanbina, criamos um paralelo entre os costumes Iorub, para entronao do Alfin, e o culto de Kamuka, rei desta nao, no Batuque do Rio Grande do Sul. Apresentamos a definio de Alfin, e como ele escolhido, mostrando os costumes Iorub com relao aos sacrifcios humanos, e a proteo a Egn, na sua coroao. Observamos na cultura Iorub os pontos que a ligam nao Kanbina, encontramos informaes que vo alm de coincidncias, existindo muitas evidncias que nos levam a crer que as origens desta nao, esto ligadas ao Alafinato. Mostramos que a palavra ioruba kobi refere-se a um quarto particular do Alfin, uma extenso do prprio palcio real, cujo costume pode ter sobrevivido nos rituais da nao Kanbina, no R.S., que possui um assentamento exterior, em separado, de Sng Baru (Kamuca). Assim, a expresso Ng Kb, um ork, um nome de carinhoso de se louvar a nao Kanbina. Conclumos com a viso de que, a Nao Kanbina, do Batuque afro-sul, nada tem de banto, antes, trazem em seus rituais, reminiscncias do Alafinato, e sobrevivncias de antigos rituais nag, dos Iorub.

A Entronao do Alfin e sua conservao: a nao Kambina no Batuque Ng do R.S. - Erick Wolff

23

BIBLIOGRAFIA
ABRAHAM, R.C. Dictionary of Modern Yoruba, Hodder and Stoughton, London, 1962 [ 1946]. CORREA, Norton. O Batuque do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, UFRGS, 1992. ELBEIN DOS SANTOS, Juana. Os Ng e a Morte, Petrpolis, Vozes, 1976. JOHSON, Samuel. The History of de Yoruba, Routledge & Kegan paul Ltda, London, 1973 [1921]. WILLIANS, Lizzie. Nigeria, New York, The Globe Pequot Press, 2008 [2005]. YAKAN, Muammad Zuhd . Almanac of African peoples & nations, Transactions Publishers, New Jersey, 1999 .

Anda mungkin juga menyukai