Anda di halaman 1dari 4

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/hora-garantiraprendizagem-todos-618053.

shtml

hora de garantir a aprendizagem de todos


Receber os estudantes com deficincia um avano. Mas falta fazer da incluso uma realidade e assegurar o direito Educao
Poucas reas da Educao mudaram tanto nos ltimos 25 anos quanto a incluso de crianas e jovens com deficincia. At meados dos anos 1980, o normal era mant-los privados da convivncia com os demais. Os poucos que frequentavam uma sala de aula estavam em instituies exclusivas. Foi h duas dcadas que esses alunos comearam a chegar s redes regulares. Primeiro, apenas ganharam o direito matrcula. A incluso, de fato, s veio mais tarde, quando entrou em cena a preocupao com a aprendizagem. O preconceito foi o maior empecilho. Durante muito tempo, acreditava-se que uma criana cega no fosse capaz de aprender tanto quanto outra que enxerga normalmente. Quando o caso era de deficincia intelectual, ento, nem se falava na necessidade de estudar. Hoje parece inacreditvel, mas nos anos 1980 um jovem com deficincia intelectual ou com altas habilidades era chamado de "retardado". Na dcada seguinte, consagrou-se a expresso "crianas excepcionais" para se referir a esses estudantes (em oposio aos ditos "normais"). medida que a sociedade descobria que o leque de possibilidades para esses alunos poderia ser ampliado, mudava tambm a forma de se referir a eles. No incio dos anos 2000, era comum a expresso "portador de deficincia". Mas ela logo foi abandonada porque a deficincia no algo que se carrega num momento e em outro, no. Hoje, o mais correto dizer "pessoa com deficincia". Como boa parte das mudanas na Educao, tambm no campo da incluso tudo comeou com a Constituio de 1988, que garantiu o direito de todos escolarizao e estabeleceu que o atendimento deveria ser feito preferencialmente na rede regular de ensino. Nem por isso a situao se transformou rapidamente. Professores, diretores e representantes das Secretarias de Educao acreditavam que cabia prpria criana adaptar-se s atividades. O professor no precisava alterar em nada sua aula ou oferecer materiais diversificados. O resultado que as chamadas instituies especiais de ensino continuaram com grande nmero de matriculados. Felizmente, iniciativas individuais de professores provaram que possvel para um jovem com

deficincia acompanhar o grupo e aprender como os colegas (processo semelhante ao que ocorreu em todo o mundo). Assim, quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) foi aprovada, em 1996, j havia consenso entre os especialistas de que era preciso mais do que garantir s a matrcula desses alunos. Por vrios anos, porm, a LDB provocou uma espcie de mal-entendido. No captulo V, que trata especificamente da Educao Especial, est escrito que essa modalidade de ensino deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e, quando necessrio, com servios de apoio especializado. A palavra "preferencialmente" fez com que poucos Estados e municpios abrissem as portas das redes - e o atendimento obrigatrio na escola regular s foi formalizado 12 anos depois, com a criao da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, que define claramente que obrigatria a matrcula nas redes regulares, com atendimento educacional especializado no contraturno.

No basta matricular
"Direito Educao compreende acesso, permanncia e apropriao dos contedos para participao social, o que exige investimentos em formao e em infraestrutura", diz a professora da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) Ktia Regina Caiado. Hoje, o conceito de incluso prev que as escolas devem se adaptar para atender s necessidades de todos. Para muitos professores, o impacto dessa mudana ainda grande. Para ajud-los, as redes investiram em formao especfica, desenvolveram materiais de apoio e procuraram parcerias com as escolas especiais. "Quando se tem clareza de que cada estudante nico e que preciso oferecer diferentes estratgias para atender s necessidades de cada um, ensinar algum com deficincia passa a ser somente mais uma tarefa docente", diz Marlia Costa Dias, coordenadora da especializao em Educao Inclusiva do Instituto Superior de Educao Vera Cruz, em So Paulo. Os desafios, porm, ainda so enormes. H apenas 520 impressoras em braile em todo o pas. As escolas com banheiros adaptados para cadeiras de rodas so apenas 13% do total e as que contam com sala de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado no passam de 16%. Os dados do Censo Escolar 2007 mostram ainda que 70,8% das crianas com deficincia cursam o Ensino Fundamental, mas s 2,5% dos jovens esto no Ensino Mdio. A boa notcia que desde 2008, quando a incluso nas redes pblicas virou lei, o nmero de matrculas em escolas regulares ultrapassou o das escolas especiais. O caminho ainda longo, mas professores e redes esto ajudando a fazer da incluso escolar uma realidade.

Fonte Censo Escolar 1998 a 2010

Trs perguntas para Ktia Regina Caiado

Doutora em Educao pela Universidade de So Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar).

Quais os principais desafios da incluso escolar nos prximos anos? Garantir Educao de qualidade em todos os nveis, etapas e modalidades escolares, tanto na zona urbana como na rural.

Quem so os agentes dessa melhora do ensino para as crianas com deficincia? Os movimentos sociais tm papel fundamental nesse processo, mas os conselhos municipais e estaduais de Educao e as organizaes de pessoas com deficincia que lutam por seus direitos tambm. A universidade tem uma funo importante na formao de bons professores. uma rede muito ampla.

Em relao infraestrutura, o que preciso fazer? Tanto o governo federal como os estaduais e municipais precisam investir em transportes, em comunicao (no treinamento e na contratao de intrpretes de libras e na compra de materiais para alunos cegos) e na retirada de barreiras arquitetnicas. E, acima de tudo, os

professores precisam de boa formao para que o preconceito diminua e crianas e jovens aprendam.

Anda mungkin juga menyukai