Anda di halaman 1dari 2

CARTILHA GLP 1 - Abastecimento dos Cilindros a granel

Os cilindros a granel nunca devem ser abastecidos com mais de 85% da capacidade. Devido s suas caractersticas qumicas e fsicas, o GLP apresenta um comportamento que exige cuidados prprios. Ao passar da fase lquida para a gasosa, o produto expande seu volume em cerca de 280 vezes. Para que no haja nenhuma passagem da fase gasosa para a lquida, a rede de distribuio deve controlar a presso cuidadosamente e seguir alguns passos nas operaes de abastecimento Granel P 125 / P 190. 1. 2. 3. 4. O abastecimento deve ser iniciado com a abertura suave da manopla da pistola de enchimento, a fim de liberar o fluxo de GLP lquido. A equipe da Liquigs deve acompanhar o abastecimento pelo Medidor de Nvel Percentual o Magnetron at que chegue a 80% e, a partir de ento, dedicar ateno especial sada de gases da Vlvula de Enchimento Mximo. A sada de nvoa de GLP pelo orifcio da Vlvula de Enchimento Mximo aponta o final da operao de abastecimento, pois indica que o GLP fase lquida est com seu volume geomtrico em 85% no reservatrio. Em casos especiais, em que o local ou o cliente no permitem ou restringem o odor de GLP no ambiente, a Vlvula de Enchimento Mxima poder ser utilizada intermitentemente, ou seja, poder ser acionada em intervalos regulares para fins de verificao, e mantida aberta permanentemente e especialmente aps o Magnetron ter indicado 80%. A operao de abastecimento termina com o fechamento suave da manopla da pistola de enchimento.

Voltar 2 - Reabastecimento de Gs
Uma dica para voc no ter surpresas quanto ao abastecimento de GLP colocar sua central em abastecimento automtico. Desta forma, voc no precisa se preocupar em acompanhar o nvel de GLP dentro dos cilindros. Entretanto, se voc preferir solicitar a Liquigs cada novo reabastecimento, faa-o sempre quando o nvel de GLP atingir 30% da capacidade de armazenamento ou outro limite acordado com o Tcnico da Liquigs. Atingindo-se este limite, poder haver uma quantidade de gs insuficiente para atender a demanda dos pontos de consumo, devido reduo natural da taxa de vaporizao nos cilindros.

Voltar 3 - Vazamento Como proceder?


Por ser um produto inodoro (sem cheiro), adicionado ao GLP um composto base de enxofre (etilmercaptana) para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, possvel detectar eventuais vazamentos. Para verificar se h vazamentos de gs, passe uma esponja com gua e sabo sobre a conexo vlvula/regulador de presso de gs. Se houver vazamento, aparecero bolhas. No tente eliminar vazamentos de maneira improvisada. Nunca utilize fsforo, isqueiro ou vela para verificao de vazamento de gs.

Voltar 4 - Vazamento de gs sem fogo


Voltar

Mude para fechado a alavanca do regulador de presso de gs; Afaste as pessoas do local; Desconecte o regulador de presso de gs da vlvula de sada de gs e, caso continue o vazamento, retire o recipiente para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignio. No acione interruptores de eletricidade e no ligue nem desligue nenhum equipamento eletrnico ou que possam produzir fasca; Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residncia; No fume, nem acenda fsforos ou isqueiros; Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas; Desconecte o regulador de presso de gs da vlvula e, caso continue o vazamento, retire o cilindro para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignio; Alerte as pessoas sobre o vazamento; Entre em contato com a assistncia tcnica do seu fornecedor de gs e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).

5 - Vazamento de gs com fogo

Afaste as pessoas do local; Se possvel, feche o registro de gs do regulador de presso de gs; Chame o Corpo de Bombeiros (193); Desligue a chave geral da eletricidade;

Anda mungkin juga menyukai