Anda di halaman 1dari 5

I

A humanidade depende, cada vez mais, dos recursos dos recursos geolgicos; a sua explorao sustentada essencial para garantir o desenvolvimento das sociedades futuras.

1. Observe o grfico seguinte que ilustra o consumo mundial de energia em 2002.

energia nuclear, 11.64%

energias renovaveis, 5.53%

carvo , 20.51%

petrleo , 40.90%

gs natural , 21.42%

1.1

Refira qual a contribuio total dos combustveis fosse para a energia consumida a nvel mundial.

1.2

Refira duas consequncias ambientais da utilizao dos combustveis fsseis

1.3

Considera possvel que, no sculo XXII, o grfico do consumo mundial de energias seja semelhante ao representado na figura? Justifique a sua resposta.

1.4

O inicio da utilizao da energia nuclear foi acompanhado de grandes expectativas. Explique a representao modesta da energia nuclear no consumo mundial de energia.

1.5. As energias renovveis constituem a menor fatia do consumo mundial de energia.

1.5.1. Refira trs tipos de energias renovveis. 1.5.2 Explique quais as principais vantagens associadas s energias renovveis 1.5.3. Explique por que razes, apesar das vantagens que lhes esto associadas, as energias renovveis so ainda pouco utilizadas.

II
Desde que o primeiro barril de petrleo foi extrado do solo Desde que o primeiro barril de petrleo foi extrado do solo com o objectivo de mover um automvel, especula-se sobre o fim desse combustvel. Ningum ainda tem uma resposta sobre quando vai acabar. O petrleo um recurso no renovvel e utilizado numa enorme quantidade de produtos. A geologia fornece ao Homem a exacta noo dos riscos da explorao intensiva dos recursos naturais, alerta-o para o esgotamento, mais ou menos prximo, de certas reservas e ensina-o a gerir o ambiente, de forma a evitar a sua degradao.

1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Com base no grfico da figura, a fonte de energia cuja taxa diminui a partir do uso dos combustveis fsseis foi a)carvo b)lenha c)gs natural d)petrleo 2. Embora o carvo continue a ser um abundante recurso energtico, a sua utilizao tem diminudo. Apresente uma explicao para este facto.

3. Existem outras formas de energia no mencionadas no grfico, como por exemplo a que tem origem no interior da Terra e utilizada em determinadas regies do globo como a Islndia e os Aores. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Essa forma de energia designada por a)energia fssil b)energia nuclear c)energia geotrmica d)energia ssmica

III
Energia geotrmica A Terra um imenso reservatrio de energia trmica; no entanto, apenas uma pequena fraco dessa energia pode ser utilizada pelo homem. Existem recursos geotrmicos de alta e de baixa entalpia (classificao baseada na temperatura atingida pelos fluidos a eles associados). Em Portugal, os primeiros so utilizados na produo de energia elctrica, nos Aores, enquanto os segundos tm aplicaes no aquecimento e na produo de gua quente para fins sanitrios (por exemplo, em Chaves). Um sistema geotrmico constitudo por trs elementos: uma fonte de calor, um reservatrio e um fluido. A fonte de calor pode ser, por exemplo, uma massa de rocha fundida. O reservatrio constitudo por um determinado volume de rocha quente, em comunicao com a superfcie, permitindo a circulao de fluidos. O fluido geotrmico , na maior parte dos casos, gua proveniente da infiltrao da gua da chuva, que, dependendo da sua presso e temperatura, se pode encontrar no estado lquido ou gasoso. Na figura 4, est esquematizado um modelo de um sistema geotrmico. No grfico da figura 5, a curva X a curva de referncia para o ponto de ebulio da gua, e a curva Y ilustra a variao da temperatura no sistema geotrmico representado. Os locais assinalados com os

nmeros de 1 a 5 no modelo do sistema geotrmico encontram-se profundidade e temperatura registadas na figura 5.

Figura 4 Modelo de um sistema geotrmico

Figura 5 Variao da temperatura em funo da profundidade

1. Faa corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam estruturas presentes no sistema geotrmico representado na figura 4, o nmero (de 1 a 8) da figura que a assinala.

Estruturas A Fonte de energia geotrmica B Zona de recarga do sistema geotrmico C Acidente tectnico, por onde circula gua de menor densidade D Reservatrio E Giser 2. Refira a que profundidade a gua que circula no sistema geotrmico representado passa do estado lquido ao estado gasoso, de acordo com os dados apresentados na figura 5. 3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. medida que a gua da chuva se infiltra em profundidade, at ao reservatrio, a sua temperatura , em cada momento, _____ temperatura registada na curva X (figura 5), o que indica que a gua se encontra no estado _____. (A) superior [] gasoso (B) inferior [] lquido (C) superior [] lquido (D) inferior [] gasoso 4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. Aps o processo de diferenciao que deu origem a uma estrutura em camadas concntricas, a quantidade de energia trmica dissipada pela Terra tem sido _____ energia libertada pela

desintegrao de elementos radioactivos, razo pela qual a Terra se encontra, lentamente, a _____. (A) superior [] arrefecer (B) inferior [] aquecer (C) superior [] aquecer (D) inferior [] arrefecer 5. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. Numa explorao sustentvel de um recurso geotrmico, a velocidade de infiltrao da gua da chuva _____ velocidade de extraco da gua quente do reservatrio, atravs de um furo, e a taxa de recarga do sistema geotrmico _____ para manter a produo de energia. (A) inferior [] insuficiente (B) superior [] insuficiente (C) inferior [] suficiente (D) superior [] suficiente 6. Explique a diferente localizao, em Portugal, dos recursos geotrmicos de alta e de baixa entalpia mencionados no texto, com base na Teoria da Tectnica de Placas. Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: recursos geotrmicos, fluxo trmico e placa litosfrica.

7. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas a recursos energticos. A Na actualidade, os combustveis fsseis constituem a principal fonte de energia nos pases industrializados. B Os minerais que contm na sua composio elementos radioactivos so considerados recursos energticos renovveis. C Em alguns locais do planeta, encontram-se reservas inesgotveis de combustveis fsseis. D Os recursos geotrmicos podem ser explorados em vrias regies, sendo potenciadores do desenvolvimento local. E A utilizao da radioactividade na produo de energia elctrica gera resduos perigosos para a sade e para o ambiente. F A utilizao de combustveis fsseis responsvel pela emisso de gases que contribuem para o efeito de estufa. G Os recursos geotrmicos de alta entalpia podem ser explorados em qualquer parte do planeta. H Alguns recursos energticos, como os geotrmicos, podem tornar-se mais competitivos face subida do preo do petrleo.

Anda mungkin juga menyukai