Anda di halaman 1dari 4

Captulo 12 ESTRUTURA DA AGUA

Ligaes covalentes A molcula de gua est constituda pela ligao de dois tomos de hidrognio a um de oxignio por uma ligao covalente. O hidrognio pode formar ligaes covalentes com outros tomos como seja com o carbono (CH4), azoto (NH3) e flor (FH). Tambm se pode unir com um tomo do mesmo grupo da tabela peridica, o enxofre, para formar cido sulfdrico (SH3). Uma caracterstica peculiar da gua de temperatura ambiente se encontrar no estado lquido, ao contrrio das molculas atrs citadas formadas pela ligao covalente com outros tomos. A explicao destas caractersticas diferentes deve-se natureza das ligaes entre o carbono e o oxignio, que iremos estudar a seguir.

gua, molcula polar A gua um dipolo porque a gua no se dispe linearmente mas sim de um modo angular.

http://www.lsbu.ac.uk/water/ Cortesia de Martin Chaplin London South Bank University Fig. 12.1 Disposio angular da gua

A gua portanto uma molcula assimtrica ao contrrio das outras hidrogenadas citadas, que so simtricas. Devido a esta disposio espacial, os centros de gravidade das cargas elctricas positiva e negativa no coincidem e a gua torna-se um dipolo.

Ligaes ponte de hidrognio A gua tem capacidade de formar ligaes ponte de hidrognio com outras molculas de gua e com outras molculas.

http://www.lsbu.ac.uk/water/ Cortesia de Martin Chaplin London South Bank University Fig. 12.2 Ligaes ponte de hidrogenio na gua

A ligao ponte de hidrognio o resultado de um equilbrio de foras. A ligao ser fraca se a ligao covalente no estiver suficientemente polarizada para formar um dipolo ou se a carga negativa no for forte. A geometria da molcula de gua est magnificamente apropriada para este tipo de ligao.

Associao das molculas de gua S no estado de vapor existem molculas de gua isoladas. Nos estados lquido e slidos existem polmeros da gua correspondendo frmula geral (H2O).

http://www.lsbu.ac.uk/water/ Cortesia de Martin Chaplin London South Bank University Fig. 12.3 Associao de molculas de gua

A associao das molculas de gua faz-se por ligaes ponte de hidrognio. O ncleo positivo do tomo de hidrognio atrai os electres no compartilhados de uma molcula de oxignio vizinha. A molcula de gua tem dois grupos electropositivos e dois electronegativos, o que lhes permite fazer ligaes ponte de hidrognio com quatro molculas de gua vizinhas. No caso da gua a formao destas ligaes de natureza cooperativa pois que a formao de uma ligao facilita a formao das seguintes. Por outro lado, quando uma ligao se desfaz, as outras desfazem-se mais facilmente.

Agua liquida e gelo A gua o nico lquido em que a sua forma slida menos densa que a lquida. Esta diferena explica-se pela diferente geometria molcular da gua e do gelo.

Estrutura do gelo O gelo tem uma estrutura cristalina regular em que foram feitas todas as ligaes ponte de hidrognio possveis. No gelo cada molcula de gua est rodeada por quatro molculas de gua ligadas por ligaes ponte de hidrognio formando uma estrutura hexagonal. Esta estrutura aberta permite a sua expanso em vez da condensao. Embora na fuso do gelo algumas ligaes ponte de hidrognio sejam destrudas muitas ligaes permanecem na gua lquida. O calor de sublimao do gelo a 0 de 46,9kJ/mol dos quais apenas 6 so atribudos energia cintica das molculas gasosas. As outras 41 representam a energia requerida para desfazer as pontes de hidrognio.

O calor de fuso do gelo (6kJ/mol) 15% da energia necessria para romper a estrutura do gelo, o que significa que a gua lquida tem menos 15% de ligaes ponte de hidrognio que o gelo.

Estrutura da gua Na gua lquida, as ligaes ponte de hidrognio esto distorcidas de modo que as molculas formam uma rede variada e irregular. Cada molcula de gua faz ligaes ponte de hidrognio com quatro vizinhas ao contrrio da gua que faz apenas 3,1. Os anis de molculas de gua ligada so constitudos de 4 a 7 molculas ao contrrio das 6 do gelo o que lhe d uma configurao hexagonal. Na gua esta rede est-se continuamente destruindo e reformulando pois que cada molcula de gua reorienta a sua estrutura cada 1012 seg. Podemos concluir que as molculas de gua consistem numa rede ligada por pontes de hidrognio em constante reorientao com uma estrutura que de quando em quando semelhante do gelo. Quer dizer, enquanto o gelo tem uma estrutura altamente ordenada, a da gua irregular estando os agregados de molculas ligados por pontes de hidrognio a se cindirem e a se reformularem constantemente.

Consequncias da densidade baixa do gelo O facto de o gelo ser menos denso que a gua cria condies para tornar a vida possvel. Se o gelo fosse mais denso, este mergulharia at ao fundo dos oceanos e lagos e impediria a vida nos mares pois que com o gelo a flutuar, possvel a vida nas camadas de gua que existem debaixo do gelo. Por outro lado, o gelo no derreteria com o calor o que, associado aos efeitos da reflexo da luz do sol sobre estas superfcies geladas, implicaria que a terra tivesse temperaturas muito mais frias, vivendo-se numa idade do gelo permanente.

Anda mungkin juga menyukai