Anda di halaman 1dari 8

Introduo

(Cortesia de los Scouts de Mxico e Escoteiros de Portugal, com adaptaes para o Brasil)

A funo principal dos abrigos nos proteger dos perigos do meio ambiente. Um calor extremo pode produzir uma sncope (desidratao, insolao); ao contrrio, o excesso de frio produz hipotermias e congelamentos. Nas zonas pantanosas e de Mata fechada (Mata Atlntica por ex) podemos ser devorados por mosquitos e se dormimos molhado at os ossos podemos pegar uma pneumonia, alm do incomodo e da ausncia de descanso. Um bom Abrigo, alm de nos proteger dos elementos anteriores, proporciona comodidade, segurana e firmeza psicolgica. O tipo de abrigo que construmos depender de nossas necessidades, do tempo que vamos permanecer no local e dos materiais e ferramentas dos quais dispomos. Sempre deveramos incluir no nosso equipamento pelo menos um bom canivete, uma faca mateira e uma lona plstica de 2x2 metros ou similar que ocupa e pesa pouco e nos proporciona uma rea impermevel. Se o peso no importar, tambm podemos incluir um machado.

Localizao
Evidentemente buscaremos, na medida do possvel, um lugar seco e ao abrigo do vento, longe de guas paradas ou pntanos para evitar que os mosquitos nos devorem, no entanto, uma fonte ou um pequeno curso de gua por perto seria ideal. aconselhvel, para minimizar os riscos, fugir das margens dos rios, pois podemos ser surpreendidos por uma Cabea dagua, que um aumento repentino das guas do rio determinado por chuvas que ocorrem em seu curso ou na cabeceira (que s vezes est longe de ns), mesmo em tempo ensolarado, ou por pode haver a ruptura de uma barragem formada de maneira natural causada pela acumulao de ramos. O mesmo pode se dizer dos leitos secos dos rios, que com uma tempestade podem converter-se em torrentes, antes que nos demos conta. Tambm se aconselha no acampar em baixo de rvores pelo risco de que nos caia um galho encima. Reconhecemos que muitos de ns ignoramos esta norma com frequncia, pois as rvores protegem do sol. Se decidir fazer isso, preste ateno para que no tenha galhos secos acima de seu acampamento que ponham em risco voc e sua patrulha. Evite tambm os lugares com perigo de desprendimento de rochas (cavernas em particular). importante prestar ateno aos arredores para s nos darmos conta, uma vez terminada nossa construo, de que temos um formigueiro ou um ninho de marimbondos como vizinhos.

Tipos de abrigos
Veculo: Se nos encontramos em uma situao de sobrevivncia real por haver sofrido um acidente e nosso veculo ainda est habitvel, pode-se constituir um bom refgio. Ao contrrio, prestemos ateno ao material que levamos dentro e que poder nos servir. Os jornais so um bom isolante; se dispusermos deles utilizemo-los para cobrir as janelas e protegermo-nos melhor do frio. Se necessitarmos fazer fogo e no dispomos de machados nem fsforos podemos empapar com gasolina um pedao de tecido, de papel, de esponja dos assentos, etc. e fazer fagulhas sobre eles cruzando os terminais da bateria. Se queimarmos o leo do motor, conseguiremos uma fumaa negra e densa excelente para fazer sinais. Abrigos naturais: So refgios cuja construo requer pouco ou nenhum esforo de nossa parte. Se improvisam em fendas e espaos ocos de rochas, tocas e cavernas, formaes do terreno e da vegetao. Uma fenda em uma parede rochosa que nos proteja da chuva e do vento e no oferea riscos de desabamento o ideal. S teremos que nos preocupar em construir um piso seco e confortvel. Abrigos improvisados: So os que construmos com os materiais que encontramos n a natureza ou que levamos em nossa bagagem. Abrigo com uma lona plstica Se dispomos de una lona plstica suficientemente grande podemos improvisar um abrigo tendo uma corda entre duas rvores e colocando aa lona como uma tenda de campanha clssica. Nos extremos envolveremos umas pedras que prenderemos com forquilhas de madeira ou as amarraremos e firmaremos com cordas e espeques improvisados com galhos resistentes ou mesmo bamb. Se cavarmos uma valeta ao redor, evitaremos que inunde pela gua em caso de chuva. Refugio com um bote salva-vidas Um bote salva-vidas voltado de lado e elevado por uma lateral com ajuda de uns troncos se constitui em um abrigo excelente. Abrigo meia gua provavelmente o mais clssico dos abrigos de sobrevivncia. Utiliza uma trave de madeira, mas se utilizamos uma ou duas rvores como colunas pouparemos muito trabalho e o abrigo ganhar em solidez. Em climas frios utilizaremos uma fogueira para nos aquecer com um refletor de troncos detrs para aproveitar melhor o calor. Para isso importante ter em conta a direo do vento se no quisermos terminar defumados. O teto coberto de material vegetal. Em algumas

regies fcil encontrar grandes folhas com as quais podemos construir um teto impermevel (bananeira, coqueiro, costela de Ado. etc) encaixando-as como telhas. Tambm podemos improvisar telhas com cascas de rvores, ou um teto de folhas secas e palha, se for suficientemente grosso, tambm nos proporciona certa impermeabilidade. Refugio com uma rvore cada: Temos que cortar alguns galhos para fazer um oco na copa cada. um abrigo acolhedor e, se a rvore for frondosa, nos proteger do vento, mas no da chuva.

Abrigo com suporte de galhos em forma de A outro abrigo clssico e que oferece maior proteo que o meia gua. Se constri com uma armao de troncos que adotam a forma de uma barraca canadense tradicional ou de um A. Se cobre com uma capa de folhas grandes ao modo de telhas, e por cima destas uma capa de folhas secas ou palha, galhos que no perfurem as telhas para evitar que o vento nos levante o teto. Abrigo de tronco um tipo de abrigo apropriado para passar curtos perodos de tempo por no ser muito cmodo, a no ser que o tronco possua um grande dimetro. Consiste em uma grade de cobertura que se faz apoiando uma srie de galhos sobre um tronco cado e cobrindo-a com os materiais indicados anteriormente.

O cho do abrigo
uma parte fundamental do nosso refgio. Deve ser macio, seco, horizontal e quente (exceto no deserto, que dever ser fresco). Isto ser conseguido escolhendo bem a localizao (fugir de zonas com umidade), tirando os paus e pedras que possam estar no solo, e isolando bem o cho com folhas secas, palha, roupas, etc.

Abrigos para condies especiais Desertos (semi-ridos)


A funo do abrigo no deserto proteger-nos do sol e do calor. Outros fatores importantes so as tempestades de areia (raras no Brasil) e as, em alguns casos, frias temperaturas noturnas.

Recomenda-se enterrar na areia para minimizar as perdas de gua e proteger-se do sol. Tambm podemos cobrir-nos com uma lona se dispusermos dela. Para construir o abrigo escolha as horas mais frescas do dia, ao amanhecer ou ao entardecer. A temperatura tende a ser vrios graus mais baixa a uns centmetros abaixo do solo, para isso escavaremos uma vala que cobriremos com uma lona ou o material que disponhamos e que nos oferea sombra.

Zonas frias e de montanha


Quando o frio se aproxima de valores extremos, o abrigo se converte em um elemento do qual depender nossa sobrevivncia, e sua construo passa a ser a principal prioridade. No devemos esquecer que o vento agrava os efeitos negativos do frio. O propsito fundamental do abrigo em zonas frias reter nosso calor e o produzido por outras fontes de calor que possamos implementar. Para isso necessrio que no haja correntes de ar e que o abrigo no seja grande em excesso. Um abrigo pequeno mais quente e da menos trabalho que um grande. Gruta de neve Depois do Igl, provavelmente seja o melhor abrigo para zonas frias. Necessita-se uma p ou outro utenslio improvisado (um prato, um pau...) com que cavar onde haja neve amontoada. Deve escavar-se uma gruta pequena (quanto maior mais difcil ser de esquentar) com o piso a uns 40 cm acima do nvel do solo e, se desejar, tambm podemos construir uma plataforma para cozinhar com uma pequena chamin 30 cm mais alta. No devemos esquecer de construir uma chamin de ventilao na parte superior e outro no bloco de gelo ou neve compactada que sirva de porta. A p deve ser guardada dentro, pois, pode ser necessrio a utilizaremos para sair pela manh. Acendendo uma simples vela no interior deste abrigo conseguiremos que a temperatura aumente vrios graus.

Trincheira Se no existe suficiente neve para escavar uma gruta, se pode fazer uma trincheira e cobri-la com blocos de neve compactada ou o material que se tenha a mo.

No Brasil, as condies de neve so muito raras, e mais raras ainda situaes onde nevascas cheguem a ponto de possibilitar a construo dos abrigos descritos acima. No entanto, nas regies de montanha, o frio intenso to ou mais perigoso que as nevascas, pois alm das baixas temperaturas temos sempre a companhia do vento e de muita umidade. muito importante considerar que um abrigo feito em alta montanha leve em conta dois aspectos: Proteo dos ventos e lenha seca para o fogo, que deve ser mantido aceso com uma fogueira refletora como nos exs. acima ou feita com uma parede de pedras que possibilite que o calor seja direcionado para o interior do abrigo. Roupas secas, sempre que possvel so fundamentais. BP sempre lembrava de um ditado: Ps quentes e cabea fria...

Selva tropical
Devido a grande abundncia de insetos, todos que se disponham a atravessar uma floresta devem incluir em sua bagagem uma tela mosquiteira. Uma lona plstica leve e isola do solo. Se no dispomos dela talvez tenhamos material com o qual improvisla (pano de para-quedas, uma manta, etc.) Uma pequena lona sobre nosso saco de dormir e o solo nos proteger da chuva. O abrigo com suporte de galhos em forma de A muito indicado para nos proteger da chuva. Um ponto importante a se lembrar quando formos construir um abrigo em floresta (Mata Atlntica e Floresta Amaznica em especial) o cuidado com as cobras. Na Mata Atlntica, solo com folhagem mida, galhos em decomposio e pedras so habitats preferidos de jararacas, jararacuus e urutus. Sempre que for limpar o solo para a construo do abrigo, atente para estas reas e faa a limpeza com galhos, com seu basto ou com a p. Na regio do semi-rido e de serrado, galhos secos, pedras amontoadas e cupinzeiros abandonados so os principais esconderijos de cascavis. Plataforma com tela mosquiteira Este abrigo nos isola do solo e nos protege de insetos. Se incluirmos uma lona plstica sobre a parte superior nos proteger tambm da chuva. O piso da plataforma cobriremos com folhas de palmeira ou outra matria vegetal. Podemos utilizar a nossa tradicional rede amarrada entre duas rvores com uma corda fazendo s vezes de uma trave entre as extremidades da rede, que receber a tela mosquiteira e/ou a lona plstica para nos proteger da chuva.

Abrigo de pra-quedas Faz-se abrindo um pra quedas (ou qualquer outro material parecido) sobre uma corda ou trepadeira esticada entre duas rvores.

Abrigo Mongol volta de um tronco de uma rvore, a cerca de 2metros de altura amarram-se vrias espias que se estendem obliquamente para estacas colocadas no cho a cerca de 2 metros da rvore e com aproximadamente 50 cm de altura. Imaginem como se fosse um guarda-chuva gigante, em que o tronco o suporte central e as vrias espias de sisal grosso so as varetas. As varetas estendem-se at ponta das estacas. Perpendicularmente s "varetas" passam-se vrias linhas de sisal espaadas cerca de 50 cm entre si. altura das estacas cobre-se com uma faixa de tecido impermevel. A restante cobertura pode ser feita com lonas plsticas. Abrigo do ndios Navajos ou abrigo subterrneo Escava-se no solo um buraco retangular ou quadrado, com cerca de um metro de profundidade. Escoram-se as paredes com troncos presos por estacas e faz-se uma rampa de acesso. Criam-se cerca de trs estacas de cada lado (na parte de fora, afastados cerca de 50 cm do limite do buraco) para suportarem um tronco que servir de apoio s varas do telhado. O telhado constitudo por diversas varas flexveis que atravessam o abrigo de lado a lado, formando uma cobertura curva. Cobre-se a estrutura com folhas, oleados, panos de tenda No se esquea de fazer um respirador!! Este abrigo desaconselhado a pocas de chuva, porque inunda sempre!

O Alpendre Quando utilizar este abrigo importante que esteja estrategicamente localizado onde possa fazer uma fogueira suficientemente grande para espalhar calor de forma uniforme por todo o abrigo. Uma tcnica que pode utilizar para concentrar o calor refletir a fogueira para o abrigo empilhando troncos verdes no lado da fogueira oposto entrada do abrigo. Pedras grandes tambm podem substituir os troncos.

Abrigo Oca construdo com madeiras flexveis atados formando uma armao que pode ser coberta com panos de barraca (o velho sobre teto da velha barraca que no usamos mais...) ou lonas. No h nenhum desenho especfico para este abrigo, mas geralmente tem espao para uma pessoa e respectivo material. Coloque a porta perpendicular aos ventos dominantes e feche as partes inferiores do abrigo com terra (cavando uma valeta) ou pedras, para que no se levantem com o vento. Este abrigo, pode ser feito com nosso bom e velho Bambu, (uma vantagem que ns escoteiros do Brasil temos em relao aos escoteiros do Hemisfrio Norte). Note que muitas vezes, dependendo da grossura do bambu, podemos cort-lo ao meio, o que dar mais flexibilidade s hastes e diminuir o nmero de bambus a serem utilizados. Numa condio de sobrevivncia, , podemos substituir a lona por varais de folhas que sero sobrepostos no formato de telhas.

Teepee Com certeza vocs j viram nos filmes ou desenhos animados as tendas utilizadas pelos ndios norte americanos. So os Teepees. uma tenda cnica feita com um pra quedas ou com lonas ou outros panos. fcil de construir e especialmente adequada contra o tempo mido e os insetos. Devido ao seu grande espao til, pode-se cozinhar, comer e dormir sem se ter de sair de dentro do abrigo. So necessrias uma srie de varas com cerca de 4 metros de comprimento, competncia para a Amarra de Trip (Quadrip ou Quinqip ou seria Pentap???). Lembre-se que para fazer a amarra com mais de trs ps voc deve alternar as varas colocando as pontas a serem amarradas numa distncia que permita que elas se remontem e com as extremidades opostas invertidas (veja ao lado).

Em breve traremos novas propostas e sugestes para estas e outras artes mateiras. SAPS. Ch. Ricardo Tropa Snior Marechal Rondon

Anda mungkin juga menyukai