Anda di halaman 1dari 4

Biomecnica do ombro O ombro uma articulao tipo esferoide, possuindo movimentos nos trs planos: sagital, frontal e transverso.

. Fazem parte dessa articulao os ossos: mero, escpula e clavcula, e quatro articulaes e a a esternoclavicular, acromioclavicular glenoumeral

escapulotorcica, os ligamentos que do estabilidade e os dezesseis msculos envolvidos com o complexo do ombro. O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexo, extenso e hiperextenso; no plano frontal: abduo e aduo; e no plano transverso: rotao medial e rotao lateral; abduo horizontal e aduo horizontal e circundao (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).

ARTICULAO ESTERNOCLAVICULAR

A articulao esternoclavicular a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manbrio do esterno. uma articulao tipo selar com trs graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfcies sseas e a cpsula mais espessa anteriormente que posteriormente. O disco separa o esterno da clavcula e aumenta a estabilidade, os ligamentos dessa articulao so: o esternoclavicular anterior e esternoclavicular posterior que suportam a articulao anteriormente, o costoclavicular e o interclavicular, que limitam a elevao e o abaixamento excessivo respectivamente. Essa articulao possui os movimentos de elevao, depresso, protrao, retrao e rotao A elevao da articulao esternoclavicular de aproximadamente 55, a maior parte do movimento ocorrendo nos primeiros 90 de elevao do brao, a depresso de aproximadamente 5. Esta articulao localiza se no sentido medial da clavcula com a parte convexa na direo superior para inferior e cncava na direo anterior para posterior. A artrocinemtica diz que a parte cncava movimenta -se no sentido do movimento e a parte convexa no sentido oposto ao movimento, conforme quadro abaixo:

Movimento fifiolgico da clavcula Direo do clavcula Elevao Depresso Protrao Retrao Rotao Inferior Superior Anterior Posterior Espiral

deslizamento

da

Os movimentos da clavcula so em decorrncia dos movimentos escapulares de: elevao, depresso, protrao e retrao, respectivamente. A rotao da clavcula ocorre quando o mero elevado e a escpula roda para cima, isoladamente no se obtm esse movimento voluntariamente. A partir da posio em repouso a protrao da articulao esternoclavicular de aproximadamente 30 e a retrao tambm de 30. A rotao de aproximadamente 45 ocorrendo aps o ombro ser abduzido ou fletido a 90 e tambm indispensvel para rotao da escpula para cima (SMITH et al., 1997 & SOUZA 2001; MAGEE, 2005). ARTICULAO ACROMIOCLAVICULAR

A articulao acromioclavicular uma articulao artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavcula e o acrmio, esta articulao possui trs liberdades de movimento, e nessa articulao que concentra a maioria dos movimentos da escpula.A estabilidade conferida pelos ligamentos acromioclavicular, coracoclavicular com a sua diviso em: trapezide e conide A articulao acromioclavicular realiza um movimento de rotao, desencadeada pela tenso do ligamento coracoclavicular medida que a escpula roda lateralmente na abduo do brao, realiza uma rotao para cima e para baixo de aproximadamente 60, realiza tambm os movimentos de protrao e retrao com aproximadamente 30 a 50 e movimentos para cima e para baixo ou elevao e depresso de aproximadamente 30 (HAMILL & KNUTZEN, 2008).

ARTICULAO

ESCAPULORCICA

A escpula faz contato com o trax por meio da articulao escapulotorcica, a escpula est aderida a dois msculos, o serrtil

anterior e o subescapular. A escpula se movimenta sobre o trax como conseqncia de aes nas articulaes acromioclavicular e esternoclavicular.Isso resulta numa amplitude de movimento para a articulao escapulotorcica de aproximadamente 60 para 180 de abduo ou flexo (HAMILL & KNUTZEN, 2008).

ARTICULAO

GLENOUMERAL

A articulao glenoumeral formada pela cabea do mero e a cavidade glenide, uma articulao sinovial tipo esferide (bola e soqueta), possui quatro liberdade de movimento e pouca estabilidade ssea, sua estabilizao dependente de aes musculares. A diferena entre o tamanho da cabea do mero e da cavidade glenide torna o contato das superfcies articulares assimtrico, somente uma parte da cabea do mero encontra em contato com a cavidade glenide. O lbio glenoidal um anel formado por fibrocartilagem que circunda a cavidade glenide com a funo de aprofundar dando maior espao articular e estabilizao A cpsula est presente na margem da cavidade glenide e colo anatmico do mero, constituda externamente por membrana fibrosa e internamente por membrana sinovial. Com o brao em posio neutra ao lado do corpo, a parte superior da cpsula fica esticada e a parte inferior fica relaxada na abduo acontece o oposto a cpsula fixa a articulao glenoumeral reforada por ligamentos. O ligamento coracoumeral refora a parte superior da cpsula articular. Os ligamentos glenoumerais reforam a cpsula anteriormente e pelo msculo subescapular, este sendo o principal estabilizador dinmico da articulao glenoumeral. Lateralmente a cabea do mero rodeada por duas camadas musculares uma profunda e a outra superficial. A camada profunda constituda pelo manguito rotador (supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular), alm do tendo da poro longa do bceps braquial, que envolvem a cpsula. Na articulao glenoumeral a parte cncava representada pela cavidade glenide, enquanto a convexa pela cabea do mero, somente uma pequena parte desta fica em contato com a cavidade glenide, favorecendo grandes amplitudes de movimento e instabilidade. A artrocinemtica explica que a parte cncava movimenta se no sentido do movimento realizado pelo mero, e a convexa movimenta se no sentido opsto ao do mero, conforme o quadro:

Movimentos fisiolgicos do mero Flexo Extenso Abduo Aduo Rotao interna Rotao externa Abduo horizontal Aduo horizontal

Direo do deslizamento cabea do mero Posterior Anterior Inferior Superior Posterior Anterior Anterior Posterior

da

A camada superficial formada pelo trapzio, deltide, redondo maior, latssimo do dorso, serrtil anterior e peitoral maior, que esto em volta da cabea do mero, mas um pouco distante (HAMILL & KNUTZEN, 2008; LIPPERT, 2003). MOVIMENTO DA ARTICULAO GLENOUMERAL

Quando observamos o movimento da articulao glenoumeral temos que levar em conta a diferena entre o tamanho da cabea do mero e da cavidade glenide, outro ponto a ser observado a ao do msculo deltide que ao incio da elevao do brao possui uma trao vertical puxando a cabea do mero para cima colidindo com o arco coracoacromial e entrando em contato com o acrmio. Com tudo isso grandes amplitudes de movimento seriam impossveis, o que torna possvel alcanar as grandes amplitudes de movimento a ao do manguito rotador e os movimentos da artrocinemtica (LIPPERT, 2003; RASCH, 1991; HALL, 2000).

Anda mungkin juga menyukai