Anda di halaman 1dari 4

Reviso de Direito Penal I 1 - Questo (OAB 2010 - Adaptada): Determinada rede de lanchonetes estabelecida nos Estados Unidos da Amrica

utiliza navios prprios para fornecer mercadorias aos seus franqueados fora daquele pas. A bordo de um desses navios, em guas pertencentes ao mar territorial brasileiro, paralelas ao estado de Pernambuco, houve um crime contra o patrimnio e, algumas horas aps esse fato, a embarcao atracou no porto de Santos - SP, onde, de acordo com o respectivo plano de viagem, seria sua primeira e ltima parada no territrio brasileiro. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta no que se refere competncia para processar e julgar o mencionado delito, de acordo com a CF, o CP e o CPP. a) A competncia para processar e julgar o referido crime ser da justia federal Brasileira b) A competncia para processar e julgar o referido crime ser da justia brasileira, somente se a justia americana no agir. c) A justia brasileira no tem competncia para processar e julgar tal crime, pois a lei penal ptria no se aplica aos delitos cometidos a bordo de navios estrangeiros. d) O mencionado crime deve ser processado pela justia internacional. 2- TJ-PR - 2010 - TJ-PR - Juiz Dadas as assertivas abaixo, escolha a alternativa CORRETA. I. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, inclusive sobre os afetados por leis temporrias ou excepcionais. II. Considera-se tempo do crime o momento da ao ou omisso, porm se o resultado oorrer em outro momento, nesta ocasio considerar-se- o mesmo praticado.

III. A lei posterior que, de qualquer modo, favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, mesmo tendo sido decididos por sentena irrecorrvel.

IV. A lei excepcional ou temporria, depois de decorrido o tempo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, no mais se aplica ao fato praticado durante a sua vigncia. a) Apenas a assertiva III est correta. b) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. c) Apenas a assertiva I est correta. d) Apenas as assertivas I e III esto corretas. 3 - TJ-DFT - 2008 juiz- Assinale a alternativa correta: a) Aplica-se a lei brasileira, ainda que em prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao delito cometido em territrio nacional. b) aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de

domnio pblico, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. c) Aplica-se a lei brasileira aos crimes praticados em territrio estrangeiro em detrimento da administrao pblica, por quem est a seu servio. d) Aplica-se a lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, na hiptese de crimes que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir, independentemente de quaisquer condies. 4 - FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio Joo cometeu um crime para o qual a lei vigente na poca do fato previa pena de recluso. Posteriormente, lei nova estabeleceu somente a sano pecuniria para o delito cometido por Joo. Nesse caso, a) a aplicao da lei nova depende da expressa concordncia do Ministrio Pblico. b) aplica-se a lei nova somente se a sentena condenatria ainda no tiver transitado em julgado. c) no se aplica a lei nova, em razo do princpio da irretroatividade das leis penais. d) aplica-se a lei nova, mesmo que a sentena condenatria j tiver transitado em julgado. e) a aplicao da lei nova, se tiver havido condenao, depende do reconhecimento do bom comportamento carcerrio do condenado. 5- CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA - Marque certo ou Errado: Dado o reconhecimento, na CF, do princpio da retroatividade da lei penal mais benfica como garantia fundamental, o advento de lei penal mais favorvel ao acusado impe sua imediata aplicao, mesmo aps o trnsito em julgado da condenao. Todavia, a verificao da lex mitior, no confronto de leis, feita in concreto, cabendo, conforme a situao, retroatividade da regra nova ou ultra-atividade da norma antiga. 6- FCC - 2008 - MPE-RS - Tendo em conta o Princpio da Reserva Legal, correto afirmar que: a) lcita a aplicao de pena no prevista em lei se o fato praticado pelo agente for definido como crime no tipo penal. b) o juiz pode fixar a pena a ser aplicada ao autor do delito acima do mximo previsto em lei, aplicando os costumes vigentes na localidade em que ocorreu. c) vedado o uso da analogia para punir o autor de um fato no previsto em lei como crime, mesmo sendo semelhante a outro por ela definido. d) fica ao arbtrio do juiz determinar a abrangncia do preceito primrio da norma incriminadora se a descrio do fato delituoso na norma penal for vaga e indeterminada. e) o juiz tem o poder de impor sano penal ao autor de um fato no descrito como crime na lei penal, se esse fato for imoral, anti-social ou danoso sociedade. 7 - FCC - 2010 - DPE-SP- O postulado da fragmentariedade em matria penal relativiza: a) a proporcionalidade entre o fato praticado e a consequncia jurdica. b) a dignidade humana como limite material atividade punitiva do Estado. c) o concurso entre causas de aumento e diminuio de penas. d) a funo de proteo dos bens jurdicos atribuda lei penal.

e) o carter estritamente pessoal que decorre da norma penal.

8 - FCC - 2006 - DPE-SP Considere as afirmaes: I. No Estado democrtico de direito dada especial relevncia noo de que o direito penal tem como misso a proteo de bens jurdicos e se considera que o conceito de bem jurdico tem por funo legitimar e delimitar o poder punitivo estatal. II. O poder legiferante penal independe dos bens jurdicos postos na Constituio Federal para determinar quais sero os bens tutelados. III. S se legitima a interveno penal nos casos em que a conduta possa colocar em grave risco ou lesionar bem jurdico relevante. SOMENTE est correto o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

9- VUNESP - 2010 - MPE-SP -Considere que um indivduo, de nacionalidade chilena, em territrio argentino, contamine a gua potvel que ser utilizada para distribuio no Brasil e Paraguai. Considere, ainda, que neste ltimo pas, em razo da contaminao, ocorre a morte de um cidado paraguaio, sendo que no Brasil vitimado, apenas, um equatoriano. De acordo com a regra do art. 6., do nosso Cdigo Penal ("lugar do crime"), considera-se o crime praticado:

a) na Argentina, apenas. b) no Brasil e no Paraguai, apenas. c) no Chile e na Argentina, apenas. d) na Argentina, no Brasil e no Paraguai, apenas. e) no Chile, na Argentina, no Paraguai, no Brasil e no Equador.

10 - CESPE - 2009 - PC-PB - A respeito da infrao penal no ordenamento jurdico brasileiro, assinale a opo correta. a) Crimes, delitos e contravenes so termos sinnimos. b) Adotou-se o critrio tripartido, existindo diferena entre crime, delito e contraveno.

c) Adotou-se o critrio bipartido, segundo o qual as condutas punveis dividem-se em crimes ou contravenes (como sinnimos) e delitos. d) O critrio distintivo entre crime e contraveno dado pela natureza da pena privativa de liberdade cominada. e) A expresso infrao penal abrange apenas crimes e delitos.

11- FCC - 2009 - MPE-SE -Adotada a teoria finalista da ao,

a) o dolo e a culpa integram a culpabilidade. b) a culpa integra a tipicidade e o dolo a culpabilidade. c) o dolo integra a punibilidade e a culpa a culpabilidade. d) a culpa e o dolo integram a tipicidade. e) o dolo integra a tipicidade e a culpa a culpabilidade.

12 - FCC - 2008 - MPE-CE - Promotor de Justia - Em decorrncia de garantias formalizadas ou no na Constituio Federal, o Direito Penal:

a) regido pelos princpios da fragmentariedade e da subsidiariedade, no se submetendo regra de taxatividade. b) admite responsabilidade que no seja pessoal. c) no est submetido ao princpio da interveno mnima. d) constitui instrumento de controle social regido pela caracterstica da fragmentariedade. e) deve obedecer ao princpio da proporcionalidade da pena, sem atentar, porm, para a perspectiva da subsidiariedade.

Anda mungkin juga menyukai