Anda di halaman 1dari 2

Atividade Avaliativa Disciplina: Didtica do Ensino Superior em EAD Aluna: Reila Mrcia Rezende Domingues Matrcula: 61387151 Polo:

Monte Carmelo MG

Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. Ilma Passos Alencastro Veiga

Este um texto que aborda as vrias concepes do ensino. E para isso, a autora Ilma Passos Alencastro Veiga, inicia seu discurso defendendo algumas idias, tais como: O processo didtico tem por objetivo dar resposta a uma necessidade: ensinar. O resultado do ensinar dar respostas a uma outra necessidade: a do aluno que procura aprender. Ensinar e aprender envolve pesquisar. Atravs de uma linguagem bastante acessvel, a autora desenvolve sua anlise sob trs focos: a) Reviso das teorias de ensino, seus fundamentos e suas caractersticas bsicas; b) Anlise dos registros elaborados por professores de educao bsica e superior sobre o significado do ensino; c) Sntese conclusiva. Buscando uma breve reviso das perspectivas do ensino, o texto em questo, elenca algumas teorias, a saber: Teoria cognitiva: Um conjunto de enunciados coerentes com uma viso das atividades humanas, segundo a qual ante uma realidade que mos interroga, cada pessoa pe em ao suas capacidades, sentimentos e modos de entender a realidade, reelaborando-a com um esforo ativo, em que o essencial a potencialidade cognitiva das pessoas (Ibidem, p.45) Teoria artstica: O ato de ensinar , portanto uma tarefa de dupla face artstica: esttica e potica. O ensino como arte envolve princpios tais como: irrepetibilidade da atividade, potencialidade intuitiva, perseverana na ao e sensibilidade e esttica. Teoria compreensiva: Diz que a compreenso uma atividade interpretativo, indagadora e valorizada em sua totalidade. Teoria sociocomunicativa: a construo do saber e a prtica comunicativa, como realidade multidimensional das relaes sociais e de um mundo de informaes em emergncia. Para desenvolver a segunda parte de seu tema, a autora atravs de registros escritos feitos por 54 professores, faz uma anlise sobre a concepo que estes tm sobre o ensino. Aps uma leitura exploratria e organizada, constri elementos crticos sobre os seguintes enunciados:

Ensinar um ato intencional, pois visa obteno de determinados resultados. Ensinar significa interagir, compartilhar: Ensinar implica interaes concretas entre pessoas. Pois, atravs do ensino manifestam-se as interaes humanas, e desenvolvem-se meios educativos que propiciam a aprendizagem dos conhecimentos e da socializao. Ensinar exprime afetividade: Pois, quando o ensino permeado pela afetividade, um verdadeiro elo de confiana se faz entre professor e aluno; assim, o aprendizado transmitido e absorvido de maneira eficiente e eficaz. Ensinar pressupe construo de conhecimento e rigor metodolgico: A finalidade do conhecimento colaborar na formao do aluno, e cabe ao professor provocar a mediao entre aluno, conhecimento e realidade. Portanto, o ensinar no compromete somente ao professor a produo do conhecimento, mas tambm propicia ao aluno estar envolvido nesse processo, sendo assim o verdadeiro protagonista. E mais, a autora acrescenta que ensinar, portanto, envolve a determinao do como, isto , do mtodo a ser empregado para o desenvolvimento do ensino. E ainda, o mtodo deve ser adequado de uma ordem educativa, pois assim propicia hbitos de organizao de trabalho mental, ordenados e dirigidos. Ensinar exige planejamento didtico: Nesse momento, desenvolvida a idia de que ensinar agir em funo de fins e objetivos previamente delimitados; e esse planejamento se constri atravs de uma concepo onde cabe ao professor no somente o planejamento da instituio como um todo, mas tambm com seu plano de trabalho individual, elaborando, executando e avaliando. A concluso dada pela autora, afirma que ensinar algo complexo e necessita cada vez mais de trias indagadoras e rigorosas, que investiguem seus fundamentos e suas prticas formativas. E ainda que o ensino responde a trs desafios: uma tarefa humana; O desafio da dimenso afetiva, do compartilhamento, da interao; O desafio de seu papel cognitivo. Desta forma, podemos afirmar que: Ensinar verdadeiramente uma atividade complexa e laboriosa, pois envolve bem mais que simplesmente a transferncia de conhecimento ou a transmisso de teorias; um trabalho interativo, que envolve uma prtica social e busca desenvolver as reais potencialidades do ser humano. Assim, na certeza de que este um assunto longe de ser esgotado, ficamos com a afirmao da autora, para podermos comear a navegar neste universo do ensinar: O ensino carregado de razo e emoo, o espao para a vida, para a vivncia das relaes entre professores e alunos, para a ampliao da convivncia socioafetiva e cultural dos alunos.

Reila Mrcia Rezende Domingues aluna do curso de Ps-graduao da UNISEB Interativo.

Anda mungkin juga menyukai