Anda di halaman 1dari 3

RESUMO

DIREITO, MORAL E SOCIEDADE.


AUTORES: CHARLLES SILVA SANTANA DANIEL O. DE GOES ELVIS MENEZES ROCHA DOS SANTOS JANE DE J. S PASSOS RITA DE CSSIA S. BARACHO

Muitas so as teorias sobre as relaes entre o Direito e a Moral, mas possvel limitarmonos a alguns pontos de referncia essenciais, inclusive pelo papel que desempenharam no processo histrico. Em primeiro lugar, recordemos a teoria do mnimo tico consiste em dizer que o Direito representa apenas o mnimo de Moral declarado obrigatrio para que a sociedade possa sobreviver. Como nem todos podem ou querem realizar de maneira espontnea as obrigaes morais, indispensvel armar de fora certos preceitos ticos, para que a sociedade no soobre. A Moral, em regra, dizem os adeptos dessa doutrina, cumprida de maneira espontnea, mas como as violaes so inevitveis, indispensvel que se impea, com mais vigor e rigor, a transgresso dos dispositivos que a comunidade considerar indispensvel paz social. Assim, o Direito no algo diverso da Moral, mas uma parte desta, armada de garantias especficas. A Moral e o Direito so instrumentos de controle social que no se excluem, antes, se completam e mutuamente se influenciam. No obstante cada qual tenha seu objetivo prprio, indispensvel que a anlise cuidadosa do assunto mostre a ao conjunta desses processos, evitando-se colocar um abismo entre o Direito e a Moral. Direito e moral so conceitos que se distinguem, mas no se separam. A moral se identifica, fundamentalmente com a noo do bem, que constitui o seu valor. Consideramos bem tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realizao do homem, e integrada, o condicionamento a idntico interesse do prximo. A fonte do conhecimento do bem h de ser a ordem natural das coisas, aquilo que a natureza revela e ensina aos homens e a via cognoscitiva deve ser a experincia combinada com a razo.

A viso Kelseniana Ao desvincular o direito da moral, Hans Kelsen concebeu os dois sistemas como esferas independentes. Para o famoso cientista do Direito, a norma o nico elemento essencial ao Direito, cuja validade no depende dos contedos morais. Posio de Kant e posio de Miguel Reale: Distino por Kant A moral s fala atravs da conscincia Distino por Miguel Reale A Moral incoercvel e o Direito coercvel. A interao social se apresenta sob as formas de Cooperao, Competio e Conflitos. O Direito est em funo da vida social. A sua finalidade a de favorecer o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos sociais, que uma das bases do progresso da sociedade. Ao separar o lcito do ilcito, segundo os valores de convivncia que a prpria sociedade elege, o ordenamento jurdico torna possveis os nexos de Cooperao, e disciplina a Competio, estabelecendo as limitaes necessrias ao equilbrio e justia nas relaes. Em relao ao conflito, a ao do Direito se opera em duplo sentido. De um lado, preventivamente ao evitar desinteligncias quanto aos direitos que cada parte julga ser portadora. De outro lado, diante do conflito concreto, o Direito apresenta soluo de acordo com a natureza do caso, seja para definir o titular do direito, determinar a restaurao da situao anterior ou aplicar penalidades que vinculam o homem, a sociedade e o Direito: Ubi homo, ibi societas; ubi societas, ubis jus; ergo ubi homo, ibi jus (Onde o homem, a a sociedade; onde a sociedade, a o Direito; logo, onde o homem, a o Direito). A sociedade no simples aglomerado de pessoas. Ela se faz por um amplo relacionamento humano, que gera a amizade, a colaborao, o amor... Mas que promove, igualmente, a discrdia, a intolerncia, as desavenas. Os litgios surgidos criam para o homem as necessidades de segurana e de Justia. O Direito ento se manifesta, como um corolrio inafastvel da sociedade. A sociedade sem o Direito no resistiria, seria anrquica, teria o seu fim. No presente, o Direito no representa somente instrumento de disciplinamento social. A sua misso no , como no passado, apenas a de garantir a segurana do homem, a sua vida, liberdade e patrimnio. A sua meta mais ampla, a de promover o bem comum, que implica justia, segurana, bem-estar e progresso. Na atualidade, o Direito um fator decisivo para o avano social.

REFERNCIAS

REALE, MIGUEL. Lies Preliminares de Direito. 27 edio ajustada ao novo Cdigo Civil. 7 tiragem. 2007. So Paulo. Saraiva. SAMPAIO TRCIO, FERRAZ Jr. Introduo ao Estudo do Direito-Tcnica, Deciso, Dominao. Terceira Edio. MACHADO NETO, A. L.. Sociologia Jurdica. So Paulo: Saraiva 1987. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

Anda mungkin juga menyukai