Anda di halaman 1dari 5

1 Verificao de Aprendizagem

Geografia 1 Marque a resposta correta: Extrativismo : ( ) atividade de repor produtos na natureza. ( ) atividade de replantar as rvores. ( ) atividade de extrair produtos diretamente da natureza. 2 Existem trs tipos de extrativismo: ( ) animal, mineral e vegetal. ( ) metal, mineral e vegetal. ( ) agricultura, mineral e animal. 3 Quais as conseqncia que homem pode causar retirando indevidamente produtos da natureza? ( ) aumento dos produtos naturais. ( ) a extino, ou seja, os produtos deixaro de existir para sempre. 4 Por que os colonizadores tinham enorme interesse pelas florestas do Brasil? ( ) por causa da beleza natural ( ) para explorar a madeira e vender em outros pases. 5 Quais os produtos retirados da floresta amaznica? ( ) madeiras, portas, frutos, mamo. ( ) madeiras, frutos, razes, folhas, seiva etc. 6 No Brasil o extrativismo vegetal est localizado em qual floresta? ( ) Floresta Tropical ( ) Floresta Amaznica na regio norte do pas. 7 Preencha os espaos com as palavras adequadas: LTEX CASTANHA DO PAR GUARAN MADEIRA I A seringueira produz o ______________ que utilizado na fabricao de borracha. II Diversos tipos de _____________________ esto em extino, pois so retiradas em grande quantidade. III utilizada na alimentao e nas indstrias de cosmticos _________________________. IV Energtico utilizado na fabricao de xaropes, ps e refrigerante ______________________________.

2
8- Extrativismo animal: ( ) retirada de animais do seu meio natural para a obteno de produtos como carne, ovos, pele e couro de animais. ( ) retirada de animais para obter lucro coma venda do couro. 9 Locais onde praticado o extrativismo animal: ( ) zoolgico, florestas e parques. ( ) florestas, campos, rios e mares. 10 O que comrcio ilegal de animais? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 11 Extrativismo mineral: ( ) a retirada de gua mineral da natureza ( ) a retirada de minrios da natureza. 12 O que acontece com os minrios que so extrados da natureza? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 13 Marque alguns produtos minerais encontrados na natureza: ( ) sal ( ) acar ( ) gua mineral ( ) carvo ( ) ouro ( ) ferro ( ) petrleo ( ) leite ( ) mangans

14 Quais os prejuzos que essa retiradas de minrio pode causar a natureza? ( ) destri os animais existentes. ( ) destri a vegetao e causa o desgaste do solo, num processo chamado eroso. 15 Cite alguns produtos de extrativismo vegetal, animal e mineral depois do processo de transformao pelas indstrias: Vesturio: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Educao: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Locomoo usados nos carros: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

3
Diverso: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Casas, prdios, shoppings, estradas: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

REVISO DE HISTRIA 1 Fundador da 1 capital da Bahia, Salvador, que foi tambm a primeira capital do Brasil: ( ) Martin Afonso de Souza ( ) Tom de Souza ( ) Duarte da Costa 2 Em que lugar foi instalado a sede do Governo Geral na colnia por Tom de Souza? ( ) Pernambuco ( ) Salvador 3 Qual o motivo que levou Tom de Souza a instalar a sede do Governo Geral na Bahia? ( ) Pela distncia entre Bahia e Pernambuco. ( ) Pela localizao geogrfica entre a Bahia e Pernambuco, ou seja, pela proximidade entre esses dois estados, pois, Pernambuco era o maior produtor de acar da poca. 4 - A populao ocupava estreita faixa litornea onde se situavam as fazendas, os povoados e as vilas. Como era composta essa populao? ( ( ) nativos, escravos, chineses. ) portugueses,ndios e escravos.

5 Os escravos eram trazidos de diversas partes do continente, como: ( ( ) Angola, Benguela, Congo e Monjolo. ) Brasil, Portugal e Espanha.

6 O objetivo dos europeus na Amrica era: ( ( ) colonizar para criar seus filhos num ambiente natural. ) colonizar para explorar as riquezas e us-las num comrcio lucrativo.

7 As riquezas mais encontradas nesse perodo foram: ( ) prata e bronze. ( ) ouro e diamante.

4
8 Marque as alternativas que dificultava a explorao das riquezas na Amrica: ( ) Chuvas fortes e ventanias. ( ) as riquezas minerais no eram encontradas ou se esgotavam depressa. ( ) os ndios nativos ofereciam resistncia, dificultando a fixao e a fundao de povoados pelos europeus. 9 Os colonizadores portugueses no Brasil no encontraram logo ouro e diamantes para explorar. Eles precisavam garantir seu sustento de alguma forma. Dessa maneira desenvolveram a produo agrcola que sustentava a colonizao. Associe as colunas com os primeiros produtos cultivados e em que eles eram utilizados. ( 1 ) Tabaco Produto utilizado para fabricar tecidos utilizados como vestimenta para os escravos e para embalar produtos. Produto utilizado na fabricao de fumo pelos traficantes de escravos como moeda na frica. Produto utilizado para fabricar aguardente, rapadura e acar.

( 2 ) Cana-de-acar ( 3 ) Algodo

10 Qual dos produtos abaixo eram trocados por escravos? ( ( ( ) algodo ) tabaco ) aguardente

11 Agricultura de subsistncia aquela em que, basicamente, a plantao feita geralmente em pequenas propriedades (minifndios), e a finalidade principal a sobrevivncia do agricultor e de sua famlia, no para a venda dos produtos excedentes, em contraposio agricultura comercial. Escreva abaixo alguns dos produtos cultivados para o sustento da populao colonial. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 12 O extrativismo teve incio no Brasil com a explorao do pau-brasil na mata Atlntica. Em seguida, espalhou-se para a coleta e extrao de produtos florestais. Marque os produtos extrados da flora brasileira: ( ) mamo, ma, abacaxi, uva, manga, limo, Kiwi e jaca. ( ) guaran, castanha, amendoim, canela, baunilha, cacau, caju, ervas, essncias, condimentos, resinas, fibras e madeiras nobres. ( ) guaran, castanha, amendoim, canela, baunilha, cacau, caju, ervas, essncias, barro, areia, leite e carne.

5
13 - Pecuria a criao de animais para produzir alimentos e materiais. Os animais criados nessa poca era o gado bovino. Para que servia esse tipo de pecuria? ( ) fornecer carne, leite, couro e para atividades no campo, alm de exportar o couro que servia de embalagem para o fumo. ( ) fornecer produtos alimentcios, como carne, ovos, leite, queijo e a venda do couro. 14 Aps dois sculos de colonizao finalmente descobriram regies ricas em mineral. Onde se localizam essas regies? ( ( ) Pernambuco, Bahia e Alagoas. ) Minas Gerais, Bahia, Gois e Mato Grosso.

15 Marque V (verdadeiro) e F (falso): ( ) A cobrana do quinto era um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado. ( ) A cobrana do quinto era um imposto cobrado pelos ndios pelo ouro encontrado e correspondia a um quinto de todo ouro encontrado. ( ) A explorao do ouro e a do acar foram as maiores atividades econmicas da poca do Brasil colonial. ( ) A minerao atraiu novos colonos portugueses e aumentou a quantidade de escravos trazidos da frica. ( ) A minerao fez crescer a populao colonial e fez surgir novos povoados e novas vilas no interior, aumentando assim o comrcio. 16 - Acerca do extrativismo explique em que consiste o tipo Vegetal______________________________________________________ ____________________________________________________________ Animal_______________________________________________________ ____________________________________________________________ Mineral_______________________________________________________ ____________________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai