Anda di halaman 1dari 3

Anlise do filme: Preciosa

Avalie este artigo: Escrito por Flora Fernandes Lima | Publicado em Domingo, 27 Maro 2011 08:03 A relevncia do tema deve-se a importncia imprescindvel, para os profissionais que lidam com o direito e/ou a psicologia, de conhecer os fatores relacionados forma como se constri a dinmica familiar em um contexto doente, para o qual a sociedade tenta fechar os olhos e assim buscar compreender como a histria de vida, o contexto social e a famlia so importantes na estruturaro de uma personalidade.

Contextualizao do Filme: Preciosa


O Filme retrata o drama social da Jovem Claireece Precious Jones. Desde j pode-se afirmar que o filme Preciosa no uma obra de fico qualquer e sim um retrato que pode vir a aplicar-se como roteiro real em diversos lares, nos quais crianas e adolescente so, constantemente, colocadas em situaes de extrema desqualificao e marginalizadas, alm de frequentemente expostas violncia sexual, fsica e psicolgica Precious uma adolescente de 16 anos de idade que expulsa da escola no incio de sua segunda gestao. Ainda, nas cenas iniciais coloca-se claramente no filme que Precious possuidora de uma imaginao muito frutfera. Ela sonha, por exemplo, que seu professor apaixonado por ela e que iro morar juntos. Tal imaginao mostrarse- como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resilincia para a difcil estrutura familiar na qual se encontra inserida. No ambiente domestico Precious vive com sua me que se mostra extremamente desequilibrada psicologicamente e portadora de caractersticas que poderiam ser atribudas uma estrutura boderline de personalidade. No enredo do filme aos poucos vai sendo evidenciado que o filho que est esperando resultado de uma relao incestuosa com o seu Pai. Das relaes de violncia sexual s quais Precious submetida desde os trs anos de idade podem provavelmente originar-se as motivaes para negligncia por parte da me a qual nutre um dio doentio contra a filha, pois acredita que a adolescente desde criana seria concorrente nas relaes sexuais com o Pai. Ao ser excluda de sua escola Precious matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. Lembrando que a adolescente, alm de encontrar-se grvida pela segunda vez, era praticamente uma analfabeta funcional. A me de Precious uma pessoa que se mantm de forma parasitria dos benefcios do Estado que so garantidos adolescente e sua primeira filha, uma menina com sndrome de Down, apelidada de mongo. Ainda, no contexto familiar de Precious encontramos, mesmo que de forma bem rpida, a figura de sua av materna, uma pessoa que se mostra como sendo a representao do amor, carinho e segurana e que cuida da primeira neta, sem no entanto, ter fora suficiente para acolher Precious.

O segundo ambiente apresentado no filme a sala de aula da escola alternativa. Local em que a personagem principal tem a oportunidade de pensar e apropriar-se de sua realidade tendo como facilitadora uma professora que presta acompanhamento individual s dificuldades oriundas da histria de vida das alunas tutoreadas. Pode-se afirmar que esse suporte social fora o alicerce para a reorientao da histria de vida de Precious dando-lhe os meios e encaminhamentos necessrios para que reorganizasse e se instrumentalizasse para enfrentar sua realidade que alm de dificuldades uma dura dinmica familiar inclua analfabetismo funcional, desemprego, baixa autoestima, AIDS, dois filhos para sustentar. Todos esses fatores alicerados em uma personalidade que inicialmente estava completamente imersa nas situaes traumticas das quais revitimizava-se constantemente, como os abusos sexuais por parte do pai por exemplo. O golpe que o Filme Preciosa nos proporciona vem como um terremoto que faz desmoronar as falsas fantasiais criadas ligadas ao ambiente familiar como a clula da sociedade, local de acolhimento, amor e carinho. Tudo que no percebido, ou melhor, negado a Precious. A face grotesca das relaes familiares apresentada durante o filme nos faz refletir o quanto pode ser aterrador alguns ambientes familiares. Ao se buscar em nossos ordenamentos jurdicos algumas Leis mais recentes que serviriam como amparo para situaes nas quais ocorressem violncias como as descritas pela histria poderia citarse o Estatuto da Criana e do Adolescente e Lei Maria da Penha. O Estatuto, caso realmente fosse obedecido, teria papel imprescindvel para a preveno de situaes como estas e a conseqente quebra de todo um ciclo da violncia e a Lei Maria da Penha como mecanismo e meio reparador para a situao de violncia j instaurada. A proteo estatal no foi capaz de garantir a Precious seu direito sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia,discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso como determina a nossa carta magna em seu artigo 227.

Concluso
O filme muito chocante, pois nos remete a uma realidade que se esconde em vrios lares: o abuso sexual infantil. O mais chocante que apesar de ser uma obra de fico retrata com fidedignidade esta cruel realidade deixando-nos, a princpio, de mo atadas frente a esta violncia que ocorre em muitas famlias. O horror do incesto, desamor materno e a grande resilincia da adolescente so marcantes e a reflexo oriunda da obra nos faz imaginar a possibilidade de tais cenas poderem estar se passando em cenrios reais nesse exato momento. Os mecanismos de preveno e proteo social, tais como leis e rgos personificadores destas leis (como aqueles oriundos da assistncia social, por exemplo) brilham como aparentemente o meio mais vivel para uma tentativa de evitar que tais cenas continuem acontecendo. Em curto prazo poder-se-ia citar a importncia da atuao de rgos responsveis por sanar os estragos j deixados na teia de vida dessas pessoas como os

CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistencia Social) , por exemplo. Contando com uma atuao por um perodo maior de tempo os CRAS (Centro de Referncia da Assistncia Social) e outros rgos responsveis por promover meios para o empoderamento de qualidade de vida e defesa dos prprios direitos. A atuao desses rgos deve vir alicerada, no entanto, pela compreenso de que um problema social nunca um problema social isolado e afeta a comunidade como um todo..

Anda mungkin juga menyukai