Anda di halaman 1dari 43

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE IPOR CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

PRTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA


(Org.) Ivani Fazenda

Acadmicos: Beatriz, Fagner, Gislene, Jssica Naiane, Patrcia, Talita e Marcos Antnio. Ipor Go 2011

INTRODUO:
Prticas Interdisciplinares na Escola o livro em que Ivani Catarina Arantes Fazenda e seus parceiros, alunos da PUC/SP hoje professores em diversas Universidades, desvelam o estudo de um ano sobre a teoria da interdisciplinaridade.

CAP. 1 - INTERDISCIPLINARIDADE: DEFINIO, PROJETO, PESQUISA


Publicao do artigo.
Anos 90, volta da interdisciplinaridade. Insegurana, parte do novo paradigma.

Estudiosos tentam definir interdisciplinaridade.


Interdisciplinaridade tenta o dilogo com outras formas de conhecimento. Importncia do projeto interdisciplinar. Pesquisa, mtodo interdisciplinar. essencial na execuo do projeto

Ivani C. A. Fazenda

CAP. 2 - CINCIA E INTERDISCIPLINARIDADE


Civilizao fragmentada. Desabrochar da civilizao entre os gregos. Renascimento da viso holstica de mundo que constitui a essncia da interdisciplinaridade. Relao entre cincia e interdisciplinaridade.

Physis designador da cincia, suporte as demais e resgate da viso de mundo que o grande anseio da interdisciplinaridade.

Maria Elisa de M. P. Ferreira

A Physis foi distorcida pelos latinos.


Physis foi resgatada. Logo, interdisciplinaridade um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou cincias de reas do conhecimento.

CAP. 3 INTERDISCIPLINARIDADE: UMA TENTATIVA DE COMPREENSO DO FENMENO


Compreender a interdisciplinaridade em seus fundamentos e a partir de sua existncia como sendo e existindo. Compreender a partir do significado dos seus elementos. Prefixo Inter e sufixo dade, ao se justaporem levam a possibilidades interpretativas. Inter: Posio ou ao intermediaria, reciprocidade, interao (fazer que se d a partir de duas ou mais coisas ou pessoas (relao sujeito/objeto).

Ismael Assumpo

Dade: Propriedade de substantivar atribuindo o sentido de ao ou resultado de ao. Disciplina. Funcionamento de uma organizao ou ainda regime de ordem imposta ou livremente consentida.

Interdisciplinaridade pode ocorrer entre seres : Inter (fazer), dade ( compreender o objeto com ele relacionar-se e comunicar-se). Ligao entre interdisciplinaridade e intersubjetividade. Interdisciplinaridade recupera o homem da mutilao do seu ser e do seu pensar fragmentado.

CAP.4 - ASPECTOS DA HISTRIA DO LIVRO

Interdisciplinaridade no apenas no campo da inteno, mas na ao.

Substituio da concepo fragmentria. Interpretao da interdisciplinaridade no tem forma definida. Compartilhar experincias: trabalhando unidos. professor e aluno

Dirce Encarnacin Tavares

CAP.5 - INTRODUZINDO A NOO DE INTERDISCIPLINARIDADE


Equvocos quanto a sua definio.

Instrumento para emancipatrias.

reais

transformaes

A integrao importante, mas no fundamental. A interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento. Eixos bsicos da interdisciplinaridade. No h interdisciplinaridade se no h inteno consciente.

Sandra Lcia Ferreira

CAP. 6 - INTERDISCIPLINARIDADE: EM TEMPO DE DILOGO


O refletir de uma prtica para a sua transformao.

Linguagem oral Linguagem escrita.


Alunos repetentes e evadidos: filhos do silncio. Prtica pedaggica que no leva em conta a situao existencial do aluno. Perda da identidade da instituio escolar e da sua funo.

Leci S. de Moura e Dias

Ler no vivenciar. Transformao do indivduo em si mesmo pela linguagem.

CAP.7 - UMA EXPERINCIA INTERDISCIPLINAR


Criao de uma obra coletiva (trabalho)

Os sistemas:
Sistema 1- parentesco -- Direito vida Sistema 2- sanitrio -- Direito sade Sistema 3- manuteno Direito subsistncia Sistema 4- lealdade Direito ao amor Sistema 5- lazer Direito alegria

Sistema 6- comunicao Direito informao

Ruy C. do Esprito Santo

Sistema 7- pedaggico Direito sabedoria


Sistema 8- patrimonial Direito identidade cultural Sistema 9- produo Direito recriao

Sistema 10- religioso Direito crena


Sistema 11- segurana Direito segurana Sistema 12- poltico Direito liberdade

Sistema 13- jurdico Direito justia


Sistema 14- precedncia Direito igualdade Com estes sistemas e direitos, o aluno mergulha num universo que ele presente real, porm nunca o havia imaginado to amplo.

A auto avaliao finda fica sendo um fecho no trabalho iniciado com a reflexo feita do sistema escolhido.
Em todos os projetos realizados h sempre a busca das experincias novas, ao menos para os alunos, e a tentativa de traz-las para a sala de aula. Frequentemente esses projetos se tornam o embrio de uma verdadeira transformao.

Trs principais aspectos interdisciplinaridade.

ou

momentos

de

O primeiro momento a vida seguramente um contnuo processo de aprendizado, independentemente da universidade. que trazida tanto pelos sistemas e respectivos direitos expostos aos alunos no incio do curso, como nas aulas em que se procura mostrar a repercusso das vrias reas nos acontecimentos presentes.

O segundo momento

O terceiro momento no se trataria de sonhar com o futuro, mas de ter conscincia das transformaes que acontecem permanentemente.

CAP.8 - INTERDISCIPLINARIDADE: QUESTO DE ATITUDE


Carreira docente teve incio em 1973, em um colgio catlico de So Paulo, como professora de cincias e biologia de1 e 2 graus. Formao produto da escola tecnicista, privilegiava a eficincia e a tcnica voltadas no ato pedaggico, preparao dos estudantes para o vestibular. Em 1980 assumiu a coordenao pedaggica da escola. Nesse cargo teve a oportunidade de observar vrios colegas mais de perto na sua prtica docente e vivenciar as dificuldades que muitos sentiam, ainda que dominando o contedo especfico da sua rea. Faltavalhes destreza em seu ato pedaggico, principalmente no relacionamento professor-aluno.

Maria de Los Dolores J. Pea

Relata a transformao que a escola sofreu.


Experincias foram muito gratificantes, porm os percalos foram muitos.

A educao libertadora, ao contrrio, questiona concretamente a realidade das relaes do homem com a naturea e com os outros homens visando a uma transformao, da ser uma educao crtica.( Libneo, 1986:33).
necessrio despojar-se de preconceitos, questionar os valores arraigados no consciente, e transcender busca do ser maior que est dentro de ns mesmos.

CAP. 9 - A COMPETNCIA DO EDUCADOR POPULAR E A INTERDISCIPLINARIDADE


Falta de conhecimento do seu significado.

Atitude.
Despir-se da postura positivista. Superao do parcelamento do saber, buscando a compreenso global. Prtica da fala, da escrita e da linguagem.

Derly Barbosa

ESTUDO DE CASOS:
Prtica interdisciplinar no ensino de Histria e Geografia nos cursos supletivos de Osasco. Populao interessada. Significado especial. Experincias prprias. Importncia do saber popular. Saber oficial e Saber no-oficial.

Ensino de Histria e Geografia.

Importncia da reflexo/ Contedos significativos.


Disciplinas desvinculadas da prtica distanciam-se dos seus objetivos e mtodos. Professor treinado (Trabalho solitrio). por um saber social

fragmentado

Ser interdisciplinar, hoje, requer uma atitude poltica e pedaggica que demanda coragem, despojamento e muita dedicao.

CAP. 10 - INTERDISCIPLINARIDADE, COMPETNCIA E ESCOLA PBLICA


O que seria realmente um profissional competente?

Esse profissional poderia ser definido a partir de critrios a priori e classificado a partir deles?
possvel definir competncia do professor sem pensar em seu produto, ou seja, em seus alunos? Como se d competncia? o processo de construo da

As escolas favorecem as condies para essa construo?


Laurizete F. Passos e Maria de Ftima Chassot

ESTUDO DE CASOS:
Busca de equilbrio.

Influncias.
Comportamento instigador. Obstculos.

Identidade movimento, desenvolvimento do concreto, metamorfose (Ciampa, 1985).

Realizao pessoal e profissional / Prazer no que faz. Relao teoria / prtica. O professor o articulador da aprendizagem que ocorre com os alunos.

Sem autoritarismo.
Professor: ator de muitas facetas.

A Interdisciplinaridade se fez por meio do encontro da conscincia individual, caracterizada por um discurso interior que se fortalece na busca da sua identidade pessoal e profissional, e da exteriorizao dessa conscincia, por meio da palavra, do gesto e da ao, que exprimem um modo particular de conceber o mundo, o homem e a sociedade.

CAP. 11 A BUSCA DA INTERDISCIPLINARIDADE E COMPETENCIA NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA


O que pedagogia? O educador dever adquirir no um saber sistematizado, mais criar sua prpria metodologia para construo do saber. Fugir a fragmentao do ensino a de pesquisar a realidade em todas as possibilidade Um intelectual comprometido deve ter uma viso globalizante da problemtica educacional e uma inteno clara e objetiva do que pretende desenvolver.

Marisa Del Cioppo Elias e Marina Graziela Feldmann

A busca da inovao, da transformao, como melhor compreender e interferir na construo do conhecimento sistematizado.
Duas abordagens interdisciplinares numa mesma universidade, mas em cursos diferentes. 1 metodologia prtica de ensino e estgio supervisionado nas escolas ou 1 e 2 graus em busca do conhecimento integrado.

2 possibilidade de se vivenciar a interdisciplinaridade no curso de pedagogia: estrutura e funcionamento do ensino de 1 e 2 graus a mal-dita do curso de pedagogia.

CAP.12 - TEV: A SEDUO INTERDISCIPLINAR


Mtodo interdisciplinar, prprio da comunicao: comunicao eletrnica. O programa de winck visa abordar a capacidade humana de produo de sentido e como a mesma se expressa nas vrias formas de comunicao.

1: a partir da inteligncia do homem em transformar a matria bruta em objeto til, a histria da civilizao inscrita na decodificao da natureza.

Joo Baptista Winck

Professores e alunos discutem a origem, o desenvolvimento e as bases do processo comunicativo.

Conclui relatando da superao do paradigma mecnico pelo paradigma relativista: mquina eletrnica e interdisciplinar.
8 semana discute objetivo especfico: org. Da indstria cultural enquanto capitalista. Prod. De sentido dos veculos de comunicao em massa; A mensagem que a mdia produz: sua estrutura, produo de saber organizado em equipe interdisciplinar, porm nos moldes capitalista. Trabalho de equipe rompe com a especializao do conhecimento.

Uma pea televisual exige mltiplos conhecimentos.


Decorrida as 12 semanas: discusses sobre a produo de significado nos meios tecnolgicos de linguagem, assim iniciase a destrinchar a interdisciplinaridade Da TV em sua vertente de linguagem. Linguagem interdisciplinar.: O simultneo e ininterrupto fluxo de informao televisual;

Meios comunicativos possuem pontos em comum.


Ling. Interdisciplinar ocupa ponto de convergncia: objeto, realidade e sentido. Regra de ao. No final ocorrera a produo dos alunos.

CAP. 13 - DA SAIA PREGUEADA E DA CALA LEE: CONSTRUINDO A REPRESENTAO INTERDISCIPLINAR


Ao confrontar suas experincias prprias, investigaes no seu caminhar acadmico e a questo interdisciplinar, tem uma maior viso sobre as ideias tcnicas e funcionalista que querem implantar no mbito escolar; A partir da interdisciplinaridade encontro com uma postura pedaggica;
Mercedes acompanha sua orientadora Ivani Fazenda, na busca de compreender A lgica do trabalho docente;

Mercedes A Berardi

Abriu-se para alunos-mestres caminhos de pesquisa, A partir do relato da prtica E experincia: socializao de experincia.
Atravs da experincia vivida, compreendeu que transformar, reconstruir, edificar novos conhecimento crucial o educador transformar-se em si mesmo, vivendo a linguagem da comunicao; Dialogar, transformar, Trocar, edificar so palavras inteis se no a buscamos no conjunto; Na busca de viver interdisciplinaridade no mbito escolar, faz um trabalho de dissertao: junto com alunos e professor busca estabelecer uma relao intersubjetiva trocando informaes e experincia de vida, para org. Novo projeto de trabalho em ao conjunta;

A partir do trabalho de dissertao interdisciplinaridade no modismo.

afirma

que

Assumir, viver a interdisciplinaridade uma questo de atitude; superao de barreiras.


A representao do professor como sujeito histrico entender os significados que conferem a uma situao; a expresso social de sua vida;

CAP. 14 - O TRABALHO DOCENTE COMO SNTESE INTERDISCIPLINAR


Ivani ministra uma interdisciplinaridade. disciplina optativa chamada de

Trabalho valoriza a teoria como o pensamento abstrato (relaes entre fatos edificado num plano superior). Iniciou-se o trabalho com observao e descrio do fenmeno pedaggico; simplicidade. Dificuldades dos alunos. A partir da interpretao textual se torna menos complexo entrar ao nvel de abstrao terica e generalizao;
Ivani C. A. Fazenda

Estas dissertaes proposta busca contradies no trabalho docente. Deve-se refletir o trabalho docente.

levantar

algumas

Pensar em categoria de trabalho somente pelo crivo terico no h possibilidade.

Um grupo de alunos de mestrado e doutorado em educao da PUC-SP evolvidos em estudar prticas interdisciplinar.
Terminado a descrio , discute-se as implicaes tericas e h anlise dos fatos. No processo de anlise e de interpretao dos fatos, cabe uma reflexo sobre as implicaes do pensar o real historicamente;

A descrio de uma tentativa de compreender uma prtica emprica, reorganizando em uma teoria consistente produziu uma coletnea de textos sobre interdisciplinaridade.
Ivani Fazenda e colaboradores coordenam alunos na elaborao de texto.

CAP.15 O QUESTIONAMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E A PRODUO DO SEU CONHECIMENTO NA ESCOLA


Regina Bochniak conta-nos que, pelos fins do sculo V a. C., o filsofo grego Grgias de Leontino formulou e defendeu trs proposies, so elas:
Primeira: Nada Existe;

Segunda: Mesmo se existisse alguma coisa, no poderamos conhec-la;


Terceira: Concedido que algo existe e que podemos conhecer, no o poderamos comunicar aos outros.

Regina Bochniak

A partir desse pressuposto, Bochniak relaciona as trs proposies do filsofo com a interdisciplinaridade:
Ela existe?

Se existe, podemos conhec-la?


Concedido que ela existe, poderamos comunic-la aos outros? A questo da interdisciplinaridade questionamento atual. Assim sendo, apesar da dificuldade em conceitu-la, conhecla e comunic-la, a educadora Ivani Fazenda, procura desvendar a interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade questo de atitude, ela h que ser vivida e exercida. Portanto, no se furta ousadia de, estudando-a, vivendo-a e exercendo-a, pretender o seu ensino e/ou aprendizagem provocar. Negao as proposies de Grgias.
Trabalho interdisciplinar porque participativo, porque disposto ao desafio de superar vises fragmentadas muito mais radicais porque disposto a romper barreiras entre teoria e prtica porque disposto e motivado a grandes desafios que se vai realizando a partir do cotidiano, atravs de pequenos passos.

Trabalho interdisciplinar que no admita barreiras estabelecidas, s porque consagradas, entre nveis de ensino e tipos de escolas que procura observar as atividades cotidianas desenvolvidas numa escola, para nelas perceber, para delas captar e descrever a multiplicidade de relaes que se estabelecem no cotidiano, sempre com o propsito de melhor explor-las, mais adequadamente program-las, modific-las, de forma sempre mais consciente realiz-las. Questionar, responder e avaliar a prpria prtica.

CAP. 16 - UBAIATU: CANOA DAS GUAS APLAUDENTES... UM LUGAR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE


O Ubaiatu, um palco-teatro em que se processa o drama desse novo homem.
Nesse palco, as pessoas fazem parte da platia; assim como na pesquisa interdisciplinar, onde os pesquisadores utilizam suas prticas para compreender a totalidade da teoria. um espao que se movimenta, sem fronteiras, que aceita a presena do pblico com todas as suas facetas. A interdisciplinaridade tambm isso.

Carla M. A. Fazenda e Mrian Machado

A Interdisciplinaridade aconchega a todos os que querem encontr-la, envolve os sujeitos em um ritual de saber e no saber, mas com a harmonia necessria de se perceber a totalidade do espetculo, bem como cada cena em particular. uma forma de respeito; Ubaiatu; interdisciplinar.

CONCLUSO
O presente livro revelador da pesquisa interdisciplinar e nos mostra que essa ocorre com toda a rigorosidade que cabe Cincia, porm, com o respeito s especificidades de cada pesquisador.

Anda mungkin juga menyukai